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The Film Handbook#31: Jacques Becker

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Jacques Becker Nascimento : 15/09/1906, Paris, França Morte : 20/02/1960, Paris, França Comparado a muitos de seus contemporâneos, Jacques Becker é amplamente subestimado. E é muito provável que onde ele é vigoroso - um estilo visual elegante mas que não se impõe, um interesse pelos personagens mais que pelo enredo - é que o tenha levado a ser negligenciado pela crítica. Becker circulou por uma variedade de empregos antes de seu interesse pelo cinema ter crescido por um encontro com King Vidor  e por sua amizade com Renoir , de quem foi assistente ao longo dos anos 30. Após diversos falsos inícios, a carreira de Becker como diretor se inicia com Dernier Atout , uma empolgante comédia de suspense detetivesco. Porém foi com Mãos Vermelhas / Goupi Mains Rouge , um engenhoso e sombrio melodrama sobre furtos e assassinato que introduziu seu interesse em grupos de personagens interagindo com um meio geográfico e social cuidadosamente definido. Muito da obra posterior do diretor pode

Filme do Dia: The Adventure of Iron Pussy (2003), Apichatpong Weerasethakul

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The Adventure of Iron Pussy ( Hua Jai Tor ra Nong , Tailândia, 2003). Direção e Rot. Original: Apichatpong Weerasethakul & Michael Shawaonasai. Fotografia: Surachet Tongmee. Figurinos: Prae Prakmis. Com: Michael Shawaonasai, Siriyakom Pukkavesh, Krissada Terrence, Theerawat Thongjitti. Quando se traveste literalmente de Iron Pussy (Shawaonasai), travesti consegue derrotar vários homens juntos. Junte-se a isso a atração que exerce nos homens e Iron é designada como agente para enfrentar a corrupção que envolve a família da multimilionária Pompadoy e seu filho Tang (Terrence), que se apaixona por uma das criadas que ninguém é menos do que a própria Iron Pussy e, para sua decepção, sua irmã gêmea. É curioso, senão mesmo instigante, saber que apenas um ano antes de sua descoberta internacional com o premiado Mal dos Trópicos , que o colocaria no mapa do cinema de arte contemporâneo, Weerasethakul tenha dirigido essa comédia, em tudo distinta praticamente do sucesso do filme se

Filme do Dia: O Delito (1947), Alberto Lattuada

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O Delito ( Il Delitto di Giovanni Episcopo , Itália, 1947). Direção: Alberto Lattuada. Rot. Adaptado: Suso Cecchi D’Amico, Aldo Fabrizi, Federico Fellini , Alberto Lattuada & Piero Tellini, a partir do romance Giovanni Episcopo , de Gabriele D’Anunzio. Fotografia: Aldo Tonti. Música: Felice Lattuada. Montagem: Giulianna Attenni. Dir. de arte: Dario Cecchi. Cenografia: Luigi Gervasi. Figurinos: Gino Sensani. Com: Aldo Fabrizi, Yvonne Sanson, Roldano Lupi, Ave Ninchi, Nando Bruno, Alberto Sordi, Francesco De Marco, Amedeo Fabrizi, Gino Cavalieri, Folco Lulli. Roma, passagem do século XIX para o XX. Giovanni Episcopo (Aldo Fabrizi) é um solitário funcionário público que leva sua vida sem maiores supreseas, morando a quase duas décadas numa humilde pensão. Certa noite enverga uma casaca feita especialmente para ocasião e decide sair. Diante de um cabaré é influenciado pelo malevólo Giulio Wanzer (Lupi), que passa então a rapidamente dominar sua vida. Primeiro, fazendo com que troq

Filme do Dia: Belinda (1948), Jean Negulesco

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Belinda ( Johnny Belinda , EUA, 1948). Direção: Jean Negulesco. Rot. Adaptado:  Irma Von Cube & Allen Vincent, baseado na peça de Elmer Harris. Fotografia: Ted D. McCord. Música: Max Steiner. Montagem: David Weisbart. Dir. de arte: Robert M. Haas. Cenografia: William Wallace. Figurinos: Milo Anderson. Com: Jane Wyman, Lew Ayres, Charles Bickford, Agnes Moorehead , Stephen McNally, Jan Sterling, Rosalind Ivan, Dan Seymour. Na costa da Nova Escócia, Belinda (Wyman) é uma surda-muda que é tratada como deficiente mental pelo próprio pai, Black (Bickford), e ridicularizada por todos da pequena vila de pescadores até a chegada do médico Robert Richardson (Ayres), que descobre uma capacidade enorme não desenvolvida, pela vida precária em que leva. Ainda que inicialmente céticos quanto aos progressos de Belinda, Black e sua irmã Aggie (Moorehead), observam o desenvolvimento de Belinda com a ajuda de Robert. Certo dia, no entanto, quando todos se encontram afastados, Belinda sofre viol

Filme do Dia: De L'Autre Côté (2002), Chantal Akerman

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De L´Autre Côté (França/Bélgica/Austrália/Finlândia, 2002). Direção e Rot. Original: Chantal Akerman. Fotografia: Chantal Akerman, Robert Fenz & Raymond Fromont. Montagem: Claire Atherton. Já a partir do primeiro plano fica configurado que esse documentário a respeito de imigrantes mexicanos e seus parentes que vivenciaram a experiência dolorosa de terem atravessado a fronteira, perdido parentes ou se separado de suas famílias busca um tom bastante próprio. Akerman filma seus entrevistados a partir de uma camera fixa e planos bastante longos, talvez evocativos das estratégias de um Errol Morris. Entremeia os mesmos com longos travellings de automóvel de paisagens tão áridas quanto muitos dos relatos de seus “personagens”. Na maior parte dos depoimentos, ouve-se a voz de Akerman direcionar para seus intuitos a fala dos mesmos. E, coroando seu estranhamento, reserva para momentos muito específicos intervenções bastante autorais, como uma peça de Schubert ou, já ao final,  a pr

Paul McCartney - Call Me Back Again

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Filme do Dia: A Mulher de Todos (1969), Rogério Sganzerla

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A Mulher de Todos (Brasil, 1969). Direção: Rogério Sganzerla. Rot. Original: Rogério Sganzerla, sobre o argumento de Egidio Eccio. Fotografia: Oswaldo Cruz Kemeny & Peter Overbeck. Montagem: Franklin Pereira & Rogério Sganzerla. Dir. de arte: Andrea Tonacci. Com: Helena Ignez, Jô Soares, Stênio Garcia, Paulo Villaça, Antônio Pitanga, Renato Corrêa de Castro, Telma Reston, Abrahão Farc.          Mulher de um ex-líder nazista e milionário, Doktor Plirtz (Soares), Ângela Carne-e-Osso (Ignez), é uma ninfomaníaca que se auto-define como o “máximo” e que viaja para a Ilha dos Prazeres, exercendo um fascínio dominador sobre todos os homens com quem convive. O que menos conta é o enredo nesse terceiro longa de Sganzerla, que mesmo longe de repetir a mesma inovação desconcertante de sua obra-prima, O Bandido da Luz Vermelha , demonstra que o seu talento estético para composições visuais sofisticadas, partindo praticamente do nada, permanece afiado. Com uma exuberante fotografia em