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Filme do Dia: A Fórmula Mágica (1937), Ben Sharpsteen

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  A   Fórmula Mágica ( The Worm Turns , EUA, 1937). Direção: Ben Sharpsteen. Música: Frank Churchill. Em suas experiências laboratoriais, Mickey descobre uma fórmula que transforma quem reage a ela, em destemido e confrontador de qualquer antagonista imediato. Assim, uma mosca põe para correr a aranha que já iria jantá-la, um rato transforma seu gato algoz em perseguido e o gato por sua vez, volta-se com fúria contra Pluto, quando já se encontrava acuado e certo que iria morrer. Pluto, por sua vez, é beneficiado da mesma, quando vê-se em vias de ser carregado por Bafo de Onça, que trabalha acondicionando cães de rua. Nesse delicioso festival de cores, tem-se um apanhado de estratégias retrantando perseguidores e perseguidos, relações invertidas pela intervenção “química” de Mickey (um pouco pressagiando já seu papel como aprendiz de feiticeiro no clássico Fantasia ), ainda que aqui de uma perspectiva mais científica nas suas transformações, que apontam para diversos caminhos que se

Filme do Dia: O Homem do Pau Brasil (1982), Joaquim Pedro de Andrade

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  O   Homem do Pau Brasil (Brasil, 1982). Direção: Joaquim Pedro de Andrade . Rot. Adaptado: Joaquim Pedro de Andrade & Alexandre Eulálio, baseado na obra de Oswald de Andrade. Fotografia:  Kimihiko Kato. Montagem: Marco Antônio Cury. Dir. de arte e Cenografia: Hélio Eichbauer & Adão Pinheiro. Figurinos: Diana Eichbauer. Com: Flávio Galvão, Ítala Nandi, Cristina Aché, Dina Sfat, Marcos Fayad, Regina Duarte, Guará Rodrigues, Luiz Linhares, Paulo Hesse, Dora Pellegrino, Etty Fraser, Grande otelo, Paulo José, Patrício Bisso, Sérgio Mamberti, Othon Bastos. Os amores e algumas idéias do modernista Oswald (Galvão/Nandi). Sua paixão pela jovem bailarina Dorotéia (Aché), a mulher com quem tem um filho, Lalá (Duarte) e sua obsessão pela rica e virgem Branca Clara (Sfat). Os apupos e vaias com que o grupo modernista foi recebido no Teatro Municipal. A viagem de navio que Oswald empreende para a França. O contato do escritor Blaise Cendrars (Fayad) com o círculo literário modernista. A

Filme do Dia: Manhatta (1921), Charles Sheeler & Paul Strand

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  M anhatta (EUA, 1921). Direção e Fotografia: Charles Sheeler & Paul Strand. Antecipando as “sinfonias urbanas” de alguns anos após, o filme faz uma elegia a Nova York e ao progresso. Nenhum elemento é mais presente em suas imagens do que a fumaça, provocada seja pelos motores a vapor de balsas, locomotiva, chaminés de transatlânticos  ou ainda dos sumidoros do alto dos telhados dos arranha-céus. Esse encantamento com o progresso será visto com uma perspectiva invertida, não menos manipuladora, mas certamente menos poética, décadas após, em Koyaanisqatsi , de Reggio. É tido como o primeiro filme conscientemente vanguardista do cinema norte-americano.  11 minutos.

Filme do Dia: Cidade Vazia (2015), Cristiano Burlan

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  C idade Vazia (Brasil, 2015). Direção: Cristiano Burlan. Imagens de São Paulo em p&b, seja em fotos fixas ou imagens em movimento. Ressalta-se trechos de sua área central e alguns ícones como a catedral e, sobretudo, a Estação da Luz. Ao final uma queima de fogos na banda sonora aparentemente se confunde com ruídos de armas disparando e a alegria dos que celebram o ano-novo se confunde com os gritos de terror. Bela Filmes. 7 minutos e 30 segundos.

O Dicionário Biográfico de Cinema#208: John Farrow

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  John Farrow   (1904-1963), Sydney, Austrália 1 937: Men in Exile [ Almas em Desterro ]; West of Shangai  [ Às Portas de Xangai ]; War of Lord (*). 1938: The Invisible Menace [ Aviso Sinistro ]; She Loved a Fireman ; Little Miss Thoroughbred [ A Pequena Talismã ]; My Bill [ Filhos Sem Lar ]; Broadway Musketeers  [ Unidas Pelo Destino ]. 1939: The Saint Strikes Back  [ A Volta do Santo ]; Women in the Wind [ Mulheres que o Vento Leva ]; Sorority House  [ Adolescência ]; Five Came Back  [ Cinco Devem Viver ]; Reno [ Reno, Paraíso dos Divórcios ]; Full Confession  [ A Última Confissão ]. 1940: Married and in Love [ Casados e Apaixonados ]; A Bill of Divorcement [ Vítimas do Divórcio ]. 1942: Wake Island  [ Nossos Mortos Serão Vingados ]; Commandos Strike at Dawn  [ Os Comandos Atacam de Madrugada ]. 1943: China [ Irmãos em Armas ]. 1944: The Hitler Gang  [ A Quadrilha de Hitler ]. 1945: You Came Along [ Amarga Ironia ]. 1946: Two Years Before the Mast [ Hiena dos Mares ]. 1947: Californi

Filme do Dia: A Noite Tem Mil Olhos (1948), John Farrow

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  A  Noite Tem Mil Olhos ( Night Has a Thousand Eyes , EUA, 1948). Direção:  John Farrow . Rot. Adaptado: Barré Lyndon &  Jonathan Latimer, baseado no romance de   Cornell Woolrich. Fotografia: John F. Seitz. Música: Victor Young. Dir. de arte: Franz Bachelin & Hans Dreier.  Figurinos: Edith Head. Com: Edward G. Robinson, Gail Russell, John Lund, Virginia Bruce, William Demarest              John Triton (Robinson) é um pretidigitador em espetáculos menores até o momento em que descobre que possui realmente poderes premonitórios. Assustado e infeliz com a maioria de suas visões, em que prevê da morte de um garoto jornaleiro (Nokes) a morte da própria noiva de parto, Jenny (Bruce), afasta-se do mundo social. Jenny casa-se com o melhor amigo de ambos, Whitney Courtland (Cowan), que havia enriquecido a partir das previsões de Triton. Depois de mais de 15 anos afastado de todos, Triton procura reencontrar Whitney em sua mansão, porém sabe por sua filha Jean (Russell), que ele se enc

Filme do Dia: The Butterfly (1972), Andrei Khrzhanovskiy

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  T he Butterfly ( Babochka , URSS, 1972). Direção: Andrei Khrzhanovskiy. Rot. Original: Roza Khusnutdinova. Montagem: Marina Trusova. Encantado por uma borboleta que surge na janela de seu apartamento, o garoto passa a persegui-la até confina-la em um vidro, mesmo destino a que se somará várias outras. Após sonhar com uma borboleta gigante usando dos mesmos artíficios para com ele, o garoto resolve libertar as borboletas. Elas em sinal de agradecimento massivamente cobrem seu corpo. Ainda que a quantidade de efeitos expressivos que Khrzhanovskiy consiga nesse curta de animação chegue a ser não menos que espantosa, alguns deles flertando com técnicas do cinema experimental como a foto fixa, multiplicação da mesma imagem,  o abstracionismo e certa psicodelia, assim como a emulação de transições do rosto do garoto em linha de “continuidade descontínua” seu resultado final é sensivelmente prejudicado por sua explícita filiação a um “filme de mensagem”, no sentido mais abstrato e desi