Postagens

Nota bugs novo layout blogger

Não sei se perceberam, mas está havendo algumas mudanças no layout do blogger. Em meio a essas mudanças, infelizmente as datas das postagens não estão correspondendo as datas registradas. No que fica acessível apenas para quem organiza, está correto, mas quando você vai ver na página está truncado. não sei o que se deve esse bug, mas espero que seja acertado com o tempo, pois provoca certo desnorteio para quem está organizando o material...

Filme do Dia: Danse Indienne (1898), Gabriel Veyre

Imagem
D anse Indienne (França, 1898). Fotografia: Gabriel Veyre. Reportada por alguns como do ano de 1902, é bem mais fácil que tenha sido filmada mesmo quatro anos antes, dada suas características. Sem o auxílio do catálogo Lumière (no qual ele se encontrado lotado com o significativo número 1000) pouco se poderia depreender além do visto na imagem, três indígenas em trajes dos silvícolas norte-americanos ensaiam uma dança diante da câmera, tendo um forte de madeira ao fundo e uma tenda bem diminuta próximo a eles, assim como artefatos em madeira à esquerda (para uma fogueira?). Trata-se de imagens realizadas por Veyra no Quebec canadense, após sua passagem pelo México.   Se em boa parte das produções da época, a película finda antes que a ação de fato acabe, aqui vem a ser o contrário. Dois dos índios abandonam a dança antes mesmo do filme findo e, inclusive, saem do quadro. Um terceiro aparentemente reclama e parece evidente certa falta de sincronia entre os dançantes, em contrap

Filme do Dia: The Price (1911), Edwin S. Porter, Phillips Smalley & Lois Weber

Imagem
T he Price (EUA, 1911). Direção: Edwin S.Porter, Phillips Smalley & Lois Weber. Com: Phillips Smalley, Lois Weber. Joe (Smalley) se apaixona por Ann (Smalley) e os dois se casam, sob as bênçãos do pai dessa e possuem uma linda filha. O tempo, passa, no entanto, e Ann se sente atraída pelo homem que passa por sua casa e fala com sua filha. Resolve abandonar o marido, deixando uma carta de despedida e se une ao amante, rico, tornando-se conhecida e admirada por toda a sociedade local por sua beleza. Joe fica devastado com a perda da mulher, assim como a criança, que morre pouco tempo depois. O tempo passa e a beleza de Ann se foi. O amante a trai com outra jovem e pede que ela abandone a residência. A perda do amor dele a faz adoecer gravemente. Em seu leito de morte, ela pede que Joe seja avisado de seu estado. Ele a visita e um último frêmito de amor é vivenciado pelo que fora um dia um alegre casal. Porter, caso tenha sido ele mesmo um dos  a assinar essa realização, ap

O Dicionário Biográfico de Cinema#30: Whoopi Goldberg

Imagem
Whoopi Goldberg (Carin Johnson) n. Nova York, 1949 W hoopi Goldberg é uma americana famosa. Ela tem tido carreira como comediante, atriz e apresentadora de programas de entrevistas. Aparenta ser emancipada, sincera, uma cidadã. Porém quando ganhou o Oscar como coadjuvante por Ghost [ Ghost: Do Outro Lado da Vida ] (90, Jerry Zucker) - um grande sucesso que precisou de sua vitalidade e força - lembrei-me de Hattie McDaniel. A Srta. McDaniel interpretou Mammy em Gone with the Wind  [ ...E O Vento Levou ], e na noite de 29 de fevereiro de 1940, foi a primeira negra a ganhar um Oscar. Quando ...E O Vento Levou   estreou em Atlanta, dez semanas antes, as sensibilidades do estado da Geórgia retiraram sua fotografia do souvenir do filme. A atriz foi alertada a não comparecer a première . David Selznick protestou sobre a exclusão,  mas a cumpriu. E em 29 de fevereiro, no Coconut Grove, Hattie McDaniel não se encontrava na mesa de ...E O Vento Levou . Ela e seu marido estavam isolados em um

Filme do Dia: La Ciudad en la Playa (1961), Ferruccio Musitelli

Imagem
La Ciudad en la Playa (Uruguai, 1961). Direção: Ferruccio Musitelli.  Curta em 16 mm que explora, em formato de crônica, tendo como suporte sobretudo a música e a edição, o cotidiano de  em uma faixa de praia. Sem diálogo ou voz over, o filme parece, em determinados momentos, seguir uma certa seleção por motivos. Por exemplo, crianças brincando, noutro mulheres se despindo, noutros cenas de carinho entre casais, etc. Há uma dimensão distanciada, como da observação que se põe algo à parte, ainda que próximo ao seu final, uma inserção mais explícita da presença de seu realizador filmando se torne presente a partir das tomadas aéreas de um helicóptero que atraem a atenção da maior parte dos presentes no local, por mais que destoe do estilo presente ao longo do filme, centrado sobretudo entre planos curtos e fixos e outros com grande mobilidade de câmera. Uma forte presença de embarcações também de lazer surge a determinado momento. Seu tom despretensioso e aparentemente tampouco crítico,

Cine de America del Sur#1: Manuel Antin

Imagem
ANTIN, Manuel (n. 1926). Diretor e produtor do cinema argentino , nascido em Las Palmas, Chaco, em 27 de fevereiro de 1926, que também é escritor de livros e peças, duas das quais foram lançadas nos anos 40 e 50 ( El Ancla de Arena , 1946 e No Demasiado Tarde , 1957). Iniciou sua carreira cinematográfica como roteirista de curtas e, posteriormente, um diretor dessa categoria de filmes ( Contracampo  e Luz, Cámara e Acción , ambos de Rodolfo Kohn, mas baseados em seus roteiros e Biografías  [1960], do qual é autor único) e então passou ao longa de ficção, iniciando com La Cifra Impar . Seus filmes, claramente influenciados pela literatura, são frequentemente baseados em obras de importantes escritores argentinos como Julio Cortázar ou Ricardo Giraldes ( Don Segundo Sombra ) e, mais recentemente, adaptou para às telas um romance de Beatriz Guido ( La Invitación ). Pertence a um grupo de realizadores que se tornou conhecido nos idos dos anos 60, dentre os quais se destaca como o mais pes

Filme do Dia: Sono de Inverno (2014), Nuri Bilge Ceylan

Imagem
S ono de Inverno ( Kis Uykusu , Turquia/Alemanha/França, 2014). Direção: Nuri Bilge Ceylan. Rot. Adaptado: Nuri Bilge Ceylan & Ebru Ceylan, a partir de contos de Tchecov. Fotografia: Gökhan Tiryaki. Montagem: Nuri Bilge Ceylan & Bora Göksinköl. Dir. de arte: Gamze Kus. Com: Haluk Bilginer, Melisa Sözen, Demet Akbag, Ayberk Pekcan, Serhat Mustafa Kiliç, Nejat Isler, Tamer Levent, Nadir Saribacak, Rabia Özel, Emirhan Doruktutan. Aydin (Bilginer), ator aposentado, é um rico proprietário de um pequeno e aconchegante hotel na Anatólia, onde vive com sua esposa Nihal (Sözen), sua irmã separada Necla (Akbag) e seus fiéis empregados Hidayet (Pekcan) e Fatma (Özel). Certo dia, quando se desloca de carro com     Hidayet como motorista, o veículo é atingido por uma pedrada. Hidayet consegue descobrir o autor do ato, o garoto Ilyas (Doruktutan). Fica-se sabendo que Ilyas é filho de Ismail (Isler), que teve parte de seus pertences tirados de si por conta dos débitos que possui para com Ay