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Filme do Dia: Jackie Curtis, Superstar (2004), Craig Highberger

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  J ackie Curtis, Superstar ( Superstar in a Housedress , EUA, 2004). Direção, Rot. Original, Fotografia, Montagem: Craig Highberger. Música: Paul Serrato. Esse documentário que acompanha a trajetória de Jackie Curtis (1947-85), um dos superstars de Andy Warhol é mais interessante enquanto testemunho de uma época do que propriamente algo de maior reflexividade sobre a obra de Curtis, que além de ator, também foi dramaturgo, poeta e modelo fotográfico. Bastante didático enquanto cinema documental segue em trilha linear desde o surgimento do tímido garoto que passou a fazer parte do grupo teatral La Mama E.T.C., da vanguarda nova-iorquina até sua morte por overdose. No ínterim, suas aparições no cinema em Women in Revolt e Flesh , produções de Andy Warhol dirigidas por Paul Morrisey, que incluíam a participação de outras duas superstars que compunham o trio com Jackie, Candy Darling e Holly Woodlawn, além do “galã” Joe Dallessandro, sua audição vestido como mulher para uma peça de

O Dicionário Biográfico de Cinema#70: James Whale

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  James Whale (1896-1957), n. Dudley, Inglaterra 1 930: Journey's End . 1931: Waterloo Bridge [ A Ponte de Waterloo ]; Frankenstein . 1932: The Impatient Maiden  [ A Donzela Impaciente ]; The Old Dark House [ A Casa Sinistra ]. 1933: The Kiss Before the Mirror [ O Beijo Diante do Espelho ]; The Invisible Man  [ O Homem Invisível ]; By Candlelight  [ Quando a Luz Se Apaga ]. 1934: One More River [ Estigma Libertador ]; 1935: The Bride of Frankenstein  [ A Noiva de Frankenstein ]; Remember Last Night? [ A Caravana da Morte ]. 1936: Show Boat  [ Magnólia: O Barco das Ilusões ]. 1937: The Road Back ; The Great Garrick [ O Grande Garrick ]. 1938: Sinners in Paradise  [ Pecadores no Paraíso ]; Wives Under Suspicion [ Esposas Sob Suspeita ]; The Port of Seven Seas  [ O Porto dos Sete Mares ]. 1939: The Man in Iron Mask [ O Homem da Máscara de Ferro ]. 1940: Green Hell [ Inferno Verde ]. 1941: They Dare Not Love  [ Proibidos de Amar ]. 1949: Hello Out There (nunca lançado). Whale é uma fi

Filme do Dia: Mousquetaire au Restaurant (1920), ?

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  Mousquetaire au Restaurant (França, 1920). Com: Mme. Jesuce, Mme. Enculée, Mr. Biteraide. Fotografia: La Pine. Esse filme silencioso pornográfico com rara apresentação de créditos para o elenco e fotografia, mesmo que jocosos, apresenta um mosqueteiro que vai se banquetear em um restaurante, porém com sexo. Como em praticamente toda a produção pornográfica do período cenas de sexo envolvem tanto relações heteresexuais quanto lesbianismo, aqui simultaneamente. Compartilha igualmente com a produção do período da apresentação de cenas curtas apresentando posições diversas que são ilustradas por entretítulos “artísticos” que fazem as vezes do menu de um restaurante, com desenhos eróticos e de apelo cômico – a segunda garota é literalmente trazida como um prato. É evidente nesse filme a tentativa de maximizar em cima das fantasias de momentos históricos passados – no caso aqui, de linhagem romanesca, os romances de mosqueteiros – que espelham, de certo modo, a mesma curiosidade que certam

Dicionário Histórico de Cinema Sul-Americano#31: Filmes de Tango

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  Filmes de Tango . Ironicamente, dada que a essência do tango é o som da forma musical, o gênero do "filme de tango" teve seu pique na Argentina  durante a era do filme silencioso. Apesar de alguns acreditarem que surgiu como dança - entre soldados sem mulheres  na guerra contra o  Paraguai  - claramente se desenvolveu nos bares e bordéis de Buenos Aires no final do século XIX. Uma música muito urbana, formada do caldeirão cultural dos imigrantes europeus, criollos , o povo indígena, e descendentes de escravos africanos, a música combinava elementos do flamenco  andaluz, a contra-dança hispânica, milónga  argentina - a música rural gaúcha - a percurssão africana e cubana e a música do sul da Itália, e até as polcas e mazurkas européias. Como o rock & roll nos Estados Unidos dos anos 50, o tango foi enfaticamente uma música da classe trabalhadora, temida e desprezada pelas elites da sociedade argentina. Os grupos de tango originais eram trios - violino, violão e flauta -

Filme do Dia: Kuxa Kanema - Episódio? (1979), João Costa & Fernando Silva

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  K uxa Kanema – Episódio ? (Moçambique, 1979). Direção: João Costa & Fernando Silva.  Texto: Luis Patraquim. Fotografia: João Costa & Edgar Moura. Montagem: Ismael Vuvo & Josué Chabela. A visita do líder da MPLA (Movimento Popular de Libertação da Angola), Agostinho Neto, espécie de equivalente de Samora Machel e sua FRELIMO [Frente de Libertação de Moçambique] em outro país de colonização portuguesa, e que guerreou por sua independência e conseguiu sua autonomia política em períodos próximos, toma mais da metade da metragem desse cinejornal. Primeiro, observa-se um longo trecho do discurso de Neto que demonstra ainda desconhecimento de como funciona o país. Sua fala ocorre poucas horas após sua chegada, como ele ressalta. Seu tom de voz e postura são em tudo e por tudo mais comedidos que de seu colega Machel, e ambos vestem paletós e deixam de lado os trajes militares – que Machel já passa a envergar quando falam a uma extensa multidão ao ar livre. Até mesmo quando rece

Filme do Dia: Nossa Irmã Mais Nova (2015), Hirokazu Kore-eda

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  N ossa Irmã Mais Nova ( Unimachi Diary , Japão, 2015). Direção: Hirokazu Kore-eda. Rot. Adaptado: Hirokazu Kore-eda, a partir do mangá de Akimi Yoshida. Fotografia: Mikiya Takimoto. Música: Yôko Kanno. Montagem: Hirokazu Kore-eda. Dir. de arte: Keiko Mitsumatsu & Mami Kagamoto. Cenografia: Ayako Matsuo. Figurinos: Sachiko Itô. Com: Haruka Ayase, Masami Nagasawa, Kaho, Suzu Irose, Ryo Kase, Ryôhei Suzuki, Takafumi Ikeda, Kentarô Sakaguchi. Três irmãs convidam uma meia-irmã mais jovem, Suzu (Irose) para morar com elas em uma velha residência que pertence a mãe das três, após a morte do pai em comum das quatro. Kore-eda, distante do rigor de suas melhores obras, ao mesmo tempo que demonstra sensibilidade ao abraçar o universo feminino, transforma-o em palco para lugares-comuns estilísticos algo desconfortáveis, que atingem o seu ápice na patética cena de passeio de bicicleta de Suzu e seu aspirante a namorado, com direito a exacerbada trilha sonora e closes em êxtase da garota,

Filme do Dia: Amor e Raiva (1969), Carlo Lizzani, Bernardo Bertolucci, Pier Paolo Pasolini, Jean-Luc Godard, Marco Bellocchio & Elda Tattoli

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    A mor e Raiva ( Amore e Rabbia , Itália/França, 1969). Direção: Carlo Lizzani ( L´indifferenza ). Bernardo Bertolucci ( Agonia ), Pier Paolo Pasolini ( La Sequenza del Fiori di Carta ), Jean-Luc Godard ( L´Amore ), Marco Bellocchio & Elda Tattoli ( Discutiamo, Discutiamo ). Rot. Adaptado: Carlo Lizzani, Bernardo Bertolucci, Pier Paolo Pasolini, baseado nos contos de Puccio Pucci & Piero Badalassi. Rot. Original: Jean-Luc Godard,  Marco Bellocchio, a partir de seus próprios argumentos. Fotografia: Alain Levant ( L´Amore ), Sandro Mancori ( L´Indifferenza ), Aiace Parolin ( Discutiamo, Discutiamo ), Ugo Piccone ( Agonia ), Giuseppe Ruzzolini ( La Sequenza del Fiori di Carta ). Música: Giovanni Fusco. Montagem: Nino Baragli ( La Sequenza del Fiori di Carta ), Franco Franticelli ( L´indifferenza ), Agnés Guillemot ( L´Amore ), Roberto Perpignani ( Agonia , Discutiamo, Discutiamo ). Dir. de arte: Mimmo Scavia. Com: Tom Baker ( L´indifferenza ), Julian Beck, Judith Malina, Adr