Postagens

The Film Handbook#163: Ken Russell

Imagem
Ken Russell Nascimento: 03/07/1927, Southamtpon, Hampshire, Inglaterra Morte: 27/11/2011, Lymington, Hampshire, Inglaterra Carreira (como diretor): 1956-2009 A subjetividade extravagante e aversão ao realismo que marcou Henry Kenneth Alfred Russell como o mais bem sucedido realizador britânico do final dos anos 60 e idos de 70 rapidamente degenerou em excesso sensacionalista e tola fantasia alucinatória. O que uma vez fora antídoto valoroso para as noções constipadas de bom gosto agora parecia um desejo auto-consciente e vão de chocar e provocar. Anteriormente dançarino, ator e fotógrafo, Russell irrompeu na televisão após realizar uma série de curtas amadores. Sua obra para a telinha impressionava por sua surpreendentemente visual e vibrante abordagem da vida de grandes artistas: dessa forma, seus "documentários" sobre Elgar, Debussy, Delius ( Song of Summer ) e Isadora Duncan se situam entre suas melhores façanhas, sendo menos biografias convencionais que tentativa

Filme do Dia: Transamérica (2005), Duncan Tucker

Imagem
T ransamérica ( Transamerica , EUA, 2005). Direção e Rot. Original: Duncan Tucker. Fotografia: Stephen Kazmierski. Música: Lucinda Williams. Montagem: Pam Wise. Dir. de arte: Mark White. Cenografia: Lisa Scoppa. Figurinos: Danny Glicker. Com : Felicity Huffman, Kevin Zegers, Fionnula Flanagan, Elizabeth Peña, Grahan Greene, Burt Young, Carry Preston, Venida Evans. Bree Osborne (Huffman) é um transexual que deseja fazer uma operação para mudança de sexo, mas que se vê atrapalhada no último momento pela notícia de um filho seu,    Toby (Zegers),  em um reformatório de Nova York,, onde o jovem se drogava e prostituía. Bree consegue convencer Toby a viajar com ela até o local em que morou com o pai adotivo, porém ocorre uma cena inesperada de violência, pois o padrasto havia violentado Toby. Bree decide então apresentar a si própria e ao filho para sua conservadora e bem estabelecida família. Toby tenta seduzir Bree e afirma que gostaria de viver com ela, e ela conta a verdade. Desno

Filme do Dia: As 7 Máscaras da Morte (1973), Douglas Hickox

Imagem
A s 7 Máscaras da Morte ( The Theatre of Blood , Reino Unido, 1973). Direção: Douglas Hickox. Rot. Original: Anthony Greville-Bell, a partir do argumento de Stanley Mann & John Kohn. Fotografia: Wolfgang Suschitzky. Música: Michael J. Lewis. Montagem: Malcolm Cooke. Dir. de arte: Michael Seymour. Cenografia: Ann Mollo. Figurinos: Michael Baldwin. Com: Vincent Price, Diana Rigg, Ian Hendry, Harry Andrews, Milo O’Shea, Dennis Price, Robert Morley, Michael Hordern, Jack Hawkins , Arthur Lowe, Diana Dors. Edward Lionheart após um suposto suicídio diante do círculo de críticos que desprezara sua arte e de sua filha, Edwina (Rigg), planeja a morte de todos eles, com requintes de crueldade. Mesmo com a polícia em seu encalço, na figura do Inspetor Boot (O’Shea) ele consegue realizar todos os crimes, menos o de Devlin (Hendry), a quem tivera chance de matar anteriormente, mas apenas ferira. Quando não mata diretamente, provoca a situação para que a vítima assassine a sua companheir

Filme do Dia: La Mosca y Sus Peligros (1920), Eduardo Martínez de la Pera & Ernesto Gunche

Imagem
L a Mosca y Sus Peligros (Argentina, 1920). Direção: Eduardo Martínez de la Pera & Ernesto Gunche. Esse curta da dupla de realizadores que também já era familiarizada com o longa ficcional ( Nobleza Gaucha , com Humberto Cairo, Hasta Después de Morta ) provavelmente pode ter surgido como uma encomenda e se filia aquelas produções de divulgação na linha da higienização que a ciência positiva colocara agressivamente em foco. Assim, aqui observamos inicialmente um médico e sua assistente no laboratório observando detalhes da anatomia de uma mosca em um microscópio e depois passamos ao processo de captura das mesmas com vidros especiais para os propósitos científicos. Posteriormente o filme se esmera em demonstrar o quanto tudo que é tocado pelas patas das moscas se transforma em colônias de bactérias e o faz através de um experimento laboratorial, com a câmera fazendo às vezes de olhar do cientista a partir do momento que o vemos de olho colado no microscópio.   Nas cartelas exp

Filme do Dia: As Aventuras de Pi (2012), Ang Lee

Imagem
A s Aventuras de Pi ( Life of Pi , EUA/Taiwan/Reino Unido/Canadá, 2012). Direção: Ang Lee. Rot. Adaptado: David Magee, baseado no romance de Yann Martel. Fotografia: Claudio Miranda. Música: Mychael Danna. Montagem: Tim Squyres. Dir. de arte: David Gropman, Al Hobbs, Ravi Srivastava, James F. Truesdale & Dan Webster. Cenografia: Terry Lewis & Anna Pinnock. Figurinos: Arjun Bhasin. Com: Suraj Sharma, Irrfan Khan, Ayush Tandon, Gautam Belur, Adi Hussain, Tabu, Rafe Spall, Vibish Sivakamur. Pi Patel (Sharma) é um adolescente que vai triste e com o coração partido da Índia para o Canadá, abandonando sua amada, pois não há mais condições de se manter os animais no zoológico que era propriedade familiar, levando consigo os animais no barco. Uma tempestade os acomete no ponto mais profundo do oceano e Pi permanece sozinho no bote com um tigre, uma zebra, um orangotango e uma hiena. Com a morte de todos eles, fica somente Pi e o tigre, que ele chama de Richard Parker . Após mui

Filme do Dia: Caterpillar (2010), Kôji Wakamatsu

Imagem
C aterpillar ( Kyatapirâ , Japão, 2010). Direção: Kôji Wakamatsu. Rot. Original: Hisako Kurosawa & Masao Adachi.  Fotografia: Yoshihisa Toda & Tomohiko Tsuji. Música: Sally Kubota & Yumi Okada. Montagem: Shûichi Kakesu. Dir. de arte: Hiromi Nozawa. Figurinos: Makie Miyamoto. Com: Shinobu Terajima, Keigo Kasuya, Emi Masuda, Sabu Kawahara, Maki Ishikawa, Gô Jibiki, Arata, Katsuyuki Shinohara. Japão, 1940. Shigeko Kurokawa (Terajima) retorna à casa surdo, praticamente sem condições de falar e sem os membros superiores e inferiores, resultado de sua participação na Segunda Guerra Sino-Japonesa, que lhe legou o título de “deus da guerra”. Sua esposa, Tadashi (Kasuya), desesperada com o que vê, corre revoltada. Aos poucos, também auxiliada pelas oferendas trazidas pela população, Tadashi tenta seguir com a vida, desdobrando-se entre as plantações de arroz e os árduos esforços para cuidar do marido. Certas vezes o leva consigo para o trabalho ou para algum passeio. As difi

Filme do Dia: Footnote to Fact (1933), Lewis Jacobs

Imagem
F ootnote to Fact (EUA, 1933). Direção: Lewis Jacob. Era para fazer parte de uma tetralogia sobre a depressão americana e acebou sendo o único. Jacobs utiliza uma montagem hiper-acelerada. Enquanto uma mulher se balança numa cadeira, numa ação que mais parece de um exercício repetido, o mundo também se movimenta lá fora.   Há evidentes alusões a Eisenstein , sobretudo no momento em que contrapõe porcos abatidos e homens em situação semelhante, esparramados no chão. Jacobs parece ironizar com a classe média. A jovem a certo momento parece acordar de seu estado de torpor, porém as imagens mais distintas entrevistas (crianças brincando na rua, desempregados, manifestações fascistas e anti-fascistas) a motivam não para uma tomada de consciência, como seria de se esperar no seu modelo soviético (nesse caso, por se tratar da protagonista do filme), mas para o suicídio com gás. Seu panfletarismo um tanto esquemático   – a sequência muito acelerada de montagem ocorre próximo ao final,