Postagens

Filme do Dia: La Paloma (1930), Dave Fleischer

Imagem
L a Paloma (EUA, 1930). Direção: Dave Fleischer. Sendo uma das primeiras, senão a primeira, série sonora da indústria cinematográfica, Screen Songs e sua estratégia de enfatizar determinada canção com sua letra – no caso aqui a célebre canção-título de origem mexicana – acabaria por se tornar antiquada quando do surgimento de sua concorrente de influência avassaladora, a Silly Simphonies , sendo praticamente pouco lembrada e não tida em grande conta, o que não deixa de ser algo injusto tendo em vista senão este episódio alguns outros (como I’m Afraid to Come Home in the Dark ). Como naquele, ainda que de forma menos insistente, o personagem é observado através da própria moldura da tela de cinema e no seu maior momento de criatividade, as notas musicais de seu protagonista seresteiro se transforma numa escala/escada que permite que sua dama desça do balcão, numa evocação hispânica de Romeu e Julieta . No final,o herói é simplesmente devorado por um peixe que é devorado, por sua

Filme do Dia: 32 Curtas Sobre Glenn Gould (1993), François Girard

Imagem
32 Curtas Sobre Glenn Gould ( 32 Short Films About Glenn Gould ,  Canadá/Portugal/Holanda/Finlândia, 1993) Direção: François Girard. Rot.Original: F.Girard, Don Mckellar & Nick Mckinney. Montagem: Gaetan Huot. Com: Colm Feore, Katya Ladan, Devon Anderson. Cenas da vida do excêntrico pianista canadense Glenn Gould. Entrevistas, seu isolamento e o abandono das apresentações ao vivo em 1964, algumas de suas composições, sua mania por todo tipos de anfetaminas, sua solidão, seus telefonemas intermináveis, sua superstição, seu autismo, depoimentos de pessoas que lhe foram próximas, seu perfeccionismo, sua morte por apoplexia em 1982. Com grande habilidade e originalidade, Girard desfila 32 histórias curtas que dizem respeito ao universo de Gould, mesclando momentos de realismo dramático, cenas documentais e abstracionismo puro associado à música, conseguindo grande efeito estético. Em um dos melhores momentos, é observado, através de animação, o efeito da mais de uma dúzia de

Filme do Dia: All Puzzled (1925), Otto Mesmer

Imagem
A ll Puzzled (EUA, 1925). Direção: Otto Mesmer Talvez o que persista de mais saboroso nessa animação   de evidente mensagem anti-soviética protagonizado pelo Gato Félix seja a liberdade e imaginação transcendendo as barreiras do realismo mais estrito que comandará a animação a partir do som. Aqui, um faminto Félix escuta do seu dono (trata-se de uma das poucas animações que faz uso de balões com diálogos) que somente receberá sua refeição após ele resolver uma palavra cruzada. A palavra cruzada diz respeito a Rússia. Félix consegue ser chutado até a Rússia e lá passa a ser vítima de perseguições, pois tido como espião. Quando retorna a única coisa que consegue afirmar sobre o país é que é problemático, conseguindo involuntariamente resolver a última charada de seu dono. Pat Sullivan Cartoons. 3 minutos e 17 segundos.

Filme do Dia: Plataforma (2000), Jia Zhang-ke

Imagem
P lataforma ( Zhantai , China/Japão/Hong Kong/França, 2000). Direção e Rot. Original: Jia Zhang-Ke. Fotografia: Nelson Yu-Lik-wai. Música: Yoshihiro Hanno. Montagem: Jing Lei Kong. Dir. de arte: Shiu Queng. Figurinos: Qi Lei & Zhao Xiafei. Com: Wang Hong-wei, Zhao Tao, Liang Dong Jing, Yang Yi Tian, Wang Bo. Após a morte de Mao Tse-Tung, na província de Fenyang, China,   jovens que fazem parte do Grupo de Cultura dos Camponeses, busca desesperadamente sorver um pouco da cultura pop que vem do estrangeiro, enquanto aos poucos, devido aos imperativos financeiros, privatiza-se e se transforma na banda pop alternativa All Star Rock and Breakdance Band . Cui Mingliang (wei) se inicia num mundo de liberdade, inclusive sexual, antes desconhecida. Porém, retorna para a provinciana Fenyang, mesmo temendo ser engolfado pela mesmice de seus muros, representado pela garota que era seu sonho de alguns anos antes. Esse soberbo filme conjuga sua extrema contenção emocional com uma da

Filme do Dia: Isaura (2001), Alex Sernambi

Imagem
I saura (Brasil, 2001). Direção e Rot. Original: Alex Sernambi. Fotografia: Luís Abramo. Música: Celau Moreira & Henrique Ribeiro. Montagem: Alex Sernambi & Ana Luz. Dir. de arte: Fiapo Barth. Com: Eliane Steinmetz, Lelo Almeida, Patsy Cecato. Isaura (Steinmetz) trabalha como operadora do sistema de telefonia que desperta as pessoas. Apaixona-se pela voz de um dos usuários do serviço, Renê (Almeida). Ele, sempre galante ao telefone, passa a ser sua obsessão, porém todas suas esperanças se desfazem quando ela descobre que ele dorme com as mulheres mais diversas. Seu amor se transforma em ódio. Porém, nem mesmo após se vingar definitavemente do objeto de seu amor, Isaura deixa de ser obsessiva. Seu próximo interesse é um motorista de ônibus. Esse curta mescla um interessante retrato psicológico da baixa classe média a partir de uma mente atribulada por sintomas psicóticos, com bastante humor mas sem deixar de demonstrar interesse por sua protagonista. O resultado final é

Filme do Dia: Retrato de Teresa (1979), Pastor Vega

Imagem
R etrato de Teresa (Cuba, 1979). Direção: Pastor Veg a. Rot. Original: Pastor Vega & Ambrosio Forneto. Fotografia: Lívio Delgado. Música: Carlos Farinas. Montagem: Mirita Lores. Com: Daisy Granados, Adolfo Llauradó, Idalia Anreus, Miguel   Benavides, Samuel Claxton, Elsa Gay, German Pinelli, Raúl Pomares. Oprimida pelo trabalho estafante, por conduzir um grupo artístico na tecelagem em que trabalha e ainda ter que dar conta de três filhos e das reclamações do marido que acredita dar pouca atenção à família, Teresa (Granados) começa a entrar em conflito direto com Rámon (Llauradó), seu marido. Ela tenta uma reconciliação ao pedir licença do trabalho e ficar próxima dele e dos filhos, mas logo a situação cotidiana volta as mesmas reclamações de sempre. Separados, Rámon se desespera quando percebe que não possui mais qualquer relevância para a amante rica que o usa da mesma maneira que ele a ela. Tenta ensaiar um retorno com Teresa, porém sua ênfase em sequer imaginar a possi

Filme do Dia: Até o Céu Leva Mais ou Menos15 Minutos (2013), Camila Battistetti

Imagem
A té o Céu Leva Mais ou Menos 15 minutos (Brasil, 2013). Direção: Camila Battistetti. Para além do aparato profissional de captação e a edição de corte abrupto que seleciona os trechos mais intensos, esse curta muito bem humoradamente tira proveito das oscilações de humor de três crianças no trajeto entre uma festa infantil e a casa no banco traseiro do carro. As disputas, choramingas, ciúmes e confusões que surgem com a maior espontaneidade possível, esquecidas que estão do aparato que as registra, somente arrefecem quando o sono chega. Também pode ser lido a contrapelo como um vívido lembrete de que o potencial para a discórdia no gênero humano já data praticamente do berço. 14 minutos.