Postagens

Meu Caro Diário, 16/10/2006

 Segunda. Muita coisa aconteceu nos últimos dias, mas já não consigo recordar. Tudo passa em velocidade vertiginosa. Lindomar saiu do cortiço, Carmen está ameaçando de sair, mas hoje à noite já veio com um discurso diferente, que vai ter que pensar e que só decidirá depois de viagem ao Rio. Hoje almocei com Orlando e Danielle na ECA. Ismail passou, mas resolvi fingir que não o vi. Não consegui, enfim, fazer a edição de Aves sem Ninho para a apresentação do SOCINE depois de amanhã. Fiz um teste ontem com Orlando e deu cerca de 17 minutos, o que é um tempo bom. Só que tenho que fazer a edição dos momentos que eu quero do filme. A porra da internet está sem prestar e quando dá sinal de vida, acaba logo desaparecendo. (...) Ney e Lia estiveram por aqui esse final de semana. Acabei almoçando com eles no Fazendinha. Tenho que escrever artigo para Alexandre Veras até o final do mês. Ontem foi aniversario de papai e falei com ele por um bom tempo. Perguntei como havia sido de cirurgia de cat

Meu Caro Diário, 16/05/2006

Terça. Manhã de terça para ser mais exato. Estava a pouco me divertindo com o texto da tese. Ontem foi inesquecível e divertido o fato de todo mundo ter sido enxotado da biblioteca da FFLCH pelo clima geral de paranóia com relação à violência aqui em São Paulo, que acabou provocando uma retirada em massa da USP de pedestres e veículos. No meio desse clima “coletivo” acabei encontrando Maíra e Lindomar e viemos juntos aqui para o cortiço, fazendo uma verdadeira peregrinação por todos os comércios que se encontravam abertos para comprarmos pequenas miudezas alimentícias. Ao chegarmos, Carmen se juntou a nos na TV para assistirmos o que saía na televisão sobre a crise que já provocou mais de 80 mortes, sobretudo entre os policiais. No último sábado também teve um momento bem divertido quando fizemos uma micro-festa com Juliana, Lindomar, Carmen, Roberto, eu e Zé Carlos. Dançamos forró e eu consegui relaxar um pouco após uma boa quantidade de vinho. A certo momento fizemos um círculo eu,

Filme do Dia: O Dia Que Durou 21 Anos (2012), Camilo Tavares

Imagem
O Dia Que Durou 21 Anos (Brasil, 2012). Direção e Rot. Original: Camilo Tavares. Fotografia: Andre Macedo. Música: Dino Vicente. Montagem: César Tuma. O golpe militar de 1964 e os episódios que lhe antecederam e sucederam, sobretudo sob o prisma da influência de agentes vinculados ao governo norte-americano, tema a muito tempo ventilado, mas nunca exatamente explorado com maior detalhe, ao menos pelo cinema, é o foco desse documentário. A partir de um raro – e boa parte dele até então indisponível – material iconográfico, incluindo cenas de João Goulart visitando instalações militares norte-americanas e gravações em áudio no qual assessores de Lyndon Johnson o aconselham a ser parcimonioso na sua declaração de reconhecimento das ações militares que levaram ao golpe e a imediata consagração do presidente da Câmara como presidente da república até que cerca de duas semanas após Castelo Branco fosse empossado presidente, o filme tenta estabelecer uma teia de conexões, quase s

The Film Handbook#23: Jacques Tati

Imagem
Jacques Tati Nascimento : 09/10/1908, Le Pecq, França Morte : 4/11/1982, Paris, França Carreira  (como diretor): 1946-73 Ainda que fosse um grande mímico e um imaginativo inovador formal, Jacques Tatischeff era inclinado a sátira social simplista que, em última instância, reduzia a sua forma cômica enquanto filme. No entanto, é fascinante se observar que nas suas tentativas de revelar a forma que a moderna tecnologia despersonaliza a existência humana, tenha criado um estilo tão frio, puro e distante, em termos técnicos, quando a sociedade que criticava. Um bem sucedido mímico de music hall , especializado em impressões sobre homens de esporte nos anos 30, Tati interpretou diversos papéis menores  nos filmes de René Clement e Claude Autent-Lara. Em 1946 realizaria sua própria estreia na direção com o curta L'Ecole des Facteurs , que posteriormente expandiria para o longa Carrossel da Esperança / Jour de Fetê > 1 . Ambientado em um vila no campo visitada por uma feir

Filme do Dia: Mining Operations, Pennsylvania Coal Fields (1904)

Imagem
Mining Operations, Pennsylvania Coal Fields (EUA, 1904). Essa descrição do trabalho em uma mina de carvão, um dos temas caros aos filmes produzidos pela  companhia  de Edison, evidentemente destaca a dimensão tecnológica, mas parece antes de tudo querer chamar a atenção para motivos “sensacionais”, como o flagrante de uma verdadeira “erupção” provocada por uma explosão ou o surgimento de um trem. Até mesmo a presença de um recurso habitual contemporâneo – uma tela relativamente desprovida de motivos que somente muito tempo depois é “preenchida” – é utilizada aqui com resultados diversos. No caso em questão, o cavalo que puxa uma carroça se deparará logo adiante com uma enorme retroescavadeira, numa composição que efetivamente pretende apresentar de modo quase anedótico a convivência de modos de trabalho arcaicos e modernos talvez em não tão perfeita harmonia – a trajetória do cavalo  é temporariamente interrompida pela máquina. Inicia com uma panorâmica semelhante a de outro film

Milton Nascimento - Cais

Imagem

Filme do Dia: Um Amor de Vizinho (1964), David Swift

Imagem
Um Amor de Vizinho ( Good Neighbour Sam , EUA, 1964). Direção: David Swift. Rot. Adaptado: James Fritzell, Everett Greenbaum & David Swift, a partir do romance de Jack Finney. Fotografia: Burnett Guffrey. Música: Frank De Vol. Montagem: Charles Nelson. Dir. de arte: Dale Hennesy. Cenografia: Ray Moyer. Figurinos: Micheline & Jacqueline Moreau. Com: Jack Lemmon , Romy Schneider, Dorothy Provine, Michael Connors, Edward G. Robinson, Edward Andrews, Louis Nye, Robert Q. Lewis, Joyce James. Sam Bissel (Lemmon) leva uma vida tranquila com a esposa Minerva (Provine) e suas duas filhas pequenas até a chegada de uma amiga francesa de Dorothy, Janet Lagerlof (Schneider), que se torna vizinha do casal e logo recebe a notícia de que herdará 15 milhões de dólares de um tio falecido, caso comprove que se encontre casada. O casal Bissel pretende ajuda-la, fazendo Sam se passar por seu marido, mas tudo se torna ainda mais complicado com a chegada do ex-marido de Janet, Howard (Connors),