Postagens

Filme do Dia: A Day at the Zoo (1939), Tex Avery

Imagem
A   Day at the Zoo (EUA, 1939). Direção: Tex Avery. Rot. Original: Melvin Millar. Música: Carl W. Stalling. Montagem: Treg Brown. A verve ultra-irônica de Avery se detém sobre o universo do zoológico. Como era habitual nas animações do período do estúdio, não existem personagens fixos e aqui tampouco propriamente uma narrativa no sentido mais convencional, antes sketches frouxos, nos quais a o único arremedo de costura é proporcionado pelas gags . Avery e seu roteirista investem em clichês conhecidos, como o de não alimentar ou perturbar animais (no último caso, através de da recorrência a imagem de um homem que se divide entre troçar do leão e se sentir arrependido quando flagrado pelo narrador, acabando no estômago do mesmo), mas tampouco deixa de pensar a inversão de papéis, literalmente negociada por um macaco, que convence um funcionário do zôo a enjaular o homem, nitidamente parecido com ele, que o observava. Leon Schelsinger Studios para Warner Bros. Pictures. 7 minutos e

Filme do Dia: Paradjanov: A Requiem (1994), Ron Holloway

Imagem
P aradjanov: A Requiem (Alemanha/EUA, 1994). Direção: Ron Holloway. Fotografia: Thomas Schwan. Documentário   que talvez tenha como único atrativo a presença e os depoimentos de Paradjanov (as filmagens são de 1988, dois anos antes de seu falecimento), realizador armênio que foi um dos nomes mais significativos do então cinema soviético. Paradjanov , de modo bastante modesto, é visto se declarando realizado quando comparado a Pasolini , relembrando os tempos da escola de cinema, em que fora aluno de Dovjenko (e acusado, injustamente, de copiar seu estilo) ou ainda se emocionando em um festival de cinema ao dedicar seu último filme, Ashik Kerib , à memória de Tarkovski . Boa parte de sua fala também se detém sobre os cinco anos em que foi preso. O filme apresenta uns poucos momento de narração off , cenas dos longas e de alguns projetos menos conhecidos do realizador (curtas e projetos interrompidos por problemas com os órgãos reguladores soviéticos), imagens registradas duran

Filme do Dia: Claro (1975), Gláuber Rocha

Imagem
C laro ( Claro , Itália/Brasil, 1975). Direção: Gláuber Rocha . Rot. Original: Gláuber Rocha. Fotografia: Mario Gianni. Montagem: Cristina Altan. Com: Juliet Berto, Mackay, Luís Maria Olmedo, Tony Scott, Gláuber Rocha. Nesse filme, que exala sinceridade, poesia e reflexão por todos os poros, Rocha remete à decadência da cultura européia - assim como faz breves parágrafos para comentar a impotência americana diante do fracasso que representou a derrota no Vietnã - e, contrapõe, ainda que timidamente, a essa realidade, a utopia nas ruas, sob a forma de uma passeata comunista em Roma, com os manifestantes cantando a Internacional. Também se aproxima de uma família em que dois irmãos planejam o parricídio, ao mesmo tempo que se banqueteiam com a própria mãe, metaforizando a decadência européia já anteriormente discursada por Berto frente aos monumentos romanos. Desde a primeira seqüência, em que Berto, que representa uma espécie de consciência crítica dessa mal-estar do mundo antig

Filme do Dia: Los Hermanos del Hierro (1961), Ismael Rodríguez

Imagem
L os Hermanos del Hierro (México, 1961). Direção: Ismael Rodríguez. Rot. Adaptado: Ismael Rodríguez, a partir do conto de Ricardo Garibay. Fotografia: Rosalio Solano. Música: Raúl Lavista. Montagem: Rafael Ceballos. Dir. de arte: Jorge Fernández. Cenografia: Carlos Grandjean. Com: Antonio Aguilar, Julio Alemán, Patricia Conde, Columba Domínguez, Emilio Fernández, Eduardo Noriega, Ignacio Lopez Tarso, David Silva, David Reynoso. Quando crianças, Reynaldo e Martín testemunharam a morte por assassinato do pai adotivo, Reynaldo del Hierro (Noriega) por Don Velasco (Fernández). Quando crescidos, o irmão mais velho, Reynaldo (Aguilar) busca vingar a morte do pai, enquanto Martin (Alemán), traumatizado pela mesma, apenas pretende se unir a jovem e bela Jacinta (Conde). A viúva (Domínguez), desde a morte do marido, sofre dos nervos. Os dois irmãos acabam se apaixonando pela jovem, mas Reynaldo mata um homem e foge com a mesma, contra a vontade do irmão dela, Manuel (Reynoso). Acossados

Filme do Dia: The Case of the Three Million (1926), Yakov Protazanov

Imagem
T he Case of the Three Million ( Protsess o Tryokh Millionakh , União Soviética, 1926). Direção: Yakov Protazanov. Rot. Adaptado: Yakov Protazonov, a partir do romance de Umberto Notari.  Fotografia: Piotr Yermolov. Direção de arte: Isaak Rabinovich. Com: Igor Ilinsky, Anatoli Ktorov, Danill Vvedenskiy, Mikhail Klimov, Olga Zhizneva, Nikolai Prozorovski, Vladimir Fogel. Tapioca (Ilinsky) é um vagabundo que vive de pequenos furtos. Cascarelia (Ktorov), um larápio que circula nos meios grã-finos, sempre afanando joias e outros pertences. Ornano (Klimov) é um banqueiro. Preparando-se para mais um de seus golpes financeiros, Ornano vende sua mansão por três milhões de rublos e vai guarda-los em sua casa de campo em reforma. Sua mulher, Noris (Zhizneva) alerta o amante Guido (Prozorovski) sobre o dinheiro, mas a mensagem vai cair nas mãos de Cascarelia, que adentra a casa. Mal sabe ele que Tapioca, observando de seu binóculo, também tem planos de assalta-la. Os dois se encontram na

Nicolas Roeg 1928-2018

Imagem

Filme do Dia: Bezerra de Menezes - O Diário de um Espírito (2008), Gláuber Filho & Joe Pimentel

Imagem
B ezerra de Menezes – O Diário de um Espírito (Brasil, 2008). Direção: Gláuber Filho & Joe Pimentel. Rot. Original: Andréa Bardawill, Gláuber Filho & Luciano Klein . Fotografia: Joe Pimentel. Com: Carlos Vereza, Magno Carvalho, Lucas Ribeiro, Mirelle Freitas, Lúcio Mauro, Ana Rosa, Rodger Rogério, Juliana Carvalho, Cláudio Raposo, B. de Paiva. Filho de um poderoso fazendeiro (Raposo), Adolfo Bezerra de Menezes desde criança (Ribeiro) recebe uma educação esmerada, indo estudar medicina no Rio quando jovem (Carvalho), vindo a se transformar em médico e político influente da República (Vereza) e, ao mesmo tempo, provocando polêmicas por sua adesão ao espiritismo, que faz com que seja rejeitado por parte da família. O fato de se tratar de um filme bastante distinto do panorama cinematográfico nacional contemporâneo, tanto pelo tema como sua opção dramatúrgica poderia ser um elemento positivo se tivesse sido construído de modo mais consciente e com propósito mais claro. Po