Postagens

Imagem

Middle Passage, Robert Hayden

Jesús, Estrella, Esperanza, Mercy:        Sails flashing to the wind like weapons,        sharks following the moans the fever and the dying;           horror the corposant and compass rose. Middle Passage:                voyage through death                                to life upon these shores.        “10 April 1800—        Blacks rebellious. Crew uneasy. Our linguist says           their moaning is a prayer for death,        ours and their own. Some try to starve themselves.           Lost three this morning leaped with crazy laughter           to the waiting sharks, sang as they went under.” Desire, Adventure, Tartar, Ann:        Standing to America, bringing home           black gold, black ivory, black seed.                 Deep in the festering hold thy father lies,                   of his bones New England pews are made,                   those are altar lights that were his eyes. Jesus    Saviour    Pilot    Me Over 

Filme do Dia: Só a Mulher Peca (1952), Fritz Lang

Imagem
Só a Mulher Peca ( Clash by Night , EUA, 1952). Direção: Fritz Lang. Rot. Adaptado: Alfred Hayes, baseado em peça de Clifford Odets. Fotografia: Nicholas Musuraca. Música: Roy Webb. Montagem: George Amy. Dir. de arte: Caroll Clark & Albert S. D´Agostino. Cenografia: Jack Mills & Darell Silvera. Com: Barbara Stanwyck , Paul Douglas, Robert Ryan, Marilyn Monroe, J. Carrol Naish, Keith Andes, Silvio Minciotti. Retornando a casa do irmão Joe (Doyle) após dez anos, Mae (Stanwyck) procura, sem muita confiança, instituir uma vida em comum com o tímido e ingênuo pescador solteirão  Jerry (Douglas). Porém uma tensão sempre acompanha sua relação com o melhor amigo de Joe, Earl (Ryan) que é o oposto de Joe, viril e cheio de energia. Após casados e com uma filha, Mae não resiste as investidas de Earl e passam a viver uma relação extra-conjugal. Mae revela tudo a Joe quando esse questiona sobre presentes que ela havia ganho de Earl e afirma que irá embora com o amante no dia seguint

Supertramp - It's Raining Again

Meu Caro Diário, 20/05/2005

obviamente que a data da última mensagem está equivocada, pois foi terça e hoje é domingo. Ontem, aconteceu um estranho ato de mediunidade. Enquanto esperava um filme no Conjunto Nacional tocou um longo tempo na minha cabeça um tema instrumental do Pink Floyd. Depois, no filme que vi, o tema apareceu pelo menos uma meia-dúzia de vezes ao longo do filme, que se chama Bongiorno Notte , de Bellocchio sobre o sequestro de Aldo Moro. Luíza me acordou hoje cedo, mas fez bem pois já eram quase 10 da manhã. É um belo dia de sol, resta saber se quero fazer algo com ele. Ir visitar Luíza, não a amiga, mas a sobrinha? Ver outro filme? Ficar em casa mofando? Ir caminhar? Sinto-me ainda tão indisposto que é bem capaz que acabe ficando por casa.

Hollywood dreams turn queasy in David Cronenberg's brilliant nightmare

Imagem
Tea and absolutely no empathy … Julianne Moore in Maps to the Stars David Cronenberg 's new film here at Cannes is a gripping and exquisitely horrible movie about contemporary Hollywood – positively vivisectional in its sadism and scorn. It is twisted, twisty, and very far from all the predictable outsider platitudes about celebrity culture. The status-anxiety, fame-vertigo, sexual satiety and that all-encompassing fear of failure which poisons every triumph are displayed here with an icy new connoisseurship, a kind of extremism which faces down the traditional objection that films like this are secretly infatuated with their subject. Every surface has a sickly sheen of anxiety; every face is a mask of pain suppressed to the last millimetre. It is a further refinement of this director's gifts for body horror and satire. Maps to the Stars has been written for the screen by Bruce Wagner whose Hollywood novels have the same sociopathically unc

A Parada na Estalagem, c. 1645

Imagem
Um dos aspectos mais saborosos da arte holandesa do século XVII é que ela transmite um intenso senso  da vida cotidiana. Nessa pintura, por exemplo, observamos o alvoroço das atividades que ocorrem do lado de fora da taverna da vila com a chegada de dois viajantes que desmontam de seus cavalos. Uma pedinte com uma criança amarrada às suas costas observa a cena enquanto outras figuras conversam com um dos viajantes. A rua principal da vila está repleta de outros grupos, dentre eles homens fumando cachimbos em um banco diante da estalagem, uma criança brincando com o avental da mãe e um homem que conversa com uma tecelã. Van Ostade cria um senso de convivência pela aparente informalidade desses contatos humanos, e também ao incluir uma série de animais dentro da cena. Ele também foi cuidadoso em sugerir os traços pitorescos das construções, árvores e videiras, e descrever o ladrilho envelhecido e a argamassa de que é feita a estalagem. Isack van Ostade foi o mais importante de um

Filme do Dia: O Anjo Nasceu (1969), Júlio Bressane

O Anjo Nasceu (Brasil, 1969). Direção e Rot. Adaptado: Júlio Bressane, baseado no conto Comédia da Inocência . Fotografia: Thiago Veloso. Música: Guilherme Magalhães Vaz. Montagem: Mair Tavares. Cenografia: Guaracy Rodrigues. Elenco: Hugo Carvana, Milton Gonçalves, Norma Bengell, Maria Gladys, Carlos Guima, Neville D’Almeida.           Santamaria (Carvana) e Urtiga (Gonçalves) são dois marginais perigosos que, fugindo da polícia, invadem uma casa da classe média carioca, matando um homem e transformando a empregada e a dona de casa (Bengell) em reféns. Santamaria, que se encontra ferido na perna, acredita na chegada de um anjo e é mais violento, acreditando que sua violência o redimirá perante o anjo. Urtiga lhe segue como um cão fiel. Juntos, acabam matando as duas mulheres. Matam a seguir um homem para roubar um carro e também a mulher que presenciou o assassinato, após uma sessão de torturas. Santamaria indaga sobre o futuro de Urtiga após sua morte, mas esse se recusa em acredit
What Feurbach offered was a rule of religious translation. God did not make man in His own image: it was the other way round, we created God out of human qualities and human needs. Human beings unconsciously projected upon their God their own fragile ideals, to give Justice and Mercy and Love a surer form and a more permanent reality, outside those shelves. It was this idea of alienation - the projecting upon another of what really belonged to ourselves - which so attracted  Marx to Feurbach. Philip Davis, The Victorians , p. 147.

Blondie - One Way Or Another

Gli uomini di una volta lavoravano come i loro padri.Adesso si depilano come le loro madri

Shocking Blue - Venus (Video)

Filme do Dia: How Wings Are Attached to the Backs of Angels (1996), Craig Welch

How Wings are Attached to the Back of Angels (Canadá, 1996). Direção: Craig Welch. Fotografia: Robin L.P. Bain, Brian Duchscherer, Pierre Landry, Linda Pelley & Susan Trow. Música: Normand Roger. O que mais impressiona nesse desenho é menos sua narrativa pouco convencional e destituída de diálogos sobre um cientista louco que possui como obsessão pensar o mecanismo que faz com que existam asas em um anjo ao qual se refere o título do que o traço original, inspirado no design gráfico do final do século XIX e idos do século XX, e a não menos original mescla de técnicas para criar essa pérola do nonsense que não se escusa em tocar em pontos igualmente pouco convencionais no universo da animação como morte e sexo. Mistura stop motion e ação ao vivo a partir da musa que encanta o cientista com técnicas de animação que exemplilficam uma lógica de mecanismos tão meticulosa quanto o próprio cérebro de seu criador, não apenas do universo da ficção como da própria animação.  Esse últi

'Sugar Man’ Director Death Was Suicide, Family Says

Swedish director Malik Bendjelloul , whose 2012 documentary “ Searching for Sugar Man ” won the best documentary Oscar, committed suicide, his family says. “I can confirm that it was suicide and that he had been depressed for a short period of time,” Johar Bendjelloul, brother of the director, told Sweden ’s Aftonbladet newspaper today. Bendjelloul (pictured right, with producer Simon Chinn ) died in Stockholm late Tuesday, but local police did not specify the cause of death. “Searching for Sugar Man ,” about the life and career of American singer Sixto Rodriguez , won 2013 docu Oscar as well as awards from Bafta, the IDA, the PGA and the DGA. Tributes were paid to him at the jury press conference of the Cannes film festival Wednesday. “He was a wonderful film-maker. I just feel really sorry for those left behind,” said Danish director Nicolas Winding Refn. Born in Sweden, Bendjelloul appeared on TV as a child and then studied journalism and media production. He produc

Olivia Newton John: Xanadu (HQ Version!)

Cannes y el Machismo Salarial, Acto II

Imagem
Los hermanos Dardenne han ganado más Palmas de Oro que todas las cineastas de la historia juntas. Dos para los belgas contra una para las directoras en 66 ediciones del Festival de Cannes. La obtuvo, en concreto, la presidenta del jurado de este año, la neozelandesa Jane Campion. La misma que el día de la inauguración del festival aprovechó una rueda de prensa para refrescar la memoria y las estadísticas. “Hay cierto machismo en la industria y es antidemocrático”, recordó, además de señalar que solo el 7% de los 1.800 filmes recibidos este año por Cannes estaban dirigidos por mujeres. Lo mismo ocurre al cotejar datos de la industria en general: solo una mujer ha ganado el Oscar a la mejor dirección, Kathryn Bigelow (En tierra hostil), en 86 años de premios de Hollywood. Otro dato: solo una actriz Angelina Jolie entraría en el último listado, el de 2013, que cada año realiza la revista Forbes con los intérpretes mejor pagados de Hollywood. Jolie, con 33 millones de dólar

Editor's Note

(CNN) -- CNN has discovered multiple instances of plagiarism by Marie-Louise Gumuchian, a former CNN news editor. She wrote frequently about international news , writing and reporting about Africa, Europe, and the Middle East from our London bureau. An unpublished story flagged last week during our editing process led to an internal investigation that uncovered other examples in about 50 published stories, and our investigation is ongoing. We've terminated Gumuchian's employment with CNN, and have removed the instances of plagiarism found in her pieces. In some cases, we've chosen to delete an entire article. Trust, integrity and simply giving credit where it's due are among the tenets of journalism we hold dear, and we regret that we published material that did not reflect those essential standards. We also believe in letting audiences know when we've remedied situations that threaten to compromise that trust. - Meredith Artley, Managing Edit

Filme do Dia: Hedy Lamarr - Segredos de uma Estrela de Hollywood, Donatello Dubini

Hedy Lamarr – Segredos de uma Estrela de Hollywood ( Hedy Lamarr: Secrets of a Hollywood Star , Suíça/Alemanha/Canadá, 2006). Direção: Donatello Dubini, Fosco Dubini & Barbara Obermaier. Rot. Original: Fosco Dubini & Barbara Obermaier. Fotografia: Donatello Dubini. Montagem: Donatello Dubini & Fosco Dubini. Documentário que investiga a trajetória de Hedy Lamarr (1913-2000), centrando-se sobretudo na polêmica em torno de Extase (1931), filme considerado como apresentando a primeira cena de nudez da história do cinema não pornográfico, sua partida para Hollywood, o auge de sua carreira e o crescente isolamento em Nova York. Decepcionante tanto em sua estrutura já gasta e repetititva, baseada em entrevistas de contemporâneos da estrela (sendo que a estrela hispânica Lupita Tovar, tem-se tornado uma presença recorrente nesses documentários, dada a sua longevidade) quanto na superficialidade do tratamento dado a Lamarr. O filme também se detém no fato dos estúdios tere

Luiz Gonzaga - Numa Sala de Reboco

"Sex alleviates tension. Love causes it” (" Sonhos Eróticos de uma Noite de Verão ")