Postagens

Filme do Dia: Sublime Obsessão (1935), John M. Stahl

Imagem
Sublime Obsessão ( Magnificent Obsession , EUA, 1935). Direção: John M. Sthal. Rot. Adaptado: Sarah Y. Mason, Victor Heerman & George O’Neil, baseado no romance de Lloyd C. Douglas. Fotografia: John J. Mescall. Música: Franz Waxman. Montagem: Milton Carruth. Dir. de arte: Charles D.Hall. figurinos: Vera West. Com: Robert Taylor, Irene Dunne, Charles Butterworth, Betty Furness, Sara Haden, Ralph Morgan, Henry Armetta, Gilbert Emery.        Robert Merrick (Taylor) é um playboy aparentemente incorrigível. Após sofrer um acidente, utiliza um respiradouro que o ilustre Dr. Hudson também precisara, na mesma hora. Hudson morre e Merrick é internado no hospital pertencente ao falecido, onde é tratado com desprezo. Em uma de suas bebedeiras, após sair do hospital, conhece Randolph (Morgan), amigo pessoal de Hudson, que lhe ensina sua filosofia de vida: fazer o bem secretamente. Ao tentar ajudar a viúva de Hudson, Helen (Dunne), por quem encontra-se apaixonado, esta sofre um acidente

Comentário sobre A Aula de Balé, de Edgar Degas

Imagem
Agora analisemos A Aula de Balé , uma tela que Edgar Degas acabou de pintar em 1874, o mesmo ano em que se realizou (o que se tornaria conhecido como) a Primeira Exposição Impressionista. Ela mostra um estúdio de dança cheio de bailarinas prestando escassa atenção a seu idoso professor de balé , que está de pé, apoiado no comprido bastão que usa para marcar o tempo batendo no assoalho. As jovens dançarinas estão de pé, encostadas e se alongando na parede do estúdio. Todas vestem tutus brancos, com faixas de cores variadas amarradas em laços nas cinturas. Um cãozinho olha com atenção para os tornozelos da bailarina de pé no primeiro plano à esquerda da pintura: ela dá as costas para o espectador e usa um grande prendedor de cabelo vermelho. À esquerda, na borda da composição, está a dançarina mais desatenta, que coça as costas, de olhos fechados e queixo erguido em momentâneo alívio. Para aqueles de vocês que, como eu, trabalharam nos bastidores de um teatro e observaram dançarinos

Filme do Dia: Leste-Oeste, o Amor no Exílio (1999), Régis Wargnier

Imagem
Leste-Oeste, o Amor no Exílio ( Est-Ouest ,França/Rússia/Bulgária/Espanha/Ucrânia,1999).Direção: Régis Wargnier. Rot. Original: Rustam Ibragimbekov, Sergei Bodrov, Louis Gardel & Régis Wargnier. Fotografia: Laurent Dailland. Música: Patrick Doyle. Montagem: Hervé Schneid. Dir. de arte: Aleksei Levchenko, Vitali Kholoutchouk & Vladimir Svetozarov. Cenografia: Rossitsa Bakeva, Svetlana Filakhtova, Garabed Garabedian, Yvetta Kotcheva, Mikhail Leutchenko, Jean-Philippe Reverdot & Tzvetana Yankova. Figurinos: Pierre-Yves Gayraud. Com: Sandrine Bonnaire, Oleg Menshikov, Catherine Deneauve , Sergei Bodrov Jr., Ruben Tapiero, Erwan Baynaud, Grigori Manukov. A francesa Marie (Bonnaire) e seu marido russo, Alexei (Menshikov), fazem parte de uma leva de um navio que transporta expatriados russos de volta à terra natal, após o anúncio de perdão publicizado por Stálin. Trata-se de uma armadilha e eles a percebem logo quando o navio atraca no cai, com todos os outros passageiros

Filme do Dia: O Caldeirão de Santa Cruz do Deserto (1986), Rosemberg Cariry

Imagem
O Caldeirão de Santa Cruz do Deserto (Brasil, 1986). Direção: Rosemberg Cariry. Rot. Original: Rosemberg Cariry & Firmino Holanda. Fotografia: Ronaldo Nunes.  A história do Caldeirão de Santa Cruz do Deserto é evocada através tanto de técnicas comuns ao gênero documental – fotos fixas, imagens antigas e depoimentos filmados pela produção de sobreviventes e estudiosos do assunto -  como de recursos provenientes da cultura local, que procuram dar conta do escasso material iconográfico –bumba-meu-boi, cordel, violeiro, encenação teatral ao ar livre e pequenas figuras de barro que ajudam a representar momentos da narrativa. Mesmo que alguns recursos tenham sido mais bem utilizados que outros – as figuras de barro, por exemplo, conseguem provocar uma metáfora interessante, consciente ou não, com a própria fragilidade da figura humana, enquanto a representação teatral no centro da cidade é perfeitamente dispensável, o resultado, semi-amadorístico, em nada compromete a compreensã
Imagem
Antônio Pompêo 1953-2016

The Film Handbook#57: Alexander Mackendrick

Imagem
Alexander Mackendrick Nascimento : 08/09/1912, Boston, Massachusetts Morte : 22/12/1993, Los Angeles, Califórnia Carreira  (como diretor): 1949-1967 Como Robert Hamer , Alexander Mackendrick foi um dos melhores e menos típicos diretores dos estúdios Ealing. Talvez mais conhecido pelas quatro comédias que realizou lá ele, no entanto, criou filmes de raro negrume, marcados por uma pessimista - embora engenhosa - visão da crueldade humana, corruptibilidade e auto-obsessão. Nascido durante uma visita de seus pais aos Estados Unidos, Mackendrick cresceu na Escócia e estudou na Glasgow School of Art. Seu primeiro emprego no cinema foi como animador de publicidades; durante a guerra, trabalhando em documentários e filmes de propaganda, ele foi contratado pela Ealing como roteirista. Após dois anos estrearia como diretor com Alegrias a Granel / Whisky Galore!,  aparentemente, uma caracteristicamente extravagante fantasia cômica: ilhéus escoceses se unem numa batalha contra o autorita

Filme do Dia: A Mosca (1986), David Cronenberg

Imagem
A Mosca ( The Fly , EUA, 1986). Direção: David Cronenberg. Rot. Adaptado: Charles Edward Pogue & David Cronenberg, a partir do conto de George Langelaan. Fotografia: Mark Irwin. Música: Howard Shore. Montagem: Ronald Sanders. Dir. de arte: Carol Spier & Rolf Harvey. Cenografia: Elinor Rose Galbraith. Figurinos: Denise Cronenberg. Com: Jeff Godblum, Geena Davis, John Getz, Joy Boushel, Leslie Carlson, George Chuvalo, Michael Copeman, David Cronenberg. Numa festa, Seth Brundle (Godblum) convida a jornalista Veronica Quaife (Davis), a conhecer uma maravilha que elaborou em seu apartamento. Somente após certo tempo é que Veronica se dá conta de que se trata de um teletransportador, capaz de transferir matéria sólida de um terminal para outro. Veronica, mesmo contra a vontade de Seth, comenta as experiências com o seu editor e ex-namorado, Stathis (Getz), que não acredita na história. Seth faz um acordo com Veronica para que ela não divulgue com mais ninguém até a concl