Postagens

Filme do Dia: Rumo à Alemanha (1950), Ingmar Bergman

Imagem
Rumo à Alemanha ( Till glädje , Suécia, 1950) Direção: Ingmar Bergman. Rot.Original: Ingmar Bergman. Fotografia: Gunnar Fischer. Montagem: Oscar Rosender. Com: Maj-Britt Nilsson,  Stig Olin,  Birger Malmsten,  John Ekman,  Victor Sjöström, Ernst Brunman,  Margit Carlqvist,  Berit Holmström, Erland Josephson,  Björn Montin,  Sif Ruud.         O jovem violinista Stig (Olin) inicia sua carreira em uma orquestra ao mesmo tempo que a jovem Marta (Nillson), também proveniente do mesmo vilarejo que ele. Marta convida-o para sua festa de aniversário. Enquanto Stig se prepara para a festa, cortando seu cabelo e comprando um urso de pelúcia para Marta, é abordado por Marcel (Mamsten), que o avisa de que ela não passa de uma garota fácil. Na festa, Stig bebe além da conta e confessa suas ansiedades e fraquezas, que acredita serem as mesmas de todo o grupo. Stig casa-se com Marta, tendo como padrinho o maestro Sönderby (Sjöström). Incentivado pelo maestro Sönderby, que apesar de sua ranzini

Orson Welles’s Last Film May Finally Be Released

Imagem
PARIS — For more than four decades, Hollywood insiders, financiers and dreamers have been obsessed by the quest to recover “The Other Side of the Wind,” the unfinished last film of Orson Welles. Cinema buffs consider it the most famous movie never released, an epic work by one of the great filmmakers. Endless legal battles among the rights holders, including Welles’s daughter, kept the 1,083 reels of negatives inside a warehouse in a gritty suburb of Paris despite numerous efforts to complete the film — a movie within a movie about the comeback attempt of an aging, maverick director played by John Huston. The quest may be over. A Los Angeles production company, Royal Road Entertainment, said on Tuesday that it had reached an agreement with the sometimes-warring parties to buy the rights. The producers say they aim to have it ready for a screening in time for May 6, the 100th anniversary of Welles ’s birth, and to promote its distribution at the American Film Market in Santa Monica

The Film Handbook #2: Howard Hawks

Imagem
Nascimento: 30/05/1896/Goshen, Indiana, EUA Morte: 26/12/1977/Palm Springs,Califórnia, EUA Carreira como diretor: 1926-1967 Howard Winchester Hawks, considerado por si mesmo um contador de histórias somente interessado em "divertir e entreter" foi um dos melhores diretores que o cinema já conheceu. Assumido realizador de entretenimento em quase todos os gêneros tradicionais hollywoodianos, trouxe um estilo pessoal e uma visão intuitiva capaz de suprir uma quantidade surpreendente de materiais bem distintos. De fato, pode-se defender que seus filmes de guerra, westerns, comédias malucas, suas contribuições ao filmes de detetives e filme de ação de gangsters, assim como a ficção-científica raramente foram ultrapassados. O primeiro encontro de Hawks com o cinema foi como auxiliar de cenografia mas, após a Primeira Guerra Mundial, durante a qual serviu na força aérea americana, trabalhou como montador e assistente para diretores como Dwan  e Marshall Neilan. Por volt

Filme do Dia: Il Duello di Fricot (1913), Ernesto Vaser

Il Duello di Fricot (Itália, 1913). Direção: Ernesto Vaser. Com: Nilde Baracchi, Marcel Perez, Ernesto Vaser, Dois homens (Perez e o próprio Vaser) disputam com galanteios os mimos de uma dama (Baracchi) que encontraram acidentada em uma excursão de alpinismo. A dama afirma que ficará com quem vencer um duelo. É organizado um duelo no qual os dois competidores portam obuses nas costas, sendo o objetivo explodir o adversário. Um deles, após muitas tentativas vãs, consegue. Porém quando retorna ao hotel para pedir a mão da dama, essa já se cansara da espera e parte com um terceiro homem. O adversário explodido tem as partes do seu corpo caídas no mesmo saguão do hotel onde se encontrava o vencedor, que apenas junta as partes e faz revivê-lo. Ao contrario dos épicos italianos que contemporaneamente chamavam a atenção internacional para o cinema italiano, o estilo despretensioso de Vaser é o mesmo de um Primeiro Cinema então já em franco declínio, sobretudo nos Estados Unidos. Toda a

L. M. Kit Carson, Actor and Writer in Independent Film, Dies at 73

Imagem
Coincidência...no dia em que nos emocionávamos vendo (ou revendo) "Paris, Texas", na sala do São Luiz, morria um de seus co-roteiristas, pai "na vida real" do garoto do filme. A bem da verdade, sua morte foi último dia 20, mas publicizada no dia que vimos o filme. *** L. M. Kit Carson, an actor and writer who earned a following among devotees of independent film with his magazine journalism about movies and his own quirky films, died on Oct. 20 in Dallas, while visiting. He was 73. The precise cause was uncertain, but Mr. Carson had been ill with pneumonia, said his wife, Cynthia Hargrave. Within the independent film world, Mr. Carson was well known. As a writer for Esquire, Rolling Stone and other magazines in the 1960s and ’70s, he was an early advocate of young American directors like Martin Scorsese and Brian De Palma. In 1971 he was a founder, with G. William Smith, a film professor at Southern Methodist University, of the  USA Film Festival,  base

Indiana University Slates Orson Welles Centennial Celebration, Symposium for 2015

Imagem
Indiana University slates Orson Welles centennial celebration, symposium for 2015 Orson Welles: A Centennial Celebration and Symposium at Indiana University, April 29-May 2, 2015 - Call for Papers Indiana University plans an academic symposium welcoming scholars, archivists, filmmakers, and others interested in celebrating the centennial of Orson Welles’s birth. The event will be held April 29-May 2, 2015 on the beautiful Bloomington, Indiana campus and hosted by Indiana University’s newly established Media School; the Indiana University Libraries (including the Lilly Library, home of the Orson Welles Papers, and the IU Libraries Moving Image Archive); and Indiana University Cinema, which has earned an international reputation for the high quality of its facilities and programming. Accompanying the symposium will be a series of Welles films and an exhibition featuring rare and unique items from the Welles collection. Renowned Wellesian scholars such as James Naremore, Joseph McBri

Filme do Dia: The Iron Horse (1924), John Ford

Imagem
The Iron Horse (EUA, 1924). Direção: John Ford. Rot. Original:  Charles Darnton,  Charles Kenyon &  John Russell. Fotografia: George Schneiderman. Música: Erno Rapee. Com: George O'Brien, Madge Bellamy, Cyril Chadwick, Fred Kohler, Gladys Hulette, James A. Marcus, Jim Welch, Charles Edward Bull, James Gordon, Winston Miller, Peggy Cartwright, Will Walling, Colin Chase.           Davy Brandon (Miller) e Miriam Marsh (Cartwright) tem seu primeiro amor subitamente rompido, com a decisão do pai de Davy, um visionário agrimensor (Gordon), de partir para o oeste, na esperança de um dia vir a trabalhar numa ferrovia. Seus sonhos são logo interrompidos, com a aparição de um grupo de índios, em que um deles, um branco convertido, acaba assassinando- o. Anos depois, o sonho do pai de Davy começa a se concretizar, com a decisão do presidente Abrahan Lincoln (Bull), de ignorar os gastos excessivos que o país já possui com a guerra da secessão. Lincoln aliás, acaba reconhecendo em  M

CINEMATECA BRASILEIRA APRESENTA MOSFILM – 90 ANOS

Fiquei de água na boca...Nem sabia que a Mosfilm ainda existia e de todos os filmes a serem exibidos só vi dois, "A Linha Geral" e "O Fascismo Ordinário" CINEMATECA BRASILEIRA APRESENTA MOSFILM – 90 ANOS Filmes russos de um do mais antigos estúdios de cinema do mundo. Em parceria com a UMES e a MOSFILM a Cinemateca Brasileira recebe a mostra MOSFILM – 90 anos.  Entre os dias  13 e 19 de novembro,  serão apresentados 10 filmes do estúdio, incluindo filmes inéditos no Brasil. Fazem parte da programação O TIGRE BRANCO, de Karen Shakhnazarov indicado ao Oscar de melhor filme estrangeiro; A LINHA GERAL (1929), de Sergei Eisenstein/Grigori Aleksandrov, LENIN EM OUTUBRO (1938), de Mikhail Romm, ÀS SEIS DA TARDE DEPOIS DA GUERRA (1944), de Ivan Pyryev, PRIMAVERA (1947), de Grigori Aleksandrov, O RETORNO DE VASSILY BORTNIKOV (1952), de Vsevolod Pudovkin, O FASCISMO DE TODOS OS DIAS (1965), de Mikhail Romm, AS 12 CADEIRAS (1971), de Leonid Gaidai, SONHOS (1993), de

Filme do Dia: O Hotel de um Milhão de Dólares (2000), Wim Wenders

Imagem
O Hotel de Um Milhão de Dólares ( The Million Dollar Hotel , EUA/Alemanha, 2000). Direção:  Wim Wenders. Rot. Original: Bono & Nicholas Klein. Fotografia: Phedon Papamichael. Música: Bono, Brian Eno, Jon Hassell, Daniel Lanois & Hal Willner. Montagem: Tatiana S. Riegel. Dir. de Arte: Robbie Freed & Bella Serrell. Cenografia: Tiffany Payne. Figurinos: Nancy Steiner. Com: Jeremy Davies, Mel Gibson , Milla Jovovich, Jimmy Smits, Amanda Plummer, Gloria Stuart, Donal Logue, Harris Yulin, Tim Roth, Julian Sands.           Skinner (Gibson) é um policial do FBI contratado pelo milionário Stanley Goldkiss (Yulin), pai do rapaz Izzy (Roth), morto recentemente, quando caiu do teto de um hotel-espelunca do centro de Los Angeles. Skinner procura se aproximar de Tom Tom (Davies), o desequilibrado melhor amigo de Izzy e, através dele, ver se consegue penetrar na sandice coletiva dos tipos do hotel que incluem: um homem que pensa ser o índio Geronimo (Smits); Eloise, uma garota i

Cream "Badge" 720p HD

Imagem

Grandes Composições com Máscaras, 1953

Imagem
Durante os últimos quinze anos de sua vida Matisse desenvolveu seu último triunfo artístico no "corte em cores". Primeiro, seus assistentes pincelavam pigmentos opacos e semi-transparentes de aquarelas em pequenas folhas de papel em branco. O artista então cortava as folhas manualmente de formas ousadas sendo afixadas nas paredes brancas do estúdio, ajustadas, recortadas, combinadas e recombinadas com outros elementos. Posteriormente, os elementos foram colados de forma plana em um grande rolo branco ao fundo para o transporte ou exibição. Grandes Composições com Máscaras , a maior das montagens de Matisse, foi concebida originalmente como análise preliminar em tamanho real para um mural em cerâmica. Sua escala é arquitetônica, simétrica na estrutura. Colunas em cada lado abrigam uma composição de ornatos em formas de rosa em grupos de quatro, que formam um grande padrão de aproximadamente dez metros de tamanho. Se o desenho de Grandes Composições com Máscaras é relativ