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Filme do Dia: Harlan County: Tragédia Americana (1976), Barbara Kopple

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  H arlan County: Tragédia Americana ( Harlan County, U.S.A. , 1976). Direção Barbara Kopple. Fotografia Kevin Keating & Hart Perry. Montagem Nancy Baker, Mirra Bank, Lora Hays & Mary Lampson. Talvez nenhum documentário traduza melhor a luta de classes, modo americano, que esse memorável documentário, incluído rapidamente no cânone do “gênero” e filme de estreia da realizadora (que conquistou o primeiro de dois Oscars da categoria com ele). As condições precárias de trabalho nas minas de carvão já se fazem presentes nas imagens iniciais (selecionadas para o documentário Women Make Film - 1 ): homens se jogam numa esteira, deitados, para conseguirem atravessar a gruta que os levará aos subterrâneos da mina. Primeiras imagens acompanhadas também da primeira de uma série de canções que comentou, de forma mais genérica ou pontual, sobre os episódios descritos (num papel de apoio não muito distante do que fez, a seu modo, Deus e o Diabo na Terra do Sol , no campo da ficção, e

Filme do Dia: Escuadrón 201 (1945), Jaime Salvador

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  E scuadron 201 (México, 1945). Direção: Jaime Salvador. Rot. Original: Luis G. Manjarrez & Jaime Salvador. Fotografia: Victor Herrera. Música: Leo Cardona & Manuel Esperón. Montagem: Rafael Ceballos. Dir. de arte: Manuel Fontanals. Figurinos: Marichu Enciso, Roberto Miranda & Emma Roldán. Com: Sara García, Gloria Aguiar, Louise Burnett, Domingos Soler, Jorge Mondragón, Clifford Carr. Dois jovens irmãos, um deles Manuel, que havia recém-ganho uma bolsa de estudos para medicina, enquanto o outro, Pedro, acabara de noivar com Lupe (Aguiar), decidem se alistar no Exército, fazendo parte de um esquadrão mexico-americano na Segunda Guerra nas Filipinas, para a tristeza de seus pais (García e Soler). Manuel se apaixona pela americana Louise (Burnett). O filho de um padeiro emigrado da Espanha também se alista. Na primeira missão aérea da qual participam, tanto o filho do padeiro como Manuel são fatalmente atingidos. Lupe e seu pai (Mondragón) vão até a família para contar a tr

Filme do Dia: Memórias (1980), Woody Allen

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  M emórias ( Stardust Memories , EUA, 1980). Direção e Rot. Original: Woody Allen. Fotografia: Gordon Willis. Música: Dick Hyman. Montagem: Susan E. Morse. Dir. de arte: Mel Bourne. Figurinos: Santo Loquasto. Com: Woody Allen, Charlotte Rampling , Jessica Harper, Marie-Christine Barrault, Tony Roberts, Daniel Stern, Anne de Salvo, Joan Neuman, Louise Lasser, Ken Chapin, Amy Wright. Sandy Bates (Allen) é um neurótico cineasta que tenta encontrar estabilidade emocional em meio a vários relacionamentos com mulheres e as pressões da vida profissional, que lhe leva a entrar em atrito com o estúdio que produz seu novo filme e a ter que aturar a incômoda tietagem dos fãs. Bates é convidado para uma retrospectiva sobre sua obra em uma pequena cidade litorânea, onde além de responder as perguntas da intelectualizada platéia, revive momentos de sua vida, como o relacionamento findo com a insegura atriz Dorrie (Rampling), elabora fantasias sobre sua fama e divide-se entre Isobel (Barrault), re

O Dicionário Biográfico de Cinema#110: Eugene Pallette

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  Eugene Pallette (1889-1954), n. Winfield, Kansas A inda que tenhamos perdido seu Mercutio, seu Beau Geste e seu Oliver Twist, temos tanto. De fato na lista de créditos do IMDB, mais de 240 - o que, deixe-me acrescentar que em 1946 (quando possuía somente 57 anos), aposentou-se por doença e temor do mundo (mais disso). Admitindo que seu primeiro ano de atuação possa ter sido 1913, fez algo como sete filmes por ano, a galope. Nem é preciso dizer que estas páginas são impressas com tinta especialmente robusta, para suportar o peso extra do sr. Pallette, o mais cativante e alheio às pessoas gordas da tela.  É um magro soldado da União  em Birth of a Nation [ O Nascimento de uma Nação ] (15, D.W. Griffith) e Prosper Latour no episódio huguenote de Intolerance [ Intolerância ] (16, Griffith ). Um pouco depois esteve em Alias Jimmy Valentine  (20, Edmund Mortimer e Arthur Ripley); Aramis (e não Porthos) em The Three Musketeers  [ Os Três Mosquiteiros ] (21, Fred Niblo) - George Siegmann foi

Filme do Dia: Out Again, In Again (1948), Connie Rasinski

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  O ut Again, In Again (EUA, 1948). Direção: Connie Rasinski. Rot. Original: John Foster.  Faísca & Fumaça se encontram presos, mas conseguem fugir da penitenciária sendo seguidos de perto pelo guarda que os vigia e sua matilha de cães. Eles pegam um trem e lá devem enfrentar igualmente o cobrador, que os expulsa mais de uma vez do comboio. Como em outros curtas a triangulação buldogue, Dimwit e a dupla de corvos se faz presente, sendo que no caso de Dimwit, sua ausência nos últimos curtas foi mais que compensada pela presença de versões não antropomorfizadas dele próprio, enquanto os cães que auxiliam na caçada aos fugitivos. Dentre as tiradas interessantes se encontra a da dupla nadando em nado sincronizado logo após escapar da prisão. A explosão que ocorre no trem os leva  novamente ao pátio da prisão onde a história havia se iniciado. O curta conta com a inédita presença de uma narração over que, juntamente com a prisão e a ferrovia, remetem a clichês das narrativas cinematográ

Filme do Dia: Wild Gunman (1978), Craig Baldwin

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  W ild Gunman (EUA, 1978). Direção: Craig Baldwin. A desconstrução dos arquétipos vinculados à masculinidade e ao gênero western em geral são tripudiados nessa experimentação-colagem que vai desde imagens de filmes B de pouca repercussão até a publicidade contemporânea dos cigarros Marlboro, acompanhada de seu inconfundível tema sonoro. Repetições (de imagem, mas também de áudio), reversões de imagem, aceleração e desaceleração da imagem, trucagens ópticas (como as que criam um halo de luz nos personagens dos filmes de western quando estão em vias de balear ou serem baleados). Porém, as inclusões vão muito além do que diretamente poderia ser associado ao tema, incluindo todo tipo de “detrito cultural” produzido pelo audiovisual, imagens direcionadas ao público infantil, experiências científicas cruéis com um gato, animações antigas, corridas de cachorros, multidões marchando pelas ruas de Nova York ou com uma paciente psiquiátrica – quando o choque é aplicado a essa, volta-se para a

Filme do Dia: Munro (1961), Gene Deitch

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  M unro (EUA/Tchecoslováquia, 1961). Direção: Gene Deitch. Rot. Original: Jules Feiffer. Música: Stepan Konícek. Montagem: Zdenka Navrátilova. Dir. de arte: Al Kouzel. Criança de quatro anos é convocada para o exército. Ela tenta chamar a atenção de todas as formas de sua idade, mas ninguém dá a menor atenção. Após muitas tentativas frustradas, somente abrindo o berreiro é que finalmente consegue ser percebido enquanto criança e se transforma em herói nacional. Um protagonista deslocado em seu ambiente já havia sido o tema de uma das melhores animações de Deitch, senão a melhor ( The Juggler of Our Lady ).  Aqui, tal situação chega ao limite do absurdo kafkiano que, somado aos traços que o diferenciam da animação clássica – por essa época já seriamente influenciada pelos mesmos, inclusive – e se tem de alguma forma a receita para a animação moderna, dos quais Deitch, que passaria a morar na Tchecoslováquia, é uma figura importante e precursora. Trata-se  fundamentalmente de uma ma