Postagens

Filme do Dia: Memórias do Subdesenvolvimento (1968), Tomás Gutiérrez Aléa

Imagem
Memórias do Subdesenvolvimento ( Memorias del Subdesarollo , Cuba, 1968). Direção: Tomás Gutiérrez Aléa. Rot. Adaptado: Tomás Gutiérrez Aléa, baseado no romance Edmundo Desnoes. Fotografia: Ramón F. Suárez. Montagem: Nelson Rodríguez. Dir. de arte: Julio Matilla. Figurinos: Elba Pérez. Com: Sergio Corrieri, Daisy Granados, Eslinda Nuñez, Omar Valdés, Renée de la Cruz, Yolanda Farr, Ofelia González, Jose Gil Abad. Havana, 1962. Sergio Carmona (Corrieri) decide permanecer em Cuba, enquanto todos os seus familiares e sua esposa partem para os Estados Unidos. Aos 38 anos, escritor frustrado, vive dos aluguéis da família. Envolve-se com a jovem de classe média baixa de 16 anos, Elena (Granados) que, rejeitada por ele, acaba-o acusando de estupro. Enquanto isso, vive-se em cuba a tensão da crise dos mísseis e da invasão da Baía dos Porcos. Talvez o mais interessante desse filme seja a – ainda que involuntária – ambiguidade com que descreve toda a sua narrativa. Com um protagonista que

Luigi Tenco Più mi innamoro di te e meno tu mi ami

Imagem

Filme do Dia: L'Oeil de Vichy (1993), Claude Chabrol

Imagem
L’Oeil de Vichy (França, 1993). Direção: Claude Chabrol.  Rot. Original: Jean-Pierre Azéma & Robert O. Paxton. Montagem: Frédéric Lossignol & Stéphanie Louis. Nessa rara incursão pelo universo do documentário, poder-se-ia até imaginar que Chabrol optassse por uma postura mais autoral e intervencionista diante do material de arquivo que é o que compõe exclusivamente o filme. Tal não foi o caso, o que talvez tenha sido uma aposta interessante. O filme busca construir o universo da França de Vichy a partir dos próprios cinejornais e imagens de arquivos filmadas no período. As intervenções de um narrador são relativamente discretas e menos valorativas do que descritivas.  Umas poucas imagens de filmes de ficção, como uma seleção dos lançamentos franceses de uma temporada (incluindo Os Visitantes da Noite , de Carné) ou uma curiosa animação de propaganda interpetada por ninguém menos que Donald, Mickey, Popeye. A narrativa progride ano a ano, até a entrada triunfal de De Gaul

NINA SIMONE: FOR ALL WE KNOW

Imagem

Filme do Dia: A Conquista da Honra (2006), Clint Eastwood

Imagem
A Conquista da Honra ( Flags of Our Fathers , EUA, 2006). Direção: Clint Eastwood. Rot. Adaptado: William Broyles Jr. & Paul Haggis, a partir do livro de James Bradley & Ron Powers. Fotografia: Tom Stern. Música: Clint Eastwood. Montagem: Joel Cox. Dir. de arte: Jack G. Taylor Jr. Cenografia: Richard C. Goddard. Figurinos: Deborah Hopper. Com: Ryan Phillippe, Jesse Bradford, Adam Beach, John Benjamin Hickey, John Slattery, Barry Pepper, Jamie Bell, Paul Walker, Robert Patrick. 1943. Os americanos atacam a ilha de Iwo Jima. Seis soldados posam para um fotógrafo hasteando uma bandeira americana na ilha. A foto se torna célebre e provoca comoção nacional, sendo estampada nos principais jornais do país. Três dos soldados sobreviventes, Doc Bradley (Phillippe), Rene Gagnon (Bradford) e Ira Hayes (Beach) são recepcionados como heróis ao retornarem aos Estados Unidos. Eles se tornam parte da engrenagem de propaganda americana para vender bônus de guerra, ao mesmo tempo que se sen

The Film Handbook #22: Dennis Hopper

Imagem
Dennis Hopper Nascimento : 17/05/1936, Dodge City, Kansas, EUA Morte : 29/05/2010, Venice Beach, Califórnia, EUA Carreira  (como diretor): 1969-2008 Por volta de meados dos anos 70, parecia que a carreira de Dennis Hopper como diretor estava acabada; drogas e auto-complacência fizeram seu estrago e a única saída para seu talento único parecia ser o de ator em produções  alternativas baratas. Nos anos 80, no entanto, ele se tornou uma inventiva e influente figura tanto nos campos da interpretação como da direção. Hopper realizou sua estreia enquanto ator como adolescente indisciplinado em Juventude Transviada / Rebel Without a Cause , de Nicholas Ray , uma experiência que lançou uma longa sombra sobre sua obra futura. Durante o final dos anos 50 e os 60, ele alternou entre o mainstream hollywoodiano ( Assim Caminha a Humanidade / Giant ,  Sem Lei e Sem Alma , diversos filmes para Henry Hathaway) e produções alternativas, frequentemente desconsideradas, realizadas por Curtis Ha

Bob Dylan - Just Like Tom Thumb's Blues (Album Version-Music Video)

Imagem