Postagens

Annie Lennox - I Put A Spell On You

Imagem
Do novo cd de Lennox, ainda a ser lançado, "Nostalgia", onde interpreta grandes standards do jazz, como esse...

Meu Caro Diário, 06/10/1987

Depois da Cultura fui ver "A Companhia dos Lobos" no Iguatemi. Não gostei do filme. Lá pelo Iguatemi vi Glauco. Liguei para Valéria  mas ela me pediu para ligar depois porque Alberto tava lá.

Filme do Dia: The Girl and Her Trust (1912), D.W. Griffith

Imagem
The Girl and Her Trust (EUA, 1912). Direção: D. W. Griffith. Rot. Original: George Hennessy. Fotografia: G.W. Bitzer. Com: Dorothy Bernard, Wilfred Lucas, Edwin August, Charles Gorman, Walter Long, Alfred Paget, Charles West, William A. Carroll. Grace (Bernard), a telegrafista é avisada por seu namorado, Jack (Lucas), que dois mil dólares deverão ser entregues em uma remessa. Ela se sente temerosoa, mas ele afirma que se trata de um local sem perigo. Dois bandidos (Gorman e August) chegam logo depois e conseguem roubar a carga. Grace avisa a próxma estação. Desesperada,  tentando demover os ladrões, acaba partindo juntamente com eles em um trole. Uma locomotiva se aproxima em perseguição e consegue deter os ladrões. Grace e Jack, já mais calmos, partem com a locomotiva. Mesmo sendo uma refilmagem bastante próxima do anterior The Lonedale Operator (1911), cumpre  enfatizar que Griffith tentou maximizar o efeito de suspense, prolongando a situação de tensão, que no film

duran duran - perfect day (1995)

Imagem
Fecharás os olhos e pensarás ver mais: só verás o que teu cérebro desejar que vejas; mais que o oferecido pelo mundo; fecharás os olhos e o mundo exterior já não competirá com tua visão imaginativa. Carlos Fuentes, A Morte de Artemio Cruz , p. 35.

Filme do Dia: Fun in a Bakery Shop (1902), Edwin S. Porter

Fun in a Bakery Shop (EUA, 1902). Direção: Edwin S. Porter. Um padeiro passa a criar máscaras faciais com o material de seu trabalho, a farinha. Elão são produzidas a partir de um rato que sobe um barril – rato evidentemente artificial. Ao final suas peraltices são descobertas por dois companheiros de trabalho, que o afundam em um barril com farinha de trigo. Apesar da notável destreza com que conduz os efeitos especiais, esse filme de motivação pretensamente cômica fica aquém da produção média contemporânea de Méliès. Boa parte dos desenhos que o padeiro efetiva com a sua massa não são destacados por conta de um sistema de filmagem à época que ainda não fazia uso de uma decupagem - no caso aproximando as máscaras desenhadas a partir de planos mais fechados. Aparentemente faz uso do sistema de filmagem em  stop motion , utilizado no universo da animação, no momento em que o rato surge. Edison Manufacturing Co. 1 minuto e 22 segundos.
Era aberrante che gli uomini divenissero schiavi di instituzoni astratte che loro stessi avevano creato per regolare e propri bisogni. La politica era un'ilussione e per questo era marcia, e il massimo che si poteva ottenere era il minori dei mali. Sempre che si avesse voglia di lottare per arrivare a quel minimo risultato. Antonio Monda, L'America non Esiste , p. 30.

Le interviste impossibili - Umberto Eco incontra Beatrice

Imagem

Filme do Dia: Apa (1966), István Szabó

Imagem
Apa (Hungria, 1966). Direção e Rot. Original: István Szabó. Fotografia: Sándor Sára. Música: János Gonda. Montagem: János Rózsa. Cenografia: Károly Molnár. Figurinos: Erzsébet Mialkovszky. Com: András Bálint, Miklós Gábor, Dániel Erdély, Katy Solyóm, Klári Tolnai, Szusza Ráthonyi, Ilone Pétenyi, Rita Békés. Táko (Erdély) é uma criança que, após perder o pai durante a Segunda Guerra, torna-se um exímio fantasista a seu respeito, inventando situações  dele para as outras crianças. Jovem (Bálint) e apaixonado por Anni (Solymón), que perde os pais nos campos de concentração, Táko continua, de forma mais discreta, a fantasiar sobre o pai morto, enquanto sua mãe encontra-se com um homem mais velho. Táko viaja com amigos de trem e ocasionalmente passa pelo vilarejo onde o pai havia nascido, assim como ele e ao qual decide retornar após longo tempo para tentar encontrar pessoas que conheceram seu pai. Táko acredita que necessita fazer algo pelo qual virá a ser lembrado e sair da som

Uma Sobremesa, 1814

Imagem
O filho mais velho de Charles Wilson Peale, um dos mais importantes e influentes artistas dos primórdios da república americana, Raphaelle Peale foi não somente um versátil pintor, mas também um com uma particular especificidade. Como William Dunlap, o primeiro historiador da arte americana  escreveu em 1834, ele foi, como seu pai, "um pintor de retratos à óleo e miniaturas, mas se sobressaiu nas composições de naturezas-mortas. Talvez possa ser considerado o primeiro à sua época que adotou este gênero de pintura nos Estados Unidos." A escolha de Raphaelle Paele por naturezas-mortas foi considerada excêntrica por estetas tais como o inglês Joshua Reynolds, que as considerava muito abaixo das pinturas históricas, como uma forma de expressão artística menor. Nas mãos de Peale, entretanto, as naturezas mortas são investidas de um senso de beleza atemporal e gravidade que lhes dá sentido e peso muito além do que é proporcionado pelas formas simples que descreve. Ele se tornou u

Filme do Dia: Beijo Ardente (1926), Henry King

Imagem
Beijo Ardente ( The Winning of Barbara Worth , EUA, 1926). Direção: Henry King . Rot. Adaptado: Rupert Hughes & Frances Marion, baseado no romance de Harold Bell Wright. Fotografia: George Barns & Gregg Toland. Música: Ted Henkel. Montagem: Viola Lawrence. Dir. de arte: Carl Oscar Borg. Com: Ronald Colman , Vilma Bánky, Charles Lane, Paul McAllister, Gary Cooper , E.J. Ratcliffe, Clyde Cook, Erwin Connely. O grande empresário James Greenfield (Ratcliffe) é saudado como a solução para a seca do Colorado, região desértica em que Barbara Worth (Banky) foi adotada por Jefferson (Lane), que a encontrou criança nas mãos da mãe morta pelas condições adversas, falta de água e tempestades de areia. Um dos empregados de Greenfield, Willard Holmes (Colman) se apaixona por Barbara, despertando os ciúmes de Abe Lee (Cooper), que cresceu junto a ela. Aos poucos não apenas Lee, como toda os trabalhadores, dão-se conta que Greenfield é um grande oportunista, que após ter feito uso