Postagens

Filme do Dia: Rumo a Tóquio (1943), Delmer Daves

Imagem
R umo a Tóquio ( Destination Tokyo , EUA, 1943). Direção: Delmer Daves. Rot. Adaptado: Delmer Daves & Albert Maltz, baseado no conto homônimo de Steve Fischer. Fotografia: Bert Glennon. Música: Franz Waxman. Montagem: Christian Nyby & Vladimir Barjansky. Dir. de arte: Leo K. Kuter. Cenografia: Walter F. Tilford. Com: Cary Grant , John Garfield, Alan Hale, John Ridgely, Dane Clark, Warner Anderson, William Prince, Robert Hutton, Tom Tully. Submarino americano parte da Baía de San Francisco e, antes mesmo que o comandante saiba, toda a tripulação já sabe que sua missão secreta é atacar as bases japonesas na Baía de Tóquio.   Com o carismático Capitão Cassidy (Grant) como   comandante, o grupo enfrenta sua primeira e última baixa quando um soldado, Mike (Tully), que oferece apoio para um japonês que saltara de seu avião em chamas, acaba por esfaqueá-lo pelas costas, sendo imediatamente metralhado após o ato. Três soldados são escolhidos por Cassidy   para uma missão em terra

Filme do Dia: Sklavenmarkt (1907), Johann Schwarzer

Imagem
S klavenmarkt  (Áustria, 1907). Direção: Johann Schwarzer. Mesmo que anteriormente tenha dirigido filmes curtos com mais de um plano, aqui se procede um retorno a um plano único e bastante longo. Um paxá se encontra sentado diante de sua tenda e observa as mulheres que lhe serão servidas serem despidas. Quatro mulheres lhe são ofertadas, a última sendo recusada. Extraordinariamente a nudez e a condição feminina, anteriormente alvo somente de uma admiração distanciada do olhar masculino, progressivamente vão sendo objetos de uma violência (principalmente gozada por antecipação, já que é apresentada apenas enquanto “aperitivo” do que deverá ocorrer posteriormente, ou seja, do estupro em certos casos como o da garota que aparenta grande resistência) como aqui ou em sua variação Skvalenraub , provavelmente filmado no mesmo dia e aproveitando os objetos de cena. A mulher que surge   duas vezes espiando por trás da tenda do paxá, inicialmente sugerindo algum desdobramento dramático, mai

The Film Handbook#216: Terrence Malick

Imagem
  Terrence Malick Nascimento: 30/11/1943, Waco, Texas Carreira  (como diretor): 1973- A despeito de ter dirigido somente dois longas (e é questionável se voltará ainda a dirigir), Terrence Malick permanece um dos mais idiossincráticos realizadores norte-americanos a ter trabalhado em anos recentes. Possuidor de uma sensibilidade que é ao mesmo tempo literária e intensamente visual, e aparentemente desdenhosa das convenções da Hollywood comercial, ele empregou uma abordagem irônica e oblíqua à narrativa e aos personagens, reminiscente dos filmes de arte europeus. Antigo estudioso de Rhodes e jornalista, Malick lecionou filosofia antes de estudar cinema. Após escrever  Meu Nome é Jim Kane / Pocket Money (um semi-cômico western contemporâneo, dirigido por Stuart Rosenberg), realizaria sua estreia no longa-metragem com Terra de Ninguém / Badlands > 1 , história baseada em fatos reais sobre um casal delinquente que passa a  se divertir praticando crimes sem sentido no Meio Oeste

Filme do Dia: Delicada Atração (1996), Hettie MacDonald

Imagem
Delicada Atração ( Beautiful Thing , Reino Unido, 1996). Direção:  Hettie MacDonald. Rot. Adaptado:  Jonathan Harvey, baseado  em sua própria peça. Fotografia: Chris Seager.  Música: John Altman. Montagem: Don Fairservice. Dir. de arte: Mark Stevenson & Chrysoula Sofitsi. Figurinos: Pam Tait. Com: Glen Berry, Andrew Fraser, Linda Henry, Tameka Empson, John Savage, Garry Cooper, Daniel Bowers.      Jamie Gangel (Berry), vive em um modesto prédio de apartamentos de classe média baixa e também vivencia uma crise na escola, sendo vítima da troça dos outros alunos sobre suas tendências homossexuais,  fugindo do esporte. Jayson (Berry), seu colega de escola e vizinho, por outro lado, enfrenta problemas domésticos, sendo vítima da violência do pai (Cooper) e do irmão Trevor (Bowers), fanáticos por boxe. Eles também possuem contato com uma joven negra, Leah (Empson), fã obsessiva de Mama Cass, vocalista da banda californiana Mamas&Papas. Jamie, apesar de momentos de tensão, tem um

Filme do Dia: Made in USA (1966), Jean-Luc Godard

Imagem
M ade in USA ( Made in USA , França, 1966). Direção: Jean-Luc Godard. Rot. Adaptado: Jean-Luc Godard, baseado no romance The Jugger , de Richard Stark. Fotografia: Raoul Coutard. Montagem: Françoise Collin & Agnès Guillemot. Com: Anna Karina, Jean-Pierre Léaud , Láslo Szábo, Marianne Faithfull, Ernest Menzer, Kyôko Kosaka, Yves Afonso. Embora utilize elementos presentes em outras produções anteriores suas, como a influência da história em quadrinhos e do universo do filme policial americano dos anos 1950, para chegar à moral da história, que é a inadequação tanto do fascismo da direita como do sentimentalismo da esquerda como resposta para os problemas da humanidade, esse filme talvez seja mais obscuro que qualquer outro até então realizado pelo cineasta franco-suiço e, infelizmente, essa seria uma das características de boa parte de sua produção posterior. Também percebe-se a sua aproximação cada vez maior de um engajamento e uma orientação política mais precisa, que ocorrer

Filme do Dia: American Aristocracy (1916), Lloyd Ingraham

Imagem
A merican Aristocracy (EUA, 1916). Direção: Lloyd Ingraham. Rot. Original: Anita Loos. Fotografia: Victor Fleming . Com: Douglas Fairbanks, Jewel Carmen, C.A. de Lima, Albert Parker, Artie Ortego. Na aristocrática Narraport, Cassius Lee (Fairbanks) é alvo do beijo aleatório da socialite Geraldine Hicks (Carmen). Hicks é comprometida com Percy Horton (Parker), que contrata Cassius para realizar alguns feitos como pilotar um hidroavião que impressionem Geraldine e seu grupo, onde é conhecido por nada fazer. Cassius descobre que Percy além de tudo, é um contrabandista e tornou Geraldine e seu pai Leander (de Lima) em prisioneiros do barco que partirá para o México. Cassius não nega qualquer esforço para salvar os dois e desmascarar Percy. Inicia com uma cartela indagando se os Estados Unidos possuem uma aristocracia. Resposta que é prontamente seguida e afirmativa, apresentando o cenário onde se desenrolará a narrativa: Narraport. Resolve-se melhor como filme de aventura   que o ma

Filme: The Red Man's View" (1909), D. W. Griffith

Imagem
T he Red Man´s View (EUA, 1909). Direção: D.W. Griffith. Rot. Original: Frank E. Woods. Fotografia: G. W. Bitzer. Com: Owen Moore, James Kirkwood, Lottie Pickford,  Kate Bruce, Dorothy West, Charles Craig, Arthur V. Johnson, Alfred Paget, W. Chrystie Miller. Uma tribo de índios é forçada a abandonar sua terra por conta da truculenta invasão dos conquistadores. O êxodo da tribo em busca de outras terras separa um jovem índio, Silver Eagle (Moore), de sua amada, Minnewanna (Pickford), que os homens brancos não deixam partir. Após a morte de uma velha liderança da tribo, que é cremado em ritual tradicional, Silver Eagle vai buscar sua amada. Um homem branco tenta atirar em ambos, porém outro os livra, para a completa felicidade de casal. Para quem acredita que Griffith realizou filmes apenas da perspectiva dos vencedores esse, além de vários outros títulos do realizador, demonstra o oposto. Simpático aos índios e apresentando com evidente antipatia os brancos, ainda que com a exc