Postagens

The Film Handbook#144: Vincente Minnelli

Imagem
Vincente Minnelli Nascimento: 28/02/1913, Chicago, Illinois, EUA Morte : 21/07/1986, Los Angeles, Califórnia, EUA Carreira  (como diretor): 1942-1976 M ais conhecido por seus musicais para a MGM (que constituem menos de um terço de sua produção) Vincente Minnelli também trabalhou com sucesso variado na comédia e no melodrama. Um estilista extravagante, cujo interesse nos sonhos e no imaginário levam-no a muitas sequencias de fantasias surpreendentes e, no seus piores momentos, sendo meramente um ilustrador decorativo e kitsch ; porém, em seu melhor, forma e conteúdo são combinados para produzir um cinema de grande poder dinâmico e originalidade. Ator infantil que cresceu para se tornar um bem sucedido cenógrafo e figurinista, assim como diretor, nos palcos da Broadway, Minnelli foi convidado por Hollywood, em 1940, pelo inovador chefe da unidade de musicais da MGM, Arthur Freed. Em 1943, tendo filmado cenas isoladas para diversos musicais, dirigiria sua estreia em longa-metrag

Filme do Dia: O Ídolo Caído (1948), Carol Reed

Imagem
O  Ídolo Caído ( The Fallen Idol , Reino Unido, 1948). Direção: Carol Reed. Rot. Original:                           Graham Greene,  Lesley Storm &  William Templeton. Fotografia: Georges Périnal. Música: William Alwyn. Montagem: Oswald Hafenrichter. Cenografia: Vincent Korda &  James Sawyer.  Com: Ralph Richardson, Michèle Morgan, Bobby Henrey, Denis O’Dea, Walter Fitzgerald, Dandy Nichols, Gerard Heinz.              Baines (Richardson) é mordomo em uma embaixada de um país do Leste Europeu em Londres. Aproveitando a ausência dos patrões, ele procura conciliar seu tempo entre acompanhar o jovem filho do embaixador, Phillipe (Henrey), despistar a mulher (Dresdel),  e encontrar-se com a amante Julie (Morgan). Baites pede que o garoto guarde segredo. Desconfiada, sua mulher descobre, através de Phillipe, que a detesta e adora Baines,  que o marido se encontrara secretamente com a amante. Também pede para que a criança guarde segredo. Finge abandonar a casa e observa a pres

Filme do Dia: Poor Cinderella (1934), Dave Fleischer

Imagem
P oor Cinderella (EUA, 1934). Direção: Dave Fleischer. Música: Sammy Timberg. Talvez não seja tão aleatório que esse seja o único curta colorido com a célebre personagem Betty Boop. Ao contrário de boa parte de suas narrativas que, mesmo se detendo em um universo de fantasia possuem uma base fincada solidamente em um cotidiano urbano contemporâneo (tal como é o caso de Baby be Good ) , aqui se abraça o mundo da fantasia sem qualquer moldura mediadora. Mesmo fazendo uso extenso de canções, como habitual no período, e tendo as cores como atrativo para os seus cenários luxuosos – descritos com relativa discrição, ao final de contas, não se encontra ausentes alguns não menos discretos toques de malícia, que interagem com os clichês, como é o caso do cupido que abre mão não de uma lança, mas de um martelo batido na cabeça do príncipe. Até os ratos, que serão transformados em cavalos, através da fada madrinha, em um dos “efeitos” mais visualmente interessantes da animação, participam d

Filme do Dia: Quando a Mulher Erra (1953), Vittorio De Sica

Imagem
Q uando a Mulher Erra ( Stazione Termini , Itália, 1953). Direção: Vittorio De Sica. Rot. Adaptado: Luigi Chiarini, Cesare Zavattini, Giorgio Prosperi & Truman Capote, a partir do conte de Zavattini. Fotografia: G.R. Aldo. Música: Alessandro Cigonini. Montagem: Eraldo Da Roma & Jean Barker. Dir. de arte: Virgilio Marchi. Figurinos: Christian Dior. Com: Jennifer Jones, Montgomery Clift, Gino Cervi, Richard Beymer, Paolo Stoppa, Nando Bruno, Marcella Genuino, Liliana Gerace, Giuseppe Porelli. Mary Forbes (Jones) é uma americana atormentada na Estação Termini de Roma, entre a decisão de voltar para o marido, com quem se encontra casada faz 8 anos ou passar a viver com o mais jovem amante, Giovanni (Clift), que inesperadamente surge no terminal ferroviário, no momento em que Mary pega sua bagagem com o sobrinho Paul (Beymer), com destino a Milão. A presença de Giovanni, faz com que ela fraqueje e perca o trem. Após muitos encontros e desencontros na estação, chegando Mary

Filme do Dia: Planeta dos Macacos: A Origem (2011), Rupert Wyatt

Imagem
P laneta dos Macacos: A Origem ( Rise of the Planet of the Apes , EUA, 2011). Direção: Rupert Wyatt. Rot. Adaptado: Rick Jaffa & Amanda Silver, a partir do romance La Planète des Singes , de Pierre Boulle. Fotografia: Andrew Lesnie. Música: Patrick Doyle. Montagem: Conrad Buff IV & Mark Goldblatt. Dir. de arte: Claude Paré, Dan Hermansen, Helen Jarvis & Grant Van Der Slagt. Cenografia: Elizabeth Wilcox. Figurinos: Renée April. Com: James Franco, Freida Pinto, John Lithgow, Brian Cox, Tom Felton, Davie Oyelowo, Tyler Labine, Jamie Harris. San Francisco. Will Rodman (Franco) é um cientista que consegue grandes avanços contra o Alzheimer de seu pai (Lithgow), aplicando a droga que ainda se encontra em teste com chipanzés. Ele involuntariamente adota um chimpanzé bebê, Caeser, cuja mãe havia sido morta ao se rebelar e fugir provocando estragos no prédio da grande corporação, no momento exato em que se pretende vender a idéia da possibilidade de cura para o Alzheimer a pa

Filme do Dia: Jingle Jangle Jungle (1950), Seymour Kneitel

Imagem
Jingle Jangle Jungle (EUA, 1950). Direção: Seymour Kneitel. Rot. Original: Larry Riley & Joe Stultz. Música: Winston Sharples. Esse curta de animação repleto de estereótipos a respeito da África, parece ser uma suma do tom sardônico-alucinado de um Tex Avery com a animação musicada dos anos 30; com relação ao primeiro uma sucessão de gags que evocam as distinções entre a cultura africana e a ocidental, por vezes fazendo uso de uma na outra, como na evocação de um oásis de práticas modernas ou nos canibais com suas panelas de pressão de última geração do lado apenas esperando a primeira vítima ou ainda os africanos que carregam um colonizador na rede e ao atravessarem o rio saem com um crocodilo metido a dândi, sendo a talvez mais infame de todas a que inicia fazendo menção ao continente negro como aquele no qual a escuridão da noite não se distingue da própria cor da pele de seus nativos; e como no caso de Avery, as gags são costuradas pela narração de tons distanciados mas

Harry Dean Stanton 1926-2017

Imagem

Filme do Dia: Zhil-Byl Pyos (1982), Eduard Nazarov

Imagem
Z hil-Byl Pyos (URSS, 1982). Direção e Rot.Original: Eduard Nazarov. Fotografia: Mikahil Druyan. Montagem: Yelena Mikhaylova. Dir. de arte: Alla Goreva & Eduard Nazarov. Cão envelhecido e já sem maiores utilidades para uma família camponesa ucraniana, é literalmente chutado para fora por seu dono quando um ladrão invade a casa e ele não esboça qualquer reação. Sozinho na floresta faz amizade com um lobo igualmente decadente. Juntos, forjam a situação de sequestro de um bebê da casa e a posterior luta, com o cachorro trazendo de volta a criança a salvo e recuperando seu posto. Em dia de casamento e comida farta, o cão traz o lobo faminto para se banquetear e, depois de seus uivos, é expulso da casa novamente pelo cão, que o observa se afastar de volta a floresta. Admirável curta de animação soviética em que a medida certa entre humor e melancolia o transforma numa agridoce observação sobre a vida em seu ocaso, assim como uma perspicaz crônica de uma comunidade tradicion

Filme do Dia: No Turbilhão da Metrópole (1931), King Vidor

Imagem
N o Turbilhão da Metrópole ( Street Scene , EUA, 1931). Direção: King Vidor. Rot. Adaptado: Elmer Rice, a partir de sua própria peça.   Fotografia: George Barnes. Música: Alfred Newman. Montagem: Hugh Bennett.   Cenografia: Richard Day.   Com: Sylvia Sidney, William Collier Jr., Estelle Taylor, Beulah Bondi, David Landau, Matt McHugh, Russell Hopton, Greta Gransted, Walter Miller. Em um apartamento popular de Nova York, onde moram pessoas de diversas origens, Rose   Maurrant (Sidney), cortejada pelo sensível Sam Kaplan (Collier Jr.) observa a relação problemática entre os pais chegar à tragédia. Sua mãe, Anna (Taylor), desconsiderada pelo negligente e seco marido, Frank (Landau), possui uma relação extraconjugal com Steve (Hopton) conhecida por toda a vizinhança. O pai de Rose viaja dizendo, como habitual, que não tem data para voltar. Quando a mãe se encontra no apartamento com o amante, ele retorna inesperadamente e atira em ambos, refugiando-se no próprio prédio. Ainda ch

Filme do Dia: Kama Sutra (1996), Mira Nair

Imagem
K ama Sutra ( Kama Sutra: A Tale of Love , EUA/Índia/Reino Unido/Alemanha/Japão, 1996) Direção: Mira Nair. Rot.Original: Mira Nair&Helena Kriel. Fotografia: Declan Quinn. Música: Richard Dasno. Montagem: Kristina Doden. Com: Khalid Tiabji, Ramon Tikanan, Indira Varma, Rekha. Século XVI. Maya (Tiabji), jovem hindu, provoca um grande fascínio no príncipe que procura uma esposa. A esposa que lhe é indicada é grande amiga de Maya, Tara. Na véspera da noite de núpcias, Maya vai até o quarto do príncipe e faz amor com este. O irmão de Tara, apaixonado por Maya, observa tudo e conta para sua mãe. Maya é expulsa e passa a viver como pária até ser acolhida por um jovem escultor que observa quando se banha no Ganges. Maya passa a viver com uma mulher, ex-cortesã, que ensina a prática do kama sutra a futuras cortesãs. O escultor afirma que Maya é fonte de inspiração de seus trabalhos em pedra. Os dois passam a se relacionar. Encanta Maya a sensibilidade do jovem, ausente em todos

The Film Handbook#143: Michael Curtiz

Imagem
Michael Curtiz Nascimento: 24/12/1888, Budapeste, Hungria Morte : 11/04/1962, Los Angeles, Califórnia, EUA Carreira (como realizador): 1912-62 E mbora seja impossível descobrir qualquer continuidade temática na prolífica carreira de Michael Kertész, para ficar com seu nome húngaro, a perícia e versatilidade assegurou sua duradoura reputação como fornecedor de elegante escapismo. O alto nível de Curtiz na nascente indústria de cinema húngara (ele é frequentemente creditado como diretor do primeiro longa húngaro) foi seguida por seu trabalho na Escandinávia, França, Alemanha e Áustria. Por volta de 1926, foi convidado aos Estados Unidos pela Warner Brothers, o estúdio ao qual permaneceria contratado até 1953. De seus primeiros filmes, o parcialmente falado A Arca de Noé / Noah's Ark é o mais conhecido, em grande parte por conta de sua encenação das enchentes ter posto em risco centenas de vidas de extras. Consolidando seu sucesso com  fantasias expressionistas - O Monstro

Filme do Dia: Partido Alto (1982), Leon Hirszman

Imagem
P artido Alto (Brasil, 1982). Direção e Rot. Original: Leon Hirszman. Fotografia: Lúcio Kodato. Nesse documentário em curta-metragem Hirszman procura captar, através de planos-seqüência a dimensão de comunhão e improviso que faz parte das reuniões de samba de partido alto, improviso que o filme pretende copiar em sua própria forma, com a câmera as vezes rodopiando à procura de quem subitamente passou a cantar, mas sem perder, como o samba, uma dimensão de beleza, aqui presente nos constantes contrastes de luz, seja do final da tarde ou da iluminação artificial, já à noite, nos dois ambientes distintos filmados. A única exceção em sua montagem, com planos mais breves e abruptos acontece num momento de refeição. Essa dimensão da congregação e do momento termina por se sobrepor a uma tentativa de também apresentar alguns dados didáticos sobre o gênero, na fala do primeiro sambista ou suave voz over de Paulinho da Viola. 22 minutos.

Filme do Dia: Mandacaru Vermelho (1961), Nelson Pereira dos Santos

Imagem
M andacaru Vermelho (Brasil, 1961). Direção e Rot. Original: Nelson Pereira dos Santos . Fotografia: Hélio Silva. Música: Remo Usai. Montagem: Nello Melli. Cenografia: João Duarte. Com: Mozart Cintra, Jurema Penna, Nelson Pereira dos Santos,   Ivan de Souza, Luiz Paulino dos Santos, Sonia Pereira, João Duarte, Enéas Muniz. Jovem (Pereira), sobrinha da proprietária de fazenda (Penna), foge com o pretendente (Santos), trabalhador na mesma propriedade. Quando a sua tia, que faz às vezes de coronel, sabe do fato, parte com a família e capangas atrás de vingar a sobrinha. Tendo apenas o irmão como aliado,    entra em conflito com o próprio, enquanto o bando da tia se aproxima. O casal  busca refúgio numa região pedregosa onde ocorrera há tempos um célebre massacre e onde um ermitão místico remanescente do massacre celebra a união do casal e assassina a velha tia. O irmão e os outros membros do bando da tia igualmente morrem. É difícil crer que essa constrangedora produção tenha

Filme do Dia: A Bit of Blue Ribbon (1913), Rollin S. Sturgeon

Imagem
A Bit of Blue Ribbon (EUA, 1913). Direção: Rollin S.Sturgeon. Rot. Original: Hanson Durham. Com: Mary Charleson, Charles Bennett, Anne Schaefer, Bob Burns, Eagle Eye, Edward Elkas. Kitty (Charleson) teve o pai (Bennett) atacado por um ladrão de cavalos mexicano (Eye) e o namorado, Steve (Burns), injustamente acusado de ser o agressor, já que o próprio mexicano chamou testemunhas do que teria sido o ataque. Para complicar o pai de Kitty se encontra amnésico até o momento em que observa um cavalo pela janela que o faz rememorar tudo. Kitty corre desesperadamente para salvar o namorado, que já se encontra em vias de ser enforcado. Quando se encontra próximo do local, encontra resistência do mexicano que foge no cavalo dela. Ela traz uma fita azul de seu chapéu que é uma prova de que ele foi o autor do crime. O grupo vai em seu encalço e o mata. Mary e Steve vão com o grupo e o corpo do mexicano até a casa de seus pais. Ao contrário da maior parte dos planos que iniciam uma na

Filme do Dia: Resgate do Amor (2004), Kelly Makin

Imagem
R esgate do Amor ( I Do( But I Don’t) , Canadá, 2004).  Direção: Kelly Makin. Rot. Adaptado: Eric C. Carmelo & Nicole Snyder, a partir do romance de Cara Lockwood. Fotografia: Serge Ladouceur. Música: Danny Lux. Montagem: Micky Blythe. Dir. de arte: Collin Niemi & Stavros Evangelou. Cenografia: Annika Krausz & Terry Lalos. Figurinos: Nicoletta Massone. Com: Denise Richards, Dean Cain, Karen Cliche, Olivia Palenstein, Mimi Kuziki, Yannnick Bisson, Barry Julien, David Lipper, Jessica Walter, Tim Rozom. Após o casamento fracassado com Brad (Lipper), flagrado em adultério com sua manicure, Lauren (Richards) apenas deseja no momento empreender avanços na sua carreira como auxiliar de produção de casamentos. No momento sua patroa, a perua Gennifer (Walter), encontra-se ansiosa com o casamento mais importante que seu negócio já teve que enfrentar, o da socialite Darla (Cliche). Quando da produção de outro casamento, no qual o noivo ao tentar descer a torre da igreja num rap

Filme do Dia: The Times of Harvey Milk (1984), Rob Epstein

Imagem
T he Times of Harvey Milk (EUA, 1984). Direção e Rot. Original: Rob Epstein. Fotografia: Frances Reid. Mark Isham. Montagem: Rob Epstein & Deborah Hoffman. Dir. de arte: Michael McNail. Documentário que narra a ascensão política do ativista gay Harvey Milk nos anos 1970, em San Francisco. Proveniente de Nova York e após tentar várias carreiras, Milk, que montara uma loja de fotografia em Castro Street, concorre duas vezes ao cargo de superintendente (o equivalente brasileiro ao vereador) e apenas consegue na terceira tentativa, quando as regras políticas são transformadas. Após ser empossado, ganha grande projeção no cenário político local, porém sua trajetória meteórica seria interrompida pelo súbito assassinato dele e do prefeito Moscone por um outro superintendente, Dan White, veterano do Vietnã que havia integrado as forças policiais, renunciado e tentara retornar ao cargo, mas tivera seu pedido de retorno rejeitado pelo prefeito. O documentário faz

The Film Handbook#142: Michael Cimino

Imagem
Michael Cimino Nascimento : 05/02/1939, Nova York, Nova York, EUA Morte : 02/07/2016, Los Angeles, Califórnia, EUA Carreira (como realizador): 1974-2007 D esde a muito discutida controvérsia de Portal do Paraíso / Heaven's Gate , tem sido difícil avaliar os filmes de Michael Cimino com alguma objetividade. Certamente, ele é um talento ambiciso e problemático que permanece nas margens do cinema hollywoodiano comercial. Graduado em Yale, passou a estudar balé e interpretação, sua entrada na indústria do cinema sendo através de documentários institucionais e comerciais de TV. Em 1971 mudou-se para Hollywood, onde chamou atenção ao co-roteirizar o thriller de ficção Corrida Silenciosa / Silent Running  e (com Milius ) a sequencia ao Perseguidor Implacável / Dirty Harry , de Eastwood , Magnum 44 / Magnum Force . Bastante impressionado, Eastwood convidou-o para escrever e dirigir O Último Golpe / Thunderbolt and Lightfoot > 1 . Esse filme barato mas emocionante de roubo na en

Filme do Dia: Bacalhau (1975), Adriano Stuart

Imagem
B acalhau (Brasil, 1975). Direção e Rot. Original: Adriano Stuart. Fotografia: J. Marreco. Música: Beto Strada. Montagem: Roberto Leme. Dir. de arte: Luís Victor Rosa. Com: Hélio Souto, Dionísio Azevedo, Maurício do Valle, Adriano Stuart, Marlene França, Helena Ramos, Fábio Rocha, David Neto, Canarinho, Matilde Mastrangi. Um peixe assassino começa a fazer vítimas no litoral paulista. Breda (Souto), o delegado e Petrônio (Azevedo), o prefeito possuem visões distintas. Enquanto o delegado pretende avisar a população, o prefeito, temeroso do impacto no turismo local, mantém-se terminantemente contra. Um oceanógrafo português é convidado para descobrir sobre o que se trata e ele descobre se tratar de um bacalhau da Guiné. Inicia-se então a caçada ao animal. Essa anêmica pornochanchada, evidente sátira do então mais que recente Tubarão (1975), de Spielberg , procura extrair humor da própria precariedade, tal como as chanchadas já o haviam feito duas décadas antes. É fato que pouca

Filme do Dia: Il Treno Crociato (1943), Carlo Campogalliani

Imagem
I l Treno Crociato (Itália, 1943). Direção: Carlo Campogalliani. Rot. Original: Alessandro De Stefani, Gian Bistolfi, Carlo Campogalliani & Alberto Salvi, sob argumento de Antenore Frezza. Fotografia: Leonida Barboni. Música: Constantino Ferri. Montagem: Eraldo Da Roma. Dir. de arte: Amleto Bonetti & Paolo Cimino. Com: Rossano Brazzi, María Mercader, Cesare Fantoni, Carlo Romano, Ada Dondini, Beatrice Mancini, Vittorio Duse, Renato Chiantoni, Paolo Stoppa. Num comboio ferroviário militar, o tenente Alberto Lauri (Brazzi), acamado, relembra seu amor por Clara (Mercader), funcionária dos Correios, com quem teve um filho numa relação aberta, para o horror de sua possessiva mãe (Dondini). Seu fiel atendente (Romano), que burla todas as exigências e protocolos para ficar ao lado de Alberto, faz com que sua mãe, esposa e filho venham visitá-lo após uma transfusão de sangue bem sucedida que lhe salvou a vida. Este talvez seja dentre o ciclo de filmes de guerra italianos pr

Filme do Dia: Bravura Indômita (2010), Joel Coen & Ethan Coen

Imagem
B ravura Indômita ( True Grit , EUA, 2010). Direção: Joel & Ethan Coen. Rot. Adaptado: Joel & Ethan Coen, baseado no romance de Charles Portis. Fotografia: Roger Deakins. Música: Carter Burwell. Montagem: Ethan Coen & Joel Coen. Dir. de arte: Stefan Dechant & Christina Ann Wilson. Cenografia: Nancy Haigh. Figurinos: Mary Zophres. Com: Jeff Bridges, Hailee Steinfeld, Matt Damon, Josh Brolin, Barry Pepper, Dakin Matthews, Jarlath Conroy, Paul Rae, Elizabeth Marvel. A jovem e destemida Mattie Ross (Steinfeld), de 14 anos, após perder o pai, traiçoeiramente assassinado pelo covarde Tom Chaney (Brolin), contrata o veterano e decadente pistoleiro Rooster Cogburn (Bridges) para vingar sua morte. Por sua vez, o soldado texano LaBoeuf (Damon), possui como mesmo objetivo encontrar Chaney por conta dele ter assassinado um senador texano. Eles se dirigem ao território indígena, onde acreditam que se encontra o foragido Chaney. Uma ação desavisada de LaBoeuf provoca a morte