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Filme do Dia: Amarga Ironia (1945), John Farrow

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Amarga Ironia ( You Came Along , EUA, 1945). Direção: John Farrow . Rot. Original: Ayn Rand & Robert Smith sob o argumento do ultimo. Fotografia: Daniel L. Fapp. Música: Victor Young. Montagem: Eda Warren. Dir. de arte: Hans Dreier & Hal Pereira. Cenografia: Bertram C. Granger. Figurinos: Edith Head. Com: Robert Cummings, Lizabeth Scott, Don DeFore, Charles Drake, Judith Bishop, Kim Hunter, Robert Sully, Helen Forrest. O trio de heróis de guerra, Major Bob Collins (Cummings), Capitão “Shakespeare” Anders (DeFore) e tenente Janoschek (Drake) é surpreendido ao saber que quem os irá ciceronear em sua turnê pelos Estados Unidos é a bela Ivy Hotchkiss (Scott). Sofisticada e independente, Hotchkiss agenda todos os encontros secretos do trio com inúmeras garotas por todas as cidades que passam. Aos poucos, no entanto, o trio começa a ficar cada vez mais interessado por Ivy. Quem consegue realmente conquista-la, no entanto, é o Maj. Collins que, no entanto, é portador de um

Judy Garland - Have Yourself a Merry Little Christmas

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Filme do Dia: O Estrangeiro (1967), Luchino Visconti

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O Estrangeiro ( Lo Straniero , Itália/França/Argélia, 1967). Direção: Luchino Visconti. Rot. Adaptado: Suso Cecchi D’Amico, Georges Conchon, Emmanuel Roblès & Luchino Visconti, a partir do romance homônimo de Albert Camus. Fotografia: Giuseppe Rotunno. Música: Piero Piccioni. Montagem: Ruggero Mastroianni. Dir. de arte:  Mario Garbuglia. Figurinos: Piero Tosi. Com: Marcello Mastroianni, Anna Karina, Bernard Blier, Georges Wilson, Bruno Cremer, Pierre Bertin, Jacques Herlin, Marc Laurent, Georges Géret.        Quando a França ainda domina a Argélia Arthur Mersault (Maistroianni) é preso e condenado pelo assassinato de um argelino, pesando contra si sobretudo o fato de não ter lamentado o suficiente a morte da mãe e, no dia seguinte, ter encontrado uma garota, Marie (Karina), com quem passara a se relacionar desde então, sem casar. Assim como, ter internado a mãe em um asilo, por acreditar que já não possuíam mais nada em comum. Participa de um julgamento, onde contrariam

Filme do Dia: A Cadela (1931), Jean Renoir

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A Cadela ( La Chienne , França, 1931). Direção: Jean Renoir. Rot.Adaptado: Jean Renoir & André Girard, baseado no romance de Georges de La Fouchardière. Fotografia: Theodor Sparkuhl. Montagem: Marguerite Renoir. Dir. de arte: Gabriel Scognamillo. Com: Michel Simon, Janie Marese, Georges Flamant, Gaillard, Romain Bouquet, Pierre Desty, Mancini, Mlle. Doryans, Magdeleine Bérubet. Maurice Legrand (Simon) é um pintor frustrado que trabalha em um escritório e possui uma esposa, Adéle (Bérubet), que apenas acentua suas fraquezas. Uma noite flagra uma jovem prostituta, Lucienne Pelletier (Marese) apanhando de seu cafetão, Déde (Flamant). Indignado, aproxima-se da jovem que, juntamente com Déde, passam a viver da venda dos quadros de Legrand, inventando um pseudônimo feminino para uma suposta artista americana que os criaria. Depois de reecontrar Alexis Godard (Gaillard), primeiro marido de sua esposa, tido como morto na I Guerra, Legrand bola uma estratégia que culmina com o seu

Filme do Dia: O Retrato de Jennie (1948), William Dieterle

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O Retrato de Jennie ( Portrait of Jennie ,EUA, 1948). Direção: William Dieterle. Rot. Adaptado: Paul Osborne, Peter Berneis & Leonard Bercovici, a partir do romance de Robert Nathan. Fotografia: Joseph H. August. Música: Dimitri Tiomkin. Montagem: William Gordon. Dir. de arte: J. McMillan Johnson. Cenografia: Claude E. Carpenter. Figurinos: Lucinda Ballard. Com: Joseph Cotten, Jennifer Jones, Ethel Barrymore, Lilian Gish, Cecil Kellaway, David Wayne, Albert Sharp, Henry Hull. Nova York, 1934. Eben Adams (Cotton) é um artista idealista no inverno nova-iorquino sem dinheiro sequer para quitar seu aluguel. A situação muda de figura quando conhece a jovem Jeennie (Jones), que desenha o retrato e apresenta a Srta. Spinney (Barrymore), comerciante de arte, que percebe nos traços do desenhista algo ausente no que apresentara anterioremente a ela, demasiado destituído de vida e clichê. Ele volta a encontrar Jennie em várias ocasiões. Aos poucos Adams fica sabendo que Jennie é uma

National Gallery of Art#53: Beira-Mar com Pescadores, c. 1781/2

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As paisagens de Gainsborough são  considerações altamente pessoais que evoluíram de ideias e imagens que desenvolvia em seu estúdio, fosse diretamente em telas ou em modelos em escala. Nessa obra ele foca no esforço físico dos pescadores enquanto confrontam ventos fortes e arrebentação. Mesmo o penhasco maciço do outro lado da enseada, seu picadeiro em diagonal postado contra o vento, parecem ecoar os esforços dos homens lutando para lançar seu barco ao mar. Gainsborough possuía obras de pintores marinhos holandeses, e a influência deles é evidente aqui. Sua própria técnica de pintura livre e sugestiva, no entanto, dá a cena uma dimensão única de frescor e espontaneidade. Ele aplicava sua pintura em camadas finas e translúcidas que são acentuados por hábeis toques de impasto, particularmente na roupa dos pescadores e na espuma branca das ondas. Uma contida paleta de marrons e cremes sugere a costa e as pedras; verde-acinzentados, verde-azuis e brancos acentuados descrevem a ex

Filme do Dia: O Médico e o Monstro (1941), Victor Fleming

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O Médico e o Monstro (Dr. Jekyll and Mr. Hyde, EUA, 1941). Direção: Victor Fleming. Rot. Adaptado: John Lee Mahin baseado no romance de Robert Louis Stevenson. Fotografia: Joseph Ruttenberg. Música: Franz Waxman. Montagem: Harold F. Kress. Dir. de arte: Cedric Gibbons. Cenografia: Edwin B. Willis. Figurinos: Adrian & Gil Steele. Com: Spencer Tracy, Ingrid Bergman, Lana Turner, Donald Crisp, Ian Hunter, Barton MacLane, C. Aubrey Smith, Peter Godfrey, Sara Algood, Frances Robinson, Dennis Green. O respeitado Dr. Jekyll (Tracy), noivo da bela Beatrix Emery (Turner), consegue pôr em prática suas experiências sobre a divisão da personalidade humana entre o bem e o mal em regiões do cérebro. Após testar suas experiências com animais e com um doente mental que morre, Jekyll consegue transformar sua própria personalidade, autodenominando-se Sr. Hyde. É na pele de Hyde que ele passa a infernizar a vida da prostituta Ivy Peterson (Bergman), a quem descarrega toda sua animalidade aus

Filme do Dia: The Stubborn Cowboy (1967), Chuck Harriton

The Stubborn Cowboy (EUA, 1967). Direção: Chuck Harriton. Rot. Original: Shamus Culhane. Criança faz uma narração de um filme de faroeste para sua classe na escola, incorporando dados dos comerciais. Culhane, talentoso realizador do cinema clássico, parece se dar melhor nessa nova fase da produção da animação norte-americana, bem diferente em termos de estilo e tema, como roteirista do que propriamente como diretor. Nesse sentido, esse curta é bem mais interessante que The Trip , dirigido no mesmo ano por Culhane. Aqui, desde a brincadeira inicial com os créditos, passando pela interpretação original das imagens, e para ironias com os cigarros Marlboro, assim como pela própria incorporação de clichês próprios do faroeste, transforma-o numa experiência de longe mais criativa. Particularmente na questão da interpretação da imagem, a perspectiva infantil, incorporada na voz, que é a única a ser ouvida no curta, torna-se particularmente atraente para a utilização da ironia, recurso que

Fagner - Jura Secreta - Eu Canto - 1978

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Filme do Dia: Jirokichi, the Rat (1931), Daisuke Ito

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Jirokichi, the Rat ( Oatsuarae Jirokichi Goshi , Japão, 1931). Direção: Daisuke Ito. Rot. Adaptado: Daisuke Ito, baseado no romance de Eiji Yoshikawa. Fotografia: Hiromitsu Karasawa. Com: Denjirô Okoshi, Naoe Fushimi, Nobuko Fushimi, Reisaburô Yamamoto, Minoru Takase. Anos 1830. Jirokichi (Okoshi) é um ladrão que somente rouba de ricos e por vezes se solidariza com as dificuldades das pessoas que encontra. É o caso da gueixa Osen, que ele salva de ser roubada, enquanto descobre que seu irmão, Nikichi, pretende se aproveitar do dinheiro do pai de outra moça, a bela Okino. Jirokichi, no entanto, consegue salvar Okino das mãos de Nikichi, matando o inescrupuloso que transformara sua irmã em gueixa. Trata-se, aparentemente, do único filme mudo de Ito mais ou menos completo. Esta deliciosa aventura possui como ponto ao mesmo tempo positivo e negativo seu dinâmico estilo, de montagem rápida, e com um tempero melodramático nitidamente copiado dos filmes do tipo hollywoodianos, mas devi

The FilmHandbook#54: Os Irmãos Coen

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Os Irmãos Coen Joel Nascimento: 29/11/1954, Minneapolis, EUA Ethan Nascimento : 21/09/1957, Minneapolis, EUA Carreira (como diretores): 1984- Apesar de serem "fedelhos do cinema" (Joel estudou cinema na New York University), Joel e Ethan Coen se diferenciam de seus pares em seu aparente desejo de trabalhar com orçamentos relativamente modestos nas margens do establishment hollywoodiano. Como seus predecessores, no entanto - particularmente o jovem Spielberg  - são inspirados menos por produções de prestígio hollywoodianas que pelos filmes B e animações. Até o momento, os irmão tem trabalhado como equipe: Joel dirige, Ethan produz, ambos escrevem. Sua estreia certeira, Gosto de Sangue / Blood Simple > 1 , foi um estilizado filme noir . Sua premissa básica (um proprietário de bar no Texas é traído pelo detetive que havia contratado para assassinar sua esposa infiel e seu amante) é transformada por um roteiro criativamente tortuoso numa sutil, quase farsesca, análise

Filme do Dia: A Melodia (1992), Bill Plympton

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A Melodia ( The Tune , EUA, 1992). Direção: Bill Plympton. Rot. Original: Bill Plympton, Maureen McElheron & P.C. Vey. Fotografia: John Donnelly.  Música: Maureen McElhorn. Montagem: Merril Stern. Animação de longa-metragem de um realizador que talvez seja mais conhecido por seus curtas. E talvez merecidamente. Como outros longas animados que lhe antecederam, notadamente Yellow Submarine , no filme de Plympton o leve traço de enredo – um músico pretende levar sua última coleção de músicas para um importante produtor musical e o tempo está se esgotando – é apenas um pretexto para a apresentação da animação e dos números musicais. Como a animação de Plympton porsi só nada tem de extraordinária, ao contrário do filme dos Beatles que ao menos contemplava a psicodelia da época, sobra apenas a trilha de canções, algumas mais interessantes que outras mas longe de chamarem a atenção e – o que talvez seja a melhor qualidade do filme – o seu senso de onirismo sem apelar para cacoetes s

Filme do Dia: Minha Noite com Ela (1969), Eric Rohmer

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Minha Noite com Ela ( Ma Nuit chez Maud , França, 1969). Direção e Rot. Original: Eric Rohmer. Fotografia: Néstor Almendros. Montagem: Cécile Decugis. Dir. de arte: Nicole Rachline. Com: Jean-Louis Trintignant, Françoise Fabian, Marie-Christine Barrault, Antoine Vitez, Léonide Kogan, Guy Léger, Anne Dubot, Marie Becker. Jean-Louis (Trintignant) é um católico que se muda para a província e se encontra tocado por uma jovem que percebe na igreja, Françoise (Barrault), com quem acredita que deve se casar. Certo dia, ele reencontra um amigo que não via há 14 anos, Vidal (Vitez), que lhe apresenta Maud (Fabian), uma charmosa mulher divorciada. Dividido entre a razão, que o faz acreditar na fidelidade do amor e na crença de que Françoise, até por ser católica, é a mulher com quem deve casar e o desejo por Maud, ele inicialmente não toma uma decisão. Porém, ao reencontrar ocasionalmente Françoise ele marca um encontro com ela, que apesar de gostar muito dele, ressente-se ainda pelo amor
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Filme do Dia: Alexandre Nevski (1938), Serguei Eisenstein & Dimitri Vasilyev

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Alexandre Nevski ( Aleksandr Nevskyi , URSS, 1938). Direção: Serguei Eisenstein & Dimitri Vasilyev. Rot. Original: Serguei Eisenstein & Pyotr Pavlenko. Fotografia: Eduard Tisse. Música: Sergei Prokofiev. Montagem: Serguei Eisenstein & Esfir Tobak. Dir. de arte: Iosif Shpinel, Serguei Eisenstein & Nikolai Solovyov. Figurinos: Serguei Eisenstein. Com: Nikolai Cherkasov, Nikolai Okhlopkov, Andrei Abrikosov, Dimitri Orlov, Vasili Novikov, Nikolai Arski, Varvara. No século XIII, Alexandre Nevski (Cherkasov), retirado em um bucólica vila de pescadores junto a um lago é chamado a defender o povo russo da ameaça teutônica de bispos cristãos e seus exércitos. Nevski e todos os homens da aldeia partem. Dois deles se enamoram de uma jovem. A batalha sangrenta deixa vários mortos e feridos de ambos os lados, mas Nevski e os russos se sagram vitoriosos, trazendo algumas das lideranças alemãs capturadas. Ainda que a extrema sensibilidade nas composições visuais característica

Filme do Dia: Cinderella (1914), James Kirkwood

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Cinderella (EUA, 1914). Direção: James Kirkwood. Rot. Adaptado: Baseado no conto de Charles Perrault, Cendrillon . Com: Mary Pickford, Owen Moore, Isabel Vernoon, Georgia Wilson, Lucille Carney, W.N. Cone, Inez Marcel. Cinderella (Pickford) é uma criada desprezada que vive na casa de mulheres solteironas (Wilson e Carney) e sua velha mãe (Vernon). O rei (Cone) decide organizar um baile para escolher uma esposa para seu filho (Moore). Devido a boa ação prestada por Cinderella, a Fada Madrinha (Marcel) a transforma numa linda jovem, assim como ratos e abóbora em um coche encantado com cavalos e cocheiros. A fada a avisa de que deve retornar antes da meia-noite, pois o encanto desaparecerá.  Nenhuma mulher da cidade desperta a atenção do Príncipe até a chegada de Cinderella. Apaixonado à primeira vista, o Príncipe não entende porque Cinderella o abandona correndo. Como ela deixa para trás seu sapato de cristal, o Príncipe quer que todas as moças do povoado testem o sapato. Após sabe

Fime do Dia: O Pesadelo do Escultor (1908), Wallace McCutcheon

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O Pesadelo do Escultor ( The Sculptor’s Nightmare ,   EUA, 1908). Direção: Wallace McCutcheon. Fotografia: G.W. Bitzer. Com: Florence Auer, D.W. Griffith, Edward Dillon. Grupo decide qual será o busto que irá substituir o do presidente Roosevelt. Todos pensam no de si próprios e como não chegam a um acordo vão até o estúdio do escultor provocando grande arruaça e destruindo por completo o mesmo. Embriagado, o escultor provoca confusão em um restaurante, sendo preso. Na prisão, sonha com os bustos. É bastante curioso como, de certa forma, McCutcheon havia algo pavimentado o caminho para o filme narrativo dramático de Griffith (aqui surgindo como ator) com algumas das produções que dirigira desde 4 anos atrás. Aqui, justamente no período em que o filme narrativo começa a dar seus passos mais sólidos, parece reverter para um caminho inverso, mais próximo do cinema de atrações, como é o caso tanto da primeira cena, onde uma discussão interminável tem lugar na mesa ou da segunda, qu

Filme do Dia: Em Busca de um Sonho (1962), Mervin LeRoy

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Em Busca de um Sonho ( Gypsy , EUA, 1962). Direção: Mervin LeRoy. Rot. Adaptado: Leonard Spigelglass, a partir do musical de Arthur Laurents e do livro de memórias de Gypsy Rose Lee. Fotografia: Harry Stradling Sr. Música: Jule Styne. Montagem: Philip W. Anderson. Dir. de arte: John Beckman. Cenografia: Ralph S. Hurst. Figurinos: Orry-Kelly & Howard Shoup. Com: Rosalind Russell, Natalie Wood, Karl Malden , Paul Wallace, Betty Bruce, Parley Baer, Morgan Brittany, Ann Jillian, Harry Shannon. Rose Hovick (Russell) é uma veterana do vaudeville, que após um grande sucesso com suas filhas e um grupo de rapazes próximos, finda por ver a crescente decadência da carreira, assim como a desagregação do grupo. Seu empresário e companheiro Herbie Sommers (Malden), é um dos poucos que a acompanha nessa acidentada trajetória, assim como sua filha Louise (Wood). Rose foca toda sua atenção em Louise, considerada a filha menos talentosa da trupe – a outra havia seguido carreira por si só. Quan

Filme do Dia: Gladiador (2000), Ridley Scott

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Gladiador (Gladiator, EUA/Reino Unido, 2000). Direção: Ridley Scott. Rot. Original: David H. Franzoni,  John Logan &  William Nicholson. Música: Hans Zimmer. Montagem: Pietro Scalia. Dir. de arte: Arthur Max, David Allday, Benjamín Fernández,  John King,  Keith Pain & Peter Russell. Cenografia: Jille Azis, Elli Griff, Sonja Klaus &   Crispian Sallis. Figurinos: Janty Yates. Com: Russell Crowe, Joaquin Phoenix, Connie Nielsen, Oliver Reed, Derek Jacobi, Richard Harris, John Shrapnel, David Schofield, David Hemmings.       No final da vida, o enfermo imperador Marcus Aurelius (Harris), comanda sua última operação de guerra, tendo confiança que seu cargo será transmitido ao seu homem de confiança, o General Maximus (Crowe)  e não para o filho sem caráter, Commodus (Phoenix). Maximus também despertou a paixão da filha de Aurelius, Lucilla (Nielsen). Porém Commodus assassina o pai e Maximus é condenado à morte, conseguindo assassinar seus algozes e fugir. Posteriormente

The Film Handbook#53: William Friedkin

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William Friedkin Nascimento : 29/08/1939, Chicago, Illinois, EUA Carreira (como diretor): 1967- Em muitos dos filmes de William Friedkin há um elemento de sensacionalismo que sugere não somente o faro comercial de um oportunista mas também a ausência de visão artística. Comparados com outros "maníacos por tecnologia" que se tornaram proeminentes no cinema americano dos anos 70, ele aparenta ser singularmente destituído de personalidade. Um diretor de televisão ainda antes de completar seus 20 anos, Friedkin realizou sua estreia no cinema com Good Times , veículo musical para a dupla de cantores Sonny e Cher. Seguiu-se Quando o Strip-Tease Começou / The Night They Raided Minsky's , enfadonho drama de época ambientado no mundo do vaudeville dos anos 20 e duas adaptações redundantes e exageradamente teatrais de obras do teatro - Feliz Aniversário / The Birthday Party , de Harold Pinter e Os Rapazes da Banda / The Boys in the Band , de Mart Crowley (outro encontro par

Filme do Dia: Em Busca do Ouro (1925), Charles Chaplin

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Em Busca do Ouro ( The Gold Rush , EUA, 1925). Direção e Rot. Original: Charles Chaplin . Fotografia: Roland Totheroh. Montagem: Charles Chaplin. Dir. de arte: Charles D. Hall.Com: Charles Chaplin, Mack Swain, Tom Murray, Henry Bergman, Malcolm Waite, Georgia Hale. No Klondike da época da Corrida do Ouro, um Vagabundo (Chaplin) para lá parte e se envolve com trapaceiros ou gananciosos, passando por grandes dificuldades, inclusive fome extrema e apaixonando-se por uma garota bastante disputada, Georgia (Hale). Ele encontra ouro e reencontra casualmente Georgia, quando faz uma reconstituição de sua própria aventura para a imprensa. Esse clássico da comédia de todos os tempos, com alguns momentos antológicos, como a da dança dos pãezinhos e a dos apuros do herói e seu companheiro numa cabana que foi levada pela tempestade para a beira de um precipício, assim como a dança com Georgia no saloon, que é acompanhada por um cachorro, ou ainda o momento em que Big Jim visualiza o Va

Filme do Dia: O Marquês (1914), George Nichols & Mack Sennett

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O Marquês (Cruel, Cruel Love , EUA, 1914). Direção: George Nichols & Mack Sennett. Rot. Original: Craig Hutchinson. Fotografia: Frank D. Williams. Com: Charles Chaplin , Minta Durfee, Edgar Kennedy, Eva Nelson, Glen Cavender, Billy Gilbert, William Hauber. Um aristocrata excêntrico (Chaplin) e sensível se envenena quando sua noiva (Durfee) decide romper o noivado ao vê-lo fazendo afagos em sua criada (Nelson). O que ela não sabe é que ele tropeçou por acidente nela. O aristocrata, ao descobrir que sua noiva voltara atrás da decisão, desespera-se pois acredita já ser tarde demais. Exemplo de um dos primeiros filmes de Chaplin como ator, no mesmo ano que passou a atuar para o cinema, fazendo parte da trupe de Sennett. O resultado final é marcado por cacoetes provenientes da pantomima e do music-hall , sobretudo no que diz respeito as ações físicas envolvendo quedas e tropeções e mesmo na sua estruturação eminentemente teatral, centrada sobretudo nas entradas e saídas a partir

Filme do Dia: Juventude Desenfreada (1960), Nagisa Oshima

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Juventude Desenfreada ( Seishun Zankoku Monogotari , Japão, 1960). Direção e Rot. Original: Nagisa Oshima. fotografia: Tasashi Kawamata. Música: Riichiro Manabe. Montagem: Keiichi Uraoka. Dir. de arte: Koji Uno. Com: Yusuke Kawasu, Miyuke Kuwano, Yoshiko Kuga, Fumio Watanabe, Aki Morishima, Kan Nihonyanagi, Yuki Tominaga, Asao Sano.            Kiyoshi (Kawasu) é uma jovem virgem que quase é violentada por um caronista até ser salva por um homem que encontrava-se próximo, Makoto (Kuwano). O jovem universitário a convidará para sair e após tortura-la por algum tempo fará amor com ela. Apaixonada por Makoto, Kiyoshi quer tê-lo como namorado, embora esse a tente dissuadir se auto-afirmando como mau-caráter e amante de uma mulher mais velha. Kiyoshi não desiste e acaba aceitando ser isca para que Makoto assalte homens que se encontram sexualmente interessados nela, além de passar a morar com o namorado. Kiyoshi descobre-se grávida e Makoto lhe ordena que faça um aborto. O casal é p
Escrevo, triste, no meu quarto quieto, sozinho como sempre tenho sido, sozinho como sempre serei. E penso se a minha voz, aparentemente tão pouca coisa, não encarna a substância de milhares de vozes, a fome de dizerem-se de milhares de vidas, a paciência de milhões de almas submissas como a minha ao destino quotidiano, ao sonho inútil, à esperança sem vestígios. Nestes momentos meu coração pulsa mais alto por minha consciência dele. Vivo mais porque vivo maior. (Fernando Pessoa, O Livro do Desassossego )

Filme do Dia: La Première Nuit (1958), Georges Franju

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La Première Nuit (França, 1958). Direção: Georges Franju. Rot. Original: Georges Franju, Marianne Oswald & Rémo Forlani, a partir da ideia de Oswald. Fotografia: Eugen Schüfftan. Música: Georges Delerue . Montagem: Jasmine Chasney & Henri Colpi. Com: Pierre Devis, Lisbeth Persson.       Garoto consegue escapar do carro com motorista que o leva e traz da escola e se aventurar pelos subterrâneos de Paris através do metrô, sendo constantemente perseguido pela visão de uma garota de sua idade.     A melancolia sobriamente não sentimental com que é descrito o imaginário infantil, em contraposição, por exemplo, a filmes que também lidam com o mesmo e com uma mais aberta fantasia tais como  O Balão Vermelho (1956), é o que mais chama a atenção desse também curta francês de Franju .  Sem diálogos, sua trilha musical é em grande parte responsável pela criação atmosférica, assim como a escolha de composições que realçam seu tom soturno e o processo de isolamento do garoto diante d

Filme do Dia: Não Quero Apenas Que Vocês Me Amem (1993), Hans Günther-Pflaum

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Não Quero Apenas Que Vocês Me Amem ( Ich Will Nicht Nur, Dass Ihr Mich Liebt , Alemanha, 1993). Direção e Rot. Original: Hans Günther-Pflaum. Fotografia: Manfred Buckle & Werner Kurz. Montagem: Ingrid Wolff. Documentário que à parte algumas soluções infelizes – como o pavoroso final  carpideiro sob a lápide do cineasta e ao som de música lírica – procura investigar algo do gigantesco legado de Rainer Werner Fassbinder ao longa de sua relativamente curta carreira – 1969 a 1982. É dividido em tópicos, que geralmente remetem a alguma frase dos entrevistados. Entre esses se encontram o cineasta Volker Schlöndorff , os atores Hanna Schygulla, Kurt Raab, Ingrid Caven (que chegou a ser casada com Fassbinder ), Harry Baer (que escreveu uma biografia sobre o cineasta) e Andréa Ferréol, os fotógrafos Michael Ballhaus, Diether Lohmann e Xaver Schwarzenberger e a montadora Juliane Lorenz. Entre os depoimentos mais marcantes estão o de sua mãe, a atriz bissexta Lilo Pempeit, que conta

Filme do Dia: Se Não Nós, Quem? (2011), Andres Veiel

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Se Não Nós, Quem? ( Wer Wenn Nicht Wir , Alemanha, 2011). Direção: Andres Veiel. Rot. Original: Andres Veiel, a partir do argumento de Gerd Koenen. Fotografia: Judith Kaufmann. Música: Annette Focks. Montagem: Hansjörg Weissbrich. Dir. de arte: Christian M. Goldbeck & Daniel Chour. Cenografia: David Hoffman. Figurinos: Bettina Marx. Com: August Diehl, Lena Lauzemis, Alexander Fehling, Thomas Thieme, Imogen Kogge, Michael Wittenborn, Sussane Lothar, Maria-Victoria Dragus, Vicky Krieps, Jonas Hämmerle. Bernward Vesper (Hämmerle) é um garoto criado desde pequeno sob a firme mão de seu pai, partidário do Nazismo, e escritor destacado então, Willi (Thieme). Quando jovem adulto (Diehl) se apaixona pela colega de universidade Gudrun Esslin (Lauzemis) e promete ao pai voltar a publicar sua obra, proibida desde a redemocratização. Bernward junta-se a Gudrun para fundar uma editora de pequeno porte. Sua união é desaprovada pela família de Gudrun, que, ainda assim, e mesmo com as consta