Postagens

Filme do Dia: A História Não Contada dos Estados Unidos - Johnson, Nixon & Vietnã: O Reverso da Fortuna (2012), Oliver Stone

Imagem
  A História Não Contada dos Estados Unidos – Johnson, Nixon & Vietnã: O Reverso da Fortuna ( The Untold History of the United States. Chapter 7: Johnson, Nixon & Vietnan: Reversal of Fortune , EUA, 2012). Direção Oliver Stone. Rot. Original Peter Kuznick, Matt Graham &Oliver Stone. Música Craig Armstrong & Adam Peters. Montagem Alex Márquez. Inicia com áudio de Martin Luther King criticando a prioridade das políticas americanas em relação ao armamentismo militar em oposição ao descaso por interesse em políticas sociais, enquanto observamos imagens de conflitos internos e externos (Vietnã) vividos pelo país na década. Não se trata de um discurso somente generalista, pois o líder negro pontua, inclusive, as intervenções militares americanas ao redor do mundo. Neste quesito, Lyndon Johnson, dois dias antes do enterro de Kennedy já sinalizara para uma mudança em relação ao arrefecimento do envolvimento militar no Vietnã – dois meses depois, esta mudança já se torna

O Dicionário Biográfico de Cinema#200: Rainer Werner Fassbinder

Imagem
  Rainer Werner Fassbinder  (1946-1982), n. Bad Wörrishofen, Alemanha 1 965: Der Stadtstreicher  [ O Vagabundo da Cidade ] (c); Das Kleine Chaos  [ O Pequeno Caos ]. 1969: Liebe ist Kälter as der Tod  [ O Amor é Mais Frio Que a Morte ]; Katzelmacher [ O Machão ]. 1970: Götter der Pest  [ Deuses da Peste ]; Warum Laüft Herr R. Amok?  [ Por Que Deu a Louca no Sr. R? ]; Der Amerikanische Soldat  [ O Soldado Americano ]; Die Niklashauser Fahrt [ A Viagem de Niklashauser ]. 1971: Rio das Mortes ; Pioniere in Ingolstadt  [ Pioneiros de Ingolstatd ]; Whity ; Warnung von einer Heiligen Nutte  [ Precauções Diante de uma Prostituta Santa ]. 1972: Handler der Vier Jahreszeiten  [ O Mercador das Quatro Estações ]; Die Bitteren Tränen der Petra Von Kant  [ As Lágrimas Amargas de Petra Von Kant ]; Acht Stunden Sind Kein Tag  [ Oito Horas Não Fazem o Dia ]. 1973: Wildwechsel  [ A Encruzilhada das Bestas Humanas ]; Welt am Draht [ Mundo ao Telefone ]. 1974: Angst Essen Seele Auf  [ O Medo Devora a Alm

Filme do Dia: Por Que Deu a Louca no Sr. R.? (1970), Rainer Werner Fassbinder

Imagem
  P or Que Deu a Louca no Sr. R? ( Warum Läuft Herr R. Amok , Al. Ocidental, 1970). Direção, Rot. Original e Montagem: Rainer Werner Fassbinder & Michael Fengler. Fotografia: Dietrich Lohmann. Música: Peer Raben. Dir. de arte: Kurt Raab.  Com: Kurt Raab, Lilith Ungerer, Lilo Pempeit, Franz Maron, Harry Baer, Peter Moland, Hanna Schygulla, Ingrid Caven, Irm Hermann, Doris Mattes, Amadeus Fengler. O Sr. R (Raab), introspectivo e trabalhando numa agência de publicidade e casado com a Sra. R (Ungerer), com o filho pequeno Amadeus (Fengler), que possui problemas de adaptação na escola, passa a ter algumas atitudes diversas de seus hábitos, demonstrando-se demasiado efusivo em encontros sociais e ainda mais circunspecto em casa e no trabalho. Certa noite, ao assistir televisão ao lado da esposa e da vizinha (Hermann), fica crescentemente irritado com a conversa de ambas e as mata, assim como ao filho com um castiçal. No dia seguinte, ele vai trabalhar normalmente e quando a polícia cheg

Filme do Dia: 42 Up (1998), Michael Apted

Imagem
  4 2 Up (Reino Unido, 1998). Direção: Michael Apted. Fotografia: George Jesse Turner. Montagem: Kim Horton . Tony saiu do East End londrino, agora vive em um espaço mais confortável em Essex, que segundo ele e sua esposa os deixou sem um tostão. Em um momento de tensão, revela momentos de infidelidade em seu casamento que o deixou por um triz. A esposa complementa dizendo que não o abandonou por conta dos filhos, e porque achava que ainda existia algo entre eles, embora se diga mais doída ainda por nunca tê-lo traído. Quando recorda dos pais, Tony ainda se emociona. Se se imagina que a origem social humilde de Tony facilite a espontaneidade de tocar em assuntos tão íntimos, pode ser que seja verdade em seu caso, mas, mesmo que em grau de intimidade diversa, Suzy, fala que a relação com seu segundo filho é de amor e ódio. Ou ainda da proximidade da mãe apenas pouco tempo antes dessa morrer e se descobrir com câncer terminal.  Suzy já se imagina amedrontada com a possibilidade da saíd

Filme do Dia: Le Petite Parade (1959), Seymour Kneitel

Imagem
  L e Petite Parade (EUA, 1959). Direção: Seymour Kneitel. Rot. Original: Irv Spector. Música: Winston Sharples. Todos os dias uma parada passa diante da casa de Monsieur Renoir, o casamenteiro, deixando como lembrança uma boa dose de entulho, que cai de um dos carros representativos oficiais dos ministérios do reino. Não se sabe se esse exemplar da série Modern Madcap (1958-1967) apresentou seu evidente erro de grafia em seu título original para combinar com informações equivocadas sobre a cultura francesa, tal como a presença de uma monarquia, o que parece bastante provável. De todo modo são os clichês aqui imperativos, como é o caso do nome de seu protagonista, zombando-se sobretudo de uma cultura pretensamente bacharelesca e burocrática, existindo por lá a cultura do empurra-empurra entre ministérios para resolver um problema tão singelo. Das barbas e bigodes excêntricos até os inevitáveis cumprimentos entre beijos dos homens, passando pela profissão de Renoir, associada ao “r

Filme do Dia: Lianna (1983), John Sayles

Imagem
  L ianna (EUA, 1983). Direção e Rot. Original: John Sayles. Fotografia: Austin De Besche. Música: Mason Daring. Montagem: John Sayles. Dir. de arte: Jeanne McDonnell. Cenografia: Dena Roth. Figurinos: Louise Martinez. Com: Linda Griffiths, Jane Hallaren, Jon DeVries, Jo Henderson, Jessica MacDonald, Jesse Solomon, John Sayles, Stephen Mendillo, Betsy Julia Robinson. Lianna (Griffiths) é uma mulher que vive problemas em suas desgastada relação com o marido, o professor universitário, Dick   (DeVries), que flagra certa noite fazendo sexo casual com uma de suas alunas. Lianna se apaixona por sua professora, Ruth (Hallaren). Ela decide se separar e viver junto com Ruth (Hallaren), para surpresa dessa própria, já que vivem em uma pequena comunidade conservadora. Lianna conta tudo ao marido que, por sua vez, posteriormente conta aos filhos Theda (MacDonald) e Spencer (Solomon), sendo que para Theda a novidade é digerida mais lentamente. Lianna percebe que sua melhor amiga, Sandy (Henderso

Filme do Dia: Violência e Paixão (1974), Luchino Visconti

Imagem
  V iolência e Paixão ( Gruppo di Famiglia in un Interno , Itália/França, 1974). Direção: Luchino Visconti. Rot. Original: Susu Cecchi D´Amico, Enrico Medioli & Luchino Visconti sob argumento de Medioli. Fotografia: Paqualino De Santis. Montagem: Ruggero Mastroianni. Dir. de arte: Mario Garbuglia. Cenografia: Carlo Gervasi. Figurinos: Vera Marzot, Yves St. Laurent & Piero Tosi. Com: Burt Lancaster, Silvana Mangano, Helmut Berger, Claudia Marsani, Stefano Patrizi, Elvira Cortese, Romolo Valli, Margherita Horowitz. Um velho professor recluso (Lancaster) acaba se envolvendo com uma nobre com espírito de nova-rica, a Marquesa Bianca Brumonti (Mangano) que decide fincar a decisão de comprar o imóvel no andar superior a sua moradia. Inicalmente reticente, o professor se enreda nas peripécias de Konrad Huebel (Berger), amante da marquesa, sua filha Lietta (Marsani) e o namorado Stefano (Patrizi). Em sua solidão, o professor projeta na figura de Konrad, marginal porém grandemente sen