Postagens

O Dicionário Biográfico de Cinema#53: Sandy Powell

Imagem
Sandy Powell , n. Londres, 1960 Q ual mulher inglesa ainda em seus 50 e trabalhando firmemente no cinema foi indicada para dez Oscars e ganhou 3? Ainda que suas vitórias possam ter sido pelos filmes errados? Relembrando: um dos Oscars de figurino de Powell foi por The Aviator [ O Aviador ] (04, Martin Scorsese ), no qual o orçamento de roupas foi de 2 milhões de dólares, o que suponho ter sido mais que o orçamento total de Edward II  [ Eduardo II ] (91, Derek Jarman ) e Miss Julie  [ Desejos Proibidos de Miss Julie ] (99, Mike Figgs) juntos. Isso importa, especialmente quando as indicações para figurinos são realizadas por membros dessa profissão? Sim, importam; os fatos dessa carreira nos ensinam a grande negociação de se olhar para um filme. Então Sandy Powell ganhou o Oscar de figurino por O Aviador , Shakespeare in Love [ Shakespeare Apaixonado ] (98, John Madden) e   The Young Victoria [ A Jovem Rainha Vitória ] (09, Jean-Marc Valée). O primeiro é uma rasa exibição de exces

Filme do Dia: Harvie Krumpet (2003), Adam Elliot

Imagem
  Harvie Krumpet (Austrália, 2003). Direção, Rot. Original e Fotografia: Adam Elliot. Montagem: Bill Murphy.                   Harvie é um imigrante polonês (nascido em 1922) na Austrália, após a morte dos pais e destituído de qualquer habilidade especial. Seu retardamento não o impede de se apaixonar pela enfermeira que o tratou no hospital, após a retirada de um de seus testículos. Infértil, a decisão é de adotar  uma menina, que se forma advogada e vai morar nos Estados Unidos. Quando preparava o aniversário de 16 anos da filha, a esposa de Harvie falece. Sozinho no mundo, ele passa a viver em um asilo e decide pelo suicídio. Porém, novidades o aguardam.  Fundamental para o sucesso dessa animação em massinha vencedora do Oscar em sua categoria é o modo irônico e distanciado, mas nem por isso desapaixonado, com o qual narra a melancólica trajetória de vida de seu protagonista, através da voz off (do ator Geoffrey Rush), assim como o senso de detalhe que se atêm  as excentricidades do

Filme do Dia: Keystone Hotel (1935), Ralph Staub

Imagem
  K eystone Hotel (EUA, 1935). Direção: Ralph Staub. Rot. Original: Joe Traub. Fotografia: William Rees. Música: Howard Jackson. Montagem: Frank Magee. Dir. de arte: Esdras Hartley. Com: Ford Sterling, Ben Turpin, Chester Conklin, Marie Prevost, Hank Mann, Vivien Oakland, Dewey Robinson. Um grupo de importantes figuras da sociedade hospeda-se no Keystone Hotel, capitaneados pelo Conde Drewa Blanc (Turpin), para formarem o júri de um concurso de beleza. Quando o atrapalhado Blanc provoca o primeiro lançamento de uma torta, essas passam a voar e atingir a todos e a tudo. Os tiras são chamados para conter a confusão, e também se tornam vítimas dela. Embora não fizesse mais que duas décadas que esse elenco estivesse no auge de suas comédias pastelão, e que o gênero tenha se adaptado à década seguinte, o som certamente provocou uma ruptura tão certeira e talvez ainda maior que a pretensa expectativa de vida menor da época. O filme tira partido da sátira do então já célebre Grande Hotel

Filme do Dia: Buñuel en el Laberinto de las Tortugas (2018), Salvador Simó

Imagem
  B uñuel en el Laberinto de las Tortugas (Espanha/Holanda/Alemanha, 2018). Direção: Salvador Simó. Rot. Adaptado: Eligio R. Montero & Salvador Simó, a partir da história em quadrinhos de Fermín Solís. Música: Arturo Cardelús. Montagem: José Manuel Jiménez. Dir. de arte: José Luis Ágreda. Compondo uma produção de animação em longa-metragem contemporânea hispânica direcionada predominantemente a um público não infantil e de traços eminentemente realistas, ainda que ocasionoalmente incorporando elementos de fantasia (caso de O Apóstolo , de seis anos antes), aqui se compõe um verdadeiro making off (provavelmente em boa parte imaginado pelo autor da HQ que o inspirou) de Las Hurdes/ Terra Sem Pão . Buñuel teria aceito filmá-lo após a má recepção do lançamento de A Idade do Ouro , no Studio 28 parisiense. Momento aqui retratado, ganhando na mesma noite o livro que o inspirararia no projeto. Incorpora-se não só cenas desse clássico surrealista, como também de várias das cenas do docu

Filme do Dia: Páginas da Loucura (1926), Teinosuki Kinugasa

Imagem
  P áginas da Loucura ( Kurutta Ippêji , Japão, 1926). Direção: Teinosuki Kinugasa. Rot. Adaptado:Teinosuke Kinugasa, Yasunari Kawabata & Minuro Inuzuka, baseado no conto de Yasunari Kawabata. Fotografia: Kôhei Sugiyama. Dir. de arte: Chiyo Ozaki. Com: Masuo Inoue, Yoshie Nakagawa, Ayako Iijima, Hiroshi Nemoto, Misao Seki, Eiko Minami, Minoru Takase, Tetsu Tsuboi Homem (Inoue) vai ser servente no manicômio onde foi encarcerada sua mulher (Nakagawa), com quem compartilhou uma vida feliz no passado. Penalizado com sua situação, tenta após um tempo livrá-la das grades do presídio, chegando a agredir o diretor do hospital (Seki). Com muito esforço se consegue esboçar um mínimo enredo para esse filme, exemplar único (ao menos que sobreviveu ao tempo) no cinema japonês de então a dialogar abertamente com propostas das vanguardas européias contemporâneas ou, pelo menos, a se aproximar do estilo daquelas. Sendo assim, é a dimensão lírica aqui que prepondera. Mais importante do que contar u

Filme do Dia: Bravura Indômita (1969), Henry Hathaway

Imagem
  B ravura Indômita ( True Grit , EUA, 1969). Direção: Henry Hathaway. Rot. Adaptado: Marguerite Roberts, baseado no romance de Charles Portis. Fotografia: Lucien Ballard. Música: Elmer Bernstein. Montagem: Warren Low. Dir. de arte: Walter H. Tyler. Cenografia: John Burton & Ray Moyer. Figurinos: Dorothy Jeakins. Com: John Wayne, Glen Campbell, Kim Darby, Jeremy Slate, Robert Duvall, Dennis Hopper, Alfred Ryder, Strother Martin, John Pickard, Jeff Corey, H.W. Gim . Mattie Ross (Darby) é uma adolescente disposta a todo custo a vingar a morte do pai (Pickard) pelo traiçoeiro Tom Chaney (Corey).   Ela aposta na fama do justiceiro “Rooster” Cogburn (Wayne), embora quem também esteja interessado na captura de Chaney vivo ou morto é La Boeuf (Campbell) um oficial do estado do Texas, onde ele é procurado pela morte de um senador. Os dois acabam unindo seus esforços e tem que contar com a presença insistente de Mattie, que também pretende seguir na perigosa missão. Hathaway, como se ap

Filme do Dia: Belair (2009), Noa Bressane & Bruno Safadi

Imagem
  B elair (Brasil, 2009). Direção: Noa Bressane & Bruno Safadi. Rot. Original: Bruno Safadi, Noa Bressane & Rodrigo Lima. Fotografia: Lula Carvalho & David Pacheco. Montagem: Rodrigo Lima. Documentário que retorna às imagens dos filmes produzidos pela curta produtora da parceria de Júlio Bressane e Rogério Sganzerla no início dos anos 1970. A opção pelo próprio mergulho nas imagens dos filmes em questão parece se sobrepor a qualquer discurso mais didático ou focado nas imagens de seus participantes – com exceção de uns poucos, como é o caso do próprio Júlio Bressane – que são observados na penumbra e à margem das imagens que produziram, numa opção interessante, descontada a própria participação diferenciada que é dada a Bressane, pai de uma realizadora do filme. Sganzerla é entrevisto em depoimentos de arquivo. O filme evidentemente explora alguns dos grandes momentos dessa produção, como as imagens em cinemascope e cores da favela no Rio em Copacabana Mon Amour ou os pl