Postagens

Filme do Dia: O Moinho do Pó (1949), Alberto Lattuada

Imagem
O Moinho do Pó ( Il Mulino del Po , Itália, 1949). Direção: Alberto Lattuada. Rot. Adaptado: Federico Fellini , Tulio Pinelli , Riccardo Bacchelli, Mario Bonfantini, Luigi Comencini, Alberto Lattuada, Carlo Musso & Sergio Romano, baseado no romance de Riccardo Bacchelli. Fotografia: Aldo Tonti. Música: Aldo Tonti. Montagem: Mario Bonotti. Dir. de arte: Aldo Buzzi. Cenografia: Luigi Gervasi. Figurinos: Maria De Matteis. Com: Carla Del Poggio, Jacques Sernas, Mario Besesti, Giulio Calì, Anna Carena, Giacomo Giuradei, Leda Gloria, Nino Pavese, Isabelle Riva. Final do século XIX, às margens do Rio Pó, uma comunidade se encontra dividida. Por um lado surgem as idéias socialistas e de outro um patrão inflexível Clapassòn (Besesti). A família Scacerni se encontra no centro desse conflito. Pretendendo casar a filha Berta (Del Poggio) com Orbino(Sernas), seus planos se encontram adiados com o incêndio do moinho, que é fonte de renda da família, e posterior prisão do irmão de Berta,

Filme do Dia: Pecados Inocentes (2007), Tom Kalin

Imagem
Pecados Inocentes ( Savage Grace , EUA/Espanha/França, 2007). Direção: Tom Kalin. Rot. Adaptado: Howard A. Rodman, baseado no livro de Natalie Robins & Steven M.L. Aronson. Fotografia: Juan Miguel Azpiroz. Música: Fernando Velásquez. Montagem: John F. Lyons. Victor Molero & Deborah Chambers. Figurinos: Gabriela Salaverri. Com: Julianne Moore, Stephen Dillane, Eddie Redmayne, Abel Folk, Elena Anaya, Hugh Dancy, Barney Clark, Mapi Galán. Tony (Redmayne) é o filho mimado de Barbara Baekeland (Moore) que cresce acompanhando os pais por diversos lugares. Barbara encontra apoio e cumplicidade no filho que não encontra no marido, o distante Brooks (Dillane). Tony tenta engatar namoro com Blanca (Anaya), mas a garota finda o relacionamento e parte com Brooks, deixando Barbara desesperada e confusa. Após uma tentativa de suicídio, Barbara faz sexo com o próprio filho. Tony surta e, tempos depois, a mata. Kalin retorna a elementos de seu filme de estréia, Swoon (1992) como o
Imagem

Filme do Dia: Terra em Transe (1967), Gláuber Rocha

Imagem
Terra em Transe (Brasil, 1967) Direção e Roteiro: Gláuber Rocha . Diretor de fotografia: Luiz Carlos Barreto;  Montador: Eduardo Escorel Música: Sérgio Ricardo. Com: Jardel Filho, Paulo Autran, José Lewgoy, Glauce Rocha, Paulo Gracindo, Hugo Carvana, Danuza Leão,  Jofre Soares, Modesto de Sousa, Mário Lago, Flávio Migliaccio, José Marinho, Paulo César Pereio, Darlene Glória.          O jornalista e poeta Paulo Martins (Filho) se encontra baleado e à beira da morte. Momentos de sua trajetória vão sendo delineados. Seu afastamento do político direitista Dom Porfírio Diaz (Autran), quando este chega ao senado de Eldorado. Seu apoio a candidatura do populista Vieira (Lewgoy), que depois de eleito governador da província de Alecrim, promove a repressão. Paulo, um dos mentores ideológicos de sua campanha, sente-se mal quando rechaça um campônes em que vê espelhado sua própria fraqueza e servilismo. O campônes é encontrado morto no dia seguinte, através das mãos do Cel.Moreira. O gov

The Film Handbook#78: D.A.Pennebaker

Imagem
D.A.Pennebaker Nascimento: 15/07/1925, Evanston, Illinois, EUA Carreira (como diretor): 1953- A importância de Don Alan Pennebaker reside menos na verdadeira qualidade de seus filmes, e mais em sua contribuição para o desenvolvimento de novas formas de realização de documentários no final dos anos 50 e anos 60. Um membro veterano do movimento conhecido como Cinema Direto, ajudou os métodos pioneiros de reportagem que exerceriam grande influência na obra de não ficção tanto do cinema como da televisão. Com formação em engenharia, Pennebaker realizou sua estreia no cinema com Daybreak Express , uma deliciosamente atmosférica e algumas vezes abstrata colagem de imagens de Nova York com música de Duke Ellington. Porém foi  sua obra dos primórdios dos anos 60 com o grupo de realizadores da Drew Associates (incluindo Richard Leacock e Albert Maysles) que o levou ao primeiro plano do documentário americano. Empregando desenvolvimentos técnicos recentes como câmeras mais leves, filmes

Filme do Dia: Holding Your Breath (2001), Antony Lucas

Imagem
Holding Your Breath (Austrália, 2001). Direção: Anthony Lucas. Rot. Original: Stuart Page.  Montagem: David Tait. Dir. de arte: Josh Young. Numa cidade industrial, jovem se relaciona com namorado, enquanto  um cão e um velho sempre se encontram próximos. O cão, inicialmente agressivo, torna-se amigável após ela ter caído no rio para tentar salvá-lo. A sua narrativa de traços modernos, elitpica e distante de sentimental, com ausência de trilha sonora, une-se um processo de animação com silhuetas bastante interessante, mesmo que sua marcação seja extremamente convencional ao seguir os preceitos do cinema de ação ao vivo e a voz over que narra tudo, mesmo que distanciada (algo evocativo do processo efetivado por Malick em Terra de Ninguém ) acaba sendo igualmente uma demonstração do fracasso de não conseguir dar conta da mesma apenas visualmente. 6 minutos.

Filme do Dia: Accattone - Desajuste Social (1961), Pier Paolo Pasolini

Imagem
Accattone - Desajuste Social ( Accatone , Itália, 1961). Direção e Rot. Original: Pier Paolo Pasolini. Fotografia: Tonino Delli Colli. Montagem: Nino Baragli. Dir. de arte: Flavio Mogherini. Cenografia: Gino Lazzari. Com: Franco Citti, Franca Pasut, Silvana Corsini, Paola Guidi, Adriana Asti, Luciano Conti, Luciano Gonini, Renato Capogna, Mario Cipriani, Silvio Citi. Jovem desocupado Vittorio, mais conhecido como Accattone (Citti) vive como cafetão da própria mulher, Maddalena (Corsini) e seu círculo social são os amigos igualmente desocupados e as prostitutas. Maddalena é presa e Accatone tenta  explorar a bela e ingênua Stella (Pasut), que mesmo se dando conta do que ocorre tenta se prostituir sem sucesso. Pela primeira vez na vida Accattone passa a levar uma vida de trabalhador e sustentar Stella, porém ao fugir de uma batida policial morre tragicamente. Esse memorável retrato poético do lumpem-proletariado e primeiro filme do cineasta talvez também seja seu melhor, dotad