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Filme do Dia: O Desejo do Morto (2013), Ramon Porto Mota

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O  Desejo do Morto (Brasil, 2013). Direção: Ramon Porto Mota. Rot. Original e Montagem: Ramon Porto Mota & Jhésus Tribuzi. Fotografia: Jhésus Tribuzi. Com: Fernando Teixeira, Edyvania Emily, Tavinho Teixeira, Ana Luisa Camino. Curta que pretende criar um efeito irônico-cômico que acaba soando em falsa devido a carga demasiado radical que injeta em sua história já por demais marcada por certos clichês e falta de desenvoltura na construção rítmica, acompanhando o patriarca de uma família classe média que se torna obsessivo com sua própria morte. Ele, após morto, retorna e massacra toda a família e os convidados da festa da filha, que havia se desfeito de suas fotos antigas. 31 minutos.

Filme do Dia: Assassinato no Expresso do Oriente (2017), Kenneth Branagh

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A ssassinato no Expresso do Oriente ( Murder on the Orient Express , EUA/Reino Unido/Malta/França/Canadá/Nova Zelândia, 2017). Direção: Kenneth Branagh. Rot. Adaptado: Michael Green, a partir do romance de Agatha Christie. Fotografia: Haris Zambarloukos. Música: Patrick Doyle. Montagem: Mick Audsley. Dir. de arte: Jim Clay & Dominic Masters. Cenografia: Rebecca Alleway. Figurinos: Alexandra Byrne. Com: Kenneth Branagh, Derek Jacobi, Johnny Depp, Sergei Polunin, Pénelope Cruz, Michelle Pfeiffer, Judi Dench, Willem Dafoe, Leslie Odom Jr.,  Olivia Colman, Tom Bateman. Em Instambul, após resolver um caso, Hercule Poirot (Branagh) é convidado a assumir um outro de assassinato em um dos vagões do Expresso do Oriente em que embarca em um último minuto, por insistência de seu amigo pessoal, Bouc (Bateman). Nele viaja igualmente Edward Ratchett (Depp), que sendo ameaçado de morte, busca proteção de Poirot, que a declina. Ratchett é assassinado e fica claro que o assassino se encontr

Filme do Dia: Copacabana Mon Amour (1970), Rogério Sganzerla

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C opacabana Mon Amour (Brasil, 1970). Direção e Rot. Original: Rogério Sganzerla. Fotografia: Renato Laclette. Música: Gilberto Gil. Montagem: Mair Tavares. Com: Helena Ignez, Othoniel Serra, Paulo Villaça, Guará Rodrigues, Laura Galano, Joãozinho da Goméia. Sonia Silk (Ignez), prostituta na praia de Copacabana, sonha ser uma grande cantora da Rádio Nacional, enquanto seu irmão Vidimar (Serra), é apaixonado por seu patrão, o Dr. Grillo (Villaça). Visitando o pai-de-santo Joãzinho da Goméia, Silk toma a decisão de assassinar o Dr. Grillo para libertar o irmão da situação de transe em que se encontra. Embora provavelmente seja uma experiência enervante para quem busque uma narração mais delineada, o filme de Sganzerla consegue, de certa maneira, traduzir em sua forma, e não apenas nas atuações do elenco, a atmosfera de transe hipnótico dos cultos afro-americanos, dois quais Vidimar e Silk são   praticantes. Para tanto auxilia a inesquecível fotografia de cores quentes – efetiva

Filme do Dia: Aventuras de Robinson Crusoé (1954), Luis Buñuel

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A venturas de Robinson Crusoé ( Robinson Crusoe,  México, 1954). Direção: Luis Buñuel. Rot. Adaptado: Hugo Butler & Luis Buñuel, baseado no romance de Daniel Defoe.  Fotografia: Alex Phillips. Montagem: Carlos Savage & Alberto Valenzuela. Dir. de arte: Edward Fitzgerald. Cenografia: Pablo Galván. Com: Dan O´Herlihy, Jaime Fernández, Felipe de Alba, Chel López, José Chavez, Emilio Garibay. Náufrago aportado em uma ilha deserta na época do tráfico de especiarias e escravos entre o continente europeu e o americano, Robinson Crusoé (O´Herlihy) cria, no   decorrer de vários anos, seu universo particular, levando muitas das regras aprendidas em sociedade humana para o ambiente inóspito. Construindo uma pequena fortificação, ele consegue aos poucos produzir trigo para fazer pão assim como uma criação de cabras. Sua solidão se torna completa com a morte e dispersão de seus animais doméstico , como o fiel cachorro Rex. A religião, por sua vez, serve como força para os momentos d

Filme do Dia: Três Reis (1999), David O. Russell

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T rês Reis (Three Kings, EUA, 1999). Direção: David O. Russell. Rot. original: David O. Russell, baseado no argumento de John Ridley. Fotografia: Tom Sigel. Música: Carter Burwell. Montagem: Robert K. Lambert. Dir. de arte: Catherine Hardwicke, Jann K. Engel &  Derek R. Hill. Cenografia: Gene Serdena. Figurinos: Kym Barrett. Com: George Clooney, Mark Wahlberg, Ice Cube, Spike Jonze, Nora Dunn, Jamie Kennedy, Mykelti Williamson, Cliff Curtis.        Logo após o cesar-fogo da Guerra do Golfo, Archie Gates (Clooney} sabe, através de fontes privilegiadas, que um grupo de soldados se encontra da posse de um mapa que indica uma fortuna em ouro, que os iraquianos se apossaram do Kuwait. Ao invés de delatá-los ele se torna o líder do grupo, também formado pelo ingênuo Conrad (Wahlberg), seu amigo Troy (Jonze) e pelo negro Elgin (Cube). Gates consegue despistar a insistente repórter Adriana Cruz (Dunn) e após uma primeira tentativa frustrada, conquistam o bunker onde se encontra

Filme do Dia: La Hierarchie dans L´Amour (1906), Alice Guy

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L a Hierarchie dans L´Amour (França, 1906). Direção: Alice Guy. Uma mulher é abordada em um parque por um jovem militar, que se oferece para carregar sua cesta. Logo após, um superior do militar lhe ordena uma ação para poder se aproximar da mulher. Porém, enquanto esse vai satisfazer suas necessidades, essa é abordada por um terceiro militar de patente mais alta. Quando o outro homem sai do banheiro já é tarde demais. Por fim, quando se senta para conversar com o cavalheiro, um superior seu faz com que ele se afaste dela em sinal de deferência. O senhor que chegara por último então sai com a mulher. Nesse filme de estrutura típica do Primeiro Cinema, o que importa é o efeito-piada. Gradualmente se observa a passagem da mulher para mãos de homens com patentes mais altas e também de mais idade, sem que ela refute sequer ou se prenda a qualquer um deles, numa atitude que se pode por um lado ser acusada de chauvinista em transformá-la em mero objeto do desejo de todos os quatro ho

Filme do Dia: Fétiche (1933), Wladyslaw Starewicz

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F étiche (França, 1933). Direção,  Rot. Original, Fotografia e Dir. de arte: Wladyslaw Starewicz. Música: Edouard Flament. Mãe pobre que não tem uma laranja para dar a seu filho, costura um cachorro de pelúcia que ganha vida com suas lágrimas e se aventura pelo mundo atrás da laranja nesse surpreendente curta que faz uso da mescla entre ação ao vivo e animação não a partir de desenhos, mas da utilização de stop motion com   bonecos. Técnica a qual Starewicz é um dos nomes e pioneiros (foi o realizador da primeira animação com bonecos em 1912). Tornou-se o primeiro de uma série programada para ter doze filmes, sendo que cinco foram produzidos.   É digno de se observar que apesar do encantamento infantil se fazer aqui presente, a crueldade e o horror não se encontram igualmente ausentes. É o caso do tétrico “inferno” no qual o pequeno cachorro irá ingressar, repleto de figuras horrorosas e que trapaceiam umas com as outras por interesses, de forma curiosamente próxima dos humanos.

Filme do Dia: Água Quente sob uma Ponte Vermelha (2001), Shohei Imamura

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Á gua Quente sob uma Ponte Vermelha ( Akai Hashi no Shita no Nurui , Japão/França, 2001). Direção: Shohei Imamura. Rot. Adaptado: Shohei Imamura, Daisuke Tengan & Motofumi Tomikawa, baseado no romance de Yo Henmi. Fotografia: Shigeru Komatsubara. Música: Shinichirô Ikebe. Montagem: Hajime Okayasu. Dir. de arte: Hisao Inagaki. Com: Koji Yakushu, Misa Shimizu, Mitsuko Baisho, Mansaku Fuwa, Isao Natsuyagi, Yukyia Kitamura, Hijiri Kojima, Toshie Negishi.          Desempregado, Yosuke (Yakushu)   abandona a família em Tóquio em busca de emprego na província, próximo da península de Noto. Sempre dispendendo boa parte do tempo com pessoas que vivem à margem da sociedade, ele encontra um velho metido a filósofo, Taro (Kitamura), que afirma ter numa velha casa próxima à ponte vermelha um antigo buda de ouro que vale milhões. Yosuke sente-se atraído pela jovem que lá vive, Saeko (Shimizu), dividindo a grande casa com sua avó (Baisho) que, devido a senilidade, perdeu boa parte dos gan

Filme do Dia: A Ride for Cinderella (1937), Max Fleischer

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A  Ride for Cinderella (EUA, 1937). Direção: Max Fleischer. Após se apaixonar à primeira vista por uma garota que conhece no baile em seu castelo, o Príncipe Encantado tem um breve momento de intimidade com ela, Cinderella, pois fica tarde e o feitiço que a transformou pode findar a qualquer momento. Enquanto Cinderella corre em seu último modelo GM, suas maldosas patroas convencem a bruxa a espalharem males e um confuso Príncipe busca pistas de sua amada com um sabujo que farejou o sapatinho deixado pela moça. Não se preocupando inicialmente em apresentar o ponto de vista de Cinderella, mas sim os preparativos da festa e o princípio, com doses de comedida sátira, e já a apresentando no momento em que o príncipe a escolhe em detrimento das filhas de sua patroa, o curta inova e dá como certo o conhecimento da fábula pela maior parte dos espectadores – mesmo bem antes de sua adaptação mais célebre ao universo da animação, efetuada por Disney em 1950 – embora tal sensação seja al

Filme do Dia: Milk (2008), Gus Van Sant

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M ilk (EUA, 2008). Direção: Gus Van Sant. Rot. Original: Dustin Lance Black. Fotografia: Harris Savides. Música: Danny Elfman. Montagem: Elliot Grahan. Dir. de arte: Bill Groom & Charles Beal. Cenografia: Barbara Munch. Figurinos: Danny Glicker. Com: Sean Penn, Emile Hirsch, Josh Brolin, Diego Luna, James Franco, Alison Phil, Victor Garber, Denis O`Hare. Harvey Milk (Penn) se muda com o amante Cleve Jones (Hirsch) de Nova York para Castro Street, em San Francisco, onde, a partir de uma loja de material fotográfico, passa a criar um grupo de militância gay que se expande e ganha dimensão política. Ainda que se candidate várias vezes a um cargo público municipal, Milk é sucessivamente derrotado por candidatos de direita. A insistência em sua carreira política faz com que Cleve abandone Milk. Esse se interessa pelo não politizado Jack Lira (Luna). A mudança na legislação municipal beneficia Milk que finalmente se torna eleito. O engajamento político e sua ausência do lar fazem

Filme do Dia: Kurz und Schmerzlos (1998), Fatih Akin

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K urz und Schmerzlos (Alemanha, 1998). Direção e Rot. Original: Fatih Akin. Fotografia: Frank Barbian. Música: Ulrich Kodjo Wendt. Montagem: Andrew Bird. Dir. de arte: Guido Amin Fahim. Figurinos: Helen Achtermann. Com: Mehmet Kurtulus, Aleksandar Jovanovic, Adam Bousdoukos, Regula Grauwiller, Idil Üner, Ralph Herforthm, Marc Hosemann, Cem Akin. Em Hamburgo, o trio de amigos Bobby (Jovanovic), Costa (Bousdoukos) e Gabriel (Kurtulus), volta a encontrar-se, depois que o último sai da prisão, na festa de casamento de seu irmão (Akin). Disposto a viver honestamente, Gabriel passa a trabalhar como motorista de táxi, sempre sofrendo o assédio de Bobby para voltar ao mundo do crime. O grego Costa sofre quando Ceyda (Üner), irmã de Gabriel, finda namoro. Bobby casado com a bela Alice (Grauwiller), torna-se agente do mafioso Muhamer (Herforth). Alice reprova seu novo “patrão” e envolve-se com Gabriel, enquanto Bobby, desesperado após ter fracassado na missão ordenada por Muhamer, é mo

Filme do Dia: A Dupla Vida de Véronique (1991), Krzystof Kieslowski

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A  Dupla Vida de Véronique ( La Double Vie de Véronique , França/Polônia/Noruega, 1991). Direção: Krzysztof Kieslowski. Rot. Original: Krzysztof Kieslowski & Krzysztof Piesewicz. Fotografia: Slawomir Idziak. Música: Zbigniew Preisner. Montagem: Jacques Witta. Dir. de arte: Patrice Mercier. Figurinos: Laurence Brignon, Claudia Fellous & Elzbieta Radke. Com: Irène Jacob, Halina Gryglaszewska, Kalina Jedrusik, Aleksander Bardini, Wladyslaw Kowalski, Jerzy Gudejko, Janusz Sterninski, Philippe Volter, Sandrine Dumas. Véronique (Jacob) é uma garota francesa que sempre possuiu a sensação de estar vivendo uma outra vida em outro local. Em uma turnê pela Europa, ela é vista em Cracóvia por seu duplo, Weronika (Jacob), no dia em que essa consegue um papel para o que será sua primeira apresentação como cantora de um coral, e que acabará falecendo. O tema do duplo ganha aqui uma dimensão que   senão se afasta de todo da  mórbida com que foi habitualmente retratado no cinema ( O

Filme do Dia: Finye (1982), Souleymane Cissé

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F inye (Mali/França, 1982). Direção e Rot. Original: Souleymane Cissé. Fotografia: Étienne Carton de Grammond. Montagem: Andrée Daventure. Com: Fousseyni Sissoko, Goundo Guissé, Balla Moussa Keita, Ismaila Sar, Omou Diarra, Ismaila Cissé, Massitan Ballo, Diounconda Cone. Batrou (Guissé) é a insatisfeita filha do coronel   Sangaré (Keita), que comanda com mão de ferro a região e, dentro de casa, suas três esposas. Ele não consegue, no entanto, deter o envolvimento de sua filha com Bah (Sissoko), rapaz de má reputação por usar drogas e não ter passado no vestibular e com o movimento que pretende depô-lo do poder local. Quando uma tentativa de organização de greve na universidade é desbaratada, Bah é preso com outros ativistas e Batrou se entrega voluntariamente. Ele é enviado para um campo de trabalhos forçados. Seu avô (Sarr) enfrenta o poder local personificado em Sangaré, clamando pela soltura de seu neto e único herdeiro. Cissé mistura ativismo com misticismo. Ainda que o p

Filme do Dia: É de Chuá (1958), Victor Lima

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É de Chuá (Brasil, 1958). Direção: Victor Lima. Rot. Original: Haroldo Barbosa, Victor Lima, Sérgio Porto, Renato Restier e J.B. Tanko. Fotografia: Mario Pagés. Música: Haroldo Eiras. Montagem: Rafael Justo Valverde. Dir. de arte: Alexandre Horvat. Com: Grande Otelo , Ankito, Renata Fronzi, Renato Restier, Bill Farr, Costinha, Zezé Macedo, Carlos Costa, Duarte de Moraes, Pedro Dias.          O vigarista Juca Moleza (Restier) se aproveita da sede de fama e riqueza da popular Maria Xangai (Fronzi) para planejar um golpe na soçaite. Ele aluga uma mansão e alguns dos melhores artistas do momento são contratados para divertir a sociedade. O auge da festa é um desfile de jóias, mas a dupla de pobretões Laurindo (Othelo) e Peteleco (Ankito), roubam a cena, quando o último engole uma jóia preciosa. Os detetives Astrogildo (Costa) e seu parceiro (Costinha) investigam os passos de Juca, enquanto um médico (Dias) é chamado para recuperar a jóia do estômago de Peteleco. Todos se interessam

Filme do Dia: A Serpente (1925), Buntarô Futagara

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A  Serpente ( Orochi , Japão, 1925). Direção: Buntarô Futagara. Rot. Original: Rokohei Susukita.  Fotografia: Seizo Ishino. Com: Tsumasaburô Bandô, Misao Seki, Utako Tamaki, Kensaku Haruji, Momotarô Yamamura, Kotonosuke Nakamura, Shigeyo Arashi, Kichimatsu Nakamura, Shizuko Mori, Zen’ichirô Yasuda. Numa reunião de samurais Heisaburo Kuritomi (Bandô) é injustamente acusado de ter sido quem iniciou as provocações que geraram briga e confusão no grupo e não Namioka, o verdadeiro provocador, sendo advertido pelo Mestre que uma confusão mais e ele será banido. Até mesmo Namie (Tamaki) pensa ter sido ele o pivô da situação, sendo suspenso por um mês. Quando Heisaburo escuta três samurais conversando sobre boatos a respeito de Namie os ataca em plena luz do dia. Kuritomi é banido. Melancólico, acredita que Namie é a única que ainda confia nele, e para ele é o suficiente. Porém, quando chega em sua residência, ela o rejeita e ele tenta se explicar. Ela se agita. O Mestre flagra a confu

Filme do Dia: Azúcar Amarga (1996), Leon Ichaso

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A zúcar Amarga (Cuba/Rep. Dominicana, 1996). Direção: Leon Ichaso. Rot. Original: Leon Ichaso & Orestes Matacena, baseado em argumento de Leon Ichaso & Pelayo García. Figurinos: Claudio Chea. Música: José Ferro Jr. & Manuel Tejada. Montagem: Yvette Piñeyro & David Tedeschi.  Dir. de arte: Liliana Soto & Manuel Mendez. Cenografia: Victor Dume. Figurinos: Jaime Gonzales. Com: René Lavan, Mayte Vilán, Miguel Gutiérrez, Larry Villanueva, Luis Celeiro, Teresa Maria Rojas, Orestes Matacena, Caridad Ravelo. Gustavo (Lavan) é um estudante-modelo que foi premiado com uma bolsa de estudos em Praga. Ao mesmo tempo descobre que sua família se encontra cada vez mais desagregada. O pai (Gutiérrez), psiquiatra, movido por razões econômicas, decide ser pianista em um hotel para turistas estrangeiros. O irmão, Bobby (Villanueva), que tinha uma banda de rock, é preso e torturado e se pica propositalmente com uma seringa contaminada pelo vírus da AIDS. Apaixonado por Yolanda (

Filme do Dia: O Beco dos Milagres (1995), Jorge Fons

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O  Beco dos Milagres ( El Callejón de los Milagros , México, 1995). Direção: Jorge Fons. Rot. Adaptado: Vicente Leñero, baseado no romance de Naguib Mahfouz. Fotografia: Carlos Marcovich. Música: Lucía Álvarez. Montagem: Carlos Savage. Dir. de arte: Carlos Guttiérez. Figurinos: Jaime Ortiz. Com: Ernesto Gómez Cruz, Maria Rojo, Salma Hayek, Bruno Bichir, Delia Casanova, Margarita Sanz, Cláudio Obregón, Juan Manuel Bernal, Abel Woolrich, Luiz Felipe Tovar, Esteban Soberanes, Daniel Giménez Cacho.      Rutilio (Cruz), mas conhecido como Don Ru é um dono de café na Cidade do México no Beco dos Milagres, onde se entrelaçam todas as relações sociais dos moradores locais. Embora casado e pai de um filho adulto, Chava (Bernal), Rutilio não esconde sua preferência por homens mais jovens, como Jimy (Soberanes), o que provoca a fúria de sua família, por conta dos rumores e brincadeiras que são vítimas. Dona Cata (Rojo) prediz o futuro de mulheres solitárias como a proprietária de quase to

Filme do Dia: O Rei da Maquiagem (1904), Georges Méliès

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O  Rei da Maquiagem (Le Roi du Maquillage, França, 1904). Direção: George Méliès. É cativante a simplicidade desse pequeno filme de Méliès, que apresenta um homem com um quadro negro. A partir do momento que ele desenha no quadro um novo visual para si próprio, logo sua cabeleira, bigode e barba se transformam. Esse filme demonstra sobretudo o talento do cineasta no uso da maquiagem, característica geralmente secundária na maioria de seus filmes. Também pode ser considerado dentro do estilo de filmes que priorizam o ilusionismo sobre qualquer outro elemento narrativ o, como O Taumaturgo Chinês , tal e qual os números do famoso mágico Houdini, de quem Méliès foi assistente. Georges Méliès/Star Film para Star Film. 2 minutos e 45 segundos. 

The Film Handbook#169: Bill Forsyth

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Bill Forsyth Nascimento: 29/07/1946, Glasgow, Escócia Carreira (como realizador): 1979- A despeito de seu naturalismo de baixo orçamento, a qualidade mais surpreendente dos filmes de Bill Forsyth é sua habilidade em investir em comédia leve, ambientada em um mundo moderno cotidiano reconhecível, com divertidas e sutis intimações a um elemento mágico quase sobrenatural. Tendo já dirigido documentários e filmes industriais, em 1972 Forsyth passou a trabalhar com o Teatro da Juventude de Glasgow, uma experiência que culminou finalmente na sua estreia com o longa-metragem de baixo orçamento Descendo pelo Ralo / That Sinking Feeling , no qual jovens incompetentes e desempregados de Glasgow concebem um engenhoso plano de roubar um monte de acessórios para banheiro. De uma vez só juvenil, moderno e excêntrico quando divertidamente parodia/plagia cenas de O Último Golpe / Thunderbolt and Lightfoot  de Cimino , revela tanto a simpatia do diretor-roteirista por sonhadores quanto sua hab

Filme do Dia: Bleak Night (2010), Yoon Sung-hyun

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B leak Night ( Passokkoon , Coréia do Sul, 2010 ). Direção e Rot.Original: Yung Soon-hyun. Fotografia: Byun Bong-sun. Com: Lee Je-hoon, Park Jung-min, Seo Jun-young, Jo Sung-ha. Pai (Sung-ha) atormentado pela perda recente do filho que se suicidou, Hee-jun (Jung-min), procura encontrar com os colegas de escola que conviveu pouco antes de morrer. Ele encontra Ki-tae (Je-hoon), que se mudou de escola algumas semanas antes do incidente e Dong-yoon (Jun-young), que não compareceu aos funerais.   Juntos, quando ainda próximos, viajam para a China com algumas garotas. Porém, logo as tensões se tornarão cada vez mais visíveis, sobretudo entre o caráter dominador e inseguro de Ki-tae e a aparente submissão de Hee-Jun, que porém possui uma determinação bem maior e que após sofrer abusos seguidos daquele, passa a estudar em outra escola. Esse, que é o filme de estréia do realizador, apresenta uma abordagem revigorante do universo masculino juvenil, ao justamente fazer uso bastante diss