Postagens

Filme do Dia: Sob o Sol de Satã (1987), Maurice Pialat

Imagem
S ob o Sol de Satã ( Sous lê Soleil de Satan , França, 1987). Direção: Maurice Pialat . Rot. Adaptado: Sylvie Danton & Maurice Pialat, baseado no romance de George Bernanos. Fotografia: Willy Kurant. Música: Henri Duttileux. Montagem: Yann Dedet. Dir. de arte e Cenografia: Kátia Vischkof. Figurinos: Gil Noir. Com: Gérard Depardieu, Sandrine Bonnaire, Maurice Pialat, Alain Arthur, Yann Dedet, Brigitte Legendre, Jean-Claude Bourlat, Jean-Cristophe Bouvet. Donissan (Depardieu) é um jovem padre atormentado que o padre mais velho Menou-Segrais (Pialat) pretende ajudar, mas que acaba sendo tentado pelo demônio. Demonstra-se disposto a salvar a alma da jovem Mouchette (Bonnaire), assassina de seu amante, o Marques de Cardignan (Arthur). Ao mesmo tempo, sua fama de homem miraculoso se torna grande quando traz de volta à vida uma criança dada como morta. Sua força espiritual lhe consome fisicamente e morre pouco depois. Adaptação que não esconde a aridez de sua fonte literária ou

Filme do Dia: A Besta da Caverna Assombrada (1959), Monte Hellman

Imagem
A  Besta da Caverna Assombrada ( Beast from Haunted Cave , EUA, 1959). Direção: Monte Hellman. Rot. Original: Charles B. Griffin, a partir de seu próprio argumento. Fotografia: Andrew M. Costikyan. Música: Alexander Laszlo.  Montagem: Anthony Carras. Com: Michael Forest, Sheila Noonan, Frank Wolff, Wally Campo, Richard Sinatra, Linné Ahlstrand, Chris Robinson, Kay Jennings. A gangue comandada por Alexander Ward (Wolff) e sua secretária-namorada Gypsy (Noonan) decide aplicar um golpe e roubar lingotes de ouro de uma pequena reserva em Deadwood, Dakota do Sul. Eles procuram o treinador de esqui Gil Jackson (Forest) para camuflar sua ação, assim como a explosão de uma bomba na mina local para despistar a investigação policial. O que eles não contavam era com a Besta que vive na Caverna Assombrada e frequentemente sai a cata de vítimas. O filme, evidente produto sensacionalista produzido por alguém próximo do mestre no setor, Roger Corman , inicia-se com uma bossa evocativa muito

The Film Handbook#159: James Ivory

Imagem
James Ivory Nascimento : 07/06/1928, Berkeley, Califórnia, EUA Carreira  (como diretor): 1963- Cedo em sua carreira, James Ivory ganhou reputação enquanto diretor de filmes independentes de baixo custo de rara sensibilidade. Porém, com o passar do tempo, sua ênfase em um discreto bom gosto e seu pendor para qualidades literárias tem se petrificado em embotamento e previsibilidade. Após realizar uma série de trabalhos estudantis durante os anos 50, Ivory desenvolveu uma paixão pela Índia, um país que incluía o choque entre culturas que se tornaria seu tema permanente; de fato, desde 1963 ele tem trabalhado consistentemente com o produtor Ismail Merchant e, quase tão frequentemente, com a romancista polonesa-indiana Ruth Prawer Jhabvala. Seu primeiro filme digno de nota, Shakespeare-Wallah > 1 , analisando o imperialismo britânico através da viagem de um trupe de atores ingleses, saudado por sua modesta e cuidadosamente equilibrada narrativa de um romance inter-racial e seus

Filme do Dia: L'Uomo dalla Croce (1943), Roberto Rossellini

Imagem
L ’Uomo dalla Croce (Itália, 1943). Direção: Roberto Rossellini. Rot. Original: Alberto Consiglio, Giovanni D’Alicandro, Asvero Gravelli & Roberto Rossellini sob argumento de Graveli. Fotografia: Guglielmo Lombardi. Música: Renzo Rossellini. Montagem: Eraldo Da Roma. Dir. de arte: Gastone Medin. Com: Alberto Tavazzi, Roswita Schmidt, Attilio Dottesio, Doris Hild, Zoia Weneda, Antonio Marietti, Piero Pastore, Aldo Capacci, Franco Castellani, Gualtiero Isnenghi. Na frente de batalha soviética, um capelão italiano (Tavazzi) se recusa a partir com seu pelotão, para auxiliar um soldado (Dottesio) com concusão. Ele é capturado pelos soviéitcos, porém em meio a batalha consegue fugir e se refugia em uma casa em meio ao fogo cruzado do exército soviético e italiano. Lá ajuda um soldado russo ferido no rosto, Beyrov (Pastore), uma mulher que acaba de ter o filho, um soldado antibolchevique (Isnengui). Na casa também se encontram camponeses civis. Irina (Schmidt), miliciana comunista

Movie of the Week#6: The Golem (1920), Paul Wegener & Carl Boese

Imagem
The Golem (Germany, 1920). Directed by Paul Wegener & Carl Boese. Written by Henrik Galeen & Paul Wegener. Cinematography by Karl Freund. Music by Hans Landsberger. Production Design by Hans Poelzig & Kurt Richter. Costume Design by Rochus Gliese. Cast: Paul Wegener, Albert Steinrück, Lyda Salmonova, Ernst Deutsch, Hans Stürm, Max Kronert, Otto Gebühr, Lothar Müthel.  In Prague, sixteenth century, Rabbi Loew (Steinrück) hereby built a monster, the Golem (Wegener), to stop the persecution that the tyrannical Emperor Luhois (Gebühr) commits the Jewish people. Initially calling for the magic to try to move the court of Jewish suffering, Loew invokes the very destruction of the tyrant's castle, which is only held by the force of the Golem. Loew discovers, however, that the conjunction of the stars will make the monster turns against its creator. His assistant, Famulus (Deutsch), in love with his daughter, Miriam (Salmonova), Count Florian's lover (Müthel

Filme do Dia: Brooklyn, Fulton Street (1896), Alexandre Promio

Imagem
B rooklyn, Fulton Street (França, 1896). Essas imagens, provavelmente de uma das artérias seminais do Brooklyn, dado o relativamente intenso movimento e o fato de ser lugar-comum se filmar os traços de modernidade nos grandes centros urbanos mundo afora – uma das tarefas, aliás,  aos quais o cinegrafista dessa obra, Alexandre Promio, dedicou-se com afinco. Aqui obtém-se imagens de um elevado e de toda a movimentação de pedestre e veículos abaixo dele. Lumière. 40 segundos.

Filme do Dia: My Motherland (1933), Iosif Kheifits & Aleksandr Zarkhi

Imagem
M y Motherland ( Moya Rodina , União Soviética, 1933). Direção: Iosif Kheifits & Aleksandr Zarkhi. Rot. Original: Mikhail Bleiman, Iosif Kheifits & Aleksandr Zarkhi. Fotografia: Moisei Kaplan. Música: Gavriil Popov. Dir. de arte: Nikolai Suvorov. Com: Bari Haydarov, Gennadiy Michurin, Aleksandr Melnikov, Yanina Zhejmo, Yun Fa-shu, Konstantin Nazarenko, Lyudmila Semyonova, Oleg Zhakov. O exército chinês inicia  uma invasão do território soviético a partir de uma ponte situada na fronteira. Vários soldados soviéticos se mantem cumprindo o seu dever de resguardar a fronteira mesmo sob o custo de suas vidas ou de sua integridade física. Dentre os muitos chineses capturados se encontra Van (Haydarov). Alguns homens do Exército Vermelho como Vaska (Melnikov) e Malyutka (Nazarenko) aprendem algumas palavras em chinês. Um dos líderes da frente soviética, Vasily, é capturado e torturado por um grupo de militares chineses unido aos brancos russos. O jovem Van é testemunha da covar