Postagens

Filme do Dia: Coney Island (1917), Roscoe "Fatty" Arbuckle

Imagem
C oney Island (EUA, 1917). Direção e Rot. Original: Roscoe “Fatty” Arbuckle. Fotografia: George Peters. Montagem: Herbert Warren. Com: Roscoe “Fatty” Arbuckle, Buster Keaton, Alice Mann, Agnes Neilson, Al St. John, Joe Bordeaux. Tentando enganar a esposa (Neilson), Roscoe (Arbuckle) a abandona na praia e foge para o parque em Coney Island. Ele se torna próximo de uma bela garota (Mann), que abandona seu par (Keaton), para ficar com ele. A confusão se estabelece. Típica comédia pastelão em que o ritmo feérico de sua montagem associada as duplas de casais deixa muitos elementos longe de completamente compreensíveis. Talvez o que menos importa nessa comédia, onde a habilidade física muitas vezes suplanta qualquer engenhosidade cômica mais depurada, tais como as que Keaton (aqui surpreendentemente sem a impassível máscara que é sua marca registrada) empreenderá em sua carreira solo. De todo modo rende algumas cenas genuinamente cômicas, associadas sobretudo a confusão sobre o sexo

Filme do Dia: Hitler - Um Filme da Alemanha (1977), Hans-Jürgen Syberberg

Imagem
H itler -- Um Filme da Alemanha ( Hitler – Ein Film das Deutschland , Al. Ocidental/França/Reino Unido, 1977). Direção e Rot. Original: Hans-Jürgen Syberberg. Fotografia: Dietrich Lohmann. Montagem: Jutta Brandtsaedter. Dir. de arte: Hans Gailling. Figurinos: Barbara Gailling. Com: Harry Bauer, Heinz Schubert, Peter Kern, Hellmut Lange, Rainer von Artefals, Martin Sperr, Peter Moland, Johannes Bozalski. Esse monumental ensaio sobre Hitler e sua influência sobre a cultura, inclusive cinematográfica, mundial e, particularmente alemã, mesmo numa versão menor que a original, torna-se um divisor de águas na carreira do realizador, em termos de sua monumentalidade, tornando-se seu filme mais artisticamente reconhecido e o final do tríptico sobre a Alemanha, juntamente com Ludwig, Réquiem para um Rei Virgem (1972) e Karl May (1974). Como desde o primeiro filme da trilogia, Syberberg prima por um estilo bastante iconoclástico com relação ao sistema de representação tradicional do cinem

The Film Handbook#176: William Dieterle

Imagem
William Dieterle Nascimento: 15/07/1893, Ludwigshafen, Alemanha Morte : 09/12/1972, Ottobrunn, Alemanha Ocidental Carreira (como diretor): 1923-1960 Embora não exista consistência temática ou estilística nos filmes de Wilhelm (sic) Dieterle que sugiram algo mais que um eficiente artesão, a ambição, variedade e inteligência de sua melhor obra estimula qualquer reavaliação de sua negligenciada carreira. Enquanto ator do teatro e cinema alemães, Dieterle trabalhou para Max Reinhardt, Murnau ,   Paul Leni e E.A. Dupont antes de dirigir ele próprio seus filmes, frequentemente escolhendo enredos bastante inusitados. Sex in Chains / Geschlecht in Fesseln ofendeu a censura com seu olhar para o amor na prisão. Em 1930 foi convidado pela Warner Brothers para Hollywood: após interpretar Ahab na versão alemã de Moby Dick , dirigiria O Último Vôo / The Last Flight > 1 , um impressionante e frágil drama cômico sobre os nervos e corpos de quatro ex-pilotos aniquilados pela Grande Guerra.

Filme do Dia: A Paixão de Ana (1969), Ingmar Bergman

Imagem
A   Paixão de Ana ( Em Passion , Suécia, 1969). Direção e Rot.Original: Ingmar Bergman. Fotografia: Sven Nykvist. Montagem: Siv Ludgren. Dir. de arte: P.A.Lundgren. figurinos: Mago. Com: Max von Sydow , Liv Ulmann, Bibi Andersson , Erland Josephson, Lars-Owe Carlberg, Erik Hell, Barbro Hiort af Ornäs, Annika Kronberg.             Andreas Winkelmann (Sydow), um homem que vive isolado em um ilha sueca após a recente separação de sua esposa, torna-se amigo de um grupo que inclui o casal Eva (Andersson) e Eli Vergerus (Josephson) e sua futura amante, Anna (Ulmann), Em um certo momento, Elis abandona a ilha por motivos de trabalho e sua esposa, em desespero e solidão, vai até a casa de Andreas e mantém relações com este. Anna se aproxima de Andreas e passam a manter um relacionamento, inclusive morando juntos. Os conflitos com Anna se tornam crescentes. Grande parte das fobias de Anna se deve ao acidente no qual vivenciou a morte do marido e de seu bebê, deixando-a com problemas em

Filme do Dia: A Linha Geral (1929), Sergei Eisenstein

Imagem
A   Linha Geral ( Staroye i Novoye , URSS, 1929). Direção e Rot. Original: Serguei Eisenstein & Grigori Aleksandrov. Fotografia: Eduard Tissé. Dir. de arte: A. Burov, Vasili Kovrigin & Vasili Rakhals. Com: Marfa Lapkina, M. Ivanin, Konstantin Vasilyev, M. Ivanin, Vasili Buzenkov, Nejnikov, Chukamaryev, Ivan Yudin. Marfa (Lapkina) incentiva a pobre comunidade rural a montar uma cooperativa e, não sem algum esforço, consegue fazer com que não gastem o dinheiro do primeiro lucro recolhido, já que almejam comprar um touro reprodutor. O touro é comprado, uma festa é feita para a união dele com uma vaca, que gera os primeiros bezerros da fazenda. O próximo passo será a compra de um trator. Porém, tanto os burocratas do partido quanto os proprietários privados da terra não facilitam que os sucessos conseguidos prossigam. O touro é envenenado e existem empecilhos para a aquisição do trator, já que a garantia desse se encontra atrelada aos resultados da primeira colheita. Mesm

Filme do Dia: A Era do Rádio (1987), Woody Allen

Imagem
A   Era do Rádio ( Radio Days , EUA, 1987). Direção e Rot. Original:   Woody Allen. Fotografia: Carlo Di Palma. Montagem: Susan E. Morse. Dir. de arte: Santo Loquasto & Speed Hopkins. Cenografia: Leslie Bloom, George DeTitta Jr. &  Carol Joffe. Figurinos: Jeffrey Kurland. Com: Mia Farrow, Seth Green, Dianne Wiest, Wallace Shawn, Julie Kavner, Julie Kurnitz, Josh Mostel, David Warrilow, Michael Tucker, Mindy Morgenstern, Danny Aiello, Gina DeAngeles, Tony Roberts, Jeff Daniels , Diane Keaton, Denise Dumont.            Joe (Green) relembra o período que vai de 1941 a 1944, quando o rádio é o principal veículo a mediar as representações do mundo e a atribulada vida suburbana em New Jersey. É através do rádio que sua tia Bea (Wiest), solteirona, entrete-se e sonha com um marido, assim como se compartilha uma sensação ambígua de ficar de dentro e de fora dos eventos sociais importantes na cidade, da mesma forma que faz com que o garoto se entusiasme com as aventuras do Vinga

Filme do Dia: O Homem Irracional (2015), Woody Allen

Imagem
O   Homem Irracional ( Irrational Man , EUA, 2015). Direção e Rot.Original: Woody Allen. Fotografia: Darius Khondji. Montagem: Alisa Lepselter. Dir.de arte: Carl Sprague. Cenografia: Jennifer Engel. Figurinos: Suzy Benzinger. Com: Joaquin Phoenix, Emma Stone, Parker Posey, Jamie Blackley, Betsy Aidem, Ethan Phillips, Sophie von Haselberg, Susan Pourfar, Tom Kemp. Abe (Phoenix) é um professor de filosofia recém-chegado a universidade de uma pacata cidade de Rhode Island, despertando a atenção tanto da sua jovem estudante Jill (Stone) quanto da madura cansada do casamento, Rita (Posey). Jill, mesmo em vias de estabelecer um compromisso mais resoluto com Roy (Blackley), deixa-se levar por sua crescente paixão por Abe, enquanto ele demarca uma amizade. Após uma tentativa frustrada de sexo com Rita e uma assustadora brincadeira de roleta russa diante de um grupo de alunos aterrorizados numa festa, Abe escuta casualmente o relato sórdido de uma mulher que teve sua vida arruinada por