Postagens

Filme do Dia: Perdi Meu Corpo (2019), Jérémy Clapin

Imagem
  P erdi Meu Corpo ( J’ai Perdu Mon Corps , França, 2019). Direção: Jérémy Clapin. Rot. Adaptado: Jérémy Clapin & Guillaume Laurant, a partir do romance de Laurant. Música: Dan Levy. Montagem: Benjamin Massoubre. Naoufel sonha em ser pianista e astronauta, algo incentivado respectivamente pela mãe e pelo pai, quando criança. Porém, ele se torna, na adolescência, um entregador de pizzas, diante de um pai desinteressado dele e da vida, e de um irmão mais velho irritante e pouco sensível às demandas do jovem. E para piorar, enquanto entregador não possui o menor talento. Certa noite ao ir entregar o produto para uma garota, Gabrielle, que mora no trigésimo quinto andar e após uma demora de quarenta minutos, dado um acidente que vivenciara, Naoufel descobre que a pizza já se encontra completamente destroçada. Ele conversa um longo tempo com Gabrielle pelo interfone. Ela o convida para passar a noite em seu apartamento, mas ele vai embora, após ter comido ele próprio a pizza. Porém, v

Filme do Dia: Sobre Nós (2016), Miguel Moura

Imagem
  S obre Nós (Brasil, 2016). Direção, Dir.de Fotografia e Montagem: Miguel Moura. Rot. Original: Chandelly Braz, Samuel Toledo & Miguel Moura. Dir. de arte: Juliana Esquenazi. Figurinos: Julia Souza. Com: Chandelly Braz, Samuel Toledo. Dois amigos de longa data (Braz e Toledo) se reencontram após certo tempo. Dentre eles, à espera do horário para saírem para algum evento, ao fumarem um cigarro, o tempo, algumas memórias compartilhadas de alguém morto, silêncios constrangidos. Sensível e tocante em sua simplicidade, filmado em p&b e a partir de um recorte temporal praticamente o mesmo do tempo em curso durante a ação, trabalha de forma interessante essa dupla interatividade com o tempo – ao mesmo tempo que se move em tempo praticamente real, incluindo silêncios e pausas na fala, há o peso resistente de um tempo ausente-presente, do passado.  Rebuliço e Mãe Joana Filmes. 14 minutos e 49 segundos.

O Dicionário Biográfico de Cinema#226: Josef von Sternberg

Imagem
  Josef von Sternberg (Josef Stern) (1894-1969), n. Viena 1 925: The Salvation Hunters . 1926: The Exqusite Sinner  [ Ele e a Cigana ] (co-dirigido com Phil Rosen); A Woman of the Sea . 1927: Underworld [ Paixão e Sangue ]; Children of Divorce  [ Filhos do Divórcio ] (co-dirigido com Frank Lloyd). 1928: The Last Command [ A Última Ordem ]; The Dragnet  [ O Super-Homem ]; The Docks of New York  [ Docas de Nova York ]. 1929: The Case of Lena Smith [ O Romance de Lena ]; Thunderbolt  [ O Homem de Mármore ]. 1930: Der Blaued Engel [ O Anjo Azul ]; Morocco [ Marrocos ]. 1931: Dishonored [ Desonrada ]; An American Tragedy [ Uma Tragédia Americana ]. 1932: Shangai Express [ O Expresso de Shangai ]; Blonde Venus [ A Vênus Loira ]. 1934: The Scarlet Empress [ A Imperatriz Vermelha ]. 1935: The Devil Is a Woman  [ Mulher Satânica ]; Crime and Punishment [ Crime e Castigo ]. 1936: The King Steps Out [ O Rei Se Diverte ]. 1937: Claudius (*) (não concluído). 1939: Sergeant Madden [ Sargento Madden

Filme do Dia: A Imperatriz Vermelha (1934), Josef von Sternberg

Imagem
  A   Imperatriz Vermelha ( The Scarlett Empress , EUA, 1934). Direção: Josef von Sternerg . Rot. Adaptado: Manuel Komroff,  a partir dos diários de Catarina II. Fotografia: Bert Glennon. Montagem: Josef Von Sternberg & Sam Winston. Dir. de arte: Hans Dreier. Figurinos: Travis Banton. Com: Marlene Dietrich, John Lodge, Sam Jaffe, Louise Dresser, C. Aubrey Smith, Gavin Gordon, Olive Tell, Ruthelma Stevens.  A Princesa Sofia (Dietrich) da Alemanha é escolhida para casar com o Grão-Duque Pedro (Jaffe) por sua mãe, a Imperatriz Elizabeth (Dresser), que envia como emissário o Conde Alexei (Lodge), que apaixona-se por Sofia, que leva a mãe. Ao chegar, Sofia se dá conta que Pedro possui um retardo mental. Refém do poder tirânico de Elizabeth, que inclusive lhe muda o nome para Catarina e de quem apenas necessita um filho varão, que Catarina lhe dá. Enquanto Elizabeth adoece gravemente, o embate sobre quem a sucederá começa a se dar. Catarina não poupa esforços para consegui-lo, inclusive

Diretoras de Cinema#11: María Luisa Bemberg

Imagem
  BEMBERG, MARIA LUISA (1940*-1995), Argentina . María Luisa Bemberg é mais conhecida por dirigir Camila  (1984), uma co-produção hispano-argentina baseada na história real de uma mulher do século XIX que fugiu com um padre e foi perseguida e executada com seu amante. Um drama de época exuberante, o filme, como muitos latino-americanos, destaca a difícil situação de uma mulher de espírito livre, que desconsidera os códigos sociais de um ordem e autoridade patriarcais, particularmente as figuras da igreja e da família. Camila desconsidera a autoridade de ambos os poderes. Ela ignora o fato de sua avó ter sido literalmente trancafiada por demonstrrar inapropriadamente a sexualidade feminina. Como sua avó, ela perde sua vida por um amor. O posicionamento de Bemberg da história de amor ilicita dentro da própria igreja é uma subversão da autoridade clerical. Como Barbara Quart observa, a própria história de amor é definida como uma forma de "cativeiro" por muitas realizadoras ocid

Filme do Dia: Alemanha, Ano Zero (1948), Roberto Rossellini

Imagem
  A lemanha, Ano Zero ( Germania, Anno Zero , Itália/França/Alemanha, 1948). Direção : Roberto Rossellini. Rot. Original: Roberto Rossellini, Sergio Amidei, Carlo Lizzani, Max Kolpé, a partir de uma ideia de Basilio Franchina. Fotografia: Robert Juillard. Música: Renzo Rossellini. Montagem: Eraldo Da Roma. Dir. de arte: Piero Filippone. Com: Edmund Moeschke, Ernst Pittschau, Ingetraud Hinze, Franz-Otto Krüger, Erich Gühne, Jo Herbst, Barbara Hintz, Karl Krüger, Hans Sangen. Alemanha do imediato pós-guerra. Edmund (Moeschke) vive de pequenos furtos e biscates, assim como os que lhe dá um pedófilo, que havia sido seu professor (Gühne), para ajudar a família que passa por sérias necessidades, com o pai (Pittschau) bastante enfermo, o irmão Karl-Heinz (Krüger) se escondendo da polícia por ter desertado e a irmã Eva (Hinze). Perturbado pela recorrência do pai em querer morrer para não mais ser um peso para a família, reforçado pela irritação do proprietário com o atraso dos aluguéis e a p

Filme do Dia: The Tail of the Monkey (1926), Walter Lantz & David Hand

Imagem
  T he Tail of the Monkey (EUA, 1926). Direção: Walter Lantz & David Hand. Nesse filme em particular, a mescla entre animação e ação ao vivo, uma constante na produção inicial de Lantz, dá-se de forma diferenciada de sua série Dinky Doodle, sendo que a separação respeita o que se convencionalizaria durante o cinema clássico como o universo da fantasia mais associado com a animação e o da realidade com ação ao vivo, mesmo que algumas inserções de animação se fazam nas cenas de ação ao vivo. Um tocador de realejo para tentar consolar uma garota que teve seu pirulito surrupiado pelo rabo do macaco, conta uma fábula em que o rabo do macaco é fundamental para que ele efetive todas as suas ações. Mesmo que a fábula não responda convincentemente a perda sofrida pela garota, o curta é construído de forma interessante. Foi co-dirigido por Hand, uma das futuras estrelas dos estúdios Disney (responsável pela direção de clássicos como Branca de Neve e os Sete Anões e Bambi ).  J. R. Bray St