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Filme do Dia: Ninfomaníaca: Vol.2 (2013), Lars Von Trier

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  N infomaníaca Vol. 2 (Dinamarca/Alemanha/França/Bélgica/Reino Unido, 2013). Direção e Rot. Original: Lars Von Trier. Fotografia: Manuel Alberto Claro. Montagem: Morten Hojberg &  Molly Marlene Stansgaard. Dir. de arte: Simone Grau & Alexander Scherer. Cenografia: Thorsten Sabel. Figurinos: Manon Rasmussen. Com: Charlotte Gainsbourg, Stellan Skarsgaard,   Mia Goth, Jamie Bell,   Shia LaBeouf,   Jean-Marc Barr, Udo Kier, Willem Dafoe, Connie Nielsen, Maja Arsovic, Ananya Berg,   Stacy Martin. Joe (Gainsbourg) continua a relatar suas experiências de vida a Seligman (Skarsgaard). De uma situação mística associada ao seu primeiro orgasmo, quando   criança (Berg), em que levita e tem uma visão que Seligman identifica como associada não a Virgem Maria, como pensara, mas a duas célebres figuras libertinas. Do desmoronamento de seu casamento com Jerome (LeBouf), associado a seu crescente interesse por práticas de sado-masoquismo, encontrando Jerome o filho numa situação de risco e s

Filme do Dia: Das Rad (2003), Chris Stenner, Arvid Uibel & Heidi Wittlinger

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  D as Rad (Alemanha, 2003). Direção, Rot. Orginal, Fotografia e Montagem: Chris Stenner, Arvid Uibel & Heidi Wittlinger. Música: Holand Hackl. Nesse curta-metragem de animação, um grupo de seres pré-históricos sob o formato de uma rocha acaba tendo uma antevisão do futuro da humanidade, a partir do momento em que um homem atravessa a montanha em que vivem e deixa uma roda abandonada. Tudo retorna, no entanto, à situação inicial. O filme é comprometido por essa opção nada original de lidar com o tema da “evoluçao” e do “progresso” humanos, o que se espelha na sua própria narrativa cíclica.  Akademie Baden-Württemberg. 8 minutos e 17 segundos.

Filme do Dia: O Caso dos Irmãos Naves (1967), Luís Sérgio Person

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  O   Caso dos Irmãos Naves (Brasil, 1967). Direção:  Luís Sérgio Person. Rot. adaptado: Jean-Claude Bernardet & Luís Sérgio Person, baseado no romance de João Alamy Filho. Fotografia: Oswaldo de Oliveira. Montagem: Glauco Mirko Laurelli. Dir. de arte: Luís Sérgio Person & Sebastião de Souza. Cenografia: Luís Sérgio Person. Figurinos: Luís Sérgio Person & Sebastião de Souza. Com: Anselmo Duarte, Raul Cortez, Juca de Oliveira, Lélia Abramo, John Herbert, Sérgio Hingst, Cacilda Lanuza, Júlia Miranda, Hiltrud Holz. No interior paulista de Araguary, final da década de 1930, Os irmãos Sebastião (Oliveira) e Joaquim (Cortez) são acusados de assassinar o sócio Benedito, que desaparecera misteriosamente com a vultosa importância de 70 contos de réis, sem deixar praticamente vestígios. Comandando a mão de ferro as investigações, o Tenente   (Duarte) que substitui o delegado local, com a ascensão do Estado Novo, sente-se pressionado a resolver o caso de qualquer forma. Ignora a tes

Filme do Dia: Nocturna Artificialia (1979), Stephen Quay & Timothy Quay

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  N octurna Artificialia (Reino Unido, 1979). Direção: Stephen Quay & Timothy Quay. Música: Stefan Chichonsky. A interação de um solitário homem com o ambiente que o envolve, que incluí belos ícones religiosos em meio a feiúra e degradação do ambiente, é o tema desse enigmático e belo curta de estréia dos Irmãos Quay, conhecidos por seu trabalho com animação em stop motion . Divido em sete partes que iniciam com não menos obscuros aforismos. O homem cai de sua cadeira ao final. Mas percebe-se que não se encontra morto. Fundamental para seu efeito é a bela trilha de Chichonsky. BFI Institute. 21 minutos.  

O Dicionário Biográfico de Cinema#144: Carl Foreman

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  Carl Foreman (1914-74), n. Chicago N ão há razão para que o Comitê de Atividades Anti-Americanas (CAAA) pudesse ser considerado como um teste mais confiável de talento que qualquer outro. Na verdade, certamente excluiu ou impediu alguns dos mais interessantes roteiristas, diretores e atores nos Estados Unidos durante o Macarthismo. Mas nem sempre foi discriminador; também incluiu em sua lista negra Carl Foreman. Portanto, em retrospecto, o western do "relógio falante", High Noon  [ Matar ou Morrer ] (52, Fred Zinnemann), que Foreman havia escrito, foi reavaliado como uma incisiva crítica do espírito social americano - isto no ano em que The Lusty Men [ Paixão de Bravo ] e Bend of the River [ E o Sangue Semeou a Terra ] foram negligenciados. Foreman brilhou como mártir, foi para a Inglaterra, trabalhou sob pseudônimos, e gradualmente revelou a si próprio como um penoso medíocre, possuidor de ideias estúpidas e os meios convencionalmente rígidos de expressá-las. Matar ou Morr

Filme do Dia: Espíritos Indômitos (1950), Fred Zinnemann

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  E spíritos Indômitos ( The Men , EUA,1950). Direção: Fred Zinnemann. Rot. Original: Carl Foreman . Fotografia: Robert De Grasse. Música: Dimitri Tiomkin. Montagem: Harry W. Gerstad.  Dir. de arte: Rudolph Sternad. Com: Marlon Brando, Teresa Wright, Everett Sloane, Jack Webb, Richard Erdman, Virginia Farmer, Marshall Ball, Patricia Joiner, DeForest Kelley.              Ken Wilozek (Brando) é o paciente rebelde do Dr. Brock (Sloane), que é mantido isolado dos outros pacientes. Posto na enfermaria, ele deve aguentar as pilhérias de Leo (Erdman) e Norm (Webb) e recusa qualquer contato com a ex-noiva, Ellen (Wright). Aos poucos, no entanto, recupera a vontade de viver, quando percebe o real interesse de Ellen e passa a fazer treinamentos físicos com o hábil Romano (Ball). Porém o ânimo do grupo é abalado quando Romano repentinamente falece, em decorrência de meningite. Após um período de crise também no relacionamento com Ellen, o casamento ocorre, ainda que contra à vontade dos pais da g

Filme do Dia: Um Domingo Maravilhoso (1947), Akira Kurosawa

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  U m Domingo Maravilhoso ( Subarashiki Nichiyôbi , Japão, 1947). Direção Akira Kurosawa. Rot. Original Akira Kurosawa & Keinosuke Uekusa. Fotografia Asakazu Nakai. Música Tadashi Hattori. Dir. de arte Kazuo Kobo. Com Isao Numazaki, Chieko Nakakita, Atsushi Watanabe, Zekô Nakamura, Ichirô Namiki, Toppa Utsumi, Ichirô Sugai, Masao Shimizu. Yuzo (Namazaki) e Masako (Nakakita) se deparam com a saída da fantasia, como único recurso para tentar driblar a forte penúria econômica vivenciada por eles, em um domingo no qual visitam uma casa-modelo para aluguel, um apartamento barato, que são desencorajados de viver por um de seus moradores, o zoo, um cabaré cujo proprietário é um conhecido de Yuzo, que se recusa a encontra-lo, um concerto de Schubert, no qual Yuzo se envolve em confusão e leva uma surra, o apartamento onde ele vive é o   e ruínas onde ensaiam o sonho de Yuzo de montar um café, diferenciado dos exisentes. Há um tanto de didático na forma como se dispõe o drama do ca