Postagens

Diretoras de Cinema#16: Márta Mészáros

Imagem
MÉSZÁROS, MÁRTA  (1934*-). Hungria . Nascida em Budapeste e educada na VGIK, em Moscou, Márta Mészáros é a única diretora húngara que lidou quase exclusivamente com questões de mulheres. Ela é também uma das poucas mulheres realizadoras da Europa Oriental a possuir um corpo de trabalho substancial. Apesar de confiantemente asseverar "Eu nunca realizei um filme feminista" (H26) em um entrevista com Annette Insdorf, a obra de Mészáros define o termo. Mészáros concorda que seus filmes são "carregados por esta corrente" (H26) do feminismo, observando que Adoção  (1975) "não é necessariamente um filme feminista, mas que tudo que você precisava à época era de uma forte personagem femininna independente para o filme ser categorizado desta forma." (H26) Mészáros não gosta de ser rotulada como feminista, porque não deseja se alinhar com um movimento que observa como sendo "contra os homens" (H26); no entanto, sente ser seu dever fazer filmes a respeito de

Filme do Dia: Big Drive (2011), Anita Lebeau

Imagem
  B ig Drive (Canadá, 2011). Direção e Rot. Original: Anita Lebeau. Música: Dan Frechette. Uma viagem longa pelo Canadá no cadilac dirigido pelo pai traz enorme tédio para as quatro filhas. Até que a imaginação começa a fluir. Curta que tira partido da beleza das cores e dos traços, sobretudo em seus momentos iniciais e, ainda mais primordialmente, da ausência dos motivos, encontros e desencontros que habitualmente se encontram associados a filmes de estrada. Aqui o road movie tenta tirar partido menos desses elementos, que do confinamento espacial do veículo em relação as energias potenciais das crianças. Ao final, as fotos explicitam se tratar de uma narrativa autobiográfica. NFB. 9 minutos e 18 segundos.

Filme do Dia: A Um Passo da Morte (1955), André De Toth

Imagem
  A   Um Passo da Morte ( The Indian Fighter , EUA, 1955). Direção: André De Toth. Rot. Original: Frank Davis & Ben Hecht, sobre o argumento de Robert L. Richards. Fotografia: Wilfred M. Cline. Música: Franz Waxman. Montagem: Richard Cahoon. Dir. de arte: Wiard Ihnen. Com: Kirk Douglas , Elsa Martinelli, Walter Matthau, Diana Douglas, Walter Abel, Eduard Franz,  Lon Chaney Jr., Alan Hale Jr., Elisha Cook Jr. Johnny Hawks (Douglas) é conhecido pelos brancos como “caçador de índios” embora, na verdade, seja não só amigo deles como apaixonado pela nativa Onahti (Martinelli), filha do chefe. Para os brancos, Hawks é estratégico, para que um comboio de pioneiros atravesse o território indígena sem problemas. Porém a ganância por ouro faz com que Wes Todd (Matthau) e Chivington (Chaney Jr.) entrem em atrito com os índios e desencadeie um conflito com várias mortes, de ambos os lados. Com a morte de seu irmão, o chefe índio Nuvem Vermelha (Franz), clama por guerra. Porém a prisão e mort

Filme do Dia: Mechanical Man (1932), Walter Lantz & William Nolan

Imagem
  M echanical Man (EUA, 1932). Direção: Walter Lantz & William Nolan. Música: James Dietrich. O Coelho Oswaldo se envolve numa série de aventuras para salvar sua namoradinha nesse curta em p&b que apresenta ainda um grau de anarquia que logo seria domesticado com o célebre Código Hays. Nesse sentido, torna-se difícil acreditar se não a luminária que dança sobre o piano ao início, muito provavelmente o despertador que pulsa dentro do calção de um dos personagens, não fosse uma menção fálica. Hipótese que se torna ainda mais reforçada quando se tem dentre os animadores e roteirista não creditado, Tex Avery.  Embora uma vaga idéia da mecanização como risco se faça presente, o próprio nível de aleatoridade que tudo se sucede não permite que nada muito estruturado nesse sentido possa ser articulado. Algumas idéias são saborosas por antecederem o que se tornou lugar comum, como é o caso da tela em que o vilão observa quem se aproxima de sua casa. Mickey estrelaria um curto homônimo

Filme do Dia: A História Não Contada dos Estados Unidos - A Segunda Guerra Mundial (2012), Oliver Stone

Imagem
  A História Não Contada dos Estados Unidos – A Segunda Guerra Mundial ( The Untold History of United States. Chapter 1: World War Two , EUA, 2012). Direção Oliver Stone. Rot. Original Matt Graham, Peter Kuznick & Oliver Stone. Música Craig Armstrong. Montagem Alex Márquez. O que já se observa neste primeiro dos dez episódios da série é a relativa pobreza de recursos inversamente proporcional ao interesse de Stone pela história – ele admite, logo ao início, que foi estudioso da disciplina, em uma das poucas imagens que não são de arquivo do episódio. E   surpreende entre as primeiras imagens de arquivo a placidez com que o criador da bomba atômica, Robert Oppenheimer, se deixa capturar por uma câmera, conversando com assessores e adentrando, queira ou não, na imagética do show business . E as imagens da contagem final antes do disparo de uma experiência com uma bomba atômica. Abordando a Guerra Civil Espanhola, Stone observa que nenhuma nação ocidental enviou tropas para apoiar o

Filme do Dia: Boy Erased: Uma Verdade Anulada (2018), Joel Edgerton

Imagem
  B oy Erased: Uma Verdade Anulada ( Boy Erased , EUA, 2018). Direção: Joel Edgerton. Rot. Adaptado: Joel Edgerton, a partir do livro de memórias homônimo de Garrard Conley. Fotografia: Eduard Grau. Música: Danny Bensi & Saunder Jurriaans. Montagem: Jay Rabinowitz. Dir. de arte: Chad Keith & Jonathan Guggenheim. Cenografia: Mallorie Coleman & Adam Willis. Figurinos: Trish Summerville. Com: Lucas Hedges, Nicole Kidman, Russell Crowe, Madelyn Cline, Victor McCkay, Joel Edgerton, David Joseph Craig, Troye Sivan, Emily Hinkler, Britton Sear. Jared (Hedges), filho de um pastor batista bastante conservador, Marshall (Crowe) é levado por esse e sua mãe, Nancy (Kidman) a uma instituição que pretensamente promoveria a cura de homossexuais. Vitimas de maus tratos e humilhações, como outros jovens lá internaos, Jared sente-se inicialmente grandemente culpado de seu próprio desejo. Aos poucos, no entanto, começará a se rebelar e não a fazer o “jogo duplo” que a maior parte dos intern

Filme do Dia: Dias Perfeitos (2023), Wim Wenders

Imagem
  D ias Perfeitos ( Perfect Days , Japão/Alemanha, 2023). Direção Wim Wenders. Rot. Originaç Takuma Takasaki. Fotografia Franz Lustig. Montagem Toni Froschhamer. Dir. de arte Towako Kuwajima. Figurinos Daisuke Iga. Maquiagem Katsushiko Y ū mi. Com Koji Yakusho, Tokio Emoto, Yumi As ō, Masahiro K ōmoto, Inuko Inuyama, Tomokazu Miura. Homem (Yakusho) trabalha limpando as latrinas públicas bastante tecnológicas e fashion da municipalidade de Tóquio. Nas horas vagas frequenta os mesmos lugares, como uma loja de revelação de filmes, um parque onde costuma almoçar, e habitualmente encontra uma mesma moça com cara de poucos amigos, um local onde lhe é servida uma pequena refeição após o exaustivo dia de trabalho ou um bar frequentado por figuras recorrentes. E, uma luta contra o sono, ao tentar ler algo sobre a curta luz de uma luminária. Esta rotina, vivida com aparente bom humor e dedicação por ele, é subitamente surpreendida pela chegada inesperada de uma sobrinha sua, o pedido de demis