Postagens

Filme do Dia: As Cariocas (1966), Fernando de Barros, Walter Hugo Khouri & Roberto Santos

Imagem
A s Cariocas (Brasil, 1966). Direção: Fernando de Barros, Walter Hugo Khouri & Roberto Santos. Roteiro: Sérgio Porto & Roberto Santos. Música: Rogério Duprat. Montagem: Maria Guadalupe. Com: Norma Bengell, John Herbert, Walter Foster, Sérgio Hingst, Célia Biar, Íris Bruzzi, Lilian Lemmertz, Jacqueline Myrna, Mário Benvenutti. 1º episódio. Paula (Bengell), fútil mulher da elite carioca, decide como conseguir o carro de seus sonhos, dos quais só existem dois exemplares no país, sendo um da esposa (Biar) de seu amante. Ela conhece o proprietário do outro carro, Cid (Herbert), um playboy inconseqüente. Pede para que o marido dê um preço muito menor que o valor do carro e o restante seja completado pelo amante. Porém, o plano não se concretiza, quando o marido decide dar o carro de presente para sua amante que é noiva de Cid. 2º episódio. Um dia na vida de uma jovem classe média, que angustia-se entre a solidão e o tédio, passando a maior parte do tempo sem o marido, sempre

Movie of the Week#5: Red Beard (1965), Akira Kurosawa

Imagem
Red Bear (Japan, 1965). Directed by Akira Kurosawa. Written by Masato Ide, Hideo Oguni, Riûzû Kikushima & Akira Kurosawa, Based on short story collection by Shugorô Yamamoto. Cinematography by Asakazu Nakai & Takao Saitô. Music by Masaru Satô. Production Design by Yoshirô Muraki. Costume Design by Yoshiko Samejima. Cast: Toshirô Mifune, Yûzô Kayama, Tsotomu Yamazaki, Reiko Dan, Miyuki Kuwano, Kyôko Kagawa, Tatsuyoshi Ehara, Terumi Niki.  19th century. Yasumoto arrives in a provincial charity hospital from Nagasaki and initially hates the option to which he was nominated, with no chance of winning brilliance in his career. Reporting to the dour Dr. Niide (Mifune), known as Barbarossa, he refuses to follow the service hierarchy. After following the case of two patients who die, Yasumoto engages as ever with Tomoyo teenager (Niki), taken from a brothel when she was sick. After taking care of the aggressive Tomoyo, the Yasumoto itself is bedridden and care by her. The owne

Filme do Dia: A Canção da Estrada (1955), Satyajit Ray

Imagem
A  Canção da Estrada ( Pather Panchali , Índia, 1955). Direção: Satyajit Ray. Rot. Adaptado: Satyajit Ray , baseado no romance de Bibhutibhushan Bandyopadhyay. Fotografia: Subrata Mitra. Música: Ravi Shankar. Montagem: Dulal Dutta. Dir. de arte: Bansi Chandragupta & Banshi Chandra Gupta. Com: Karuna Bannerjee, Kanu Bannerjee, Subir Bannerjee, Uma Das Gupta, Chunibala Devi, Runki Bannerjee, Reba Devi, Aparna Devi. Apu (Subir Bannerjee) nasce em uma pobre família indiana. O pai, Harihar (Kanu Bannerjee) com pretensões de ser um escritor, passa longas temporadas distante, para tentar sustentar a família. Após ter vivido na cidade de Benares, Harihar volta as raízes rurais, indo morar onde seu pai e avô eram respeitados. A mãe, Sarbojaya (Karuna Bannerjee) além de viver uma árdua rotina em casa, ainda enfrenta os desgostos que lhe provocam a filha Durga (Runki Bannerjee), que rouba frutas das vizinhanças e vive às turras com uma velha tia. Alguns anos depois, Durga (Gupta) é a

Filme do Dia: Corpos Celestes (2009), Marcos Jorge & Fernando Severo

Imagem
C orpos Celestes (Brasil, 2009). Direção: Marcos Jorge & Fernando Severo. Rot. Original: Carlos Eduardo de Magalhães, Marcos Jorge, Mario Lopes & Fernando Severo. Fotografia: Katia Coelho. Montagem: Caio Cobra & Mark Robin. Dir. de arte: Daniel Marques. Figurinos: Zenor Ribas. Com: Dalton Vigh, Rodrigo Cornelsen, Antar Rohit, Carolina Holanda, Jeff Beach, Alexandre Nero. Chiquinho (Cornelsen) é um menino de família humilde do interior do Paraná, cuja amizade com o excêntrico americano Richard (Rohit), faz-lhe despertar a curiosidade pelos astros – Richard, um veterano da Guerra do Vietnã, não possui outra relação social na cidade que o garoto, encontrando-se ocasionalmente com prostitutas.  A crescente depressão de Richard o leva ao suicídio e seu corpo é encontrado por Chiquinho no dia em que o Brasil triunfa na Copa do Mundo de 70.  Mais de 40 anos após, Francisco (Vigh), reconhecido professor universitário de astronomia de destaque internacional se envolve com a

Filme do Dia: Florence: Quem é Essa Mulher? (2016), Stephen Frears

Imagem
F lorence: Quem é Essa Mulher? ( Florence Foster Jenkins , Reino Unido, 2016). Direção: Stephen Frears.  Rot. Original: Nicholas Ferguson. Fotografia: Danny Cohen.  Música: Alexandre Desplat. Montagem: Valerio Bonelli.  Dir. de arte: Alan MacDonald, Gareth Cousins, Patrick Rolfe & Christopher Wyatt. Figurines: Consolata Boyle. Com: Meryl Streep, Hugh Grant , Simon Helberg, Rebecca Ferguson, Neve Gachev, Nina Arianda, John Kavanagh, David Haigh. Nova York, 1943. Florence Foster Jenkins (Streep) tem pretensões como cantora lírica, que seu marido, St.Clair Bayfield (Grant) consegue abafar comprando suas reduzidas plateias e igualmente os críticos. Ele chama para ser seu companheiro de palco, o pianista gay Cosme McMoon (Helberg) que gosta do dinheiro que recebe mas muito pouco da exposição de se apresentar com alguém tão completamente fora do tom. A situação se complica quando, dado o burburinho que uma gravação de Florence com Cosmo nas rádio  enquanto St. Clair se encontrava

Filme do Dia: Birth of Jazz (1932), Manny Gould & Ben Harrison

Imagem
B irth of Jazz (EUA, 1932). Direção: Manny Gould & Ben Harrison. Rot. Adaptado: a partir das tiras de George Herriman. Música: Joe DeNat. Krazy Kat é jogado bebê por uma chaminé e já nasce tocando e encantando a todos com seu jazz. Atravessa o mundo de avião trazendo alegria e paz para todos que ouvem seu som, de camponeses a policiais franceses passando por tribos africanas e chegando a Nova York, onde faz a Estatua da Liberdade perder sua pose etérea e dançar e Kat recebe as chaves da cidade. Até chegar ao surgimento de Krazy Kat a animação já havia despendido quase um terço de sua duração. Como é comum na animação do perído, p&b, traços bem simples e movimentação ainda algo precária e a ausência de uma situação de conflito ou uma trama mais fechada surgem como secundárias diante de música e movimento. Krazy Kat, menos anárquico e com traços bem distintos de sua fase muda, surge derramando literalmente notas musicais por onde passa. Screen Gems para Columbia Pictures.

Filme do Dia: E as Chuvas Chegaram (1939), Clarence Brown

Imagem
E  as Chuvas Chegaram ( The Rains Came , EUA, 1939). Direção: Clarence Brown. Rot. Adaptado: Philip Dunne & Julien Josephson, baseado no romance The Rains Came , de Louis Bromfield. Fotografia: Arthur C. Miller. Música: Alfred Newman. Montagem: Barbara McLean. Dir. de arte: William S. Darling & George Dudley. Cenografia: Thomas Little. Figurinos: Gwen Wakeling. Com: Myrna Loy, Tyrone Power, George Brent, Brenda Joyce, Nigel Bruce, Maria Ouspenskaya, Joseph Schildkraut, Mary Nash, Jane Darwell. Lady Edwina Esket (Loy), conhecida por sua fama de namoradeira, apaixona-se pelo filho de sua anfitriã, Dr. Safti (Power). Sua mãe, Maharani (Ouspenskaya), a mulher mais poderosa de Ranchipur, pretende que o filho permaneça devotado somente ao poder que irá herdar com sua morte. O amor de Edwina surge quando ela trabalha no hospital, ajudando os milhares de feridos do terremoto que provocou uma grande enchente e calamidade pública. O beberrão milionário Thomas Ransome (Brent), po

The Film Handbook#157: Derek Jarman

Imagem
Derek Jarman Nascimento : 31/01/1942, Northwood, Middlesex, Inglaterra, Reino Unido Morte : 19/02/1994, Londres, Inglaterra, Reino Unido Carreira  (como diretor): 1971-1993 Às turras com o cinema comercial britânico (não apenas por conta de sua permanente aversão ao realismo mas também por sua visão profundamente pessoal fincada em sua aberta e inconsciente homossexualidade) Derek Jarman, paradoxalmente permanece um Romântico Inglês. Vanguardista no método mas grandemente nostálgico no temperamento, seus filmes de reduzido orçamento entrelaçam política, sexo e arte de forma altamente poética. Com uma formação em artes plásticas, Jarman iniciou realizando curtas em Super-8 enquanto trabalhava como diretor de arte em Os Demônios / The Devils e O Messias Selvagem / Savage Messiah de Russell : não narrativos, foram evocações misteriosas de rituais ancestrais, tão apaixonados e privados quanto um diário. Seu longa de estreia, Sebastiane > 1 , foi igualmente pessoal, o martírio

Filme do Dia: Pan-American Exposition by Night (1901), Edwin S. Porter

Imagem
P an American Exposition By Night (EUA, 1901). Fotografia: Edwin S. Porter & A. White. As grandes feiras internacionais, dado serem algumas dentre as representações máximas da modernidade e da tecnologia dos países industrializados, eram motivo de constante registro por parte do cinema, que desenvolveu todo um gênero nessa direção. A maior parte não passa de lentas panorâmicas descritivas do local de realização das mesmas. Outros, como Inauguration de l´Exposition Universelle , do ano anterior, demonstram uma perspicácia na sua ilusão relacionada ao movimento que permanecem grandemente interessantes aos olhos de hoje. Esse filme em questão pode se situar entre esses dois extremos. Aparentemente contradizendo seu título, pois boa parte da panorâmica é filmada à luz do dia, o filme continua o movimento a partir das feéricas luzes que tomam espaço da feira à noite. É justamente nessa aparente continuidade do movimento sem maiores sobressaltos que o filme pretende demonstrar sua

Movie of the Week#4: Vicky Cristina Barcelona (2008), Woody Allen

Imagem
Vicky Cristina Barcelona (Spain/USA, 2008). Directed and wrote by Woody Allen. Cinematography by Javier Aguirresarobe. Film editing: Alisa Lepselter. Production Design by Alain Brainée & Iñigo Navarro. Costume Design by Sonia Grande. Cast: Scarlett Johansson, Rebecca Hall, Javier Bardem, Penélope Cruz, Patricia Clarkson, Chris Messina, Kevin Dunn, Pablo Schreiber.          Vicky (Hall) and Cristina (Johansson) are two Americans who decide to spend a summer in Barcelona at the home of a friend of their family, Judy Nash (Clarkson).   Vicky is engaged to Doug (Messina), while Cristina shows more interest in living a loving relationship.   The possibility arises when she flirts with the artist Juan Antonio (Bardem), who boldly invites the two to a visit to Oviedo in his private jet.   Vicky is reluctant, but Cristina agrees.   He invites them both to sleep with him, but only Cristina gets excited.   She is not well, and it is Vicky who gives in to the charms of Juan Antonio.   Vi

Filme do Dia: El Despojo (1960), Antonio Reynoso

Imagem
E l Despojo (México, 1960). Direção: Antonio Reynoso. Rot. Original: Juan Rulfo. Fotografia: Rafael Corkidi. Montagem: Xavier Rojas. Camponês oprimido, assassina o patrão e abandona o local em que morava-trabalhava com a mulher e um filho enfermo. Atravessam áreas desérticas e pequenos povoados, onde não recebem solidariedade de outros populares. Findam por enterrar o filho que não resiste. Curta seminal para o estabelecimento do cinema moderno e de preocupações sociais na cinematografia mexicana. Como outra produção-chave da produção moderna mexicana ( La Formula Secreta ) também é vinculada ao escritor Juan Rulfo e dialogando também  com a modernidade cinematográfica europeia em termos de elaboração estilística e resistência a uma entrega fácil dos elementos de sua fábula, assim como evidente ambiguidade em relação aos mesmos – a exploração sexual da esposa pelo patrão, o retorno ao momento em que o camponês é atingido por uma bala já próximo do final do curta. Chega a ser t

Filme do Dia: The Hart of London (1970), Jack Chambers

Imagem
T he Hart of London (Canadá, 1970). Direção, Fotografia e Montagem: Jack Chambers. Chambers através de seu título parece ironizar com as ”sinfonias urbanas” produzidas nos anos 1920, que, na verdade, refere-se a pequena cidade homônima da célebre capital britânica, situada na província de Ontario, Canadá. Faz uso de efeitos comuns à vanguarda contemporânea norte-americana, mas de forma original. Sobretudo da sobreposição de imagens diversas, imagens em negativo e por vezes aceleração de imagens, assim como uma banda sonora de ruídos, que auxilia minimamente a propor algumas associações – assim o motivo recorrente de ruído de um trem sobre trilhos pode ser associado com imagens vislumbradas da janela, o mesmo se dando com uma seqüência em que predomina o ruído de água escorrendo sobre imagens majoritariamente de neve ou água. Tal como numa sinfonia, existem momentos em que a imagem é quase abstrata dada a rapidez com que as imagens se fundem ou que os enquadramentos se detém s

Filme do Dia: Kolya (1996), Jan Sverak

Imagem
K olya ( Kolya , República Tcheca, 1996) Direção: Jan Sverak. Rot.Original: Zdenek Sverak. Foto: Vladimir Smutny. Música: Odrej Soukup. Montagem: Alois Fisahek. Com: Zdenek Sverak, Andrej Chalimon, Libuse Safrankova, Ondrel Vetchy, Stella Zazvorkova, Ladislav Smolijak.          Homem de meia-idade (Sverak) vive como músico na Tchecoslováquia comunista de 1988 às vesperas da implosão do socialismo do Leste Europeu. Conformado com a vida dividida entre a música e as mulheres, deseja comprar um carro e como não têm dinheiro suficiente, aceita a arriscada proposta de um amigo para casar-se com uma russa por dinheiro. A mãe do garoto, no entanto, emigrará para a Alemanha Ocidental em busca do amante, deixando seu filho, Kolya (Chalimon) com Louka, nosso herói. Sua rotina se transformará, após assumir a identidade de pai do garoto, descobrindo um instinto que parecia ir contra seus princípios até então, além dos inevitáveis problemas com o regime comunista Filme superestimado, trata-

Filme do Dia: Menino de Engenho (1965), Walter Lima Jr.

Imagem
M enino de Engenho (Brasil, 1965). Direção: Walter Lima Jr . Rot. Adaptado: Walter Lima Jr., baseado no romance de José Lins do Rego. Fotografia: Reynaldo Paes de Barros. Música: Walter Lima Jr. & Pedro Santos. Montagem: João Ramiro Mello. Cenografia e figurinos: Álvaro Guimarães. Com: Geraldo Del Rey, Sávio Rolim, Rodolfo Arena, Anecy Rocha, Margarida Cardoso, Maria Lúcia Dahl, Antônio Pitanga, Maria de Fátima. Em 1910, o garoto Carlinhos (Rolim) muda-se para o Engenho Santa Rosa, de propriedade de seu avô materno, o Coronel José Paulino (Arena), após o assassinato da mãe pelo próprio pai. Aos poucos ele passa a familiarizar-se com o engenho e suas figuras. É adotado por Tia Maria (Rocha), figura querida de todos no engenho e antípoda da velha tia solteirona Sinhazinha (Cardoso), ranzinha com tudo e todos. É testemunha de uma enchente, assim como da visita do cangaceiro Antônio Silvino. Assiste triste a morte de uma prima de sua idade. Presencia a tortura ao negro Zé Guedes

Filme do Dia: Antes do Anoitecer (2000), Julian Schnabel

Imagem
A ntes do Anoitecer ( Before Night Falls , EUA, 2000). Direção: Julian Schnabel. Rot. Adaptado: Cunningham O’Keefe, Lázaro Gómez Carriles & Julian Schnabel, baseado nas memórias de Reynaldo Arenas. Fotografia: Xavier Pérez Grobet & Guillermo Rosas. Montagem: Michael Berenbaum. Dir. de arte: Salvador Parra & Antonio Muñu-Hierro. Figurinos: Maria Estela Fernández. Com: Javier Bardem, Olivier Martinez, Andrea Di Stefano, Johnny Depp, Sean Penn, Michael Winncott, Olatz Lopez Garmendia, Pedro Armendáriz Jr., Vito Maria Schnabel, Maurice Compte.             Já adolescente, Reynaldo Arenas (Schnabel) descobre-se dono de um talento para escrever e do desejo homossexual que marcarão profundamente sua identidade. Abandona sua família e segue os guerrilheiros revolucionários que depõem o governo de Batista. Após ganhar uma menção honrosa em um concurso literário, torna-se próximo de figuras de destaque no cenário cultural cubano, como o escritor Lezama Lima (Compte). Fazendo pa

Filme do Dia: Com os Minutos Contados (1969), Robert Alan Aurthur

Imagem
C om os Minutos Contados ( The Lost Man , EUA, 1969). Direção: Robert Alan Aurthur. Rot. Adaptado: Robert Alan Aurthur, a partir do romance  de Frederick Laurence Green. Fotografia: Gerald Perry Finnerman. Música: Quincy Jones. Montagem: Edwad Mann. Dir. de arte: Alexander Golitzen & George C. Webb. Cenografia: John P. Austin & John McCarthy Jr. figurinos: Edith Head. Com: Sidney Poitier, Joanna Shimkus, Al Freeman Jr., Michael Tolan, Leon Bibb, Richard Dysart, David Steinberg, Beverly Todd. Jason Higgs (Poitier), militante negro, planeja o assalto que tem como fim pagar a fiança de 75 companheiros que se encontram presos. Ferido, ele se esconde da polícia com o auxílio da assistente social Cathy (Shimkus), por quem se apaixona e ajuda do fiel amigo Dennis Lawrence (Freeman Jr.). No entanto, o Inspetor Hamilton (Tolan) se encontra em seu encalço. Como as primeiras imagens do filme demonstram, inclusive as primeiras em que surgem Poitier, o que o filme infelizmente dei

The Film Handbook#156: Tod Browning

Imagem
Tod Browning Nascimento : 12/07/1882, Louisville, Kentucky, EUA Morte : 06/10/1962, Santa Monica, Califórnia, EUA Carreira  (como diretor): 1913-1939 M ais conhecido por Drácula / Dracula , Charles Albert Browning, para ficar com seu nome completo, é frequentemente considerado primordialmente como um diretor de horror; porém seria mais apropriado como um excêntrico grandemente imaginativo, cuja melhor obra é tipificada por seu fascínio constante com o grotesco e com o macabro. Tendo abandonado sua casa ao final da adolescência para se unir a um espetáculo mambembe (onde aparecia como o Cadáver Hipnotizado Vivo) em 1913 Browning foi aos Estúdios Biograph enquanto ator e encontrou D.W. Griffith , que além de eventualmente tê-lo tornado assistente de Intolerância / Intolerance , encorajaou-o a escrever e dirigir. Inicialmente ele somente dirigiria seriados de aventura e melodramas rotineiros mas, em 1919, ele dirigiu Lon Chaney em The Wicked Darling , iniciando então uma associaç

Filme do Dia: Uma Viagem com Martin Scorsese pelo Cinema Americano - Parte 3 (1995), Martin Scorsese & Michael Henry Wilson

Imagem
U ma Viagem com Martin Scorsese pelo Cinema Americano com Martin Scorsese – Parte 3 (A Personal Journey with Martin Scorsese Through American Movies, EUA/Reino Unido, França, 1995). Direção e Rot. Original: Martin Scorsese & Michael Henry Wilson. Fotografia: Jean-Yves Escoffier, Frances Reid & Nancy Schreiber. Música: Elmer Bernstein. Montagem: Kenneth Levis & David Lindblom. Esse terceiro e último episódio está dividido entre os que Scorsese chama de “contrabandistas” e os  “iconoclastas”. Inicia com o impressionante estilo visual do faroeste Homens Indomáveis (1954), de Allan Dwan , de quem observamos generoso trecho, enquanto Scorsese comenta sobre a não tão subliminar crítica a hipocrisia social americana que leva o protagonista quase à morte. Depois ele passa para tal dimensão no plano do melodrama com Tudo Que o Céu Permite (1955), de Sirk , incluindo a magistral cena-chave em que os filhos presenteiam a mãe com uma TV, símbolo de um conformismo no qual ela

Movie of the Week#3: My Night at Maud's (1969), Eric Rohmer

Imagem
My Night at Maud's (Ma Nuit Chez Maud, France, 1969). Directed and Writed by Eric Rohmer. cinematography by Nestor Almendros. Edited by CÉCILE DECUGIS. Production design by Nichole Rachline.. Cast: Jean-Louis Trintgnant, François Fabian, Marie-Christine Barrault, Antoine Vitez, Léonide Kogan, Guy Léger, Anne Dubot, Marie Becker.        Jean-Louis (Trintignant) is a Catholic who moves to the province and is touched by a young woman who perceives in the church, Françoise (Barrault), with whom believes he should marry.   One day he meets a friend he had not seen for 14 years, Vidal (Vitez), who presents him to Maud (Fabian), a charming divorced woman.   Divided between reason, which makes him believe in the fidelity of love and the belief that Françoise, even as a Catholic, is the woman to marry and the desire for Maud, he initially does not make a decision.   H owever, when he meets Françoise occasionally, he makes an appointment with her, who, although very fond of him, still

Filme do Dia: Um Lance no Escuro (1975), Arthur Penn

Imagem
U m Lance no Escuro ( Night Moves , EUA, 1975). Direção: Arthur Penn. Rot. Original: Alan Sharf. Fotografia: Bruce Surtees. Música: Michael Small. Montagem: Dede Allen. Dir. de arte: George Jenkins. Cenografia: Ned Parsons.  Figurinos: Rita Riggs. Com: Gene Hackman, Jennifer Warren, Edward Binns, Harris Yulin, Kenneth Mars, Janet Ward, James Woods, Anthony Costello, John Crawford, Melanie Griffith , Susan Clark. O detetive particular Harry Moseby (Hackman) é contratado pela ex-atriz decadente Arlene Iverson (Ward) para procurar sua filha desaparecida de 16 anos, Delly (Griffiths). Ele vai ao encontro de alguns jovens com que Delly se relacionou e fica sabendo que ela se encontra com o padrasto Tom (Crawford) e sua atual companheira, Paula (Warren). No início da investigação Moseby flagra sua esposa Ellen (Clark) saindo de carro com um amante. Delly, como a mãe, tem a fama de ser fogosa. Quando mergulha à noite fica traumatizada com o cadáver que vê no fundo do mar e decide parti