Postagens

Cantiga Sua, Sá de Miranda

Comigo me desavim, Sou posto em todo perigo, Não posso viver comigo Nem posso fugir de mim. Com dor da gente fugia Antes que esta assim crescesse, Agora já fugiria De mim, se de mim pudesse. Que meio espero ou que fim  Do vão trabalho que sigo, Pois que trago a mim comigo Tamanho inimigo de mim?

Filme do Dia: Berlim, Sinfonia de uma Metrópole (1927), Walter Ruttman

Imagem
Berlim, Sinfonia de uma Metrópole ( Berlin - Die Sinfonie der Grosstadt , Alemanha, 1927). Direção: Walter Ruttman. Rot. Original: Carl Mayer. Fotografia: Karl Freund. Um dia na maior cidade alemã. O trem que se aproximada e apresenta uma visão privilegiada de sua periferia. O dia que amanhece e a movimentação que, aos poucos, se inicia. Primeiro, solitários jornaleiros. Depois crianças indo à escola, o comércio abrindo suas portas, a movimentação de uma avançada tecnologia industrial. As atividades culturais e esportivas. Embora, provavelmente tenha realizado esse filme com a pretensão de ser uma ode à cidade moderna, o que hoje mais se destaca são os vários planos que descrevem a crescente produção serializada capitalista. Assim, o tom tributário acaba obscurecido pelo tédio coletivo, seja das pessoas que entram e saem dos metrôs ou da produção serial de pães e litros de leite e um certo tom lúdico – como, quando galhofamente, utiliza-se da montagem para realizar associações en
Quem retrata, a si mesmo se retrata. Por isso, o importante não é o modelo mas o pintor, e o retrato só vale o que o pintor valer, nem um átomo a mais. José Saramago, Manual de Pintura e Caligrafia

Meu Caro Diário, 28/02/2005

segundo dia em São Paulo. Sentado em um banco do Conjunto Nacional. Triste ao ter que me despedir de mil pratas de um fundo de investimento tão arduamente erigido – é bem verdade que metade delas depositada há alguns dias. Bolando estratégias para transportar as coisas para a kit mobiliada na Heitor Penteado ao qual o Orlando dera um toque. E pensando a respeito da USP, (...). Pela primeira vez me parece que irei realmente morar só em minha vida. E logo aqui, em São Paulo. Merda é ter que voltar a trabalhar algum dia. Merda é acabar a bolsa e ter que segurar as pontas novamente. Merda é a necessária reinvenção de si mesmo sempre para poder suportar o rojão que é a vida. No avião vim lendo as memórias de Gore Vidal – adoro memórias, fazer o que? – e constatando que foi-se o tempo que eu tinha realmente medo de avião. Hoje quase surtei de desconfiança com o casal de velhos proprietários da kit decadente onde pretendo descansar minhas chuteiras pelos próximos seis meses.

Filme do Dia: Frankenstein (1931), James Whale

Imagem
Frankenstein (EUA, 1931). Direção: James Whale. Rot. Adaptado: Garret Forth, Francis Edward Faragoh & Richard Schayer, a partir do romance homônimo de Mary Shelley. Fotografia: Arthur Edeson. Música: Bernhard Kaun. Montagem: Clarence Kolster. Dir. de arte: Charles D. Hall. Cenografia: Herman Rosse. Com: Colin Clive, Mae Clarke, John Boles, Boris Karloff, Edward Van Sloan, Frederick Kerr, Dwight Frye, Lionel Belmore, Marilyn Harris.             Henry Frankestein (Clive) rouba um cadáver do cemitério e com o apoio de seu ajudante, Fritz (Frye), consegue um cérebro para trazer de volta a vida o cadáver. A criatura (Karloff) ganha vida,  porém o que Frankenstein fica sabendo é que o cérebro usado foi o de um criminoso. O monstro foge do castelo de Frankenstein. Esse celebra suas bodas com Elizabeth (Clarke). Enquanto isso, o monstro que jogara uma garotinha (Harris) no lago próximo de sua casa,  surge inesperadamente diante de Elizabeth no dia de seu casamento, deixando-a em es

“Cinema Needs Good Images”: An Interview with Cinematographer Vilmos Zsigmond

Imagem
Vilmos Zsigmond, ASC was given the “ Pierre Angénieux Excellens in Cinematography”  award at this year’s Cannes Film Festival. It was a fitting tribute to the 83-year-old director of photography, who chronicled the events of the 1956 Hungarian revolution before leaving his country soon afterwards. In 1962 he became a naturalized citizen of the United States, settling in Los Angeles. During the ’70s Zsigmond established himself as one of the world’s great cinematographers, working on Robert Altman’s McCabe & Mrs. Miller  and  The Long Goodbye , John Boorman’s Deliverance , and Steven Spielberg’s  The Sugarland Express  and Close Encounters of the Third Kind , for which he won an Academy Award. He also worked with Michael Cimino on  The Deer Hunter  and  Heaven’s Gate . He had multiple collaborations with Brian De Palma:  Obsession ,  Blow Out ,  Bonfire of the Vanities and most recently  The Black Dahlia . Zsigmond also shot three films with Woody Allen:  Melinda and Melind
Imagem
Andrzej Zulawski, Andrzej Wajda , Agnieszka Holland , Roman Polanski , Ryszard Bugajski, Krzyztof Kieslowski em Cannes, 1990. Foto do arquivo de Wajda.

Filme do Dia: Aeg maha (1984), Priit Pärn

Imagem
Aeg Maha (URSS, 1984). Direção e Rot. Original: Priit Pärn. Fotografia: Janno Pöldma. Música: Olav Ehala. Trata-se, de certa forma, da mesma vinculação entre música e criação dos desenhos clássicos (tais como a série Silly Simphonies , da Disney, dos anos 1930), só que aqui, evidentemente radicalizada por uma livre associação de idéias evocativa da psicodelia. Um gato acorda e vê seu ritmo e sua relação com os horários acabar por deixá-lo completamente atabalhoado. O radicalismo das associações, muitas delas verdadeiramente criativas, acaba sendo cansativo por si só. O tema musical jazzístico, que gira em círculos, sugere improvisação e é elemento fundamental para a animação que abdica em parte do seu radicalismo (pela mesma via que optara O Gabinete do Dr.Caligari ) justificando todo o amontoado de referências desconexas como a situação-limite vivenciada por seu protagonista, ao retornar a situação inicial de tensão vivenciada pelo mesmo. Tallinfilm. 9 minutos e 5 segundos.
Notre histoire continue, pleine de bruit et de fureur, avec un petit port comme dans le romans de Conrad, de grands voiliers comme dans le romans de Stevenson, un ancien bordel comme dans le romans de Faulkner, et deux types qui m'ont cassé la figure comme dans le romans de Chandler. Ferdinand Griffon, personagem de O Demônio das Onze Horas / Pierrot le Fou  apud STAM, Robert. O Espetáculo Interrompido , p. 56.
O filme é, ao mesmo tempo, imagem e representação. Peppino Ortoleva

Filme do Dia: Monika e o Desejo (1953), Ingmar Bergman

Imagem
Monika e o Desejo ( Sommaren med Monika , Suécia, 1952) Direção:  Ingmar Bergman. Rot. Adaptado: Ingmar Bergman&Per Anders Fogelstron, baseado no romance do último. Fotografia: Gunnar Fischer. Música: Erik Nordgren. Montagem: Tage Holmberg e Gosta Lewin. Com: Harriet Andersson, Lars Ekborg, John Herryson, George Skarstedt, Daggmar Ebbesen, Ake Fridell, Naeme Briesse, Gosta Eriksson.         Monika (Andersson) encontra casualmente Henrik (Ekborg), e induz para que ele a chame para o cinema. Passam a se relacionar. Extremamente carente e inseguro, Henrik trabalha no almoxarifado de uma loja de porcelanas. Monika tem fama em seu bairro de ser uma mulher leviana. Sua família é mais pobre que a de Henrik, vivendo em um cortiço e tendo um pai alcoolátra que vez por outra a espanca. Um dia, Henrik a chama para sua casa e, quando Monika começa a acariciá-lo o pai de Henrik chega. O ambiente de trabalho para Henrik torna-se cada vez mais difícil, porque além de chegar várias vezes atra

'Anonymous Soldiers,’ by Bruce Hoffman

Imagem
By  TOM SEGEV On July 22, 1946, seven milk churns containing concealed bombs exploded in the basement of the King David Hotel in Jerusalem. Six floors of British government and military offices collapsed, and 92 people were killed, most of them Arab, British and Jewish civilians. What was at the time the most lethal terrorist attack in history was perpetrated by the Irgun Zvai Leumi (Hebrew for National Military Organization) headed by Menachem Begin, a future prime minister of Israel. The organization’s main aim was to force the British out of Palestine, which they had ruled since 1917. Bruce Hoffman, the director of the Center for Security Studies at Georgetown University and a senior fellow at the United States Military Academy’s Combating Terrorism Center, uses the story of the Irgun as a test case. At a time when terrorism seems to have an increasing and devastating effect on the course of history, Hoffman’s opening question is riveting: “Does terrorism work?” His answer i

The Film Handbook#12: Max Ophüls

Imagem
Max Ophüls dirigindo Vittorio De Sica e Danielle Darrieux numa de suas típicas cenas repletas de adereços em Desejos Proibidos Max Ophüls Nascimento: 06/05/1902/Saarbrucken, Alemanha Morte: 26/03/1957/Hamburgo, Alemanha Ocidental Tendo se concentrado ao longo de sua carreira no tema da efemeridade do amor, Max Oppenheimer, posteriormente Ophüls, foi frequentemente desconsiderado por críticos contemporâneos como um talento frívolo com incomum estilo visual. Mais recentemente, no entanto, sua reputação tem sido objeto de drástica reavaliação, em parte por conta de seu duradouro interesse no destino de mulheres vivendo em uma sociedade opressivamente patriarcal. Tendo feito seu nome como ator-tornado-diretor de teatro, Ophüls foi convidado em 1930 a tentar sua mão no cinema; sua estréia, o curta Rather Cod Liver Oil  ( Dann Schon Lieber Lebertran ), foi co-roteirizado com Emeric Pressburger de um conto do escritor infantil Erich Kästner. O melhor de seus primeiros filmes, U

Filme do Dia: Boneca de Carne (1956), Elia Kazan

Imagem
Boneca de Carne ( Baby Doll , EUA, 1956)  Direção: Elia Kazan. Rot.Original: Tenessee Williams. Fotografia: Boris Kaufman. Música: Kenyon Hopkins. Montagem: Gene Milford. Com: Karl Malden , Carroll Baker, Eli Wallach,  Mildred Dunnock,  Lonny Chapman,  Eades Hogue ,  Noah Williamson.              No Sul dos EUA, Baby Doll (Baker), jovem de 19 anos, vive precariamente com o marido Archie Lee (Malden) e sua tia Rose Comfort (Dunnock) em um antigo casarão em ruínas. A relação entre ambos é a pior possível já que, por um lado Archie prometera sustentá-la convenientemente após a morte de seu pai, o que não consegue, devido aos problemas finançeiros, a falta de ação e problemas com a bebida e, por outro, Baby Doll não abre mão do pacto pré-nupcial, pelo o qual o casamento só seria consumado após completar 20 anos, interessando-se por todos os homens que se aproximam. Cada vez mais ridicularizado na cidade, Archie vinga-se tocando fogo na máquina de descaroçar algodão de um dos empreendo

Filme do Dia: O Mensageiro (1970), Joseph Losey

Imagem
O Mensageiro ( The Go-Between , Reino Unido, 1970). Direção: Joseph Losey. Rot. Adaptado: Harold Pinter, baseado no romance de L.P. Hartley. Fotografia: Gerry Fisher. Música: Michel Legrand. Montagem: Reginald Beck. Dir. de arte: Carmen Dillon. Figurinos: John Furniss. Com: Julie Christie, Alan Bates, Dominic Guard, Margaret Leighton, Michael Redgrave , Michael Gough, Edward Fox, Richard Gibson.           Na Inglaterra eduardiana do início do século XX, Leo Colston (Guard) é um garoto de uma família com problemas financeiros que é enviado para passar as férias de verão com a nobre família Trimingham. Ele logo se afeiçoa da irmã mais velha de seu colega de traquinagens, Marian (Christie). E também do fazendeiro vizinho, com fama de conquistador sexual, Ted Burgess (Bates). Ambos utilizam sua ingenuidade para torná-lo mensageiro de sua correspondência amorosa, que se destina sobretudo a marcar os encontros clandestinos. Desconfiada da situação, a família aceita de bom grado o noiva

Filme do Dia: O Crocodilo (2006), Nanni Moretti

Imagem
O Crocodilo ( Il Caimano , Itália, 2006). Direção: Nanni Moretti. Rot. Original: Francesco Piccolo & Federica Pontremoli, sob argumento deNanni Moretti & Heidrun Schleef. Fotografia: Arnaldo Catinari. Música: Franco Piersanti. Montagem: Esmeralda Calábria. Dir.de arte: Giancarlo Basili. Figurinos: Lina Nerli Taviani. Com: Silvio Orlando, Margherita Buy, Jasmine Trinca, Michele Plácido, Giuliano Montaldo, Antonio Luigi Grimaldi, Nanni Moretti, Jerzy Stuhr. O realizador de produções trash Bruno Bonomo, pretende realizar sua volta ao cinema, dez anos após seu último filme, com uma produção sobre Cristóvão Colombo. Porém, após a desistência do produtor, ele aceita o roteiro da inexperiente Teresa (Trinca), obra crítica ao primeiro-ministro Sílvio Berlusconi. Ao mesmo tempo, seu casamento com Paola (Buy) se encontra em frangalhos, e Bruno passa a morar em outro local. Seus ciúmes da ex-esposa o fazem passar por situações vexatórias. Longe de seus filmes mais inspirados ( Car