Postagens

Filme do Dia: Amantes Eternos (2013), Jim Jarmusch

Imagem
A mantes Eternos ( Only Lovers Left Alive , EUA/Alemanha/Reino Unido/França/Chipre, 2013). Direção e Rot. Original: Jim Jarmusch. Fotografia: Yorick Le Saux. Música: Jozef wan Wissem. Montagem: Affonso Gonçalves. Dir. de arte: Marco Bittner Rosser & Anja Fromm. Cenografia: Christiane Krumwiede & Malte Nitsche. Figurinos: Bina Daigeler. Com: Tilda Swinton, Tom Hiddlestom, John Hurt, Anton Yelchin, Mia Wasikowska, Jeffrey Wright, Slimane Dazi, Carter Logan, Ali Amine. Eve (Swinton) e Adam (Hiddlestom) são vampiros amantes há séculos. Eve está em Tânger, onde ocasionalmente se encontra com Christopher Marlowe (Hurt), seu habitual fornecedor. Adam completamente recluso em Detroit, onde em seu estúdio improvisado em casa, recebe visitas de Ian (Yelchin), que lhe fornece o que precisa, como as raras guitarras de sua coleção e é regiamente recompensado. Adam consegue sangue subornando o Dr.Watson (Wright) em um banco de sangue. Eve e Adam se falam pelo celular e, apesar dos ape

Filme do Dia: Concerto Macabro (1945), John Brahm

Imagem
Concerto Macabro ( Hangover Square , EUA, 1945). Direção: John Brahm. Rot. Adaptado: Barry Linde a partir do romance de Patrick Hamilton. Fotografia: Joseph LaShelle. Música: Bernard Hermann. Montagem: Harry Reynolds. Dir. de arte: Maurice Ransford & Lyle R. Wheeler. Cenografia: Frank E. Hughes & Thomas Little. Figurinos: René Hubert. Com: Lair Cregar, Linda Darnell, George Sanders, Glenn Langan, Faye Marlowe, Alan Napier, J.W.Austin. Na Londres do início do século, o talentoso George Bone (Cregar) é convidado pelo pai de sua noiva, Barbara (Marlowe), Henry (Napier), a apresentar em concerto pela primeira vez suas composições eruditas. Os “lapsos” crescentes de memórias que acompanham Bone, fazem com que ele se acredite como responsável pela morte de um antiquário, algo que o dr. Allan Middleton (Sanders) não acredita, porém o aconselha a não estafar muito sua mente e buscar programações populares. Bone vai a um recanto popular onde se sente grandemente atraído

Filme do Dia: A Cidade onde Envelheço (2016), Marília Rocha

Imagem
A  Cidade onde Envelheço (Brasil, 2016). Direção: Marília Rocha. Rot. Original: João Dumans, Thais Fujinaga & Marília Rocha. Fotografia: Ivo Lopes Araújo. Montagem: Francisco Moreira.  Dir. de arte: Thaís de Campos. Com: Elizabeth Francisca, Francisca Manuel, Paulo Nazareth, Jonnata Doll, Wanderson Dos Santos. Uma portuguesa que mora em Belo Horizonte, Francisca (Manuel), recebe uma conterrânea, Teresa (Francisca). Inicialmente distantes e apresentando temperamento bastante distinto, Francisca, aparentemente mais regrada, incomoda-se com a pressa que Teresa se apossa do espaço do apartamento para trazer amigos, um rapaz que conheceu e vivencia uma relação não especificada por ela própria (“hoje não existe mais namorar”) e até um cachorro, que pertence a ele. Aos poucos, no entanto, as duas constroem uma amizade crescentemente cúmplice. Chegam a visitar apartamentos para uma nova moradia, mas Teresa para completa surpresa de Francisca, afirma que pretende retornar a Portugal.

Filme do Dia: La Formula Secreta (1965), Rubén Gámez

Imagem
L a Formula Secreta (México, 1965). Direção: Rubén Gámez. Rot. Original: Santos Núñez. Fotografia: Salvador Gijón & Segismundo Pérez de Pedro “Segis”. Música: Antonio Pérez Olea. Com: José Castillo, Manuel Gaitán, Pilar Islas, Nico-Nito, Paloma, Jaime Sabines, José Tirado. Média metragem experimental que já a partir de sua bravíssima originalidade dos planos iniciais, filmados na monumental praça da Cidade do México, antecipa o festival de idiossincrasias visuais, assentando-se principalmente em eixos próximos da psicanálise e rebatendo forte influência do surrealismo presente nos primeiros filmes de Buñuel , que encerrava sua carreira mexicana por esse momento, ao mesmo tempo antecipando elementos de filmografias de igual apelo experimental, como o cinema marginal brasileiro. Como em Buñuel , elementos que ligam a repressão sexual e religiosidade assomam em diversos momentos do filme, assim como perversões dos mais diversos tipos e imagens como a de um boi sendo sacrificad

Filme do Dia: Assim é a Aurora (1956), Luis Buñuel

Imagem
  A ssim é a Aurora ( Cela s'appelle l'aurore , França/Itália, 1956). Direção: Luis Buñuel. Rot.Original: Luis Buñuel,   Jean Ferry &   Emmanuel Roblès. Fotografia: Robert Lefebvre. Música: Joseph Kosma. Montagem: Marguerite Renoir. Dir.de arte: Max Duoy. Com: Georges Marchal, Lucia Bosè, Nelly Borgeaud, Gianni Esposito, Julien Bertheau, Jean-Jacques Delbo, Robert Le Fort, Brigitte Elloy, Henri Nassiet, Pascal Mazotti.         Doutor Valerio (Marchal) é benquisto por todos da comunidade em que vive, uma pequena ilha. Seu trabalho de atendimento à população carente lhe satisfaz grandemente, ao contrário de sua esposa Angela (Borgeau), que não vê o momento de voltar a Nice. Entre os pacientes atendidos por Valerio, ele nutre um especial carinho por Magda (Elloy), esposa enferma de Sandro Galli (Esposito). Chamado para atender uma menina vítima de um suposto estupro, Valerio conhece Clara (Bosé), por quem sente-se automaticamente atraído. O acusado do estupro é o

Filme do Dia: O Dragão de Chita (1935), Rudolf Ising

Imagem
O  Dragão de Chita ( The Calico Dragon ,EUA, 1935). Direção: Rudolf Ising. Garota adormece e seus brinquedos adentram um mundo de fantasia de pano que inclui um dragão de três cabeças. Esse exemplar da série Happy Harmonies , que já a partir do título mal consegue disfarçar ser produzida para concorrer com a mais célebre série produzida pela Disney, Silly Simphonies , conquistou uma indicação ao Oscar da categoria. Tal indicação hoje soa algo despropositada, dado o grau de inserção da mesma à produção rotineira do período – a quantidade de títulos que faz uso da licença do gênero fantasia através do universo dos sonhos nesse período é exorbitante; por outro lado a qualidade de seus traços e suas cores fazendo uso de um processo bifásico deixam a desejar com relação à concorrência. Se é verdade que a repetição ad nauseum de clichês como o do universo de fantasia associado ao sonho e movido em grande parte por canções será substituído, majoritariamente, na década seguinte, por uma s

Filme do Dia: Othello (1922), Dimitri Buchowetzki

Imagem
O thello (Alemanha, 1922). Direção: Dimitri Buchowetzki. Rot. Adaptado: Dimitri Buchowetzki & Carl Hagen, baseado na peça de Shakespeare. Fotografia: Karl Hasselmann & Friedrich Paulmann. Dir. de arte: Fritz Kraenke & Karl Machus. Com: Emil Jannings, Werner Krauss, Ica von Lenkeffy, Theodor Loos, Ferdinand von Alten, Friedrich Kühne, Magnus Stifter, Lya De Putti. Othello (Jannings) é o mais amado combatente de Veneza, respeitado por sua intérprida defesa da nação. Ao retornar da guerra, ele decide se casar com Desdêmona (Lenkeffy) para o desespero de seu pai, Brabantio (Kühne), que apela sem suceso junto ao Duque de Veneza.. Othello, diante do Duque, decide ter como braço direito o seu leal Cássio (Loos), para a fúria e despeito de Iago (Krauss), que começa a elaborar artimanhas que envenenem a relação de Cássio com Othello, semeando a dúvida sobre a fidelidade de Desdêmona. Iago se apodera do lenço de Desdêmona com sua aia e esposa dele, Emilia (Putti). Ao dizer q

Filme do Dia: Pouco a Pouco (1970), Jean Rouch

Imagem
P ouco a Pouco ( Petit a Petit , França, 1970). Direção, Rot. Original e Fotografia: Jean Rouch. Montagem: José Matarasso & Dominique Villain. Com: Lam Dia, Damouré Zika, Safi Faye, Ariane Bruneton, Philippe Luzuy, Michel Delahaye. Damouré (Zika)   e Lam (Dia) pretendem construir uma edificação de luxo para sediar sua empresa, Petit a Petit, em   Niamey, Níger. O modelo são os arranha-céus europeus.   Damouré decide viajar para Paris, para investigar a arquitetura e a cultura francesas. Inicialmente encantado com o tamanho da cidade, logo Damouré ficará horrorizado ao descobrir que os frangos que comem não são degolados, que os homens parecem mulheres e vice-versa e que as mulheres parisienses se vestem muito mal. Preocupado com os gastos exorbitantes do amigo e com as informações que ele envia em suas cartas, Lam parte em encontro ao amigo. Juntos encontram uma estilista africana, uma jovem francesa que se torna secretária da empresa, Ariane (Bruneton) e um alcóolatra que

Filme do Dia: Orfeu do Carnaval (1959), Marcel Camus

Imagem
Orfeu do Carnaval ( Orphée Noir , França/Brasil/Itália, 1959). Direção: Marcel Camus. Rot. Adaptado: Marcel Camus & Jacques Viot, baseado na peça teatral Orfeu da Conceição , de Vinícius de Moraes. Fotografia: Jean Bourgoin. Música: Antônio Carlos Jobim e Luís Bonfá. Montagem: Andrée Félix. Cenografia: Loup Bonin. Com: Breno Mello, Marpessa Dawn, Lourdes de Oliveira, Lea Garcia, Waldemar de Souza, Alexandre Constantino, Jorge dos Santos, Adhemar Ferreira da Silva.              Orfeu (Mello) é um sambista líder em sua comunidade e conquistador incorrigível que se apaixona por uma novata que chega ao morro no dia que antecede o carnaval, Eurídice (Dawn) e véspera de seu casamento com a sua fogosa e atrevida noiva, Mira (Oliveira). Completamente apaixonado por Eurídice, Orfeu a tenta salvar inutilmente dos braços da morte (Silva), que a persegue há muito tempo. Após uma longa busca consegue encontrar seu corpo e se dirige para a comunidade com ela em seus braços. Leva uma pe

The Film Handbook#151: Stanley Kramer

Imagem
Stanley Kramer Nascimento: 29/09/1913, Hell's Kitchen, Nova York, EUA Morte : 19/02/2001,  Los Angeles, Califórnia, EUA Carreira  (como diretor): 1955-1979 E xtremamente bem sucedido durante o final dos anos 50 e idos de 60, Stanley Earl Kramer foi tanto propositor quanto vítima de uma crença equivocada que os "filmes de mensagem" podem mudar o mundo. Aliás, apesar de suas boas intenções, seus filmes exalam complacência, sua pregação soando tão clichês quanto o sistemático esquadrinhamento pelo realizador de questões "atuais". Anteriormente montador e roteirista, Kramer fez primeiro seu nome enquanto produtor independente trabalhando com Mark Robson, Richard Fleischer, Laslo Benedek, Zinnemann  e Dmytryk : o primeiro filme que produziu, Um Gosto e Seis Vinténs / The Moon and Sixpence , de Albert Lewin , foi de longe o seu melhor; Espíritos Indômitos / The Men , Matar ou Morrer / High Noon e A Nave da Revolta / The Cainy Mutiny  seus mais famosos. Em 19

Filme do Dia: I 3 Aquilotti (1942), Mario Mattoli

Imagem
I  3 Aquilotti (Itália, 1942). Direção: Mario Mattoli. Rot. Original: Alessandro Stefani & Mario Mattoli, sob argumento de Vittorio Mussollini. Fotografia: Anchise Brizzi. Música: Ezio Carabella. Montagem: Fernando Tropea. Dir. de arte: Piero Filippone & Luigi Giacosi. Com: Leonardo Cortese, Carlo Minello, Michela Belmonte, Alberto Sordi, Galeazzo Benti, Enrico Effernelli, Piero Carnabuci, Riccardo Fellini. Numa academia de pilotos, a forte amizade q ue une Filippo (Sordi), Marco (Cortese) e Mario (Minello) ameaça ruir após Marco se apaixonar pela irmã de Mario, Adriana (Belmonte). Enciumado da irmã e de sua atração por seu, até então, melhor amigo, Mario é irredutível em concordar com a relação, alegando que se trata de apenas mais um dos caprichos amorosos de Marco. Marco, então, passa por crescentes dificuldades profissionais que o afastam da missão de pilotar, relacionadas ao trauma emocional de não conseguir se unir a Adriana. O reencontro, tempos depois, com os out

Filme do Dia: Joaquim (2017), Marcelo Gomes

Imagem
J oaquim (Brasil, 2017). Direção e Rot.Original: Marcelo Gomes. Fotografia: Pierre de Kerchove. Montagem: Eduardo Chatagnier. Dir. de arte: Marcos Pedroso. Figurinos: Ro Nascimento. Com: Júlio Machado, Rômulo Braga, Welket Bungué, Isabel Zuaa,  Nuno Lopes, Diogo Dória, Eduardo Moreira, Miguel Pinheiro, Karay Rya Pua. Joaquim (Machado) é um alferes que vive observando os seus companheiros de trabalho engajados em processo de corrupção daqueles que exploram as minas ilegalmente. Seu superior Manoel (Pinheiro), explora sexualmente a negra por quem Joaquim tem apreço e bastante desejo, Nega (Zuaa). Ele tenta compra-la, sem sucesso. Manoel o envia para uma expedição até uma região bastante inóspita na companhia do recém-chegado de Portugal e completamente inexperiente Matias (Lopes), do assistente Januário (Braga), do índio Inhambupé (Pua), que conhece bem a região e do negro João (Bungué). Quando se encontram de partida ficam sabendo que Manoel foi morto por Nega, que fugiu. Após muit

Filme do Dia: O Fantasma da Liberdade (1974), Luis Buñuel

Imagem
O  Fantasma da Liberdade ( Le Fantôme de la Liberté , França/Itália, 1974). Direção: Luis Buñuel. Rot. Original: Luis Buñuel & Jean-Claude Carriére. Fotografia: Edmond Richard. Montagem: Hélène Plemiannkov. Dir. de arte: Pierre Guffroy. Cenografia: François Sune. Figurinos: Jacqueline Guyot. Com: Adriana Asti, Julien Bertheau, Jean-Claude Brialy, Adolfo Celi, Paul Frankeur, Michael Lonsdale, Pierre Maguelon, François Maistre, Hélène Perdriére, Michel Piccoli, Jean Rochefort, Milena Vukotic, Monica Vitti, Philippe Brigaud, Jean Champion, Muni, Marie-France Pisier, Pierre-François Pistorio, Pierre Lary. Uma empregada (Muni) narra o que lê para uma mulher que se encontra sentada a seu lado. Enquanto isso, um homem estranho (Brigaud) aproxima-se das filhas do Sr. Foucauld (Brialy) e, quando chegam em casa e a mãe (Vitti) descobre as fotos, a empregada é despedida e as fotos – paisagens e monumentos famosos – são entregues às filhas. À  noite, o Sr. Foucauld é despertado a cada

Filme do Dia: O Canto da Saudade (1952), Humberto Mauro

Imagem
O  Canto da Saudade (Brasil, 1952). Direção e Rot. Original: Humberto Mauro. Fotografia: José de Almeida Mauro. Montagem: Luiz Mauro. Cenografia: Alaíde Faria. Com: Cláudia Montenegro, Mário Mascarenhas, Humberto Mauro, Alfredo Souto de Almeida, Zizinha Macedo, Alcir Damata, Bruno Mauro, Lourival Coutinho. Na provinciana Volta Grande, interior de Minas, o sanfoneiro Galdino (Mascarenhas) sofre em sua paixão platônica por Maria Fausta (Montenegro), que é apaixonada por João do Carmo (Almeida). O namoro de Fausta com Carmo é reprovado pelo pai e apoiado por Garrincha (Macedo), a geniosa esposa do Coronel Januário (Humberto Mauro) que, ao mesmo tempo, força Januário a se candidatar a prefeito. A harmonia  da pequena Volta Grande é abalada com o desaparecimento de Maria Fausta, após ter sido agredida pelo pai na noite de seu aniversário ao flagrá-la nas mãos de João do Carmo. Na fazenda de Januário acresce no pesar ao desaparecimento de Fausta a flagrante derrota de Januário nas u

Filme do Dia: Vidas Sem Rumo (1952), Mikio Naruse

Imagem
V idas Sem Rumo ( Inazuma , Japão, 1952). Direção: Mikio Naruse.  Rot. Adaptado: Sumie Tanaka, baseado no romance de Fumiko Hayashi. Fotografia: Shigeyoshi Mine. Música: Ichirô Satô. Dir. de arte: Mikio Naka. Com: Hideko Takamine, Mitsuko Miura, Kyôko Kagawa, Chieko Murata, Jun Negami, Eitarô Osawa, Kumeko Urabe, Chieko Nakakita. Kiyoko (Takamine) é uma jovem de 23 anos pressionada pela mãe Osei (Urabe) e parentes próximos para casar. Kiyoko, no entanto, resiste a idéia de casamento, sobretudo ao observar que suas irmãs não levam uma vida muito interessante após casadas. Uma delas, inclusive, despreza o marido por considerá-lo fraco e alcoólatra. Outra, após a morte do marido, descobre que esse tivera um filho com uma amante que vive em situação de pobreza e lhe pede dinheiro. Ao mesmo tempo, recusa firmemente as tentativas da família de lhe impor um homem que não lhe agrada. Após sair de casa, para viver na casa de uma senhora da faixa etária de sua mãe, é que Kiyoko se agrada

Filme do Dia: Out Again, In Again (1948), Connie Rasinski

Imagem
O ut Again, In Again (EUA, 1948). Direção: Connie Rasinski. Rot. Original: John Foster. Faísca & Fumaça se encontram presos, mas conseguem fugir da penitenciária sendo seguidos de perto pelo guarda que os vigia e sua matilha de cães. Eles pegam um trem e lá devem enfrentar igualmente o cobrador, que os expulsa mais de uma vez do comboio. Como em outros curtas a triangulação buldogue, Dimwit e a dupla de corvos se faz presente, sendo que no caso de Dimwit, sua ausência nos últimos curtas foi mais que compensada pela presença de versões não antropomorfizadas dele próprio, enquanto os cães que auxiliam na caçada aos fugitivos. Dentre as tiradas interessantes se encontra a da dupla nadando em nado sincronizado logo após escapar da prisão. A explosão que ocorre no trem os leva  novamente ao pátio da prisão onde a história havia se iniciado. O curta conta com a inédita presença de uma narração over que, juntamente com a prisão e a ferrovia, remetem a clichês das narrativas cin

Filme do Dia: Canção da Rússia (1944), Gregory Ratoff

Imagem
C anção da Rússia ( Song of Russia , EUA, 1944). Direção: Gregory Ratoff. Rot. Original: Paul Jarrico & Richard Collins, a partir do argumento de Leo Mittler, Victor Trivas & Guy Endore.   Fotografia: Harry Stradling Sr. Montagem: George Hively. Dir. de arte: Cedric Gibbons. Cenografia: Edwin B. Willis. Figurinos: Gile Steele. Com: Robert Taylor, Susan Peters, John Hodiak, Robert Benchley, Felix Bressart, Michael Chekhov, Daryl Hickman, Jacqueline White. John Meredith (Taylor), regente americano excursionando pela União Soviética se encanta pela pianista Nadya (Peters) ao visitar a cidade onde nasceu Tchaikovski, apaixonando-se perdidamente por ela. Eles se casam e Nadya pretende seguir carreira com Meredith, mas a invasão da União Soviética pelas forças nazistas faz com que retorne a sua cidade natal. Embora tenha possibilidade de abandonar o país, Meredith vai de encontro a região devastada e reencontra Nadya, que luta com outros moradores locais. Curiosa é a interve

Filme do Dia: Azyllo Muito Louco (1970), Nelson Pereira dos Santos

Imagem
A zyllo Muito Louco (Brasil, 1970). Direção: Nélson Pereira dos Santos . Rot. Adaptado: Nélson Pereira dos Santos, baseado no conto O Alienista , de Machado de Assis. Fotografia: Dib Lutfi. Música: Guilherme Magalhães Vaz. Montagem: Rafael Justo Valverde. Cenografia e Figurinos: Luiz Carlos Ripper. Com: Nildo Parente, Isabel Ribeiro, Arduíno Colassanti, Irene Stefânia, Leila Diniz, Nélson Dantas, Manfredo Colassanti, Gabriel Archanjo, Ana Maria Magalhães. Na Província de Serafim, século XIX, Padre Simão Bacamarte (Parente) influencia a mulher mais poderosa da vila, Dona Evarista (Ribeiro),   a construir o grande asilo de Casa Verde. Aos poucos, com suas teorias psiquiátricas mirabolantes, praticamente qualquer pessoa da vila pode ser enquadrada como potencial vítima da fúria científica do padre. A revolta praticada contra o asilo a fim de libertar todos, liderada por Porfírio (Colassanti), acaba se agregando ao mesmo. No final, no entanto, todos os asilados são soltos e decret

Filme do Dia: Perdido em Marte (2015), Ridley Scott

Imagem
P erdido em Marte ( The Martian , EUA/Reino Unido, 2015). Direção: Ridley Scott. Rot.Adaptado: Drew Goddard, a partir do romance de Andy Weir. Fotografia: Dariusz Wolski. Música: Harry Gregson-Williams. Montagem: Pietro Scalia. Dir. de arte: Arthur Max & Marc Homes. Cenografia: Celia Bobak & Zoltán Horváth. Figurinos: Janty Yates. Com: Matt Damon, Jessica Chastain, Kristen Wiig, Jeff Daniels , Michael Peña, Chiwetel Ejiofor, Sean Bean, Kate Mara, Sebastian Stan, Donald Glover. Numa missão tripulada ao Planeta Vermelho, Mark Watney (Damon) é dado como morto. Sozinho, no entanto, consegue cuidar do próprio ferimento que possui e se acercar da sua situação, incluindo observar a quantidade de alimento que possui em relação aos dias e se fazer comunicar com o centro espacial da NASA. Essa, sob relutância de seu próprio homem forte, Teddy Sanders (Daniels) e influência de Vincent Kapoor (Ejiofor), relata mais de dois meses após ao restante da missão que Mark se encontra vivo e