Postagens

Filme do Dia: Burial of the 'Maine' Victims (1898), William C. Paley

Imagem
  B urial of the 'Maine' Victims (EUA, 1898). Fotografia: William C. Paley. Registro do cortejo fúnebre das vítimas do navio Maine, estopim para a Guerra Hispano-America que provocou grande comoção nacional nos Estados Unidos. Talvez o que mais chame atenção no plano da imagem seja a relativa simplicidade e falta de pompa do cortejo com coches abertos e os caixões expostos que circula por uma rua humilde. Como era prática comum à época, ao tomar a perspectiva do público que assiste o cortejo em um plano único e sem movimento, o cinegrafista não permite que se tenha uma idéia do público presente. Pelo catálogo da companhia se tem notícia que o evento ocorreu em Key West, na Flórida. Há uma dimensão de ambigüidade no comentário do catálogo que deixa espaço a indagações – “a cena é reproduzida como de fato ocorreu” – sobre se trataria de uma reencenação, porém que mais parece configurar a autenticidade do realismo do novo meio. Edison Manufacturing Co. 1 minuto e 53 segundos.

O Dicionário Biográfico de Cinema#192: Marco Bellocchio

Imagem
  Marco Bellocchio , n. Piacenza, Itália, 1939 1 961: La Colpa e la Pena (c); Abasso lo Zio (c); 1962: Ginepro Fatto Uomo  (c); 1965: I Pugni in Tasca  [ De Punhos Cerrados ]. 1967: La Cina è Vicina  [ A China Está Próxima ]; "Discutiamo, Discutiamo", episódio de Amore e Rabbia  [ Amor e Raiva ]. 1971: Nel Nome del Padre . 1973: Sbatti il Mostro in Prima Pagina  [ O Monstro na Primeira Página ]. 1977: Il Gabbiano . 1978: La Macchina Cinema  [co-direção]. 1980: Salto nel Vuolto ; Vacanze in Val Trebbia . 1982: Gli Occhi, la Bocca  [ Olhos na Boca ]. 1984: Enrico IV . 1986: Il Diavolo in Corpo [ O Diabo no Corpo ]. 1987: La Visione del Sabba  [ Em Nome do Diabo ]. 1992: La Condanna [ Autour du Désir ]. 1994: Il Sogno della Farfala . 1995: Sogni Infranti . 1997: Il Principe di Hamburg . 1998: La Religione della Storia . 1999: La Balia . 2001: Un Altro Mondo è Possibile  (com outros) (d). 2002: Ora di Religione  [ A Hora da Religião ]. 2003: Buongiorno, Notte [ Bom Dia, Noite ].

Filme do Dia: A Bela Que Dorme (2012), Marco Bellocchio

Imagem
  A Bela Que Dorme ( Bella Adormentata , Itália/França, 2012). Direção:  Marco Bellocchio . Rot. Original: Marco Bellochio, Veronica Raimo & Stefano Rulli, partindo do argumento de Bellochio. Fotografia: Daniele Ciprì. Mùsica: Carlo Crivelli. Montagem: Francesca Calvelli. Dir. de arte: Marco Dentici & Briseide Siciliano. Cenografia: Laura Casalino. Figurinos: Sergio Ballo. Com: Toni Servillo, Isabelle Huppert, Alba Rohrwacher, Michele Riondino, Maya Sansa, Pier Giorgio Bellochio, Gianmarco Tognazzi, Roberto Herlitzka. Os debates acerca da manutenção da vida vegetativa de Eluana Englaro se acirram, após a possibilidade de desligamento de seus aparelhos, defendida por alguns, para a comoção irrestrita de religiosos como Maria (Rohrwacher), que possui uma relação complicada com o pai, Uliano (Servillo) que no momento pretende abdicar de sua cadeira no Senado, desde o momento em que sua mãe morreu em situação algo similar. A mãe da garota, conhecida como Divina Madre (Huppert), pos

Filme do Dia: 25 (1975), Celso Luccas & José Celso Martinez Correa

Imagem
  2 5 (Moçambique, 1975). Direção e Rot. Original   Celso Luccas & José Celso Martinez Correa. Fotografia Guilherme Costa & Celso Luccas. Ao contrário da mera curiosidade histórica a ser despertada pelo que se produziu neste momento e previamente, em apoio ou completamente engajado nas lutas pela independência, o filme de Luccas, em colaboração com Zé Celso Martinez, é de um arrojo estético impensável, daí ser tão pouco visto na própria Moçambique, mesmo tendo sido feito no bojo das celebrações da independência do país, do qual testemunha seu título, referente ao dia da mesma. Em menos de cinco minutos se observa acordes de Rhapsody in White , de Barry White e de Take 5 , associados a um discurso a afirmar os dias contados de Lourenço Marques, e do domínio da burguesia portuguesa na mesma. Ou ainda os agradecimentos a Deus de Roberto Carlos em A Montanha sobrepostos às imagens de corpos mutilados pela tortura. E do outro lado do espectro ideológico é musicado um poema do ang

Filme do Dia: Bold King Cole (1936), Burt Gillett

Imagem
  B old King Cole (EUA, 1936). Direção: Burt Gillett. Nova versão colorida e sonora – ainda que a cópia em questão esteja com problemas graves de sonorização e não se escute absolutamente nada -  do Gato Félix, que já havia protagonizado diversos títulos em preto&branco e mudos na década anterior. O que se percebe aqui é uma estandartização do personagem para novos padrões tanto estéticos – o desenho possui movimentação mais aprimorada – quanto morais – uma maior infantilização do personagem que perde o caráter de humor duplo, que poderia agradar crianças e adultos com referências a questões como sexualidade e racismo. Tampouco se encontra aqui as habituais transformações do personagem a partir do seu próprio corpo que era um dos charmes da primeira série. Aqui, Félix acossado por uma gigantesca tempestade vai buscar refúgio no castelo de um rei que passa a ser literalmente atormentado por fantasmas de seus antepassados. Félix conseguirá fazê-lo se livrar dos fantasmas e acaba se

Filme do Dia: Noite Passada em Soho (2021), Edgar Wright

Imagem
  N oite Passada em Soho ( Last Night in Soho , Reino Unido, 2021). Direção Edgar Wright. Rot. Original Edgar Wright & Krysty Wilson-Cairns, a partir do argumento de Wright. Fotografia Chung Chung-hoo. Música Steven Price. Montagem Paul Machliss. Dir. de arte Marcus Rowland & Tim Blake. Cenografia Judy Farr. Figurinos Odile Dicks-Mireaux. Com Thomasin McKenzie, Anya Taylor-Joy,   Matt Smith, Michael Ajao, Diana Rigg, Rita Tushingham, Terence Stamp, Synnove Karlsen, Pauline McLynn, Margaret Nolan. Eloise “Ellie” (McKenzie), moradora da Cornualha com a avó (Tushingham) comemora seu aceite na mais prestigiada escola de moda londrina. Sua mudança para o bairro do Soho, no entanto, após um primeiro contato não muito agradável com colegas de curso, lhe reservará ainda mais problemas, a partir do momento que realidade e visões dos anos 60 passam a se confundir, de forma cada vez mais intensa, em sua vida. E ela se sente obcecada por uma personagem que surge repetidamente em s

Filme do Dia: A Pequena Vendedora de Fósforos (1928), Jean Renoir & Jean Tédesco

Imagem
  A  Pequena Vendedora de Fosfóros ( La Petite Marchand d´Allumettes , França, 1928). Direção: Jean Renoir & Jean Tédesco.  Rot. Adaptado: Jean Renoir, baseado  no conto de Hans Christian Andersen. Fotografia: Jean Bachelet. Dir. de arte: Erik Aaes. Com: Catherine Hessling, Manuel Raaby, Jean Storm, Amy Wells. Jovem e pobre vendedora de cigarros (Hessling) sai numa noite de nevasca forte e não consegue vender uma unidade sequer. Atormentada por crianças, acaba buscando refúgio na ilusão de uma vitrine de loja. Sonha com um mundo fantástico de manequins de loja que se movimentam e cavalos que voam e vem a morrer no sono, sendo encontrada na manhã seguinte. Renoir realizou uma poética e inusitada incursão ao universo de Andersen. Um dos detalhes mais interessantes do filme é o fato do mundo “real” do qual surge a jovem costureirinha ser uma evidente maquete em estúdio, sugerindo a fantasia que se esconde por trás do que é descrito como “realidade” no  filme – e, indo um pouco mai