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Filme do Dia: O Moinho do Pó (1949), Alberto Lattuada

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O Moinho do Pó ( Il Mulino del Po , Itália, 1949). Direção: Alberto Lattuada. Rot. Adaptado: Federico Fellini , Tulio Pinelli , Riccardo Bacchelli, Mario Bonfantini, Luigi Comencini, Alberto Lattuada, Carlo Musso & Sergio Romano, baseado no romance de Riccardo Bacchelli. Fotografia: Aldo Tonti. Música: Aldo Tonti. Montagem: Mario Bonotti. Dir. de arte: Aldo Buzzi. Cenografia: Luigi Gervasi. Figurinos: Maria De Matteis. Com: Carla Del Poggio, Jacques Sernas, Mario Besesti, Giulio Calì, Anna Carena, Giacomo Giuradei, Leda Gloria, Nino Pavese, Isabelle Riva. Final do século XIX, às margens do Rio Pó, uma comunidade se encontra dividida. Por um lado surgem as idéias socialistas e de outro um patrão inflexível Clapassòn (Besesti). A família Scacerni se encontra no centro desse conflito. Pretendendo casar a filha Berta (Del Poggio) com Orbino(Sernas), seus planos se encontram adiados com o incêndio do moinho, que é fonte de renda da família, e posterior prisão do irmão de Berta,

Filme do Dia: Pecados Inocentes (2007), Tom Kalin

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Pecados Inocentes ( Savage Grace , EUA/Espanha/França, 2007). Direção: Tom Kalin. Rot. Adaptado: Howard A. Rodman, baseado no livro de Natalie Robins & Steven M.L. Aronson. Fotografia: Juan Miguel Azpiroz. Música: Fernando Velásquez. Montagem: John F. Lyons. Victor Molero & Deborah Chambers. Figurinos: Gabriela Salaverri. Com: Julianne Moore, Stephen Dillane, Eddie Redmayne, Abel Folk, Elena Anaya, Hugh Dancy, Barney Clark, Mapi Galán. Tony (Redmayne) é o filho mimado de Barbara Baekeland (Moore) que cresce acompanhando os pais por diversos lugares. Barbara encontra apoio e cumplicidade no filho que não encontra no marido, o distante Brooks (Dillane). Tony tenta engatar namoro com Blanca (Anaya), mas a garota finda o relacionamento e parte com Brooks, deixando Barbara desesperada e confusa. Após uma tentativa de suicídio, Barbara faz sexo com o próprio filho. Tony surta e, tempos depois, a mata. Kalin retorna a elementos de seu filme de estréia, Swoon (1992) como o
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Filme do Dia: Terra em Transe (1967), Gláuber Rocha

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Terra em Transe (Brasil, 1967) Direção e Roteiro: Gláuber Rocha . Diretor de fotografia: Luiz Carlos Barreto;  Montador: Eduardo Escorel Música: Sérgio Ricardo. Com: Jardel Filho, Paulo Autran, José Lewgoy, Glauce Rocha, Paulo Gracindo, Hugo Carvana, Danuza Leão,  Jofre Soares, Modesto de Sousa, Mário Lago, Flávio Migliaccio, José Marinho, Paulo César Pereio, Darlene Glória.          O jornalista e poeta Paulo Martins (Filho) se encontra baleado e à beira da morte. Momentos de sua trajetória vão sendo delineados. Seu afastamento do político direitista Dom Porfírio Diaz (Autran), quando este chega ao senado de Eldorado. Seu apoio a candidatura do populista Vieira (Lewgoy), que depois de eleito governador da província de Alecrim, promove a repressão. Paulo, um dos mentores ideológicos de sua campanha, sente-se mal quando rechaça um campônes em que vê espelhado sua própria fraqueza e servilismo. O campônes é encontrado morto no dia seguinte, através das mãos do Cel.Moreira. O gov

The Film Handbook#78: D.A.Pennebaker

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D.A.Pennebaker Nascimento: 15/07/1925, Evanston, Illinois, EUA Carreira (como diretor): 1953- A importância de Don Alan Pennebaker reside menos na verdadeira qualidade de seus filmes, e mais em sua contribuição para o desenvolvimento de novas formas de realização de documentários no final dos anos 50 e anos 60. Um membro veterano do movimento conhecido como Cinema Direto, ajudou os métodos pioneiros de reportagem que exerceriam grande influência na obra de não ficção tanto do cinema como da televisão. Com formação em engenharia, Pennebaker realizou sua estreia no cinema com Daybreak Express , uma deliciosamente atmosférica e algumas vezes abstrata colagem de imagens de Nova York com música de Duke Ellington. Porém foi  sua obra dos primórdios dos anos 60 com o grupo de realizadores da Drew Associates (incluindo Richard Leacock e Albert Maysles) que o levou ao primeiro plano do documentário americano. Empregando desenvolvimentos técnicos recentes como câmeras mais leves, filmes

Filme do Dia: Holding Your Breath (2001), Antony Lucas

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Holding Your Breath (Austrália, 2001). Direção: Anthony Lucas. Rot. Original: Stuart Page.  Montagem: David Tait. Dir. de arte: Josh Young. Numa cidade industrial, jovem se relaciona com namorado, enquanto  um cão e um velho sempre se encontram próximos. O cão, inicialmente agressivo, torna-se amigável após ela ter caído no rio para tentar salvá-lo. A sua narrativa de traços modernos, elitpica e distante de sentimental, com ausência de trilha sonora, une-se um processo de animação com silhuetas bastante interessante, mesmo que sua marcação seja extremamente convencional ao seguir os preceitos do cinema de ação ao vivo e a voz over que narra tudo, mesmo que distanciada (algo evocativo do processo efetivado por Malick em Terra de Ninguém ) acaba sendo igualmente uma demonstração do fracasso de não conseguir dar conta da mesma apenas visualmente. 6 minutos.

Filme do Dia: Accattone - Desajuste Social (1961), Pier Paolo Pasolini

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Accattone - Desajuste Social ( Accatone , Itália, 1961). Direção e Rot. Original: Pier Paolo Pasolini. Fotografia: Tonino Delli Colli. Montagem: Nino Baragli. Dir. de arte: Flavio Mogherini. Cenografia: Gino Lazzari. Com: Franco Citti, Franca Pasut, Silvana Corsini, Paola Guidi, Adriana Asti, Luciano Conti, Luciano Gonini, Renato Capogna, Mario Cipriani, Silvio Citi. Jovem desocupado Vittorio, mais conhecido como Accattone (Citti) vive como cafetão da própria mulher, Maddalena (Corsini) e seu círculo social são os amigos igualmente desocupados e as prostitutas. Maddalena é presa e Accatone tenta  explorar a bela e ingênua Stella (Pasut), que mesmo se dando conta do que ocorre tenta se prostituir sem sucesso. Pela primeira vez na vida Accattone passa a levar uma vida de trabalhador e sustentar Stella, porém ao fugir de uma batida policial morre tragicamente. Esse memorável retrato poético do lumpem-proletariado e primeiro filme do cineasta talvez também seja seu melhor, dotad

Filme do Dia: Ménilmontant (1926), Dimitri Kirsanoff

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Ménilmontant (França, 1926). Direção, Rot. Original e Montagem: Dimitri Kirsanoff. Fotografia: Léonce  Crouan & Dimitri Kirsanoff. Com: Nadia Sibirskaia, Yolanda Beaulieu, Guy Belmond, Jean Pasquier, Maurice Ronsard. Duas jovens irmãs (Sibraskaia e Beaulieu) partem para Paris, após o assassinato de seus pais. Lá o breve período de esperança e alegria logo cede a dificuldade de levar a vida. A irmã mais jovem (Sibraskaia) se enamora de um homem (Belmond), que aparentemente somente quer seus favores sexuais. Após um tempo afastada de casa, depois de flagrar seu homem com a irmã, vagando pelas ruas e com um filho recém-nascido, ela retorna as imediações do prédio onde morara e descobre que a irmã se tornou prostituta. Enquanto as duas se reencontram emocionadamente, o homem é assassinado por um rival. Pérola virtualmente pouco conhecida do cinema silencioso, o filme de Kirsanoff abdica dos entretítulos para se fazer valer de sua excêntrica mescla entre cinema narrativo e de v

Filme do Dia: Tirésia (2003), Bertrand Bonello

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Tirésia ( Tiresia , França/Canadá, 2003). Direção: Bertrand Bonello. Rot. Original: Bertrand Bonello, sob o argumento de Luca Fazzi. Fotografia: Josée Deshaies. Música: Albin De La Simone & Laure Markovitch. Montagem: Fabrice Rouaud. Dir. de arte: Roman Denis. Figurinos: Dorothée Guiraud. Com: Laurent Lucas, Clara Choveaux, Thiago Teles, Célia Catalifo, Lou Castel, Alex Descas, Fred Ulysse, Stella, Marcelo Novais Teles. Homem obcecado pela união dos dois sexos na mesma pessoa, Terranova (Lucas), aprisiona um transexual, Tiresia (Choveaux) em cativeiro. Depois de alguns dias fura seus olhos e a deixa numa região abandonada. Uma jovem, Anna (Catalifo) recolhe Tiresia e cuida dele (Teles), cujos traços se tornam os de um homem após a ausência das habituais injeções de hormônios. Tiresia se transforma num oráculo, descobrindo o futuro de todos os que lhe indagam. Decidido a abandonar a antiga vida, Tiresia sente-se bem em seu novo ambiente. Padre François (Lucas), pároco da pr

Filme do Dia: Houve Uma Vez Dois Verões (2002), Jorge Furtado

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Houve uma Vez Dois Verões (Brasil, 2002). Direção e Rot. Original: Jorge Furtado. Fotografia: Alex Sernambi. Montagem: Giba Assis Brasil. Dir. de arte: Ana Luiza Azevedo. Cenografia: Fiapo Barth. Figurinos: Rosangela Cortinhas. Com: André Arteche, Ana Maria Maineri, Pedro Furtado, Júlia Barth, Victória Mazzini, Marcelo Aquino, Janaína Kraemer Mota,  Yuri Ferreira. Chico (Arteche) e Juca (Furtado), são dois adolescentes dispostos a quase tudo para perderem a virgindade. A ocasião parece mais próxima do que nunca, quando viajam sem os respectivos pais para uma cidade de veraneio. Chico apaixona-se por Roza (Maineri), que lhe procura tempos depois, atrás de dinheiro, pois se encontra grávida e necessita fazer um aborto. Com um certo esforço ele consegue juntar a quantia necessária, porém a garota desaparece. Só então ele percebe que foi vítima de um golpe. Reencontra Roza tempos depois e vem novamente a ser enganado por ela. Na terceira tentativa, no entanto, os dois formam um c

Filme do Dia: Cine Tapuia (2006), Rosemberg Cariry

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Cine Tapuia (Brasil, 2006). Direção: Rosemberg Cariry. Rot. Original: Rosemberg Cariry, Firmino Holanda & Oswald Barroso. Fotografia: Roberto Iuri. Montagem: Rosemberg Cariry & Kin. Com: Myrlla Muniz, Rodger de Rogério, José Ramalho, Mariana Nopp Campos, Luiz Carlos Salatiel, Idson Ricart, Cego Aderaldo, Cego Heleno, Cego Oliveira. Cego (Rogério), Araquém, viaja com sua filha Iracema (Muniz) por cidades do interior cearense exibindo em seu cinema ambulante imagens e situações atreladas às tradições e a história do Ceará, seguindo sobretudo o calendário das festas religiosas. Iracema, que foi seduzida por um português no meio da estrada, Martim Soares Moreno, engravida. Próxima de parir a criança, escuta ao lado do pai a manchete televisiva que revela Moreno ter enganado um político local e engravidado várias mulheres. Iracema morre de seu parto que dá o nascimento a Moacir. Esse retorno à mitologia da Iracema de Alencar, talvez uma das mais duradouras em nossa cinema

Filme do Dia: Allonsanfàn (1974), Paolo & Vittorio Taviani

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Allonsanfàn (Itália, 1974). Direção e Rot. Original: Paolo & Vittorio Taviani. Fotografia: Giuseppe Ruzzolini. Música: Ennio Morricone. Montagem: Roberto Perpignani. Dir. de arte: Gianni Sbarra. Cenografia: Adriana Bellone. Figurinos: Lisa Nerli Taviani. Com: Marcello Mastroianni , Lea Massari, Mimsy Farmer, Laura Betti, Claudio Cassinelli, Benjamin Lev, Renato De Carmine, Stanko Molnar. Fulvio (Mastroianni) é um líder anarquista italiano cansado dos sofrimentos que o engajamento político junto aos revolucionários franceses lhe provocou ao longo dos anos. Refugiado na aristocrática mansão de sua família ele é incitado pela ex-amante, Charlotte (Massari), a voltar a fazer parte do movimento. Uma das ações será efetuada em um encontro com os ex-companheiros. Porém sua irmã, Esther (Betti), os delata para a milícia local, provocando um massacre, e Charlotte é ferida mortalmente. Lionello (Cassinelli), um dos mais devotados e violentos, vai ao encontro de Fulvio com sua namora

The Film Handbook#77: Werner Herzog

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Werner Herzog Nascimento : 05/09/1942, Munique, Al. Ocidental Carreira (como realizador): 1962- A sensação de déjà vu  que pode acompanhar se assistir muitos dos filmes recentes de Werner Herzog - nascido Werner Stipetic - não obscurecem o seu status como um excêntrico e original de enorme talento. Misturando ecleticamente estilos e temas de uma diversidade de fontes - romantismo e expressionismo alemães, surrealismo, etnologia, suas próprias viagens ao redor do mundo - ele tem criado um corpo de trabalho talvez único em suas ambições épicas e em seu desespero diante da banalidade das aspirações humanas. Após estudar história, literatura e teatro, Herzog aprendeu por si próprio o processo de realização através de uma série de curtas financiados por seu trabalho como soldador. Seu ostensivamente realista longa de estréia, Sinais de Vida / Lebenszeichen  anteciparia motivos posteriores: enquanto um soldado alemão, entediado em um arsenal de munições em Creta, durante a Segunda G

Filme do Dia: O Morro dos Ventos Uivantes (1939), William Wyler

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O Morro dos Ventos Uivantes ( Wuthering Heights , EUA, 1939). Direção: William Wyler. Rot. Adaptado: Charles MacCarthur & Ben Hecht, baseado no romance de Emile Bronté. Fotografia: Gregg Toland. Música: Alfred Newman. Montagem: Daniel Mandell.  Dir. de arte: James Basevi. Cenografia: Julia Heron. Figurinos: Omar Kion. Com: Laurence Olivier, Merle Oberon, David Niven, Flora Robson, Donald Crisp, Geraldine Fitzgerald, Hugh Williams, Leo G. Carroll, Cecil Kallaway, Rex Downing, Sarita Wooton, Douglas Scott. Idos do século XIX. Vivendo juntos desde crianças, quando o pai de Cathy (Wooton), Sr. Earnshaw (Kallaway) trouxe Heathcliff (Downing) para uma família feliz, apesar do despeito do irmão de Cathy, Hindley (Scott). Após a enfermidade e morte do Sr. Earnshaw, no entanto, o ainda infante Hindley se torna um verdadeiro tirano rebaixando Heathcliff a categoria de mero cocheiro. Com o passar dos anos, a atração entre Cathy (Oberon) e Heathcliff (Olivier) continua intensa, porém

Edoardo Vianello - Guarda Come Dondolo - ITmYOUsic

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Filme do Dia: Posto de Controle (2003), Yoav Shamir

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Posto de Controle ( Mahssomim , Israel, 2003). Direção e Fotografia: Yoav Shamir. Montagem: Era Lapid. Esse documentário apresenta cenas cotidianas nas diversas fronteiras de Israel e os territórios palestinos. O que mais se destaca é uma leitura próxima e repleta de pequenos eventos, fazendo um movimento contrário ao das reportagens televisivas. Em quase nenhum momento existem conflitos mais sérios. As armas que são utilizadas por ambos os lados são as do discurso e da improvisação. Enquanto no lado palestino  a todo momento se ouve o discurso que implora para o ingresso em áreas sob o controle militar israelense e algumas ocasionais queixas diretas à câmera sobre “como eles nos tratam”, do lado oposto o que fica constrangedoramente explícito é a falta de critérios para liberar ou deter os que tentam cruzar os postos de controle. O filme faz uso tanto de recursos do melodrama (as imagens das crianças chorando, porque não podem atravessar a fronteira, e devem retornar sozinhas

Filme do Dia: Aquele Que Sabe Viver (1962), Dino Risi

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Aquele Que Sabe Viver ( Il Sorpasso , Itália, 1962). Direção: Dino Risi. Rot. Original: Dino Risi, Ettore Scola & Ruggero Maccari. Fotografia: Alfio Contini. Música: Riz Ortolani. Montagem: Maurizio Lucidi. Dir. de arte e Figurinos: Ugo Pericoli. Com: Vittorio Gassman, Jean-Louis Trintgnant, Catherine Spaak, Claudio Gora, Luciana Angiolillo, Linda Sini, Nando Angelini, Luigi Zerbinati. O inquieto e extrovertido Bruno (Gassman) envolve o tímido estudante de direito administrativo Roberto (Trintgnant) numa inesperada aventura, após lhe pedir para telefonar. Inquieto com uma Roma deserta, Bruno leva o novo amigo para um passeio pela Toscana. Eles reencontram membros da família de ambos. Bruno visita uma tia em um velha vila tradicional. Roberto sua esposa (Angiolillo) e filha, Lily (Spaak), que se encontra enamorada de um homem que tem idade de ser seu avô, Bibi (Gora). Quando voltam para Roma, o modo irresponsável com que Bruno dirige provoca um acidente no qual  Roberto morre

Filme do Dia: Noites de Lua Cheia (1984), Eric Rohmer

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Noites de Lua Cheia ( Nuits de la Pleine Lune , França, 1984). Direção e Rot. Original: Eric Rohmer. Fotografia: Renato Berta. Música: Jacno & Elli Medeiros. Montagem: Cécile Decugis. Dir. de arte e Figurinos: Pascale Ogier. Com: Pascale Ogier, Tchéky Kario, Fabrice Luchini, Virginie Thévenet, Christian Vadin, Lászlo Szabó, Lisa Garneri, Matthieu Schiffman, Anne-Séverine Liotard.       Na província, Louise (Ogier), recém-formada em artes, inicia sua carreira profissional como decoradora de interiores, ao mesmo tempo que vivencia um novo período em sua relação com o namorado Remi (Karyo), tenista que não a acompanha para suas noitadas. Durante uma noite de festa, Remi surge inesperadamente e um conflito acontece. Louise chega a apresentar Camille (Thévenet) para o namorado e diz que ela se encontra interessada em sair com ele. Louise reforma seu apartamento em Paris, onde pretende se estabelecer quando voltar das festas. O namorado, embora inicialmente relutante, concorda. L

Patsy Montana - I Wanna Be A Cowboy's Sweetheart - (ORIGINAL) - (1935).

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Filme do Dia: O Fugitivo de Santa Marta (1950), Joseph Losey

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O Fugitivo de Santa Marta ( The Lawless , EUA, 1950). Direção: Joseph Losey. Rot. Adaptado: Daniel Mainwaring, baseado no próprio romance The Voice of Stephen Wilder. Fotografia: J. Roy Hunt. Música: Mahlon Merrick. Montagem: Howard  A. Smith. Dir. de arte: Lewis H. Creber. Cenografia: Alfred Kegerris. Com: Macdonald Carrey, Gail Russell, Johnny Sands, Lee Patrick, John Hoyt, Lalo Rios, Maurice Jara, Walter Reed.       Usualmente explorados no trabalho de colheita de frutas, já que são  imigrantes mexicanos, Lopo Chavez (Jara), assim como o amigo Paul Rodriguez (Rios), decidem não trabalhar no sábado e irem ao  baile. No caminho esbarram com um carro de dois jovens americanos de classe média. Um deles é Joe Ferguson (Sands), filho de um importante juiz, que possui uma visão da necessidade de integração entre culturas e classes distintas. Uma briga se inicia, após um dos americanos ter ofendido verbalmente os rapazes e logo é interrompida pela polícia. O jornalista independente

Jorge Ben Jor - O Filósofo (Áudio Oficial)

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Filme do Dia: The Power of Thought (1948), Eddie Donnelly

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The Power of Thought (EUA, 1948). Direção: Eddie Donnelly. Nesse, que é décimo sétimo e talvez mais interessante dos 52 curtas produzidos para o cinema de Faísca & Fumaça, um dos corvos toma consciência de se tratar de um personagem de desenho animado, portanto sem qualquer pudor de se limitar ao verossímil, sendo capaz de se transformar em qualquer animal ou objeto. A partir daí uma série de situações absurdas se segue, incluindo a banheira na qual se banham se tornar tão avantajada que quebra a parede do prédio (curiosamente dessa vez os personagens não se encontram em um ninho, mas dividem uma cama em um apartamento) e acaba chamando a atenção do policial (“interpretado” pelo buldogue). No momento em que se encontram nadando na banheira que não para de crescer à situação surreal é acrescido o nado sincrônico de um curta anterior com a dupla ( Out Again, In Again ). O nível de auto-reflexividade, bastante comum nos curtas da Warner, aqui é explicitado de forma verbal e se t

Filme do Dia: Everywhere At Once (1985), Alan Berliner

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Everywhere at Once (EUA, 1985). Direção: Alan Berliner. Curta experimental cuja característica básica é a união de distintas imagens e sons (música em sua maioria) na sua montagem. Quase sempre a mudança de imagem vem acompanhada igualmente de mudança na banda sonora. Trabalhando somente com imagens de arquivo, o compósito de imagens por Berliner (cenas da vida animal, lançamentos espaciais, cenas do cotidiano, animações da Warner) tende a voltar para algumas das imagens ou pelo menos temas apresentados – notadamente uma orquestra sendo regida. O paralelo dessa imagem recorrente da orquestra é da próprio filme como uma sinfonia de imagens, algo que fica bastante destacado quando certos pássaros bicando são acompanhados por um sincronismo sonoro equivalente. Talvez soe uma visão um tanto “domesticada” se for pensar nas experiências de colagem de realizadores co mo Pelechian. 8 minutos e 41 segundos.

The Film Handbook#76: John Sayles

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John Sayles Nascimento: 28/09/1950, Schenectady, Nova York, EUA Carreira  (como diretor): 1980- Apesar da obra comercialmente mais bem sucedida de John Thomas Sayles tenha sido seus pouco comumente engenhosos e literários roteiros para uma série de filmes sensacionalistas realizados para a New World de  Corman , ele também conquistou uma reputação cult como diretor de diversos filmes independentes de baixo orçamento, notáveis por sua atitude oblíqua para com os gêneros e por sua sutil mescla entre pessoal e político. Tendo atravessado uma diversidade de atividades, Sayles já estava estabelecido enquanto romancista antes de escrever  Piranha  para  Joe Dante  em 1978; créditos como roteirista futuros incluem  A Dama de Vermelho / Lady in Red e O Jacaré Assassino / Alligator , Mercenários das Galáxias / Battle Beyond the Stars  (uma ficção-científica barata extraído de Os Sete Samurais / Shichinin no Samurai  e Sete Homens e um Destino / The Magnificient Seven ) e Grito de H

Filme do Dia: New Jack City - A Gangue Brutal (1991), Mario Van Peebles

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New Jack City - A Gangue Brutal ( New Jack City , EUA, 1991). Direção: Mario Van Peebles. Rot. Original: Thomas Lee Wright & Barry Michael Cooper, a partir do argumento do primeiro. Fotografia: Francis Kenny. Música: Michel Colombier. Montagem: Steven Kemper. Dir. de arte: Charles C. Bennett, Laura Brock & Barbara Mathis. Cenografia: Elaine O’ Donnell. Figurinos: Bernard Johnson. Com: Wesley Snipes, Ice-T, Allen Payne, Chris Rock, Mario Van Peebles, Michael Michelle, Bill Nunn, Russell Wong. Nino Brown (Snipes) se torna um poderoso e milionário traficante que fatura com sua gangue um milhão de dólares por semana. O policial Stone (Van Peebles) passa a investigar o grupo. Ele conta com a ajuda do parceiro Scotty Appleton (Ice-T), que treina o viciado em crack  Pookie (Rock) a, primeiro, abandonar o vício e, depois, a se infiltrar no império do crime de Nino. Pookie tem uma recaída e é descoberto e morto. O próprio Stone passa a então a fazer parte do reservado grupo que t

Filme do Dia: Cada Um Vive Como Quer (1970), Bob Rafelson

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Cada um Vive Como Quer ( Five Easy Pieces , EUA, 1970). Direção: Bob Rafelson. Rot. Original: Carole Eastman, baseado no argument de Eastman & Bob Rafelson. Fotogafia: László Kovács. Montagem: Christopher Holmes & Gerald Shepard. Dir. De arte:Toby Carr Rafelson & Walter Starkey. Figurinos: Bucky Rous. Com: Jack Nicholson , Karen Black, Billy Green Bush, Fannie Flag, Sally Struthers, Richard Stahl, Lois Smith, Helena Kallianiiotes, Toni Basil, Susan Anspach, Ralph Waite, Irene Dailey, William Challee, John P. Ryan. Robert Dupea (Nicholson) é a ovelha negra de uma aristocrática família de músicos, que vive de bicos e é um inverterado mulherengo, apesar de manter uma relação relativamente recorrente com a tonta Rayette (Black). Um reencontro casual com sua irmã Tita (Smith) em Los Angeles faz com que Robert se interesse em voltar a visitar a família e rever o pai semi-inválido (Challee). A tensa relação com o irmão mais velho, Carl (Waite) faz com que sua relação amor