Postagens

Filme do Dia: A Gentlemen's Duel (2006), Sean McNally & Francisco Ruiz Velasco

Imagem
A   Gentlemen’s Duel (EUA, 2006). Direção: Sean McNally & Francisco Ruiz Velasco. Rot. Original: Sean McNally, Francisco Ruiz Velasco, Jeff Fowler, Tim Miller. Música: Rob Cairns. Quando não se tem talento ou criatividade o suficiente para se criar um universo visual ou narrativo próprio ou pelo menos instigante, apela-se para os efeitos, como é o caso dessa desinteressante animação, seja por seu grosseiro uso da tecnologia digital, ou por suas pequenas gags de efeito. Trata-se de um combate entre um cavalheiro inglês e um francês pela mão de uma dama, ambientado em um versão menor de Versalhes, provavelmente no final do século XVIII. Os dois partem para o duelo a partir de autômatos gigantes e haja clichês pretensamente engraçados, da poodle Fifi do francês aos seios mal contidos no espartilho da dama, assim como sua tola solução final. Blur Studio. 7 minutos e 45 segundos.

Filme do Dia: Special Delivery (1978), Eunice Macauley & John Weldon

Imagem
S pecial Delivery (Canadá, 1978). Direção e Rot. Original: Eunice Macauley & John Weldon. Música: Karl Du Plessis. Marido deixa neve acumulada na entrada de sua casa e quando retorna percebe que o carteiro havia morrido ao escorregar na mesma. Desesperado, ele leva-o para dentro de casa e fica pensando nas opções de como se desfazer do corpo. Sua mulher havia saído para trabalhar.   Ao retornar, ela encontra o cadáver desnudo em sua poltrona. Ela não percebe que ele se encontra morto, mas antes que está embriagado e o leva para sua casa, somente lá percebendo que se trata de um cadáver. Curta de animação premiado com o Oscar da categoria, apresentando ao menos duas licenças poéticas em sua narrativa bastante enfática – ela é contada não apenas através das imagens mas de uma voz over que acompanha as mesmas do início ao final. A primeira delas diz respeito ao marido não ter notificado à polícia logo quando viu o cadáver, porém a segunda é de longe menos plausível, já que é

The Film Handbook#170: Miklós Jancsó

Imagem
Miklós Jancsó Nascimento: 27/09/1921, Vác, Hungria Morte: 31/01/2014, Budapeste, Hungria Carreira (como realizador): 1954-2012 Um dos mais distintos estilistas a ganhar aclamação internacional nos anos 60, Miklós Jancsó pode ser visto tanto como um diretor altamente pessoal quanto como um artista cujas raízes residem firmemente na história, geografia e cultura de seu país. Ao reinterpretar o passado da Hungria, ele desenvolveu uma forma de cinema que é correlata, poética e politicamente, à sua concepção de luta de classes revolucionária. A carreira inicial de Jancsó foi ocupada realizando documentários sobre temas etnográficos. Em 1958 realizaria sua estreia em longa-metragem, The Bells Have Gone to Rome / A Harangok Rómába Mentek , mas foi somente com Cantata / Oldás és Kötés  e Meu Caminho / Ígi Jöttem  - fatias de realismo social com personagens convencionais - que desenvolveria seu próprio estilo. Baseado em eventos históricos de meados do século XIX, Os Sem Esperança / Sz

Filme do Dia: Vento do Leste (1970), Grupo Dziga Vertov

Imagem
V ento do Leste ( Le Vent d´Est , França/Itália/Alemanha, 1970). Direção: Grupo Dziga Vertov. Rot. Original: Sergio Bazzini, Daniel Cohn-Bendit & Jean-Luc Godard. Fotografia: Mario Vulpiani. Montagem: Jean-Luc Godard & Jean-Pierre Gorin. Figurinos: Lina Nerli Taviani. Com: Gian Maria Volonté, Anne Wiazemsky, Paolo Pozzesi, Cristiana Túlio-Altan, Allen Midgett, Daniel Cohn-Bendit, Götz George, Federico Boido, Marco Ferreri, Gláuber Rocha . Como o pródigo realizador de uma forma ensaística única de fazer cinema, Godard é o principal articulador do Grupo Dziga Vertov, de vida breve, no qual a proposta era se afastar do conceito burguês de autoria em troca de uma mais coletiva de realização cinematográfica. Godard faz uma radiografia do cinema e uma associação intrínseca com os modelos políticos que o geraram – sintetizado nas polaridades Nixon-Paramount x Brejnev-Mosfilm. Uma terceira via – representada pela breve e célebre aparição de Glauber Rocha numa encruzilhad

Filme do Dia: Juventude, Divino Tesouro (1951), Ingmar Bergman

Imagem
J uventude, Divino Tesouro ( Sommarlek , Suécia , 1951). Direção:   Ingmar Bergman. Rot.Original: Ingmar Bergman & Herbert Grevenius. Fotografia: Gunnar Fischer. Música: Eskil Eckert-Lundin, Erik Nordgren & Bengt Wallerström. Montagem: Oscar Rosender. Com: Maj-Britt Nilsson,  Birger Malmsten,  Alf Kjellin,   Annalisa Ericson, Georg Funkquist , Stig Olin, Mimi Pollak, Henrik's aunt,  Renée Björling, Gunnar Olsson.                     Marie (Nilsson), bailarina que se encontra nos últimos preparativos para a estréia de uma apresentação do Lago dos Cisnes , recebe o diário de Henrik (Malmsten), com quem vivera um intenso e breve romance há muitos anos. Emocionalmente perturbada, ela inicia uma jornada ao passado, relembrando muitos momentos como quando voltando em uma balsa de um ensaio no balé   fora abordada por Henrik, que afirmara ser ela a mulher mais bela que já vira. Como o ensaio é adiado devido a um curto-circuito elétrico, Marie ignora os queixumes banais d

Filme do Dia: Mouchette, A Virgem Possuída (1967), Robert Bresson

Imagem
M ouchette, A Virgem Possuída ( Mouchette , França, 1967). Direção:  Robert Bresson. Rot. Adaptado: Robert Bresson, baseado no romance Nouvelle histoire de Mouchette, de   Georges Bernanos. Fotografia: Ghislain Cloquet. Música: Claudio Monteverdi & Jean Wiener. Montagem: Raymond Lamy. Dir. de arte: Pierre Guffroy. Com: Nadine Nortier, Jean Vimenet,   Maria Cardinal,  Paul Hébert, Jean-Claude Guilbert, Suzanne Huguenin,  Marie Susini.                Mouchette (Nortier), filha de uma família pobre que vive na província, passa seus dias entre a escola, onde não consegue se sociabilizar com as outras meninas nem conseguir a aprovação da professora de canto por ser desafinada, a família, formada por um pai negligente (Hébert) e uma mãe inválida (Cardinal) e o trabalho em uma venda – em que deixa praticamente todo o dinheiro com o pai. Passando uma noite na floresta, ela testemunha o conflito entre o guarda florestal Mathieu (Vimenet) e o caçador Arsene (Guilbert), cuja verdadei

Filme do Dia: O Jantar (1998), Ettore Scola

Imagem
O  Jantar ( La Cena , Itália, 1998). Direção: Ettore Scola. Rot. Original: Ettore Scola, Furio Scarpelli, Silvia Scola & Giacomo Scarpelli, baseado no argumento de Scola. Fotografia: Franco Di Giacomo. Música: Armando Trovajolli. Montagem: Raimondo Crociani. Dir. de arte: Luciano Ricceri. Com: Fanny Ardant, Vittorio Gasman, Giancarlo Giannini, Stefania Sandrelli, Antonio Catania, Stefano Antonucci, Daniella Poggi, Corraldo Olmi.          Uma noite no restaurante comandado por Flora (Ardant) que atrai os mais diversos tipos: um sujeito tímido que faz amizade com um mágico; um velho maestro, Pezullo (Gassman); um professor (Giannini) que descobre que sua aluna e amante pretende remeter uma carta quilométrica contando tudo a sua esposa e exigindo exclusividade; uma mulher que realiza um encontro de seus quatro amantes; uma mãe, Isabella (Sandrelli), que fica arrasada ao saber que a filha pretende tornar-se freira; a sobrinha de Flora que comemora aniversário e seu grupo de ami