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Filme do Dia: Páscoa de Sangue (1950), Giuseppe De Santis

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P áscoa de Sangue ( Non c’è Pace tra gli Ulivi , Itália, 1950). Direção: Guisseppe De Santis. Rot. Original: Guisseppe De Santis, Libero De Libero, Carlo Lizzani, Guisseppe De Santis & Gianni Puccini, a partir do argumento de Puccini Fotografia: Piero Portalupi. Música: Goffredo Petrassi. Montagem: Gabriele Varriale. Dir. de arte e Cenografia:  Carlo Egidi. Figurinos: Anna Gobi. Com: Raf Vallone, Lucia Bosé, Folco Lulli, Maria Grazia Francia, Dante Maggio, Michele Riccardini, Vincenzo Talarico, Piero Tordi. Após retornar da guerra e passar um tempo na prisão, Francesco (Vallone), descobre que a família se encontra em dificuldades, em grande parte graças ao oportunismo de Bonfiglio (Lulli), um ganancioso e rude homem que somente pensa em si próprio. Bonfiglio pretende também se apoderar da jovem e bela Lucia (Bosé), apaixonada por Francesco.   Lucia, contra à sua vontade, pretende se unir a ele apenas para ajudar sua família, porém quando sabe que a irmã de Francesco, Maria

Filme do Dia: Kuxa Kanema - O Nascimento do Cinema (2003), Margarida Cardoso

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K uxa Kanema – O Nascimento do Cinema (Portugal/França/Bélgica, 2003). Direção: Margarida Cardoso. Documentário que efetua a arqueologia da história do cinema em Moçambique, marcada inicialmente pelo projeto de matizes nacionais-populares de levar um cinema produzido por moçambicanos para moçambicanos, a partir da expressão que quer dizer “o nascimento do cinema” que diz respeito o título e proferida pelo carismático líder revolucionário Samora Machel. As imagens iniciais parecem ditar a tônica do rescaldo de um projeto - nacional, de cinema – fracassado, em que as ruínas do Instituto Nacional de Cinema (INC) e as más condições de preservação do acervo, sobretudo as centenas de documentários curtos que levam o título desse documentário, ao longo de dez anos surgem como provas materiais. Ao mesmo tempo que muitas imagens são dedicadas a acompanhar o líder Samora Machel em seus comícios ou encontros com a população (distantes apenas em dimensão das de Amílcar Cabral na Guiné, já

Filme do Dia: Marcado pela Sarjeta (1956), Robert Wise

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M arcado pela Sarjeta ( Somebody Up There Likes Me , EUA, 1956). Direção: Robert Wise. Rot. Adaptado: Ernest Lehman & Rocky Graziano,  a partir da autobiografia de Graziano. Fotografia: Joseph Ruttenberg. Música: Bronislau Kaper. Montagem: Albert Akset. Dir. de arte: Malcolm Brown & Cedric Gibbons. Figurinos: F. Keogh Gleason & Edwin B. Willis. Com: Paul Newman, Pier Angeli, Everett Sloane, Eileen Heckart, Sal Mineo, Harold J. Stone, Joseph Buloff, Sammy White, Court Shepard. Após um trágico passado de violência paterna, miséria, pequenos delitos, prisão e problemas com o Exército, o violento e impulsivo Rocky Barbella (Newman) se transforma em Rocky Graziano, um dos mais promissores talentos do boxe. Com a ajuda de sua mulher, Norma (Angeli), ele consegue progredir rápido na carreira. Porém, torna-se vítima de chantagistas, que querem explorar o seu passado. Seu devotado empresário, Irving (Sloane), consegue que a luta mais importante de sua carreira até então, pel

Filme do Dia: Jogo Duro (1985), Ugo Giorgetti

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J ogo Duro (Brasil, 1985). Direção e Rot.Original: Ugo Giorgetti. Fotografia: Pedro Paulo Lazzarini. Música: Mauro Giorgetti. Montagem: Paulo Mattos. Dir. de arte e Cenografia: Maria Isabel Giorgetti. Com: Cacá Carvalho, Jesse James Costa, Cininha de Paula, Valéria de Andrade, Carlos Costa, Antônio Fagundes, Paulo Betti, Umberto Magnani, Cleyde Yáconis. No tradicional e elegante bairro do Pacaembu, um segurança improvisado (Costa) contratado por um agente imobiliário (Fagundes) descobre que a mansão que irá proteger abriga uma jovem mulher (Paula) com sua filha (Andrade). Uma tensão é criada entre o segurança e o atual namorado da mulher, também segurança (Carvalho). Saindo da casa com a filha por pressão do namorado retorna à casa e se torna amante do segurança improvisado. Louco de ciúmes, o segurança assassina   seu pretenso rival. Essa reivindicada sátira social é o primeiro filme de Giorgetti e igualmente o primeiro de uma trilogia do confinamento prosseguida com Festa

The Film Handbook#168: Fred Wiseman

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Fred Wiseman Nascimento : 01/01/1930, Boston, Massachussets, EUA Carreira (como diretor ): 1966- Um expoente de peso do "cinema direto", Frederick Wiseman se diferencia de figuras como Pennebaker  e dos Irmãos Maysles no uso do documentário não para retratar indivíduos mas para uma portentosa investigação  sócio-política de instituições americanas específicas. Se o tom desapaixonado de muito de seu trabalho sugere uma pouco explícita relutância liberal de tomar partido ao analisar, não há como condenar sua habilidade para evocar um contexto social mais amplo através de incansáveis observações íntimas do comportamento humano. Educado em Yale e Harvard, Wiseman trabalhou por alguns anos como advogado antes de revelar seu interesse pelo cinema como produtor de The Cool World , de Shirley Clarke. Sua própria estréia na direção, Titicut Follies   (sobre o tratamento de internos em um manicômio judicial) introduziu os elementos fundamentais de seu estilo: fotografia em p&a

Filme do Dia: Desobediência (2003), Licínio Azevedo

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D esobediência (Moçambique/Portugal, 2003). Direção e Rot. Original: Licínio Azevedo. Fotografia: João Costa & Antonio Forjaz. Música: João Carlos Schwalbach. Montagem: Orlando Mesquita. Com: Rosa Castigo, Tomás Sodzai, Zaira Castigo,  Isabel José, Eliasse Sodzai, Linda Sodzai, Nevas Sodzai, Augusta Castigo. Rosa Castigo (Castigo) vive uma relação conturbado com o marido Zacharias Sodzai (Tomás Sodzai), abusivo, alcóolatra e que não apenas não tem trabalhado como a atrapalha no trabalho e nos afazeres domésticos. Para surpresa de Rosa, Zacharias, que no dia havia impedido as crianças de irem para a escola e mandado trabalharem na roça, suicida-se. A partir de então, a família Sodzai, sobretudo na figura de seu irmão gêmeo, Tomás (Tomás Sodzai), não deixará mais Rosa em paz, acusando-a de se encontrar enfeitiçada e ter sido a responsável pela morte do marido. Sem ajudar aos filhos e roubando objetos da casa de Rosa e a intimidando. Após muitos desentendimentos, todos acat

Filme do Dia: A Flor do Deserto (1962), Sergei Paradjanov

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A  Flor no Deserto ( Tsevtok na Kamne , URSS, 1962). Direção: Sergei Paradjanov. Rot. Original: Vadim Sobko. Fotografia: Sergei Revenko & Lev Shtifanov. Montagem: M. Ponomarenko. Dir. de arte: Mikahil Rakovsky. Figurinos: O. Yablonskaya. Com: Lyudmila Cherepanova, Boris Dmokhovski, G. Karpov, I. Kirilyuk. Lyuda (Cherepanova) se afasta chorosa da família para ir supervisionar os trabalhos de uma mina a milhares de distância. Lá, torna-se objeto da paixão de Griva (Karpov), que se ressente da divisão que houve na pequena comunidade após a inserção de uma seita de fanáticos religiosos. Griva se aproxima da seita apenas para ficar próximo de Lyuda, mas a própria Lyuda perceberá que o líder da seita  se aproveita de sua posição para tentar se casar com ela. Não por acaso esse, como seu primeiro longa-metragem, do ano anterior, foram renegados posteriormente por Paradjanov . Há uma forte presença dos preceitos realistas socialistas senão em termos imagéticos (se é que estes exi

Filme do Dia: Paris, Eu Te Amo (2006), Vários

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P aris, Eu Te Amo ( Paris, Je T´Aime , França/Suiça/Alemanha/Liechtenstein, 2006). Direção: Olivier Assays ( Quartier de las Enfants Rouges ), Frédéric Auburtin ( Quartier Latin ), Emmanuel Benbihy (Transições), Gurinder Chadha ( Quais de Sene ), Sylvain Chomet ( Tour Eiffel ), Ethan Coen & Joel Coen ( Tuileries ), Isabel Coixet ( Bastille ), Wes Craven ( Pére-Lachaise ), Alfonso Cuarón ( Parc Monceau ), Gérard Depardieu ( Quartier Latin ), Christopher Doyle ( Porte de Choisy ), Richard LaGravenese ( Pigalle ), Vincenzo Natali ( Quartier de la Madeleine ), Alexander Payne ( 14th Arrondisement ), Bruno Podalydés ( Montmartre ), Oliver Schmitz ( Place des Fêtes ), Nobuhiro Suwa ( Place des Victoires ), Walter Salles & Daniela Thomas ( Loin du 16 éme ), Tom Tykwer ( Faubourg Saint-Denis ), Gus Van Sant ( Le Marais ). Rot. Original: Brudo Podalydés ( Montmartre ), Paul Mayeda Berges & Gurinder Chadha ( Quais de Sene ), Gus Van Sant ( Le Marais ), Ethan & Joel Coen (

Filme do Dia: Caça à Raposa (1938), Ben Sharpsteen

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C aça à Raposa ( The Fox Hunt , EUA, 1938). Direção: Ben Sharpsteen. Donald e Pateta participam de uma caça à raposa na qual Donald, após muitas estripulias, acaba se gabando de ter conseguido pegar...um gambá. Faz parte da série de curtas com o personagem, aqui coadjuvado por Pateta, e com uma ponta ao final onde surgem Mickey, Minnie, Horácio e Clarabela. Walt Disney Prod. para RKO Radio Pictures.   7 minutos e 17 segndos.

Filme do Dia: Virgem Margarida (2012), Licínio Azevedo

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V irgem Margarida (Moçambique/França/Portugal, 2012). Direção: Licínio Azevedo. Rot. Original: Jacques Akchoti & Licínio Azevedo. Fotografia: Mário Masini. Música: Moreira Chonguiça. Montagem: Nadia Ben Rachid. Dir. de arte: José Vian. Com: Iva Mugalela, Hermelinda Cimela, Sumeia Maculuva, Rosa Mário, Victor Gonçalves, Eliott Alex, Tomásia, Odília Cossa, Ilda Gonzales, Ana Maria Albino. Maputo, 1975. Grupo de prostitutas e outras mulheres que se encontravam no ambiente de um clube noturno e arredores são arrastadas pelo Exército e levadas a uma região deserta de floresta sem nenhuma explicação. Dentre elas se encontra Suzana (Mário), mãe de dois filhos, que não tem ocasião para se despedir dos mesmos e trabalha como cantora na boate. Rosa (Mugalela), a mais atrevida e desbocada de todas e a tímida Margarida (Maculuva), que sempre afirmara sua virgindade, e que estava pronta para se casar com um homem que só vira duas vezes por acordo familiar. Sua virgindade é motivo de

Filme do Dia: Frankenstein (1910), J. Searle Dawley

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F rankenstein (EUA, 1910). Direção: J. Searle Dawley. Rot. Adaptado: J. Searle Dawley, a partir do romance de Mary Shelley. Com: Augustus Phillips, Charles Ogle, Mary Fuller. O cientista Frankenstein (Phillips) aguarda conseguir o fenomenal intento de trazer à vida sua Criatura (Ogle) para só então se unir à sua noiva, Elizabeth (Fuller). Porém, o criador perde o controle sobre a Criatura, que passa a segui-lo, obcecado que se encontra por sua noiva. Diante do sincero e forte amor do casal, no entanto, desaparece. Essa que provavelmente foi a primeira adaptação do romance de Shelley para às telas, guarda muito da pouco primorosa estética associada aos filmes curtos que Edison produziu nos idos do cinema, notadamente a ausência de qualquer profundidade de campo, assim como de planos abertos e uma precariedade narrativa quando comparado aos filmes de Griffith contemporâneos. Dito isso, ao menos dois momentos merecem destaque. O da criação do monstro, completamente inusitado em r

Filme do Dia: Drácula (1977), Philip Saville

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D rácula ( Count Dracula, Reino Unido, 1977). Direção: Philip Saville. Rot. Adaptado: Gerald Savory, a partir do romance de Bram Stoker. Fotografia: Peter Hall. Música: Kenyon Emrys-Roberts. Montagem: Richard Redford & Rod Waldron. Dir. de arte: Michael Waldron. Figurinos: Kenneth Morey. Com: Louis Jourdan, Frank Finlay, Susan Penhaligon, Judi Bowker, Jack Shepherd, Mark Burns, Bosco Hogan, Richard Barnes, Ann Queensberry. Jonathan Harker (Finlay) visita a Transilvânia, onde se encontra com o Conde Drácula (Jourdan), mesmo após ter recebido várias admoestações de não fazê-lo na carruagem que o leva. Sua intenção é firmar um contrato de propriedade na Inglaterra. Drácula o convence a ficar um mês em seu castelo, sob o pretexto de lhe ensinar um perfeito inglês. Aos poucos Harker percebe que, na verdade, é prisioneiro de Drácula. Esse se interessa pelas fotos da noiva de Harker, Mina (Bowker) e sua irmã Lucy (Penhaligon), partindo de encontro a elas e as seduzindo. A mãe das

The Film Handbook#167: Hans-Jürgen Syberberg

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Hans-Jürgen Syberberg Nascimento : 08/12/1935, Nossendorf, Pomerânia, Alemanha Carreira  (como diretor): 1965-1997 Grandemente destacado e original dentre os realizadores alemães que conquistaram proeminência  durante os anos 70, Hans-Jürgen Syberberg é um espalhafatosamente excêntrico de escassa consideração para a maior parte de seus contemporâneos. Seu tema - a continuada esquizofrenia da cultura alemã ao longo do último século - corresponde a escala épica e complexidade de seu estilo visual e narrativo idiossincráticos. Enquanto Syberberg ainda vivia na Alemanha Oriental, um encontro na juventude com Brecht permitiu que ele filmasse o Berliner Ensemble em 8 mm: encontro que provou ser uma influência decisiva na obra  madura do realizador. Por volta dos idos dos anos 60, ele trabalhava na televisão bávara, e entre 1965 e 1969, realizaria diversos documentários de longa-metragem sobre atores como Fritz Kortner e Romy Schneider. Em 1968 realizaria seu primeiro longo ficcional

Filme do Dia: Argo (2012), Ben Affleck

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A rgo (EUA, 2012). Direção: Ben Affleck. Rot. Adaptado: Chris Terrio, baseado no livro The Master of Disguise, de Tony Mendez e no artigo Escape from Teheran, de Joshuah Bearman. Fotografia: Rodrigo Prieto. Música: Alexandre Desplat. Montagem: William Goldenberg. Dir. de arte: Sharon Seymour & Peter Borck. Cenografia: Jan Pascale. Figurinos: Jacqueline West. Com: Ben Affleck, Bryan Cranston, Alan Arkin, John Goodman, Victor Garber, Tate Donovan, Clea DuVall, Scott McNairy.        Em 1979, em pleno furor nas ruas de Teerã, provocados pela Revolução Iraniana, e com os Estados Unidos abrigando o ex-líder do país e verdadeiro marionete dos interesses norte-americanos, Xá Reza Pahlevi, a embaixada americana  e meia-dúzia dos reféns consegue escapar para a Embaixada do Canadá. Com pouco tempo e opções, o agente do FBI Tony Mendez (Affleck) cria o rocambolesco plano de um falso filme de ficção canadense a ser rodado no Irã, Argo, fazendo com que os refugiados se tornem pretensos me

Filme do Dia: Film (1965), Alan Schneider

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F ilm (EUA, 1965). Direção: Alan Schneider. Fotografia: Boris Kaufman. Rot. Original: Samuel Beckett. Montagem: Sydney Meyers. Dir. de arte: Burr Smidt. Com: Buster Keaton, Nell Harrison, James Karen. Um homem (Keaton) atravessa um terreno onde se encontra um casal e sobe para seu apartamento onde após perceber que não se encontra observado por ninguém, inclusive animais e fotografias, morre. Essa original e rara incursão de Beckett no campo do cinema, sonora mas sem diálogos ou trilha musical, reúne não só alguns dos maiores talentos do cinema americano por trás das câmeras como Kaufman e Meyers – esse último associado ao cinema independente americano – como também o genial Keaton diante delas. Já inicia com um estranho superclose de um olho se abrindo e finaliza com o mesmo olho se fechando – apenas um ano   antes da morte do próprio  Keaton (1895-1966). O homem busca uma absoluta privacidade no momento de sua morte e na sua paranoia persecutória se livra tanto do cachorr

Filme do Dia: Crede-Mi (1996), Bia Lessa & Dany Roland

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C rede-Mi (Brasil, 1996) Direção: Bia Lessa e Dany Roland.              A trágica história do papa que acaba unindo-se a própria mãe e que é abandonado pela mesma em uma canoa a deriva e adotado por outra família Embora a narrativa seja de difícil apreensão devido a motivos diversos - da precariedade técnica com um som que permanece 50% do filme inaudível e uma constante recusa da linearidade, utilizando-se inclusive de atores diferentes para mesmos papéis - trata-se de uma produção singular no cenário cinematográfico brasileiro atual. Realizado em precárias condições em vídeo high 8 como workshop e posteriormente transposto para 35 mm, o filme possui várias qualidades como a boa utilização dos rostos nordestinos, a espontaneidade dos atores e, principalmente, o casamento entre a música clássica e imagens do cotidiano como um jogo de futebol na praia, que passa a ganhar dimensões épicas. Entre seus pontos negativos deve-se contar a duração uns dez minutos além do necessári

Filme do Dia: O Homem Elefante (1980), David Lynch

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O  Homem Elefante ( The Elephant Man , EUA/Reino Unido, 1980). Direção: David Lynch. Rot. Adaptado: Eric Bergren, Christopher De Vore & David Lynch, baseado nos livros The Elephant Man: A Study in Human Dignity de Ashley Montagu e The Elephant Man and Other Reminisces de Frederick Treves. Fotografia: Freddie Francis. Música: John Morris. Montagem: Anne V. Coates. Dir. de arte: Stuart Craig & Robert Carthwright. Cenografia: Hugh Scaife. Figurinos: Patricia Norris. Com: Anthony Hopkins, John Hurt, Anne Bancroft, John Guielgud, Wendy Hiller, Freddie Jones, Michael Elphick Hannah Gordon, Helen Ryan, John Standing, Dexter Fletcher.                Na Inglaterra vitoriana, John Merrick (Hurt),   com o tronco e rosto completamente deformados, devido a um possível acidente que ocorreu com sua mãe – aparentemente pisoteada por um elefante - quando gestante, é conhecido como Homem-Elefante, sendo explorado por Bytes (Jones), um bêbado que o exibe em espetáculos sensacionalistas e o

Filme do Dia: Passagem Azul (2002), Yee Chin-yen

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P assagem Azul ( Lan se da Men , Taiwan/França, 2002). Direção e Rot. Original: Yee Chih-yen. Fotografia: Chienn Hsiang. Música: Hou Chris. Montagem: Liao Ching-Song. Dir. de arte: Hsia Shao-yu. Com: Chen Bo-lin, Liang Shu-hui, Guey lun-mei, Chou Joanna. Em uma escola secundária a jovem e romântica Lin Yuezhen (Shu-hui) se apaixona pelo garoto Zhang Shihao (Bo-lin) que, no entanto, apaixona-se pela melhor amiga de Lin, Meng Kerou (Lun-mei) que, por sua vez, revela que se encontra apaixonada por Lin. Essa ciranda do amor imperfeito é traçada com delicadeza e sem sentimentalismo com exceção, talvez, de seu final, construindo um retrato dos conflitos emocionais vividos na adolescência de uma forma terna e intensamente contida. Mesmo absorvendo muitas das técnicas narrativas do cinema moderno no que diz respeito à economia dos diálogos e da trilha sonora, como um certo distanciamento dos personagens que mais os dignifica que os torna vítimas de um certo voyeurismo melodramático,