Postagens

Fecharás os olhos e pensarás ver mais: só verás o que teu cérebro desejar que vejas; mais que o oferecido pelo mundo; fecharás os olhos e o mundo exterior já não competirá com tua visão imaginativa. Carlos Fuentes, A Morte de Artemio Cruz , p. 35.

Filme do Dia: Fun in a Bakery Shop (1902), Edwin S. Porter

Fun in a Bakery Shop (EUA, 1902). Direção: Edwin S. Porter. Um padeiro passa a criar máscaras faciais com o material de seu trabalho, a farinha. Elão são produzidas a partir de um rato que sobe um barril – rato evidentemente artificial. Ao final suas peraltices são descobertas por dois companheiros de trabalho, que o afundam em um barril com farinha de trigo. Apesar da notável destreza com que conduz os efeitos especiais, esse filme de motivação pretensamente cômica fica aquém da produção média contemporânea de Méliès. Boa parte dos desenhos que o padeiro efetiva com a sua massa não são destacados por conta de um sistema de filmagem à época que ainda não fazia uso de uma decupagem - no caso aproximando as máscaras desenhadas a partir de planos mais fechados. Aparentemente faz uso do sistema de filmagem em  stop motion , utilizado no universo da animação, no momento em que o rato surge. Edison Manufacturing Co. 1 minuto e 22 segundos.
Era aberrante che gli uomini divenissero schiavi di instituzoni astratte che loro stessi avevano creato per regolare e propri bisogni. La politica era un'ilussione e per questo era marcia, e il massimo che si poteva ottenere era il minori dei mali. Sempre che si avesse voglia di lottare per arrivare a quel minimo risultato. Antonio Monda, L'America non Esiste , p. 30.

Le interviste impossibili - Umberto Eco incontra Beatrice

Imagem

Filme do Dia: Apa (1966), István Szabó

Imagem
Apa (Hungria, 1966). Direção e Rot. Original: István Szabó. Fotografia: Sándor Sára. Música: János Gonda. Montagem: János Rózsa. Cenografia: Károly Molnár. Figurinos: Erzsébet Mialkovszky. Com: András Bálint, Miklós Gábor, Dániel Erdély, Katy Solyóm, Klári Tolnai, Szusza Ráthonyi, Ilone Pétenyi, Rita Békés. Táko (Erdély) é uma criança que, após perder o pai durante a Segunda Guerra, torna-se um exímio fantasista a seu respeito, inventando situações  dele para as outras crianças. Jovem (Bálint) e apaixonado por Anni (Solymón), que perde os pais nos campos de concentração, Táko continua, de forma mais discreta, a fantasiar sobre o pai morto, enquanto sua mãe encontra-se com um homem mais velho. Táko viaja com amigos de trem e ocasionalmente passa pelo vilarejo onde o pai havia nascido, assim como ele e ao qual decide retornar após longo tempo para tentar encontrar pessoas que conheceram seu pai. Táko acredita que necessita fazer algo pelo qual virá a ser lembrado e sair da som

Uma Sobremesa, 1814

Imagem
O filho mais velho de Charles Wilson Peale, um dos mais importantes e influentes artistas dos primórdios da república americana, Raphaelle Peale foi não somente um versátil pintor, mas também um com uma particular especificidade. Como William Dunlap, o primeiro historiador da arte americana  escreveu em 1834, ele foi, como seu pai, "um pintor de retratos à óleo e miniaturas, mas se sobressaiu nas composições de naturezas-mortas. Talvez possa ser considerado o primeiro à sua época que adotou este gênero de pintura nos Estados Unidos." A escolha de Raphaelle Paele por naturezas-mortas foi considerada excêntrica por estetas tais como o inglês Joshua Reynolds, que as considerava muito abaixo das pinturas históricas, como uma forma de expressão artística menor. Nas mãos de Peale, entretanto, as naturezas mortas são investidas de um senso de beleza atemporal e gravidade que lhes dá sentido e peso muito além do que é proporcionado pelas formas simples que descreve. Ele se tornou u

Filme do Dia: Beijo Ardente (1926), Henry King

Imagem
Beijo Ardente ( The Winning of Barbara Worth , EUA, 1926). Direção: Henry King . Rot. Adaptado: Rupert Hughes & Frances Marion, baseado no romance de Harold Bell Wright. Fotografia: George Barns & Gregg Toland. Música: Ted Henkel. Montagem: Viola Lawrence. Dir. de arte: Carl Oscar Borg. Com: Ronald Colman , Vilma Bánky, Charles Lane, Paul McAllister, Gary Cooper , E.J. Ratcliffe, Clyde Cook, Erwin Connely. O grande empresário James Greenfield (Ratcliffe) é saudado como a solução para a seca do Colorado, região desértica em que Barbara Worth (Banky) foi adotada por Jefferson (Lane), que a encontrou criança nas mãos da mãe morta pelas condições adversas, falta de água e tempestades de areia. Um dos empregados de Greenfield, Willard Holmes (Colman) se apaixona por Barbara, despertando os ciúmes de Abe Lee (Cooper), que cresceu junto a ela. Aos poucos não apenas Lee, como toda os trabalhadores, dão-se conta que Greenfield é um grande oportunista, que após ter feito uso

I Lie - David Lang

Imagem

Moral of the Story

Imagem
‘Lila,’ by Marilynne Robinson Regionalism has always played an important part in American literature, with, say, William Faulkner’s Yoknapatawpha County the iconic Southern example. Those who have read Marilynne Robinson’s radiant Pulitzer Prize-winning novel, “Gilead,” will remember that imaginary town in southernmost Iowa, near the conjunction of Missouri, Kansas and Nebraska — Plains country, partially Southern in spirit and looking west, thereby broadly embodying the essential rural Midwestern America at a seminal period, from the Depression to around 1950. Although American literature isn’t usually known for its religious and philosophical novels, we might think of certain essential works, particularly of Melville and Hawthorne, that concern grace and redemption. Robinson’s new novel, “Lila,” combines these regional and spiritual strains of American writing. Two families are of special interest in the town of Gilead, the Boughtons and the Ameses, each having several gener