Postagens

Filme do Dia: A Mosca da Cabeça Branca (1958), Kurt Neumann

Imagem
A  Mosca da Cabeça Branca ( The Fly , EUA, 1958). Direção: Kurt Neumann. Rot. Adaptado: James Clavell, baseado no conto de George Langelaan. Fotografia: Karl Struss. Música: Paul Sawtell. Montagem: Merrill G. White. Dir. de arte: Theobold Holsopple & Lyle R. Wheeler. Cenografia: Elli Benneche& Walter M. Scott. Figurinos: Adele Balkan. Com: David Hedison, Patricia Owens, Vincent Price, Herbert Marshall , Kathleen Freeman, Betty Lou Gerson, Charles Herbert, Eugene Borden. Helene Delambre (Owens) conta ao inspector Charas (Marshall) e ao cunhado François  (Price), o motivo de ter assassinado o marido, tendo a morte provocado um impacto imenso em François, pois sabia se tratar de um casal feliz. O marido de Helene, o devotado cientista Andre (Hedison), encontrava-se completamente obcecado por suas experiências de teletransporte de matéria física, mesmo tendo numa de suas experiências perdido o gato de estimação da família. Ele, no entanto, envolve-se numa experiência em que

Filme do Dia: Para os Pássaros (2000), Ralph Eggleston

Imagem
P ara os Pássaros ( For the Birds , EUA, 2000). Direção: Ralph Eggleston. Montagem: Jennifer Leo Russ. Animação sobre uma mãe pássaro e seus incontáveis filhotes e suas aventuras nos fios de um poste. Como é comum nas produções do estúdio, uma narrativa simples e bem desenvolvida em termos de animação, porém distante de trazer algo que vá além disso, já que evidentemente voltado para o público mais amplo possível. Ganhou o Oscar na sua categoria. Pixar. 3 minutos.

Filme do Dia: Uma Vida Difícil (1961), Dino Risi

Imagem
U ma Vida Difícil ( Una Vita Difficile , Itália, 1961). Direção: Dino Risi. Rot. Original: Rodolfo Sonego.   Fotografia: Leonilda Barboni.   Música: Carlo Savina. Montagem: Tatiana Casini Morigi. Dir. de arte: Mario Chiari & Mario Scisci. Figurinos: Lucia Mirisola. Com: Alberto Sordi, Lea Massari, Franco Fabrizi, Lina Volonghi, Claudio Gora, Antonio Centa, Loredana Nusciak, Mino Doro, Daniele Vargas. . Silvio (Sordi) é membro da resistência italiana na Segunda Grande Guerra que é salvo do fuzilamento pela filha da dona de uma estalagem, Elena (Massari), que lhe esconde em um moinho por três meses e a quem promete casamento. Dois anos depois, iniciando sua carreira como jornalista, Silvio se depara com a ilha e volta com o intuito de se divertir juntamente com o amigo Franco (Fabrizi), mas leva consigo Elena, que rompe seu noivado para ir com ele a Roma. Já com filho pequeno, Silvio desperdiça a chance de enriquecer, ao recusar o suborno de um milionário a quem denu

Filme do Dia: A Mulher de Negro (1956), Michael Cacoyannis

Imagem
A Mulher de Negro ( Koritsi Mi Ta Mavra , Grécia, 1956). Direção e Rot. Original: Michael Cacoyannis. Fotografia: Walter Lassaly. Música: Arghyris Kounadis. Com: Ellie Lambeti, Dimitris Horn, Eleni Zafiriou, George Foundas, Stephanos Stratigos, Nikos Fermas, Notis Peryalis, Anestis Vlahos.           Pavlos (Horn), escritor de uma família rica de Atenas, decide passar uma semana de férias em uma província, ao lado do amigo Antoni (Peryalis). Imediatamente sente-se atraído pela filha da dona da residência onde se hospedam, Marina (Lambeti). Marina, no entanto, filha de um falecido comerciante local, sente-se profundamente insatisfeita com a decadência econômica e a degradação moral de sua família, sendo a mãe (Zafiriou) flagrada com um pescador e espancada pelo filho Mitso (Vlahos) em plena rua. Mitso apanha do mesmo pescador e é incitado pelo grupo do perverso pescador Christos (Foundas) para que fique atento na paixão de sua irmã pelo ateniense Pavlos, que possui fama da

Filme do Dia: A Arte da Felicidade (2013), Alessandro Rak

Imagem
A rte da Felicidade ( L’arte della Felicittà , Itália, 2013). Direção: Alessandro Rak. Rot. Original: Alessandro Rak & Luciano Stella, a partir de argumento de Rak, Stella, Nicola Barile & Paola Tortora. Música: Antonio Fresa & Luigi Scialdone. Montagem: Marino Guarnieri. Sergio, taxista que vive nas imundas ruas de uma Nápoles, trafega algo desesperado por suas ruas como pelos meandros de seu próprio passado, à sombra da morte do irmão mais velho Alfredo, e da dupla musical que prometeram ser um dia. O irmão, no entanto, preferiu se refugiar em uma vida monacal no Tibete. Sergio, por sua vez, a fazer uso do carro do tio como táxi, onde ocasionalmente escuta as palavras de um programa de rádio chamado A Arte da Felicidade. Interessante como seja, nessa animação tudo parece se encontrar a reboque do ego ferido de seu protagonista, não parecendo possuir vida própria. E, ainda pior, até mesmo o mundo parece girar em torno desse ego ferido, tal como em algu

Filme do Dia: Ida (2013), Pawel Pawlikowski

Imagem
I da (Polônia/França/Dinamarca/Reino Unido, 2013). Direção: Pawel Pawlikowski. Rot. Original: Pawel Pawlikowski & Rebeca Lenkiewicz. Fotografia: Ryszard Lenczewski & Lukasz Zal. Música: Kristian Eidnes Andersen. Montagem: Jaroslaw Kaminski. Dir. de arte: Marcel Slawinski, Katarzyna Sobanska-Strzalkowska & Jagna Dobesz. Figurinos: Ola Stazsko. Com: Agata Trzebuchowska, Agata Kulesza, Dawid Ogrodnik, Jerzy Trela, Adam Szyszkowski, Halina Skoczynska, Joanna Kulig, Dorota Kuduk. 1962. Anna (Trzebuchowska) vive em um convento desde pequena. Certo dia, próximo de prestar seus votos como freira, ela recebe uma incumbência da Madre Superiora (Skoczynska) de conhecer sua única parente viva, uma tia, Wanda (Kulesza). Wanda lhe conta ser ela judia. Juntas partem para o vilarejo onde seus pais e seu irmão foram mortos. No caminho, dão carona a um jovem saxofonista, Lis (Ogrodnik), que Wanda insinua para Anna. Após certo tempo chegam a Szymon (Trela), filho do homem que

The Film Handbook#138: Paul Schrader

Imagem
Paul Schrader Nascimento : 22/07/1946, Grand Rapids, Michigan, EU Carreira (como diretor) : 1978- O s filmes de Paul Schrader são marcados por uma tensão esquizofrênica: tematicamente, encontram-se entre a repressão e a indulgência, o espiritual e o carnal; estilisticamente, entre a arte e o entretenimento. De fato, poucos diretores americanos tem produzido um corpo de trabalho tão obsessivo e pessoal. De forma crucial, em relação ao posterior desenvolvimento de sua carreira, Schrader recebeu uma formação estritamente calvinista e somente assistiu seu primeiro filme com dezoito anos. Fascinado pelo cinema, que havia sido condenado pelos calvinistas como demasiado manchado pela "mundanidade", tornou-se um crítico de cinema, frequentando uma escola de cinema e, por fim, ingressando na indústria enquanto roteirista, seus créditos incluindo Operação Yakuza / The Yakuza (para Sidney Pollack), Trágica Obsessão / Obsession (para De Palma ) e, o mais bem sucedido de todos,