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Filme do Dia: Naughty but Mice (1947), Seymour Kneitel & Dave Tandlar

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  N aughty but Mice (EUA, 1947). Direção: Seymour Kneitel & Dave Tandlar. Rot. Original: Bill Turner & Larry Rilley. Música: Winston Sharples. Mesmo que possua o mesmo título e enredo de um desenho dirigido por Chuck Jones dez anos antes e surja na cola dos mais célebres Tom & Jerry , produzidos pela rival Metro, essa animação consegue até superar a última; em boa parte devido ao carisma do camundongo malandro Herman, uma versão mais máscula e menos adocicada de seu companheiro mais famoso ou de boa parte da animação produzida pelo estúdio, mas igualmente a qualidade surpreendente da animação e alguns momentos hilários como o do choro coletivo dos ratos-carpideiros que já antecipam a morte de mais um dos seus quando Herman se encontra em vias de ser engolido pelo gato. Famous Studios para Paramount Pictures. 6 minutos e 42 segundos.

Filme do Dia: Raza (1942), José Luiz Sáenz de Heredia

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  R aza (Espanha, 1942). Direção: José Luiz Sáenz de Heredia. Rot. Original:  Antonio Román & José Luiz Sáenz de Heredia, a partir do argumento de Francisco Franco. Fotografia: Heinrich Gärtner. Música: Manuel Parada. Montagem: Eduardo García Maroto & Bienvenida Sanz. Dir. de arte e Cenografia: Sigfrido Burmann & Luis M. Feduchi. Figurinos: Manuel Comba. Com: Alfredo Mayo, Ana Mariscal, José Nieto, Blanca de Silos, Rosina Mendía, Pilar Soler, Julio Rey de las Heras, Luis Arroyo. Final do século XIX. A família Churruca vê seu pai, Pedro (de las Heras),   partir para a Guerra Hispano-Americana, onde morrerá em combate. Idos de 30. Dos quatro filhos do casal, um, Jaime (Arroyo), tornou-se frade, outro, José (Mayo), combate pelas forças de Franco e um terceiro, Pedro (Nieto),   traiu os ideais familiares e se tornou um importante burocrata do governo, rompendo com o irmão mais entusiasta pelo fascismo e Isabel (de Silos) se casa com um soldado. Quando José é condenado a morte

Filme do Dia: Frenesi de Paixões (1955), Joseph Pevney

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  F renesi de Paixões ( Female on the Beach , EUA, 1955). Direção Joseph Pevney. Rot. Adaptado Robert Hill & Richard Alan Simmons, a partir da peça de Hill. Fotografia Charles Lang. Música Heinz Roemheld & Herman Stein. Montagem Russell F. Schoengarth. Dir de arte Robert Clatworth & Alexander Golitzen. Cenografia Oliver Emert & Russell A. Gausman. Figurinos Sheila O’Brien. Com Joan Crawford, Jeff Chandler, Jan Sterling, Cecil Kellaway, Judith Evelyn, Charles Drake, Nathalie Schafer, Stuart Randall, Marjorie Bennett. Lynn Markham (Crawford) resolve adquirir uma casa onde recentemente ocorreu a misteriosa morte de Eloise Crandall (Evelyn), cujo principal suspeito é o homem por quem Eloise se encontrava perdidamente apaixonada, Drummond “Drummy” Hall (Chandler), um desajustado que passa a insistir em uma relação com Lynn, também voltada aos interesses financeiros do casal que o “adotou”, Osbert (Callaway) e Queenie (Schafer). Uma mulher que nunca esqueceu Drummy

Filme do Dia: King Richard: Criando Campeãs (2021), Reinaldo Marcus Green

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  K ing Richard: Criando Campeãs ( King Richard , EUA, 2021) Direção Reinaldo Marcus Green. Rot. Original Zach Baylin. Fotografia Robert Elswit. Música Kris Bowers. Montagem Pamela Martin. Dir. de arte William Arnold, Wynn Thomas, Christopher Arnold & Wees Hotman. Cenografia Brana Rosenfeld. Figurinos Shares Davis. Com Will Smith, Aunjanue Willis, Jon Bernthal, Sanyya Sidney, Demi Singleton, Tony Goldwyn. As irmãs Venus (Sidney) e Serena (Singleton) Williams são incentivadas pelo pai, Richard (Smith), desde muito jovens, a se dedicarem ao esporte que amam, o tênis. Vivendo na perigosa cidade de Compton, Califórnia, e com o pai sendo constantemente agredido, por tentar mantê-las distantes dos tipos perigosos locais. A situação muda quando, cansado de esmolar atenção, Richard leva as meninas diretamente ao local onde treinam grandes nomes do esporte, e o treinador de Pete Sampras, Paul Cohen (Goldwyn); embora a postura firmemente idiossincrática de Richard, evitando que

Filme do Dia: Capitães de Areia (2011), Cecília Amado & Guy Gonçalves

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  C apitães de Areia (Brasil/Portugal, 2011). Direção: Cecília Amado & Guy Gonçalves.  Rot. Original: Cecília Amado & Hilton Lacerda, a partir do romance de Jorge Amado . Fotografia: Guy Gonçalves. Música: Carlinhos Brown. Montagem: Eduardo Hartung. Dir. de arte: Adrian Cooper. Figurinos: Marjorie Gueller. Com: Jean Louis Amorim, Ana Graciela, Roberio Lima, Israel Gouvea, Paulo Abade, Marinho Gonçalves, Ana Cecília, Jussilene Santana. Pedro Bala (Amorim) é um garoto que vive de pequenos furtos e da amizade que leva com outros garotos, conhecidos como “capitães de areia”, pelas ruas de Salvador. Certo dia, junta-se ao grupo, apesar da rejeição inicial, uma garota Dora (Graciela), que com o tempo passa a se vestir como garoto e participar de todas as ações deles. Juntamente com Professor (Lima), o mais intelectualizado do grupo e único que sabe ler, o deficiente físico Sem Pernas (Gouvea), Gato (Abade) e Querido de Deus (Gonçalves) vivenciam aventuras, enfrentam uma gangue riva

Filme do Dia: Le Voyage sur Jupiter (1909), Segundo de Chomón

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  L e Voyage sur Jupiter (França, 1909). Direção: Segundo de Chomón. Mais uma das inúmeras variações de Chomón sobre temas como o de Viagem à Lua (1902), de Méliès. Não se trata exatamente de uma das mais inspiradas. Colorizado artesanalmente como a maior parte dos filmes que o realizador dirigiu no período, apresenta um astrônomo de uma corte medieval que apresenta ao rei o planeta Júpiter. O rei acaba sonhando com uma série de peripécias em Júpiter. Curiosamente, ao contrário da maior parte das produções do gênero, o mundo fantástico possui um “álibi realista”. Pathè Fréres. 10 minutos e 11 segundos.

O Dicionário Biográfico de Cinema#133: Agnes Moorehead

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  Agnes Moorehead  (n. 1906-74), n. Clinton, Massachussets Q uais os dois momentos mais indelevelmente humanos na obra de Orson Welles? É o caso de se dizer que Agnes Moorehead figura em ambos: em Kane , na cena que a mãe dele abre a janela para chamar por seu filho na neve, para que possa avançar com seu destino; e em Ambersons  [ Soberba ], onde Tia Funny observa Georgie devorando seu bolo de biscoito de morango, feliz por estar sendo útil, assustada por seu apetite, mas sabedora que ele não precisa dela, profundamente consciente que suas vibrantes esperanças românticas estão crescendo estridentes com negligência.  E é dificilmente coincidência que estes sejam momentos de perda e frustração que permanecem conosco muito mais tarde, assim como o último close-up da mãe de Kane afundando no rosto do filho, é a forma como Kane lembrará dela por toda sua vida - tão estilizada e emocional quanto os tipos de óperas nas quais aprisiona Susan Alexander. Infelizmente, prenunciam a maldição da c