Postagens

Filme do Dia: Apertem os Cintos...O Piloto Sumiu (1980), Jim Abrahams, Jerry Zucker & David Zucker

Imagem
A pertem os Cintos…O Piloto Sumiu ( Airplane! , EUA, 1980). Direção: Jim Abrahams, Jerry Zucker & David Zucker. Rot. Adaptado: Jim Abrahams, David & Jerry Zucker, baseado no roteiro do filme Zero Hour! Fotografia: Joseph F. Biroc. Música: Elmer Bernstein. Montagem: Patrick Kennedy. Dir. de arte: Ward Preston. Cenografia: Anne D. McCuley.  Figurinos: Rosanna Norton. Com: Robert Hays, Julie Hagerty, Leslie Nielsen, Robert Stack, Peter Graves, Lorna Patterson, Kareen Abdul-Jabbar, Stephen Stucker. Num avião em risco, após ter seus pilotos infectados por um vírus numa das opções de refeição servida, o taxista Ted Striker (Hays), paranoico veterano de guerra, assume o controle do avião, contra sua vontade, e consegue fazer as pazes com a mulher, Elaine (Hagerty), que pretendia se separar dele, por acreditar somente viver de lembranças do passado. Contra as orientações do chefe de comando da operação que é montada para que o avião desça com segurança, Rex Kramer (Stack), Str

Filme do Dia: Vida de Família (1985), Jacques Doillon

Imagem
V ida de Família ( La Vie de Famillie , França, 1985). Direção: Jacques Doillon. Rot. Original: Jacques Doillon & Jean-François Goyet. Fotografia: Michel Carré. Montagem: Nicole Dedieu & Claude Ronzeau. Com: Sami Frey, Mara Goyet, Juliet Berto, Juliette Binoche, Aïna Walle, Catherine Gandois, Simon de La Brosse, Henriette Palazzi. Emmanuel (Frey), atualmente casado com Mara (Berto), fica com a responsabilidade de passar o domingo com sua filha, Elise (Goyet), de sua relação com Lili (Walle). O dia se prolonga quando além de visitar sua escola e roubar o dicionário da mesma, Emmanuel resolve buscar sua câmera de vídeo e fazer com que Elise seja sua diretora, sugerindo uma viagem para a Espanha. Os dois viajam, sendo a viagem repleta de tensões e também algumas demonstrações de afeto. Ainda que inicialmente o filme se detenha na conturbada relação que Emmanuel mantém com sua atual companheira e sua filha adolescente e também se faça presente amantes e flertes do mesmo

Filme do Dia: Dog Gone (1926), Bud Fisher & Charles R. Bowers

Imagem
D og Gone (EUA, 1926). Direção: Bud Fisher & Charles R. Bowers. Rot. Original: Bud Fisher, a partir de sua tira em quadrinhos. Mutt combina para que Jeff finja-se de cachorro para ganhar o prêmio em dinheiro em um concurso para cães. Mutt, com seu carisma, facilmente ganha, mas não consegue escapar do destino da matilha que corre desabaladamente até se deparar com uma carrocinha. O homem leva todos os cachorros para transformar em salsichas. Mutt resiste grandemente ao homem, mas Jeff escorrega na esteira da máquina e tem seu corpo fatiado como uma salsicha. Dez anos após o início da série, com maior quantidade de títulos da história da animação, temos um resultado menos dependente das tiras em quadrinhos, tanto em termos de elaboração narrativa, fazendo uso das tradicionais cartelas ao invés dos balões mais tipicamente herdeiros das tiras e mais próximo da animação, e da herança da comédia pastelão, que se tornará lugar-comum no universo animado,   na cena em que Mutt, que

Filme do Dia: Daddy's Double (1910), Lloyd Lonergan

Imagem
D addy’s Double (EUA, 1910). Rot. Original: Lloyd Lonergan. Fotografia: Blair Smith. Com: Frank Hall Crane, Fred Santley, Isabelle Daintry. Pai (Crane) excessivamente cuidadoso não quer ver sua jovem filha (Daintry) casada ainda tão moça e faz questão de afastar o assédio do seu jovem enamorado (Santley) várias vezes e, finalmente, ao enviá-la para um internato. O persistente jovem, no entanto, tenta fugir com a moça e é flagrado pela dona do internato. Ele então possui a idéia de se fazer passar pelo pai da moça e, caracterizado como tal, consegue convencer tanto o motorista do verdadeiro pai quanto a dona do internato e procura um juiz para se casar. O verdadeiro pai, desesperado, segue o seu carro, e quando adentra a casa do juiz, acaba se deparando com um sósia de si mesmo. Quando o jovem desfaz o mal-entendido, retirando o disfarce, o pai finalmente aprova a relação do casal. Não há registros sobre quem tenha dirigido esta trivial produção para o estúdio primo pobre da Bio

Filme do Dia: Children (1976), Terence Davies

Imagem
C hildren (Reino Unido, 1976). Direção e Rot. Orignal: Terence Davies. Fotografia: William Diver. Montagem: Sarah Ellis & Digby Rumsey. Com: Phillip Mawdsley, Valerie Lilley, Nick Stringer, Robin Hooper, Trevor Eve, Elizabeth Estensen, Harry Wright, Phillip Joseph. Criança que é vítima de maus tratos na escola, Tucker (Mawdsley) enfrenta uma situação também problemática em casa, com uma mãe nervosa (Lilley) e um pai (Stringer) enfermo que a espanca e acaba morrendo. Tucker, que se sente instintivamente atraído por homens e teve uma formação educacional e disciplinar bastante rígida, apela, quando maior, para encontros furtivos. A economia de gastos da produção se afina muito bem com o estilo distanciado, mas igualmente vigoroso, com que Davies traça sua narrativa autobiográfica. O que torna o filme mais pungente é justamente o modo distanciado com que toda a narrativa, sempre sob a perspectiva do garoto/jovem adulto, edifica-se. Com excelente senso de enquadramento, corte s

Filme do Dia: Eu Só Quero que Vocês Me Amem (1976), R.W. Fassbinder

Imagem
E u Só Quero que Vocês Me Amem ( Ich Will Dog Nur, Dass Ihr Mich Liebt , Alemanha, 1976). Direção: Rainer Werner Fassbinder . Rot. Adaptado: Rainer Werner Fassbinder, adaptado do livro Lebenslaenglich , de Klaus Antes & Christiane Erhardt. Fotografia: Michael Ballhaus. Música: Peer Raben. Montagem: Liesgret Schmitt-Klink. Dir. de arte: Kurt Raab. Com: Vitus Zeplichal, Elke Aberle, Alexander Allerson, Erni Mangold, Johanna Hofer, Katherina Buchhammer, Wolfgang Hess, Armin Meier, Erika Runge, Ulrich Radke. Diante de uma escritora (Runge), Peter (Zeplichal) relembra toda sua vida e os motivos que o levaram à prisão. Trabalhando incansavelmente na construção de uma casa para satisfazer o pai (Allerson) e a mãe (Mangold), Peter decide casar-se com Erika (Aberle), e mudar para Munique. Tendo que se esforçar tenazmente como mestre-de-obras para poder pagar o aluguel de um apartamento com o mínimo de luxo, Peter terá que multiplicar seus esforços após a chegada da esposa e o nascime

The Film Handbook#195: Dziga Vertov

Imagem
Dziga Vertov Nascimento: 02/01/1896, Byalistok, Polônia Morte : 12/02/1954, Moscou, URSS Carreira   (como diretor) : 1918-54 Apesar da maior parte de sua obra ser raramente exibida, pode-se afirmar que basta se assistir um único filme de Vertov (nascido Denis Arkadievitch Kaufman) para reconhecê-lo como um dos maiores inovadores do cinema. Um teórico inflamado e um militante proponente de novas e revolucionárias formas de realização, merece plenamente sua reputação enquanto documentarista pioneiro e também, talvez, um dos primeiros modernistas do cinema. Irmão de Boris e Mikhail Kaufman (ambos se tornariam cinegrafistas), Vertov cunhou seu pseudônimo (grosseiramente traduzido como pião giratório) pouco antes da Revolução de 1917, quando já fazia experimentações com a montagem sonora. Tragado pelo enorme fervor artístico que acompanhou a vitória bolchevique, em 1918 foi convidado por Lev Kulechov para trabalhar como roteirista, montador e supervisor dos Cinejornais Semanais , o