Postagens

Filme do Dia: Proteja-me Daquilo Que Eu Quero (2009), Dominic Leclerc

Imagem
  P roteja-me Daquilo Que Eu Quero ( Protect me from What I Want , Reino Unido, 2009). Direção e Rot Original: Dominic Leclerc. Fotografia: Martin Parry. Montagem: James Schofield. Dir. de arte: Paul Rowan. Com: Naveed Choudry, Elliott Tittensor. Saleen (Choudry), jovem indiano, sente-se atraído por Daz (Tittensor), garoto de programa, na cidade britânica onde vive com sua família. Saleen foge de Daz, mas esse deixa um bilhete com seu telefone. A dupla volta a se encontrar para uma prazerosa noite de sexo. No dia seguinte, Saleen sai novamente apressado e Daz fica na varanda, ansioso, para que Saleen volte-se para olhar para ele, o que acaba fazendo no último momento. Trata-se de uma demonstração quase didática de iniciação à própria aceitação do desejo sexual e o filme desde o início sinaliza para isso. Bem dirigido, em termos de ritmo e interpretação sofre, no entanto, à guisa de apresentar uma postura proativa com relação ao episódio retratado, com a facilidade com que aponta pa

O Dicionário Biográfico de Cinema#66: Bill Murray

Imagem
  Bill Murray , n. Wilmette, Ilhinois, 1950 D e todos que conquistaram sua reputação com o Saturday Night Live  no final dos anos 70, Murray foi quem mais arduamente trabalhou em uma carreira cinematográfica e, aparentemente, o mais aberto a mudanças na forma de interpretar. Não que não seja divertido: de fato, como muito frequentemente no cinema, é aquele que meramente habita uma posição difícil (subir uma árvore ou no beco sem saída de um argumento) de ter a melhor chance de ser divertido. Murray é ambicioso e aventureiro e parece  definido a ser perseverante com menos e menos ênfase sobre maneirismos ou manias.  Foi um membro fundador da equipe Second City de Chicago, antes de realizar o Saturday Night Live . Fez a voz de Tarzoon, la Honte de la Jungle  [ A Vergonha da Selva ] (75, Picha e Boris Szulzinger) antes de aparecer em Meatballs [ Almôndegas ] (79, Ivan Reitman); Caddyshack  [ Clube dos Pilantras ] (80, Harold Ramis); Where the Buffalo Roam [ Uma Espécie em Extinção ] (80,

Filme do Dia: Amores Imaginários (2011), Xavier Dolan

Imagem
Amores Imaginários ( Les Amours Imaginaires , Canadá, 2011). Direção, Rot. Original, Montagem e Figurinos: Xavier Dolan. Fotografia: Stéphanie Anne Weber Biron.Com: Monia Chokri, Xavier Dolan, Niels Schneider, Anne Dorval, Anthony Huneault, Patricia Tulasne, Jody Hargreaves, Clara Palardy.         Marie (Chokri) e Francis (Dolan) se apaixonam perdidamente por Nicolas (Schneider) ao mesmo tempo. O resultado é a crianção de diversas expectativas amorosas por parte de ambos, quando Nicolas os convida para saírem ou dormirem a três. Após muito tempo de indecisão e sofrimento revelam sua paixão por Nicolas e recebem não mais que o desinteresse do mesmo. Um ano após, refeitos da frustração, Marie e Francis voltam a se interessar por outro homem atraente em uma festa.        Além de ter que lidar com a expectativa do primeiro filme após sua sobrevalorizada estreia com  Eu Matei Minha Mãe , de fato mais interessante, esse filme de Dolan acaba sendo prejudicado por um roteiro que mais caberia a

Dicionário Histórico de Cinema Sul-Americano#27: Fernanda Montenegro

Imagem
  MONTENEGRO, FERNANDA  (1929). Seguindo uma longa e destacada carreira como atriz de teatro, televisão e filmes para cinema, Fernanda Montenegro foi a primeira mulher latino-americana a receber uma indicação para Melhor Atriz no Oscar - por seu papel em Central do Brasil   (1998), dirigido por Walter Salles . Nasceu no Rio de Janeiro como Arlete Pinheiro Monteiro Torres. Quando adolescente passou a atuar em radionovelas, e fez sua estreia no teatro, em 1950, na produção de Alegres Canções , com Fernando Torres, com quem posteriormente casaria. Foi a voz de uma atriz no filme Mãos Sangrentas  (1954), mas não apareceu em filmes senão se tornar uma presença regular nas novelas de TV, em 1963. Seu primeiro genuíno papel foi como Zulmira em A Falecida  (1965), uma importante obra do Cinema Novo , dirigida por Leon Hirszman . Para seu papel em Em Família  (1970), somente seu terceiro filme, ganhou o prêmio de Melhor Atriz no Festival de Cinema de Moscou, e ao interpretar Elvira Barata em Tu

Filme do Dia: A Lâmpada de Aladdin (1948), Robert McKimson

Imagem
  A   L âmpada de Aladdin ( A-Lad-In His Lamp , EUA, 1948). Direção: Robert McKimson. Rot. Original: Warren Foster. Música: Carl W. Stalling. Montagem: Treg Brown. Pernalonga encontra uma lâmpada mágica de onde sai um gênio. Um dos desejos que faz é o de voar e ele vai parar no castelo de um sultão em Bagdá, que tenta se apossar sem sucesso, da lâmpada, e quando finalmente consegue, tem que lidar com um gênio completamente irritado pelos constantes chamados de Pernalonga. Longe de ser das animações mais inventivas com o personagem, inclusive de algumas assinadas pelo próprio McKimson (tais como Gorilla My Dreams ou Hot Cross Bunny , ambos  do mesmo ano), ainda assim contém alguns momentos hilários, como o estacionamento de tapetes mágicos ou o pedido final conquistado pelo coelho junto ao gênio, um harém repleto de coelhinhas de corpos longelíneos. Warner Bros. 6 minutos e 58 segundos.

Filme do Dia: Garota Enxuta (1959), J.B. Tanko

Imagem
  G arota Enxuta (Brasil, 1959). Direção: J.B. Tanko. Rot. Original: Chico Anysio, Herbert Richers & J.B. Tanko. Fotografia: Amleto Daissé. Música: Remo Usai. Montagem: Rafael Justo Valverde. Dir. de arte: Alexandre Horvat. Com: Ankito, Grande Otelo, Jaime Costa, Renato Restier, Nelly Martins, Agnaldo Rayol, Carlos Costa, Lilian Fernandes, Íris Bruzzi. Nelly (Martins) é uma garota paulistana que sonha em ser cantora de programas de televisão no Rio de Janeiro, algo que seu pai, presidente de uma companhia de automóveis, desaprova. Ela contará, no entanto, com o auxílio de Aporanga Popó (Ankito) e Otelo (Otelo), funcionário e astro da emissora respectivamente, que acreditam ser ela, na verdade, filha do presidente da república, o que faz com que o chefão da emissora, Lacosta (Restier), que anda as voltas com uma importante atração musical televisiva a ser produzida, teme ou se empolga, a depender do contexto – de seu pai ser favorável ou não a sua participação. Quando o mal entend

Filme do Dia: Last Spring (1954), François Reichenbach

Imagem
  L ast Spring (França, 1954). Direção: François Reichenbach. Mesmo que sem cenas de nudez como seu outro curta ( Nus Masculins ) também de viés pioneraimente homoerótico, e igualmente tido como desaparecido, redescoberto e recuperado pela Cinemateca Francesa (em 2016), esse, filmado em p&b, ao contrário daquele, talvez se apresente como mais ousado para os olhares da época de sua redescoberta. E isso se dá inevitavelmente por apostar em narrar fragmentos de uma história de amor, de enamoramento, do sentimento de ausência da pessoa amada, e da tristeza, expectativa e ansiedade que gera a inexistência de notícias do objeto de afeto. Também se trata de algo visivelmente mais burilado formalmente, brincando com os tempos narrativos e fazendo uso mais efetivo de recursos estilísticos como sobreposições e de uma banda sonora com a presença de jazz féericos (no momento de decadência e bebedeira do personagem), ou do tema de Albinoni, em momentos mais voltados para o idílio amoroso ou o