Postagens

The Film Handbook#100: Alain Resnais

Imagem
Alain Resnais Nascimento : 03/06/1922, Vannes, Morbihan, França Morte: 01/03/2014, Paris, França Carreira (como diretor): 1946-2014 F igura de proa no desenvolvimento do cinema modernista, Alain Resnais parece recentemente retrocedido ainda mais em uma pretensiosidade hermética que leva em pouca conta as demandas do público mais amplo. Ao lidar repetidamente com os efeitos da memória e da imaginação sobre as paixões humanas, sua abordagem intelectual e quase abstrata da trama e de seus personagens previne o envolvimento emocional. Tendo já realizado filmes em 8 mm quando criança, Resnais se graduou em uma escola de cinema e se voltou para a produção de filmes amadores em 16 mm, muitos dos quais retratos documentais de artistas. Sua primeira obra profissional foi no mesmo campo, incluindo documentários sobre Van Gogh, Gaughin e o Guernica  de Picasso; mais indicativos de seu posterior desenvolvimento, no entanto, foram Noite e Neblina / Nuit et Brouillard   (que contrapõe em se

Filme do Dia: La Nave Bianca (1941), Roberto Rossellini & Francesco De Robertis

Imagem
L a Nave Bianca (Itália, 1941). Direção: Roberto Rossellini & Francesco De Robertis. Rot. Original: Roberto Rossellini & Francesco De Robertis, sob argumento do último. Fotografia: Giuseppe Caracciolo. Música: Renzo Rossellini. Montagem: Eraldo Da Roma. Dir. de arte: Amleto Bonetti. Marinheiro sonha encontrar sua amada “madrinha”, a quem escreve cartas, sem a conhecer pessoalmente, sendo vítima de troça de seus companheiros. Ele se encontra feliz pois finalmente marcou um encontro para conhecê-la pessoalmente, porém chega atrasado ao embarque do bote para terra. Uma operação não esperada de guerra se sucede e em meio ao combate ele é ferido gravemente, sendo internado em um navio-hospital. Lá é cuidado por ninguém menos que é sua madrinha, algo que somente descobre ao perceber em seu traje o mesmo medalhão que ela havia lhe presenteado. De longe, trata-se do mais fraco dos três filmes dirigidos por Rossellini em sua “trilogia das forças armadas”, mesmo que não tenha

Filme do Dia: Minha Secretária Brasileira (1942), Irving Cummings

Imagem
M inha Secretária Brasileira (Springtime in the Rockies, EUA, 1942). Direção: Irving Cummings. Rot. Adaptado: Walter Bullock & Ken Englund, a partir do conto de Philip Wylie. Fotografia: Ernest Palmer. Música: Charles Henderson & Alfred Newman. Montagem: Robert L. Simpson. Dir. de arte: Richard Day & Joseph C. Wright. Cenografia: Thomas Little. Figurinos: Earl Luick. Com: Betty Grable, John Payne, Carmen Miranda , Cesar Romero, Charlotte Greenwood, Edward Everett Horton, Harry James, Bando da Lua. Os artistas de Broadway Vicky Lane (Grable) e Dan Christy (Payne) brigam pelos ciúmes dela por encontrar sempre eventualmente provas de como ele é mulherengo. Christy a segue. Para fazerem ciúmes um ao outro, Vicky demonstra interesse por um don Juan canastrão, Victor Prince (Romero), enquanto Christy simula interesse por sua sensual secretária brasileira, Rosita (Miranda). Um pouco saturado das recorrências em suas comédias musicais, Cummings apela para algumas poucas va

Filme do Dia: Da Manjedoura à Cruz (1912), Sidney Olcott

Imagem
D a Manjedoura à Cruz ( From the Manger to the Cross , EUA, 1912). Direção: Sidney Olcott. Rot. Adaptado: Gene Gautier.  Fotografia: George K. Hollister. Dir. de arte: Henry Allen Farnhan. Com: Robert Henderson-Bland, Percy Dier, Gene Gautier, Alice Hollister, Samuel Morgan, James D. Ainsley, Robert G. Vignola, George Kellog, Sidney Babe, Montague Sidney, Jack J. Clark. A anunciação. A aparição de um anjo em sonho que anuncia a verdade para José (Sidney), que havia se afastado de Maria (Gautier), desde sua gravidez. O nascimento de Jesus. Sua visita pelos Reis Magos. A fúria de Herodes (Kellog). A fuga pelo Egito. A infância de Jesus (Dyer), com os pais, que o flagram discutindo entre os sábios. Já adulto (Henderson-Bland), sendo visitado por uma pecadora arrependida, Maria Madalena (Hollister). Pregando e arrebanhando apóstolos. A sucessão de milagres e curas, entre elas a ressureição de Lázaro (Baber). Expulsando os mercadores do templo. Caminhando sobre o mar. Antevendo a t

Filme do Dia: Heimat (1984), Edgar Reitz

Imagem
H eimat ( Heimat – Eine Deustsche Chronik , Al. Ocidental, 1984). Direção: Edgar Reitz. Rot. Original: Edgar Reitz & Peter F. Steinback. Fotografia: Gernot Roll. Música: Nikos Mamangakis. Montagem: Mulle Goetz-Dickopp, Margarete Rose, Caroline Meier, Carola Aulitzki, Heidi Handorf & Kirsten Liesenborgs. Dir. de arte: Franz Bauer. Figurinos: Reinhild Paul, Regine Batz & Ute Schwippert. Com: Marita Breuer, Kurt Wagner, Rüdiger Waigang, Eva Maria Schneider, Karin Rasenack, Johannes Lobewein, Gertrud Bredel, Eva Maria Bayerwaltes, Hans-Jürgen Schatz, Johannes Metzdorf, Wolfram Wagner, Dieter Schaad, Jörg Hube, Helga Bender, Sabine Wagner, Jörg Richter, Gudrun Landgrebe. O Desejo de Fugir . Paul Simon (Schaad), recém-retornado de uma experiência de guerra na França, reencontra a família, apaixona-se pela garota francesa que é vilipendiada na aldeia, mas essa parte e ele se casa com Maria (Breuer), abandonando a família e a aldeia sem dar notícias. O Centro do Mundo . O ir

Discurso Aluna Ana Júlia na Tribuna da Assembléia (aluna secundarista)

Imagem

Filme do Dia: Alguma Coisa Assim (2006), Esmir Filho

Imagem
A lguma Coisa Assim (Brasil, 2006). Direção: Esmir Filho. Curta-metragem com ritmo de videoclip e imagem granulada que descreve a ida a uma boate de um casal de namorados adolescentes, Caio e Mari, que provoca sérias dúvidas no primeiro, após ser beijado por outro homem enquanto a namorada fora ao banheiro. A tentativa relativamente bem sucedida (talvez um pouco atrapalhada pela interpretação irregular dos atores) de traduzir um universo de dúvidas usualmente associado somente com a adolescência é o que despertou a atenção da crítica para essa produção, que levou o prêmio de Melhor Roteiro em Curta-Metragem na Semana da Crítica do Festival de Cannes. 15 minutos.