Postagens

Filme do Dia: Mulher de Verdade (1954), Alberto Cavalcanti

Imagem
Mulher de Verdade (Brasil, 1954). Direção: Alberto Cavalcanti. Rot. Original: Oswald Molles & Miroel Silveira. Fotografia: Edgar Brasil. Música: Cláudio Santoro. Montagem: José Cañizares. Dir. de arte: Francisco Balduíno. Com: Inesita Barroso, Cole Santana, José Sanz, Raquel Martins, Adoniran Barbosa, Carla Nell. Valdo Wanderley. Bamba (Santana), conhecido malandro, é ferido em confronto com a polícia enquanto fazia serenata em um bairro residencial. Tratado pela cuidadosa enfermeira Amélia (Barroso), transforma-se em rapaz trabalhador, entrando para o Corpo de Bombeiros e se casando com Amélia. Amélia, porém, cai na armadilha do diretor do hospital, que afirma que um paciente o rico Lauro  encontra-se  moribundo e pretende se casar com ela como último desejo. Casada novamente, ela se divide entre dois maridos, afirmando que está trabalhando no hospital. Seu difícil equilíbrio desmorona de vez quando em um incêndio, em seu luxuoso apartamento em Copacabana, é salva pelo pr

Filme do Dia: Um Punhado de Bravos (1945), Raoul Walsh

Imagem
Um Punhado de Bravos ( Objective, Burma! , EUA, 1945). Direção: Raoul Walsh. Rot. Adaptado: Ranald MacDougall, baseado no livro de Alvah Bessie. Fotografia: James Wong Howe. Música: Franz Waxman. Montagem: George Amy. Dir. de arte: Ted Smith. Cenografia: Jack McConaghy. Com: Errol Flynn, James Brown, William Prince, George Tobias, Henry Hull, Warner Anderson, John Alvin, Mark Stevens. Grupo de paraquedistas liderado pelo Capitão Nelson (Flynn) é enviado as florestas da Birmânia sob o controle do exército japonês em missão secreta, cujo objetivo é ignorado deles próprios. Apesar de conseguirem atingir um dos objetivos com relativa facilidade, a destruição de um radar numa base de operações, o grupo é indicado a prosseguir na inóspita floresta, tendo que enfrentar inúmeras adversidades, como as doenças provocadas pelas condições adversas, as ciladas preparadas pelos inimigos e a perda de contato com o grupo de apoio, após a destruição do rádio que os mantinha conectados, provoca

Filme do Dia: A Batalha do Chile - A Luta de um Povo Sem Armas: A Insurreição da Burguesia (1975), Patricio Guzmán

Imagem
A Batalha do Chile : A Luta de um Povo sem Armas. Primeira Parte: A Insurreição da Burguesia ( La Batalla de Chile: La Lucha de un Povo sin Armas – Primera Parte: La Insurrecion de la Burguesia , França/Cuba/Venezuela, 1975). Direção: Patricio Guzmán. Rot. Original: Jose Bartolome, Pedro Chaskel, Federico Elton, Julio García Espinosa & Patricio Guzmán. Fotografia: Jorge Müller Silva. Nessa primeira parte de seu tríptico sobre o golpe militar que alçou ao poder Pinochet e os conflitos internos no país, o filme traz um farto material filmado,em sua maior parte, pela própria equipe do documentário durante os eventos que antecedem o golpe militar. A eleição, frustrada por parte da direita que já se considerava vitoriosa. O progressivo fechamento em voto contra as leis a serem decretadas pela esquerda pelo congresso. A morte de um trabalhador quando uma passeata atravessava a sede da Democracia Cristã, que provocou um enterro de uma enorme multidão. A crescente polarização id

The Film Handbook#61: Jean-Luc Godard

Imagem
Jean-Luc Godard Nascimento : 03/12/1930, Paris, França Carreira  (como realizador): 1954- Menos sobre a vida em si própria do que sobre como ela é representada pelo cinema, a obra de Jean-Luc Godard é genuinamente modernista. Repleto de alusões, citações e digressões, sua mescla de ficção e documentário é o equivalente do ensaio crítico mais que do romance; porém, enquanto repetidamente questiona a tradicional forma fílmica e sua relação com a política, Godard frequentemente desliza para uma premeditada obscuridade e pretensões imaturas. Ainda assim, sua mescla de pessoal e político, e sua busca por novos sentidos através de novas e complexas contraposições de som e imagem lhe asseguraram que sua produção variada e prolífica tenha influenciado profundamente o cinema pós-anos 50. Como cinéfilo obsessivo, o jovem Godard escreveu críticas para o Cahiers du Cinéma ao lado de  Truffaut , Rohmer et al. Enquanto trabalhava como montador, publicitário e jornalista realizou cinco curt

Filme do Dia: Contra Todos (2004), Roberto Moreira

Imagem
Contra Todos (Brasil, 2004). Direção e Rot. Original: Roberto Moreira. Fotografia: Adrian Cooper. Música: Lívio Trachtenberg. Montagem: Mirella Martinelli. Dir. de arte e Figurinos: Marjorie Gueller & Joana Porto. Com: Leona Cavalli, Sílvia Lourenço, Ailton Graça, Giulio Lopes, Martha Meola, Dionísio Neto, Gustavo Machado, Paula Pretta, Ismael de Araújo. Na periferia de São Paulo, Teodoro (Lopes) é casado com Cláudia (Cavalli), e pai de Soninha (Lourenço). Enquanto Teodoro passa a se interessar pela evangélica Terezinha (Meola), sua mulher possui um caso com o amigo da filha, Júlio (Araújo). Sem que a família saiba, o religioso Teodoro também é membro de um esquadrão de justiceiros, com a cumplicidade do amigo Waldomiro (Graça). Quando Júlio aparece morto e castrado, Cláudia abandona a família certa de que se tratara de uma ação do marido. Soninha passa a ter um caso com Waldomiro. Teodoro ganha um dinheiro do pai de Júlio para justiçar a sua morte e mata seu melhor amigo.

Filme do Dia: Serenata Tropical (1940), Irving Cummings

Imagem
Serenata Tropical ( Down Argentine Way , EUA, 1940). Direção: Irving Cummins. Rot. Original: Darrell Ware & Karl Tunberg, a partir do argumento de Rian James & Ralph Spence. Fotografia: Ray Rennahan & Leon Shamroy. Música: Cyril J. Mockridge. Montagem: Barbara McLean. Dir. de arte: Richard Day & Joseph C. Wright. Cenografia: Thomas Little. Figurinos: Travis Banton.  Com: Don Ameche, Betty Grable, Carmen Miranda , Charlotte Greenwood, J. Carrol Naish, Henry Stephenson, Kay Aldridge, Leonid Kinskey. Ricardo Quintana (Ameche) é um dândi argentino que se encanta pela norte-americana Glenda Crawford (Grable) em Nova York. Ela se encanta igualmente por um dos cavalos de Quintana, que ele, por birra do pai (Stephenson), vende para outra mulher. Glenda viaja com a tia Binnie (Greenwood) à Argentina e lá reencontra Quintana, não hesitando mais sobre de quem será seu coração.  Sua tia, por sua vez, diverte-se com Tito Acuna (Kinskey). O filme de estreia de Miranda no cine
Os homens, ao redor, no sol escaldante, triunfal, dão início diante de meus olhos, ao espetáculo do rebuliço infinito, que irá me acompanhar de agora em diante, por toda a costa da Apúlia. Qualquer outro rebuliço, que eu conheça, é nada perto desse. São ágeis, de ancas pequenas, olhos grandes, nariz comprido: uma hélice gira dentro deles, a hélice do sexo, da curiosidade, da vontade de existir. Pier Paolo Pasolini,  La longue route de sable, p. 119.