Postagens

Filme do Dia: O Segredo das Jóias (1950), John Huston

Imagem
O   Segredo das Jóias ( The Asphalt Jungle , EUA, 1950). Direção: John Huston. Rot. Adaptado: Ben Maddow &  John Huston, baseado no romance de W.R. Burnett. Fotografia: Harold Rosson. Música: Miklós Rózsa. Montagem: George Boemler. Dir. de arte: Randall Duell & Cedric Gibbons. Cenografia: Jack D. Moore. Com: Sterling Hayden, Louis Calhern, Jean Hagen, James Whitmore, Sam Jaffe, John McIntire, Marc Lawrence, Anthony Caruso, Teresa Celli, Marilyn Monroe, Dorothy Tree, Brad Dexter, John Maxwell.                Dix Handley (Hayden), um amante de corrida de cavalos,  vê a chance de sair de uma vida de pequenos furtos com a proposta milionária de assalto, que tem como mentor o recentemente liberto Doutor Riedenschneider (Jaffe). Riedenschneider, no entanto, precisa de alguém que o banque e, através do contato do intermediário Cobb (Lawrence), fica sabendo da existência do milionário Alonzo D. Emmerich (Calhern). O plano de roubar as jóias no valor aproximado de meio milhão de

Filme do Dia: Cidade sem Compaixão (1961), Gottfried Reinhardt

Imagem
C idade sem Compaixão ( Town Without Pity , EUA/Al.Ocidental/Suiça, 1961). Direção: Gottfried Reinhardt. Rot. Adaptado: George Hurdalek, Jan Lusting & Silvia Reinhardt, baseado no romance The Verdict de Erwin C. Dietrich. Fotografia: Kurt Hasse. Música: Dimitri Tiomkin & Ned Washigton. Montagem: Walter Boos, Herman Haller & Werner Preuss. Dir. de arte: Rolf Zehetbauer. Cenografia: Werner Achmann, Friedhelm Boehm &  Rolf Zehetbauer. Figurinos: Lilo Hagen. Com: Kirk Douglas , Barbara Rütting, Christine Kaufmann, E.G. Marshall, Gerhard Lippert, Hans Nielsen, Ingrid van Bergen, Robert Blake, Richard Jaeckel, Frank Sutton.         Numa pequena cidade alemã, a jovem Karin Steinhof (Kaufmann), filha de uma influente família local, é estuprada por quatro soldados americanos, logo após abandonar o namorado, Frank Borgmann (Lippert). O Major Steve Garrett (Douglas), sagaz e experiente advogado, é contratado para defender os soldados. A cidade toda se alarma com o crime

Filme do Dia: The Unfurtunate Marriage (1917), Ernest C. Warde

Imagem
T he Unfortunate Marriage (EUA, 1917). Direção: Ernest C.Warde. Rot. Adaptado: Lloyd Lonergan, a partir do romance de Wilkie Collins. Fotografia: William Zollinger. Com: Florence La Badie, Richard Neill,  Gertrude Dallas, Arthur Bauer, Wayne Arey, J.H.Gilmour, Claude Cooper. A jovem e atraente Laura Fairlie (La Badie) é praticamente obrigada a se casar com o inescrupuloso  Sir Percival Glyde (Neill), por conta de um contrato nupcial feito por seu falecido pai e para seu extremo desespero, já que se encontra apaixonada por Walter Hartdridge (Arey). Uma garota, fugida de um asilo mental, Anne (La Badie) avisa a Laura sobre a falta de caráter de Percival. Típico produto melodramático que já havia sido levado às telas 3 vezes e seria outras duas apenas em termos de cinema mudo – seu progressivo desaparecimento das telas após o final do cinema clássico é bastante sintomático de seu caráter datado, sendo várias vezes adaptado para a TV. Das meio-irmãs vividas pela mesma La Badie at

Filme do Dia: Bicho de Sete Cabeças (2000), Laís Bodanzky

Imagem
B icho de Sete Cabeças (Brasil/Itália, 2000). Direção: Laís Bodanzky. Rot. Adaptado: Luiz Bolognesi, baseado no romance Canto dos Malditos , de Austrégesilo Carrano Bueno. Fotografia: Hugo Kovensky. Música: André Abujamra & Arnaldo Antunes. Com: Rodrigo Santoro, Gero Camilo,  Othon Bastos, Cássia Kiss, Altair Lima, Valéria Alencar, Marcos Cesana, Luís Miranda, Caco Ciocler, Jairo Mattos.              Neto (Santoro), jovem de São Paulo, envolve-se com um grupo de amigos e passa a fumar maconha ocasionalmente. Viaja para Santos e quando descobre que seu amigo é michê fica sem dinheiro para retornar a São Paulo. Ao pedir auxílio a uma moça, Leninha (Alencar), descobre os prazeres do amor. Ao retornar, porém, é levado sem o saber para o internamento compulsório em uma instituição psiquiátrica pelo pai, Seu Wilson (Bastos), que descobrira um cigarro de maconha em sua calça. Tendo que conviver com a triste realidade hospitalar, em meio a pacientes crônicos e irrecuperáveis,

Filme do Dia: Fábula (1965), Arne Sucksdorff

Imagem
F ábula ( Mitt Hem är Copacabana , Suécia/Brasil, 1965). Direção, Fotografia e Montagem: Arne Sucksdorff. Rot. Original: João Bethencourt & Flávio Migliaccio, sobre o argumento de Sucksdorff.  Música: Luciano Perrone. Cenografia: José T. Araújo. Com: Antonio Pitanga, Dirce Migliaccio, Leda Santos, Álvaro Peres, Amaro Cavalcanti, Andrey Salvador, Antônio Carlos Fontoura, Antônio Lima, Cosme dos Santos.         Um grupo de meninos favelados e órfãos enfrentam a dura realidade da sobrevivência no Rio de Janeiro. Aos poucos vão descobrindo estratégias como a de criar uma pipa que consegue pegar a de todos os   garotos na prai de Copacabana e revendê-las em outro local da praia. Ao voltarem para seu barraco improvisado, necessitam conviver com um grupo de marginais que se entricheirou no local e ensinam para a maior parte deles a arte de furtar. Um deles, no entanto, é resoluto em não aderir ao crime e prefere ser engraxate. Observam também os rituais de candomblé nas

The Film Handbook#136: Fred Zinnemann

Imagem
Fred Zinnemann Nascimento : 29/04/1907, Viena, Áustria Morte : 14/03/1997, Londres, Inglaterra Carreira (como diretor): 1934-1982 O s filmes de Fred Zinnemann - outrora considerado enquanto um moralista sério com talento para o realismo social - não envelheceram bem. Frequentemente lentos, solenes e simplistas, sendo a obra de um diretor que parece ter equacionado arte com bom gosto, objetividade com indiferença e significação com reverência destituída de humor. Foi assistente de direção em vários filmes em Paris e Berlim (incluindo o clássico Gente no Domingo / Menschen  am  Sonntag de Siodmak . Em 1929, Zinnemann emigrou para Hollywood, onde trabalhou na mesma medida para seu compatriota Berthold Viertel, Flaherty e Berkeley . Em 1934, com o fotógrafo Paul Strand co-dirigu Redes , longa semidocumental sobre as vidas de pescadores mexicanos que lhe propiciou um contrato com a MGM, onde dirigiria curtas para a série Crime Does Not Pay . Somente oito anos após realizaria v

Filme do Dia: A Casa das Janelas Fechadas (1910), D.W. Griffith

Imagem
A Casa das Janelas Fechadas (Th e House with Closed Shutters , EUA, 1910). Direção: D.W. Griffith. Rot. Original: Emmett C. Hall. Fotografia: G. W. Bitzer. Com: Henry B. Walthall, Grace Henderson, Dorothy West, Joseph Graybell, Charles West, William J. Butler. Soldado confederado (Walthall) parte para a guerra como herói, despedindo-se da mãe (Henderson) e da irmã (West). Quando recebe uma missão de atravessar uma zona em conflito para entregar uma mensagem as forças confederadas das mãos do General Robert E. Lee entra em colapso nervoso e se refugia em casa. Sua irmã então, decide, por conta própria fazer-se de soldado e entregar a mensagem. Engaja-se na batalha e morre heroicamente. Sua morte sela igualmente a morte em vida para o irmão, que a mãe pretende ocultar dos olhos da sociedade, trancando todas as janelas da casa e não permitindo que ele saia. Certo dia, muitos anos passados, dois antigos pretendentes da irmã (Graybell e Charles West), descobrem que ele

Filme do Dia: Elis (2016), Hugo Prata

Imagem
E lis (Brasil, 2016). Direção: Hugo Prata. Rot. Original: Luiz Bolognesi, Vera Egito & Hugo Prata. Fotografia: Adrian Teijido. Música: Otavio de Moraes. Montagem: Tiago Feliciano. Dir. de arte: Frederico Pinto. Figurinos: Cristina Camargo. Com: Andréia Horta, Gustavo Machado, Caco Ciocler, Zécarlos Machado, Lúcio Mauro Filho, Ícaro Silva, Júlio Andrade, Isabel Wilker, Rodrigo Pandolfo, Bruce Gomlevsky. Elis Regina (Horta), é uma jovem entusiasta pela música que chega ao Rio de Janeiro com seu velho pai Romeu (Machado), justamente quando irrompe o golpe militar. Como eles vieram com atraso, não conseguem o prometido teste de gravação e Elis, contra a vontade paterna, fica para um ensaio com Tom e Vinícius, do qual sai desgostosa. Porém, logo brilhará em um clube noturno comandado por Ronaldo Bôscoli (Machado) e Miéle (Mauro Filho), no qual a estrela do momento é Nara Leão (Wilker). Seu temperamento não se afina com o de Bôscoli, notório mulherengo, que mantém casos com vá

Filme do Dia: Os Amantes Passageiros (2013), Pedro Almodóvar

Imagem
O s Amantes Passageiros ( Los Amantes Pasajeros , Espanha, 2013). Direção e Rot. Original: Pedro Almodóvar. Fotografia: José Luis Alcaine. Música: Alberto Iglesias. Montagem: José Salcedo. Dir. de arte: Antxón Gomez & Federico García Cambero. Cenografia: María Clara Notari. Figurinos: David Delfin & Tatiana Hernández. Com: Carlos Areces, Javier Cámara, Raúl Arévalo, Lola Dueñas, Hugo Silva, Antonio de la Torre, José Luis Torrijo, José María Yazpak, Cecilia Roth. Avião que parte de Toledo rumo a Cidade do México tem dificuldades de prosseguir viagem e core risco de se espatifar na pista, já que se encontra sem um de seus trens de pouso. Dentro dele, dada a situação um grupo de passageiros começa a liberar seus traumas, telefonando do avião para seus entes queridos, dançando para os passageiros ou simplesmente fazendo sexo. O avião faz um pouso de emergência sem maiores problemas. Dispensável filme, talvez o pior da profícua e talentosa carreira do realizador. Ao se vol

Filme do Dia: One of the Bravest (1914), Otis Turner

Imagem
O ne of the Bravest (EUA, 1914). Direção: Otis Turner. Com: Herbert Rawlinson, Mary Ruby, Frank Lloyd. Nora (Ruby) desperta a paixão de dois colegas bombeiros, Larry (Rawlinson) e Jim (Lloyd). O fato dela engatar um relacionamento com Larry faz com que Jim fique profundamente enciumado e articule estratégias para que o casal se separe, unindo-se ela com ele próprio. Casamento que logo se mostrará infeliz, com Jim alcóolatra, desempregado e maltratando Nora, que trabalha em uma fábrica. Quando ocorre um incêndio nessa, Jim tenta salva-la mas passa mal. Quem retira os dois do local é Larry, porém Nora sobrevive em ótimo estado de saúde enquanto Larry sucumbe. A falta de sutileza das rivalidades masculinas em um triângulo amoroso que se anuncia como pólvora para explosão acompanha essa produção desde o início, como era usual à época ( The Trail of Cards inicia de forma não muito distinta). A ambiguidade sorridente inicial da mocinha também é algo de praxe. Abusa-se igualmente, e

Filme do Dia: Uivo (2010), Rob Epstein & Jeffrey Friedman

Imagem
U ivo ( Howl , EUA, 2010). Direção e Rot. Original: Rob Epstein & Jeffrey Friedman. Fotografia: Edward Lachmann. Música: Carter Burwell. Montagem: Jake Pushinski. Dir. de arte: Thérèse De Prez & Russell Barnes. Cenografia: Robert Covelman. Figurinos: Kurt and Bart. Com: James Franco, Todd Rotondi, Jon Prescott, Aaron Tveit, David Strathairn, John Hamm, Andrew Rogers, Bob Balaban, Mary-Louise Parker, Treat Williams. Epstein & Friedman, após toda uma trajetória dedicada ao documentário não conseguem se desvencilhar do mesmo quando partem para sua tentativa de ficção documental. Ou melhor, talvez desperdicem a chance de efetuar um documentário de melhor qualidade.  Ainda que se aposte que sua evasão do modelo biográfico convencional de retratar períodos bastante demarcados de uma personalidade ( Capote , por exemplo), tenha se dado por motivos outros, como sua relativamente espartana produção, o que parece pouco provável dada a própria trajetória de seus realizadores,

Filme do Dia: Tarântula (2015), Aly Muritiba & Marja Calafange

Imagem
T arântula (Brasil, 2015). Direção e Rot. Original: Aly Muritiba & Marja Calafange. Fotografia: Maurício Baggio. Montagem: Guilherme Delamuta & Aly Muritiba. Dir. de arte: Fabrícia Bonofiglio. Com: Ana Clara Fischer, Giuly Biancato, Luma Domingues Zanetti, Malu Zanetti Domingues. Em um casarão mora um mãe (Fischer) e suas duas filhas. A mais jovem, Isa (Domingues) se sente ameaçada com a presença do amante (Matos) da mãe, que lhe trouxe uma protése de presente, já que ela não possui uma perna. Sua irmã mais velha lhe afirma que ele voltará para pegar a perna que lhe resta. As virtuosas direção de arte,montagem, enquadramento e interpetações não afastam um fantasma que Muritiba soube driblar melhor em sua passagem para o longa ( Para Minha Amada Morta ), quando consegue trazer o estranhamento atmosférico para uma situação mais plenamente realista. Aqui, fica-se com inglória impressão que todo seu esforço para limar o mundo exterior, para não dizer a própria precisão

The Film Handbook#135: George Cukor

Imagem
George Cukor Nascimento: 07/07/1899, Nova York, Nova York, EUA Morte : 24/11/1983, Hollywood, Califórnia, EUA Carreira  (como diretor): 1930-1981 A pesar de frequentemente ser considerado como adaptador de obras teatrais e literárias, e por seu talento único na lida com as estrelas femininas,  George Dewey Cukor foi um dos melhores diretores hollywoodianos. Nunca inovador, sempre fiel ao material de origem, feliz dentro do sistema de estúdios, ele criou um corpo de trabalho de enorme engenhosidade e elegância. Já estabelecido como diretor de talento no teatro nova-iorquino, Cukor foi para Hollywood em 1929 como diretor de diálogos para Sem Novidades no Front / All Quiet on the Western Front , de Lewis Milestone. Ele iniciou sua carreira como diretor com versões cinematográficas de peças, mais notoriamente The Royal Family of Broadway , uma comédia baseada nos Barrymores. De forma mais memorável, dois filmes realizados em 1932 - Hollywood / What Price Hollywood? > 1  e Vítim

Filme do Dia: A Janela (2008), Carlos Sorin

Imagem
  A  Janela ( La Ventana , Argentina, 2008). Direção e Rot . Original: Carlos Sorin. Fotografia: Julián Apezteguia. Música: Nicolás Sorin. Montagem: Mohamed Rajid. Dir. de arte: Rafael Neville. Com: Antonio Larreta, Emilse Roldán, María del Carmén Jiménez, Alberto Ledesma, Roberto Rovira, Jorge Diaz, Marina Glezer, Carla Peterson, Arturo Goetz. Velho escritor enfermo que nunca conseguiu deslanchar de todo em sua carreira e mora em uma antiga casa em uma província afastada da capital, Antonio (Larreta), prepara-se com a ajuda de duas auxiliares (Jiménez e Roldán), para receber a visita do filho.  O médico (Goetz) o visita. Antonio pede que sirvam uma velha garrafa de champanha quando o filho (Diez) chegar. Contrata  um pianista para afinar o piano  há muito não usado, pois o filho é pianista de sucesso na Europa. Antonio consegue dar uma escapada e passeia pelos campos, logo se sentindo mal. É encontrado por duas jovens que vão até sua residência buscar socorro. Antonio é trans

Filme do Dia:O Usurário (1910), D. W. Griffith

Imagem
O  Usurário ( The Usurer , EUA, 1910). Direção: D.W. Griffith. Rot. Original: Frank E. Woods.fotografia: G.W. Bitzer. Com: George Nichols, Grace Anderson, Kate Bruce, Mack Sennet, Mary Pickford, Dell Henderson, Edward Dillon, Alfred Paget. Usurário  (Nichols) comemora sua riqueza enquanto famílias se desgraçam. Uma dessas é a família na qual a mãe (Bruce) se desespera com o iminente despejo, pois possui uma filha enferma (Pickford). O usurário, no entanto,  fica trancado em seu próprio cofre. Com o seu cadáver descoberto no dia seguinte, sua irmã (Henderson), surpreeendida com os contratos extorsivos os cancela. Filha e mãe respiram então aliviadas. Esse filme retrabalha em chave menos inspirada o tema central de O Preço do Trigo , do ano anterior. Como a contraposição dos planos nos quais contrasta o banquete do usurário e a pobreza das famílias afetadas que mais parece sair do filme anterior, porém aqui utilizada desnecessariamente com bem maior insistência. A morte do vilão

Filme do Dia: A Festa de Margarette (2002), Renato Falcão

Imagem
A Festa de Margarette (Brasil, 2002). Direção, Rot. Original,   Fotografia e Montagem: Renato Falcão. Música: Hique Gomez. Dir. de arte: Rodrigo Lopez. Cenografia: Rafael Baldi. Figurinos: Viviane Gil. Com: Hique Gomez, Carmem Silva, Isis Medeiros, Pedro Gil, Artur Pinto, Dimitri Sanchez, Leonardo Lentino, Ilana Kaplan. Pedro (Gomez) sonha em dar uma festa de luxo para sua esposa Margarette (Silva), porém a realidade de trabalhador explorado que vivencia apenas se agrava quando é demitido do emprego. Consegue uma grande fortuna em dinheiro e realiza todas as extravagâncias que um novo rico se permite, acompanhado de sua família e da família com quem dividem a casa. Porém, se a vida de magnata que levara por poucos dias demonstra não ser mais que um sonho, em meio a festa da esposa, a conta astronômica na venda local não o é. Esse tolo exercício de tentar se utilizar de elementos da linguagem do cinema mudo (fotografia em p&b, ausência de diálogos, movimentos

Filme do Dia: O Povo Contra Larry Flynt (1996), Milos Forman

Imagem
O Povo Contra Larry Flint ( The People Vs. Larry Flint , EUA, 1996). Direção: Milos Forman. Rot. Original: Scott Alexander & Larry Karaszewski. Fotografia: Phillippe Rousselot. Música: Thomas Newman. Montagem: Christopher Tellefsen. Dir. de arte: Patrizia von Brandenstein, Shawn Hausman & James Nedza. Cenografia: Maria Nay & Amy Wells. Figurinos: Arianne Phillips & Theodor Pistek. Com: Woody Harrelson, Courtney Love, Edward Norton, Brett Harrelson, Donna Hanover, James Cromwell, Crispin Glover, Vincent Schiavelli. Larry Flint (Harrelson), após comandar um clube de strip-tease surge com uma proposta de revista de nudez mais agressiva que suas concorrentes, Hustler , que lhe causa várias reações e também uma motivação a lutar pelas liberdades democráticas, através do advogado Alan Isaacman (Norton). Unido a uma das meninas que trabalhou para sua revista, Althea (Love), eles conseguem atingir uma venda expressiva com fotos da ex-primeira dama, Jacqueline Onassis,

Filme do Dia: Titicut Follies (1967), Frederick Wiseman

Imagem
T iticut Follies (EUA, 1967). Direção: Frederick Wiseman. Fotografia: John Marshall. Montagem: Frederick Wiseman & Alyne Model. Esse controvertido documentário, um dos mais célebres títulos dirigidos por Wiseman , nome referencial no Cinema Direto americano, é menos sobre os efeitos da doença mental em pacientes internados em um manicômio do estado de Massachusetts como pensam alguns que – tema obsessivo e único da carreira do realizador – sobre o poder regulador das instituições sobre os indivíduos. Numa época em que análises sobre o hospital psiquiátrico enquanto Instituição Total e práticas e teorias associadas a anti-psiquiatria começam a florescer em diversas partes do mundo, Wiseman detém seu habitual olhar frio – que apenas agudiza ainda mais o tema a ser destacado do que se tivesse apelado para recursos sentimentais ou mais ordinariamente manipulativos – sobre sujeitos que sofrem um processo intenso de “despersonalização” de si mesmos. Nesse sentido,   mesmo o r

Filme do Dia: O Homem do Sputnik (1959), Carlos Manga

Imagem
O Homem do Sputnik (Brasil, 1959). Direção: Carlos Manga. Rot. Original: José Cajado Filho. Fotografia: Ozen Sermet. Música: Radames Gnatalli. Montagem: Walemar Noya. Cenografia: José Cajado Filho. Com: Oscarito , Cill Farney, Zezé Macedo, Neide Aparecida, Hamilton Ferreira, Heloísa Helena, Alberto Peres, Norma Bengell . O provinciano Anastácio (Oscarito), cujo maior sonho é comprar uma chocadeira para suas galinhas, vive uma vidinha sem maiores novidades com sua esposa Deocleciana (Macedo), até a noite em que um objeto não identificado cai em seu galinheiro. Anastácio descobre tratar-se do famoso satélite Sputnik, que se encontraria recheado de ouro. Enquanto Anastácio não modifica suas ambições iniciais, a esposa só pensa em seu reconhecimento pela sociedade colunável. A fama do evento chega nas bocas e mentes dos mais diversos tipos. De um cronista social honesto, Jacinto (Farney), mas igualmente de um inescrupuloso, assim como das grandes potências. Já celebrizados pe

Filme do Dia: Going Places (1948), John Sutherland

Imagem
G oing Places (EUA, 1948). Direção: John Sutherland. Jovem acaba persistindo numa fórmula até conseguir produzir sabão em barras. Seu negócio local aos poucos se expande e transforma as cercanias, trazendo progresso. Algum tempo depois se torna uma grande corporação. Fazendo uso do formato documentário, com uma grave voz over tecendo comentários algo redundantes, esse curta de animação tem bem poucos respiros em sua necessária camisa de força ideológica, como é o caso quase único da referência a um maior policiamente da região trazido igualmente pelo progresso – sem ficar exatamente implícito que a criminalidade também – na figura de um guarda que pega um furtivo ladrão de frutas e toma dele a fruta e enquanto esse foge a come, numa alusão, ainda que involuntária, à corrupção policial e a sua troca de segurança ao comércio por algumas vantagens para si. Compõe com outros 3 curtas, incluindo Make Mine Freedon , do mesmo ano e mais ontensivamente explícito em seu louvor ao