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Filme do Dia: O Grande Prêmio (1975), Ivo Caprino

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O   Grande Prêmio ( Flaklypa Grand Prix, Noruega, 1975). Direção: Ivo Caprino. Rot. Original: Kjell Aukrust, Remo Caprino, Kjell Syversen & Ivo Caprino, a partir de personagens e universo criados por Kjell Aukrust. Música: Bent Fabricius-Bjerre. Montagem: Ivo Caprino. Cenografia: Bjarne Sandemose. Na bucólica Flaklypa, cientista excêntrico, Reodor Felgen, munido de dois assistentes, um pássaro da manhã otimista e Ludvig, pessimista e medroso, dão-se conta que um dos projetos dele foi surrupiado por um ex-assistente seu, ganhando destaque na mídia. Inconformado com a situação, o pássaro da manhã descobre que um xeique se encontra de passagem pela região e deixa pistas do talento de Felgen. O xeique morde a isca e logo Felgen terá quem o patrocine para um protótipo de um carro envenenado, que competirá no Grande Prêmio de Flaklypa. Esse que é o único longa-metragem e último projeto de Caprino demonstra que os contrastes que o permeiam é que são seu charme. Contraste, por exem

Filme do Dia: Post Morten (2010), Pablo Larraín

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P ost Mortem (Chile/Alemanha/México, 2010). Direção: Pablo Larraín. Rot. Original: Eliseu Altunaga, Mateo Irribaren & Pablo Larraín. Fotografia: Sergio Armstrong. Montagem: Andrea Chignoli. Dir. de arte: Polin Garbizu . Figurinos: Muriel Parra. Com: Alfredo Castro, Antonia Zegers, Jaime Vadell, Amparo Noguera, Marcelo Alonso, Marcial Tagle, Santiago Graffigna. Chile, idos dos anos 70. Mario Cornejo (Castro), que trabalha como auxiliar de legista,   mantém um interesse algo obsessivo por uma bailarina que é sua vizinha, Nancy (Zegers). A relação entre ambos se torna gradativamente peculiar a partir do momento que se intensifica a repressão da ditadura de Pinochet, e Nancy tem sua casa invadida pela repressão, ao mesmo tempo que dezenas de cadáveres começam a aparecer no morgue onde trabalha Mario. Essa produção de Larraín consegue uma difícil -e pouco usual – combinação entre uma narração de aporte pouco ortodoxo e minimalista associado a questões políticas, algo ainda não

Filme do Dia: Peepshow (1956), Ken Russell

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P eepshow (Reino Unido, 1956). Direção e Rot. Original: Ken Russell. Fotografia: M.C. Plomer.  Com: Tom Laden, Philip Evans, Teddy Rhodes, Mike Shaw, Shirley Kingdon, Norman Dewhurst. Um grupo de pedintes que maquia suas restrições físicas e tem como “empresário”, um explorador e inescrupuloso homem (Laden) que lhes exige metade do que apuram, descobre que três de seus mendigos não lhe trouxe nada porque todos da região estão encantados com um espetáculo que observam pelas frestas de uma cerca. Ele pede que o levem lá e conseguem pular a alta cerce e, após o espetáculo, sequestrar seu artista principal. Um dos homens não concorda com o assassinato do velho, após terem roubado todos os trocados que esse havia apurado e se junta a filha (Kingdon), conseguindo lhe passar a flauta mágica que irá hipnotizar seus algozes e fazê-los se lançar ao rio no caixote com o qual pretendiam afundá-lo, enquanto o trio comemora sua vitória com alegria. Observado retrospectivamente, esse curta qu

Filme do Dia: Paixão Selvagem (1976), Serge Gainsbourg

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P aixão Selvagem ( Je T'Aime Moi Non Plus , França, 1976) Direção: Serge Gainsbourg. Fotografia: Willy Kurant. Música: Serge Gainsbourgh. Montagem: Kenault Peltier. Com: Jane Birkin, Joe Dallessandro, Hughes Quester, Reinhard Kolldehoff, Gerard Depardieu, Michel Blanc. Caminhoneiros transportadores de lixo homossexuais têm sua relação ameaçada quando um deles, Krasky (D'Alessandro) apaixona-se por uma garota que trabalha em uma espelunca de beira de estrada, onde é empregada do flatulento e irritadiço Boris (Kolldehoff), possui um visual andrógino e é conhecida como Johnny (Birkin). Após falhar no ato sexual ortodoxo, Krasky inicia diversas relações de sexo anal que são frustradas com a gritaria da garota e a expulsão dos motéis. Após um dia de prazer completo, e finalmente terem conseguido realizar o ato sexual, Johnny torna-se quase vítima de assassinato por parte do companheiro de seu parceiro, Padovan (Quester), que quase a sufoca no banho. Inconformada com a reação b

Filme do Dia: Lincoln (2012), Steven Spielberg

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L incoln (EUA, 2012). Direção: Steven Spielberg . Rot. Adaptado: Tony Kushner, a partir do livro Team of Rivals: The Political Genius of Abrahan Lincoln , de Doris Kearns Goodwin. Fotografia: Janusz Kaminski. Música: John Williams. Montagem: Michael Kahn. Dir. de arte: Rick Carter, Curt Beech, David Crank & Leslie MacDonald. Cenografia: Jim Erickson & Charles Maloy. Figurinos: Joanna Johnston. Com: Daniel Day-Lewis, Sally Field, David Strathairm, Joseph Gordon-Levitt, James Spader, Tommy Lee Jones, Hal Holbrook, Gloria Reuben. 1865. A Guerra Civil Americana já demonstra sinais de evidente desgaste junto à sociedade, Abrahan Lincoln (Day-Lewis) movimenta toda a sua energia para fazer com que a décima terceira emenda venha a banir a escravidão do território norte-americano.   Lincoln luta contra o tempo, já que um acordo entre as forças do norte e do sul, acabará fazendo com que o último, reintegrado, vote contrário à emenda, por conta de sua economia grandemente dependente

Filme do Dia: Amor e Anarquia (1973), Lina Wertmüller

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A mor e Anarquia ( Film d'amore e d'anarchia, ovvero 'stamattina alle 10 in via dei Fiori nella nota casa di tolleranza... , Itália, 1973 ) . Direção e Rot. Original: Lina Wertmüller. Fotografia: Giuseppe Rotunno. Música: Nino Rota & Carlo Savina. Montagem: Franco Franticelli & Fima Noveck. Dir. de arte: Gianni Giovagnoni. Figurinos: Enrico Job. Com: Giancarlo Giannini, Mariangela Melato, Lina Polito, Eros Pagni, Pina Cei, Elena Fiori, Giuliana Calandra, Isa Bellini, Isa Danieli. Itália, anos 30. Tonino (Giannini) viaja à Roma com planos para matar Mussolini, com o apoio da prostituta Salome (Melato), ambos anarquistas. No bordel, no entanto, ele se apaixona por uma das prostitutas, Tripolina (Polito). Tripolina, completamente apaixonada consegue convencer Salome a não acordá-lo pois sabe que será sacrificado por seu ideal. Tonino, ao acordar, mata alguns soldados fascistas e   é torturado e morto na prisão. No auge de sua carreira, Wertmüller, cujos filmes

O Dicionário Biográfico de Cinema#17: Graham Greene

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Graham Greene (1904-1991) n. Berkhamstead, Inglaterra N a sua ficção escrita, Graham Greene demonstrou uma cautela sombria pelo que chamava de "cinemas", cavernas de mau gosto, onde fotografias eram apresentadas. Ele não confiava em seu conforto ou diversão, mais do que ele confiava de suas vizinhas em ruas cinzentas, as igrejas. Ambos os edifícios cheiravam a culpa e mumificação para ele. Mas na vida, Greene ignorou suas próprias advertências; amava ficar disponível para o escuro e suas ameaças. Seu pai, professor de escola, certa vez levou um grupo de garotos a um filme de Tarzan (na época de Elmo Lincoln), acreditando que o filme possuía valores antropológicos e educativos. Quando a fantasia crua surgiu, o desapontado pai saiu do cinema. Mas Graham e os garotos permaneceram até o final. Enquanto jornalista em Nottingham, nos anos 20, fugia da luz da tarde para ver o que os cinemas locais oferecessem. Preferia ir sozinho, porque estar sozinho (e escondid