Postagens

Filme do Dia: Ângelo, O Mulato (1950), Francesco De Robertis

Imagem
 ngelo, O Mulato (Il Mulatto , Itália, 1950). Direção e Rot. Original: Francesco De Robertis. Fotografia: Carlo Bellero. Música: Anniballe Bizzelli. Com: Renato Baldini, Angelo Maggio, Umberto Spadaro, H. Mohammed Hussein, Bianca Doria, Nino Milano, Giulia Melodini, Jole Fierro. Filho da mulher de Mattheo (Baldini), violentada por um soldado americano durante a guerra, Ângelo (Maggio) é repudiado por esse que pretende legalmente se desvincular do garoto. O juiz, no entanto, afirma que apenas a cor da pele não é o suficiente para que ele comprove não ser o pai.   Sua mulher morreu durante o parto e o pai na guerra. Inicialmente insensível à criança, Mattheo, após seu parceiro Don Gennaro (Spadaro), encanta-se aos poucos com o garoto, que auxilia na coleta de gorjetas para a dupla. Quando adoece, Mattheo se desespera e reza por sua recuperação. Quando retorna a casa, para sua felicidade, o garoto se encontra bem. Porém, no dia do aniversário de Ângelo   chega um tio seu, irmão

Filme do Dia: O Samurai do Entardecer (2002), Yoji Yamada

Imagem
O   Samurai do Entardecer ( Tasogare Seibei , Japão, 2002). Direção: Yoji Yamada. Rot. Adaptado: Yoji Yamada & Yoshitaka Asama, baseado nos romances Tasogare Seibei , Chikkon Shiatsu e Iwaibito Sukebachi . Fotografia: Matsuo Naganuma. Música: Yousui Inoue & Isao Tomita. Montagem: Iwao Ishii. Dir. de arte:  Mitsuo Degawe & Yoshinobu Nishioka. Figurinos: Kazuko Kurosawa. Com: Hiroyuki Sanada, Rie Miyazawa, Nenji Kobayashi, Ren Osugi, Mitsuru Fukikoshi, Miki Ito, Erina Hashiguchi, Reiko Kusamura, Min Tanaka. No século XIX, o desprestigiado samurai que recebe apenas 50 kokus, Seibei Iguchi (Sanada) tem que lidar com uma esposa doente, uma mãe senil (Kusamura) e duas filhas pequenas. A esposa morre de tuberculose. Com a morte da esposa, Iguchi passa cada vez a ficar mais descuidado com a aparência física, ganhando o apelido de Samurai do Entardecer. Humilde e sem maiores ambições, rejeita tantos postos mais vantajosos quanto propostas de casamento arranjado, sonhando ap

Filme do Dia: Panorama of Galveston Power House (1900), Albert E. Smith

Imagem
P anorama of Galveston Power House (EUA, 1900). Fotografia: Albert E. Smith. Esse panorama, gênero que habitualmente se dedicava a reveler algumas maravilhas do mundo contemporâneo como indústrias ou exposições universais, aqui se dedica a retratar os destroços que restaram da companhia elétrica da referida cidade após um incêndio de grandes proporções. Essa característica descritiva associada às grandes catástrofes que a “panorâmica” poderia proporcionar, de modo inigualável, seria grandemente explorada meia dúzia de anos após no terremoto de San Francisco ( San Francisco: Aftermath of an Earthquake ). Edison Manufacturing Co. 46 segundos.

Filme do Dia: Eros (2004), Michelangelo Antonioni, Steven Soderbergh & Wong Kar-wai

Imagem
E ros (EUA/Itália/Hong Kong/China/França/Luxemburgo/Reino Unido, 2004). Direção: Michelangelo Antonioni, Steven Soderbergh, Wong Kar-wai. Rot.Adaptado: Michelangelo Antonioni & Tonino Guerra baseado em conto É Perigoso Quando Tudo se Encaixa , de Antonioni (episódio É Perigoso Quando Tudo se Encaixa ); Rot. Original: Steven Soderbergh (episódio Equilíbrio ); Wong Kar-wai (episódio A Mão ). Fotografia: Marco Pentecorvo ( É Perigoso Quando Tudo se Encaixa ), Steven Soderbergh ( Equilíbrio ) & Christopher Doyle (episódio É Perigoso Quando Tudo se Encaixa ). Música: Enrica Antonioni & Vinicio Milani ( É Perigoso Quando Tudo se Encaixa ), Chico O´Farril ( Equilíbrio ) & Peer Raben ( A Mão ). Montagem: Claudio Di Mauro( É Perigoso Quando Tudo se Encaixa ), Steven Soderbergh ( Equilíbrio ), William Chang ( A Mão ). Dir. de arte: Stefano Luci ( É Perigoso Quando Tudo se Encaixa ), Phillip Messina ( Equilíbrio ) & William Chang ( A Mão ). Cenografia: Kristen Toscano Me

Filme do Dia: As Armas (1969), Astolfo Araújo

Imagem
A s Armas (Brasil, 1969). Direção e Rot. Original: Astolfo Araújo, sob argumento de Rubem Biáfora. Fotografia: Waldemar Lima. Música: Zimbo Trio. Montagem: Sylvio Renoldi. Cenografia: Enrique Ribó. Com: Mário Benvenutti, Irene Stefânia, Pedro Stepanenko, Francisco Cúrcio, Cavagnole Neto, Estanislau Graviluk, José Eduardo Amaro, Joana Fomm.          César (Benvenutti), motorista de um homem rico que faz parte de uma organização esquerdista que sonha com a contra-revolução em plena ditadura militar, cansa-se de se arriscar para cumprir as missões pedidas por seu patrão. Recebendo um salário que acredita indigno para o nível de risco que sofre, descobre que a organização planeja gastar alguns milhões para libertar companheiros aprisionados e decide matar o seu patrão. Passa então a viver um relacionamento amoroso com a carente filha (Stefânia) dele, transferindo-se com ela para a fazenda. Ele descobre onde se encontra o dinheiro e quando decide fugir com o mesmo é morto por um dos

The Film Handbook#171: Ingmar Bergman

Imagem
Ingmar Bergman Nascimento : 14/07/1918, Uppsala, Suécia Morte : 30/07/2007, Farö, Gotlands Iän, Suécia Carreira : 1945-1982 O status de Ernst Ingmar Bergman como mestre do cinema deriva menos de seus filmes individuais que da totalidade de um estilo distintivo e preocupações constantes. Poucos diretores conseguiram repetidamente dar voz a tal visão profundamente pessoal do sofrimento e solidão humanas. Filho de um pastor luterano, Bergman se tornou primeiro reconhecido enquanto diretor de teatro, meio no qual nunca cessou de trabalhar. Após escrever o impressionantemente cruel Tortura do Desejo / Hets  de Alf Sjöberg, em 1945 realizaria sua própria estreia em longa-metragem com Crise / Kris . Seus primeiros filmes foram investigações taciturnas e quase realistas das relações entre homens e mulheres, frequentemente prejudicadas por um contraste demasiado simplista de juventude inocente e corrupção adulta. Não obstante, pela época que realizou Monika e o Desejo / Sommaren med Mo

Filme do Dia: Ou Tudo ou Nada (1997), Peter Cattaneo

Imagem
O u Tudo ou Nada ( The Full Monty , Reino Unido, 1997) Direção: Peter Cattaneo. Rot.Original: Peter Cattaneo. Fotografia: John de Borman. Música: Anne Dudley. Montagem: David Freeman & Nicholas Moore. Com: Robert Carlyle, Tom Wilkinson, Mark Add, Paul Barber, Steve Huison.          Pai trintão desempregado que mora na zona industrial de Sheffield observa embasbacado mulheres que vão se divertir em clube de strip-tease masculino. Após frustradas tentativas de emprego, decide com um grupo de amigos também desempregados montar uma diferente companhia de strip, em que os homens (outros cinco metalúrgicos) que participam nada tem de diferente no físico do homem comum. Tudo isso para voltar a ter a liberdade de visitar o filho, que a mãe não mais pretende deixar vê-lo, já vivendo com outro homem. A primeira tentativa, para uma platéia de apenas três mulheres (entre elas, uma sobrinha de um deles) é um fracasso com a chegada da polícia e posterior encaminhamento à delegacia. Mas,