Postagens

Filme do Dia: Quatro Meninas - Uma História Real (1997), Spike Lee

Imagem
Q uatro Meninas – Uma História Real ( 4 Little Girls , EUA, 1997). Direção: Spike Lee . Fotografia: Ellen Kuras. Música: Terence Blanchard. Montagem: Samuel D. Pollard. Depoimentos: Bill Baxley, Bill Cosby, Walter Cronkite, Arthur Hanes Jr., Shirley Wesley King, Chris McNair, Maxine McNair, Howell Raines, Wamo Reed Robertson, Fred Shuttlesworth, George Wallace. Entre uma balada de Joan Baez e uma faixa-título composta especialmente para a produção, Lee procura reviver os episódios que desencadearam na explosão a bomba de uma igreja com a morte de quatro adolescentes em Birmingham, Alabama, que deflagrou uma luta que gerou a célebre passeata de Washington e a conquista do voto. O cineasta ataca em duas frentes: numa, de cunho mais emocional (às vezes indo além dos limites, quando continua filmando entrevistados que não conseguem mais conter a emoção) lida com as recordações dos familiares e amigos das quatro garotas mortas, embora também descrevam o contexto de ódio racial e

Filme do Dia: Stereo (1969), David Cronenberg

Imagem
S tereo (Canadá, 1969). Direção, Rot. Original, Fotografia e Montagem: David Cronenberg. Com: Ronald Mlodzki, Jack Messinger, Iain Ewing, Clara Mayer, Paul Mulholland, Arlene Mlodzki, Glenn McCauley. No futuro, a Academia Canadense para a Pesquisa Erótica investiga as teorias parapsicológicas do Dr. Stringfellow. Sete voluntários se prestam aos experimentos. De alguns deles são retiradas a faringe, e demonstram uma maior capacidade de telepatia. Posteriormente, experiências afrodisíacas e com drogas põe em cheque os papéis sexuais estabelecidos e experiências de individualização resultam no suicídio de alguns dos voluntários. Esse, que é o primeiro longa-metragem do realizador, é mais um exemplo de como a ficção-científica era um dos gêneros utilizados de forma mais provocativa por alguns dos realizadores mais destacados ou promissores do cinema então. O nível de radicalidade da proposta do filme em questão talvez somente tenha se conseguido a custo do próprio Cronemberg ter nã

Filme do Dia: O Signo do Leão (1959), Eric Rohmer

Imagem
O S igno do Leão ( Le Signe du Lion , França, 1959). Direção: Eric Rohmer . Rot. Original: Eric Rohmer & Paul Gégauff. Fotografia: Nicholas Hayer. Música: Louis Saguer. Montagem: Anne-Marie Cotret. Com: Jess Hahn, Michele Girardon, Van Doude, Paul Bisciglia, Gilbert Edard, Christian Alers, Paul Crauchet, Jill Olivier.        O músico Pierre Wesselrin (Hahn) é um homem que não conseguiu se adaptar às exigências pragmáticas da vida como trabalhar. Vivendo sozinho e constantemente sem dinheiro, sua situação parece se modificar no dia em que é acordado por um carteiro, que lhe traz uma correspondência que lhe assegura a herança de uma rica tia industrial falecida. Wesselrin comemora a boa notícia em uma farra prodigiosa com os amigos, às custas do adiantamento dos comerciantes. Porém, logo a notícia se demonstrou enganosa e toda a fortuna foi herdado por um primo seu. Numa situação ainda mais complicada que a habitual, Wesselrin corre atrás de todos os seus amigos bem situados que
Domingo, 17 de abril de 1977 . Fui à igreja e quando eu estava de joelhos rezando por dinheiro uma mendiga veio me pedir algum. Diário de Andy Warhol , Vol.1

Filme do Dia: Interestelar (2014), Christopher Nolan

Imagem
I nterestelar ( Interstellar , EUA/Reino Unido, 2014). Direção: Christopher Nolan. Rot. Original: Christopher Nolan & Jonathan Nolan. Fotografia: Hoyte Van Hoytema. Música: Hans Zimmer. Montagem: Lee Smith. Dir. de arte: Nathan Crowley & Dean Wolcott. Cenografia: Gary Fettis. Figurinos: Mary Zophres. Com: Matthew McConaughey, Anne Hathaway, John Lithgow, Michael Caine, Mackenzie Foy, Ellen Burstyn, David Gyasi, Jessica Chastain, Casey Affleck, Matt Damon. Num futuro próximo, no qual a Terra é devastada por frequentes catástrofes naturais e escassez, um misterioso elo que une espaço-tempo é descoberto. Uma missão é articulada para uma viagem espacial que significará o potencial senão de salvar o próprio planeta, de salvar a espécie humana. Na frente dessa missão se encontra o Dr. Brand (Caine). Dentre os astronautas que participam da missão, sua filha, Amelia (Hathaway) e Cooper (McConaughey), que parte devastado pois não sabe se voltará a encontrar sua filha, Murph (Fo

Filme do Dia: As Duas Faces da Felicidade (1965), Agnès Varda

Imagem
A s D uas Faces da Felicidade ( Le Bonheur , França, 1965). Direção e Rot. Original: Agnès Varda. Fotografia: Claude Bausoleil & Jean Rabier. Música: Jean-Michel Defaye. Montagem: Janine Verneau. Dir. de arte: Hubert Munloup. Figurinos: Claude François. Com:  Jean-Claude Drout, Claire Druout, Olivier Druout, Sandrine Druout, Marie-France Boyer, Marcelle Faure-Bertin, Manon Lanclos, Sylvia Saurel. François (Jean-Claude Druout) vive uma vida maravilhosa com sua esposa Therese (Claire Druout) e um casal de filhos(Olivier e Sandrine Druout) até que, numa viagem de trabalho, é abordado por uma jovem e bela telefonista, Émilie (Boyer), por quem se sente atraído. François passa a ter um relacionamento extra-conjugal com Émilie, mas em nenhum  momento pretende abandonar sua família, como  deixa bem claro para a amante. François revela tudo para a esposa, que parece reagir com compreensão, e logo depois fazem amor. Porém, quando ele acorda, não a encontra mais, vindo a encontrá-l

Filme do Dia: Aelita - A Rainha de Marte (1924), Yakov Protazonov

Imagem
A elita – A Rainha de Marte ( Aelita , URSS, 1924). Direção: Yakov Protazonov. Rot. Adaptado:  Aleksei Fajko & Fyodor Otsep, a partir do conte de Aleksei Tolstói. Fotografia: Emil Schünemann & Yuri Zhelyabuzhsky. Dir. de arte: Yuri Zhelyabuzhsky. Com: Yuliya Solntseva, Igor Ilyinski, Nikolai Tsereteli, Nikolai Batalov, Vera Orlova, Valentina Kuindzhi, Pavel Pol, Konstantin Eggert. O Engenheiro Loss (Tsereteli) sonha com o dia em que fará contato direto com Aelita (Solintseva), rainha marciana que conseguiu emitir contato com a Terra. Ao mesmo tempo se preocupa com a aparente infidelidade de sua esposa, Natasha (Kuindzhi) com um especulador inconsequente e ganancioso (Pol). A partida do marido para trabalhar em prol do país como engenheiro, faz com que Natasha entre em profunda depressão. Uma enfermeira, Masha (Orlova), que trabalha sob a supervisão de Natasha se apaixona por um veterano da Revolução, Gusev (Batalov). Um detetive amador, por sua vez, Kravtsov (Solntseva