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Filme do Dia: The Stork Exchange (1927), Manny Gould & Ben Harrison

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T he Stork Exchange (EUA, 1927). Direção: Manny Gould & Ben Harrison. Rot. Adaptado: a partir das tiras de George Herriman. Krazy Kat, após ser vítima da urina que cai do céu, descobre uma cegonha levando um bebê e encontra o local de onde partem as cegonhas. O funcionário local sai para almoçar e ele tem que se deparar com um grupo de exigentes bebês. Quando vai entregar um deles, é confundido com o próprio bebê, ao cair da chaminé. Realizado pela mesma dupla de animadores que continuará com a série após o surgimento do sonoro, curiosamente apresenta uma potencial interação maior da música, quase sempre jazz, demonstrada pela inclusão posterior de uma trilha musical, que os filmes propriamente sonoros. Destaque para a hilária cena em que Krazy Kat descobre que foi vítima da urina que cai do céu, algo impossível de ser apresentada na animação mais bem comportada de alguns anos após. O título evidentemente satiriza o mercado de ações. Robert Winkler Prod. para Pa

Filme do Dia: A Besta Humana (1938), Jean Renoir

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A Besta Humana ( La Bête humaine , França, 1938) Direção: Jean Renoir. Rot. Adaptado: Jean Renoir, baseado no romance de Émile Zola. Fotografia: Curt Courant. Música: Joseph Kosma. Montagem: Marguerite Renoir & Suzanne de Troeye. Dir. de arte: Eugène Lourié. Com: Jean Gabin, Simone Simon, Fernand Ledoux, Blanchette Brunoy, Gérard Landry, Jenny Hélia, Colette Régis, Germaine Clasis, Jacques Berlioz, Jean Renoir. Jacques Lantier (Gabin) é maquinista e trabalha com o amigo Pecqueux (Carette). Como o motor de sua querida locomotiva pifou, ele aproveita a ocasião para visitar sua madrinha (Clasis), que mora à margem da estação. Essa lhe pergunta sobre as crises repentinas que sempre costumara ter na infância e Lantier se diz curado. Logo, no entanto, encontra a filha de sua madrinha, Flore (Brunoy), que conhecera criança, e dominando-a, tenta estrangulá-la, sua atenção se desviando com a passagem do trem. Envergonhado, afirma para Flore que tudo seu comportamento

Filme do Dia: Sob a Pele (2013), Jonathan Glazer

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S ob a Pele ( Under the Skin , Reino Unido/EUA/Suiça, 2013). Direção: Jonathan Glazer. Rot. Adaptado: Jonathan Glazer & Walter Campbell, a partir do romance de Michel Faber. Fotografia: Daniel Landin. Música: Mica Levi. Montagem: Paul Watts. Dir. de arte: Chris Oddy & Emer O’Sullivan. Figurinos: Steven Noble. Com: Scarlett Johansson, Jeremy McWilliams, Lynsey Taylor McKay, Dougie McConell, Paul Brannigan, Scott Dymond, Michael Moreland. Mulher atraente e algo estranha (Johansson) atrai homens para o que pretende ser uma chance de sexo sem compromisso mas que resulta em morte nessa ficção científica pretensiosa e aborrecida, tão passível do humor involuntário quanto tentativas contemporâneas do cinema brasileiro de flertar com o cinema de gênero com resultados irregulares, mas ainda assim mais eficazes que o caso em questão (tal como em Quando Eu Era Vivo ). Existe ainda uma versão motorizada de ceifadeira implacável, caso a figura de alienígena que literalmente se despe

The Film Handbook#133: Billy Wilder

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B illy W ilder Nascimento: 22/06/1906/Sucha, Áustria Morte : 27/03/2002, West Los Angeles, Califórnia, EUA Carreira (como diretor): 1933-1981 E mbora frequentemente bem sucedido comercial e criticamente, os filmes de Samuel Wilder tem sido ocasionalmente acusados de mau gosto e vulgaridade. Mais pertinente, no entanto, para ma apreciação mais apropriada de sua carreira é que sua obra foi excessivamente dependente dos diálogos para produzir efeito e que seu muito aclamado cinismo é frequentemente erodido por uma ainda mais controversa sentimentalidade lacrimosa. Tendo sido jornalista em Viena e Berlim, Wilder se aproximou do cinema como roteirista para a UFA, seu primeiro crédito de nota sendo para Gente no Domingo de Siodmak . Em 1933 a ascensão de Hitler o forçou a abandonar a Alemanha por Paris, onde co-dirigiu seu primeiro longa, Semente do Mal / Mauvaise Graine . Ele emigrou então para Hollywood onde por um período seu trabalho como roteirista foi prejudicado pelo seu c

Filme do Dia: A Súbita Riqueza dos Pobres de Kombach (1971), Volker Schlöndorff

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A Súbita Riqueza dos Pobres de Kombach ( Der Plötzliche Reichtum der Armen Leute von Kombach , Al. Ocidental, 1971). Direção: Volker Schöndorff. Rot. Original: Volker Schlondorff & Margareth Von Trotta. Fotografia: Franz Rath. Música: Klaus Doldinger. Montagem: Claus von Boro. Dir. de arte e Figurinos: Hanna Axman-Razzoni. Com: George Lehn, Reinhard Hauff, Karl-Josef Kramer, Wolfgang Bächler, Harald Müller, Margarethe von Trotta, Joe Hambus, Walter Buschhof. Maio de 1822. Grupo de camponeses cansados de viverem na miséria e recém-libertos da servidão, o que não modificou praticamente grande coisa em sua situação de penúria, decidem atacar o comboio que leva os impostos arrecadados na região, uma das fontes de sua exploração. Após cerca de cinco tentativas, finalmente conseguem êxito na proeza. Porém, o sucesso do roubo e a alegria que se segue se desfaz rapidamente quando surge uma investigação, auxiliada pelos próprios camponeses locais. Uma das pistas se encontra vinculad

Filme do Dia: De Longe Te Observo (2015), Lorenzo Vigas

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D e Longe Te Observo ( Desde Allá , Venezuela/México, 2015). Direção: Lorenzo Vigas. Rot. Original: Lorenzo Vigas, a partir do argumento dele próprio e de Guillermo Arriaga. Fotografia: Sergio Armstrong. Montagem: Isabela Monteiro de Castro. Dir. de arte: Matías Tikas. Cenografia: Carolina Carlini Bellazzini. Figurinos: Marisela Marin. Com: Alfredo Castro, Luis Silva, Jericó Montilla, Catherina Cardozo, Jorge Luis Bosque, Greymer Acosta, Auffer Camacho, Ivan Peña. Armando (Castro), homem de 50 anos, leva jovens a sua casa para que se dispam diante dele enquanto se masturba. Certo dia encontra um jovem, Elder (Silva), que se recusa a se despir, insulta-o e o agride. Ainda com sequelas da agressão, Armando volta a procura-lo e uma relação se estabelece. Certo dia Armando não o encontra e, através de amigos, chegará a um Elder bastante machucado pela agressão praticada pelos irmãos de sua namorada. Leva-o para casa e, dias depois, flagra-o tentando assaltar o seu cofre. Expulsa-o de

Filme do Dia: O Garoto (1969), Nagisa Oshima

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O Garoto ( Shonen , Japão, 1969). Direção: Nagisa Oshima. Rot. Original: Tsotomu Tamura. Fotografia: Seizô Sengen & Yasuhiro Yashioka. Música: Hiraku Hayashi. Montagem: Sueko Shiraishi & Keichi Uraoka. Dir. de arte: Jusho Toda. Com: Tetsuo Abe, Fumio Watanabe, Akiko Koyama, Tsuyoshi Kinoshita, LoLo Cannon. Criança de dez anos (Abe) criado por um pai indolente (Watanabe) e uma madrasta igualmente explorada   (Koyama) é treinado para simular atropelamentos nos quais os motoristas, temerosos de envolvimento com a polícia, pagavam alguma quantia, sobrevivendo destes golpes. O garoto possui sonhos com homens vindos do espaço e os compartilha com o irmão mais novo (Kinoshita). A desestruturação familiar faz com que abandone várias vezes a família, sempre retornando a ela. Sua madrasta simula um aborto. As agressões do marido contra ela, simuladas nos falsos acidentes, são constantes igualmente na vida real. O fato de o terem se excedido nos golpes chama a atenção da p

Filme do Dia: O Sétimo Véu (1945), Compton Bennett

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O   Sétimo Véu ( The Sevent Veil , Reino Unido, 1945) Direção: Compton Bennett. Rot.Original: Muriel Box & Sidney Box. Fotografia: Reginald H. Wyer. Música: Benjamin Frankel. Montagem: Gordon Hales. Com:James Mason, Ann Todd, Herbert Lom , Hugh McDermott, Albert Lieven, Yvonne Owen, Muir Mathieson.           Francesca Cunningham (Todd), jovem pianista de sucesso, foge da clínica onde se encontra internada e tenta o suicídio pulando de uma ponte. Um psicanalista, dr. Larsen (Lom), acredita que pode realizar um tratamento que a levará a cura. Trata-se, afirma o doutor, de um equivalente a retirada dos véus da dança dos véus. Todas as pessoas, ainda que no grau mais elevado de intimidade, só conseguir ir até o sexto véu; o tratamento pretende, como Salomé, ir até o sétimo. Após conseguir sedá-la com uma injeção, ele inicia uma sessão de hipnose onde Francesca lhe revela toda sua vida. A perda do pai aos 14 anos leva-a a morar com um primo de segundo grau, o seco Nicholas (Mason

Filme do Dia: A Liberdade (1929), Leo McCarey

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A Liberdade ( Liberty, EUA, 1929). Direção: Leo McCarey . Rot. Original: Leo McCarey & H.M. Walker.   Fotografia: George Stevens. Música: Richard C. Currier & William H. Terhune. Com: Stan Laurel , Oliver Hardy , Sam Lufkin, James Finlayson, Jack Hill, Harry Bernard, Jean Harlow , Ed Brandenburg. Dois fugitivos de um presidio (Laurel e Hardy) conseguem alcançar um carro de seus comparsas. Na pressa da fuga, eles trocam a farda de presos por suas próprias, mas se enganam com as calças. Quando buscam locais para desfazer o equívoco sempre são flagrados por pessoas, inclusive policiais. Procuram um arranha-céu em construção, mas o elevador parte com eles ao topo e lá passam agruras em uma altura fenomenal, tendo que equilibrar-se entre os exíguos blocos de ferro. No momento das estripulias do alto do prédio o filme é evocativo de aventuras similares de Harold Lloyd, porém a parte mais saborosa se concentra na sua primeira metade, com um prólogo que parte de uma equipar

Filme do Dia: Flores e Árvores (1932), Burt Gillett

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F lores e Árvores ( Flowers and Trees , EUA, 1932). Direção: Burt Gillett. Esse curta-metragem animado foi o primeiro filme colorido da história do cinema. Disney utiliza o seu habitual mote da antropomorfização de animais e plantas para narrar uma história de amor entre duas árvores ameaçada pela presença de um velho tronco malévolo, que provoca incêndio na floresta. Presença fundamental é a da música (ainda que sonorizado, o filme não possui diálogos)em sua afinada orquestração com os movimentos, tal como Disney aprimorará posteriormente em seu Fantasia (1940). Faz parte da série Silly Simphonies . National Film Registry em 2021. Walt Disney Productions para United Artists. 7 minutos e 48 segundos.

Filme do Dia: Princess Rajah Dance (1904), A.E. Weed

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P rincess Rajah Dance (EUA, 1904). Fotografia: A.E. Weed. O que chama a atenção desse número de exibição de uma dançarina que mais aparenta se aproximar da dança flamenca, com sua castanhola e trajes, do que propriamente de uma indiana como sugere o título é o quão parece seguir os mesmos padrões instituídos dez anos antes pelo estúdio, no momento em que a influência do vaudeville no cinema estava a pleno vapor se aproximando de formatos bastante diferenciados, incluindo situações cotidianas e o uso de locações. Mas aqui se resiste a ideia de apresentar o número de uma artista diante de uma fachada cenográfica estilizada. Ela dança, numa coreografia confusa que nem parece se aproximar da dança flamenca nem tampouco da indiana e chega a levantar uma cadeira com sua boca. American Mutoscope & Biograph. 1 minuto e 14 segundos.

The Film Handbook#132: Jean Vigo

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Jean Vigo Nascimento: 26/04/1905, Paris, França Morte: 05/10/1934, Paris, França Carreira (como realizador): 1929-1934 A inda que tenha morrido com a idade de 29 anos, deixando somente aproximadamente 3 horas de filme atrás de si, Jean Vigo permanece como um dos realizadores mais notáveis que já existiu. Nenhum de seus filmes foram financeiramente bem sucedidos nem, à época de seus lançamentos, receberam a atenção crítica que mereciam, mas ele tem sido fonte de inspiração para inúmeros diretores posteriores, assim como um exemplo soberbo da habilidade de um realizador em transformar a realidade mundana em pura poesia. Dita Parlo e Jean Dasté, profundamente apaixonados mas enredados nas demandas de um casamento, no terno e magistral L'Atalante Filho de um anarco-socialista que ficou conhecido como Miguel Almeyreda, Vigo passou a maior parte dos anos iniciais da sua vida em internatos; quando seu pai, acusado de traição, morreu na prisão por circunstâncias misteriosas

Filme do Dia: O Princípio do Prazer (1979), Luiz Carlos Lacerda

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O Princípio do Prazer (Brasil, 1979). Direção: Luiz Carlos Lacerda. Rot. Original: Luiz Carlos Lacerda, Raimundo Higino & Luiz Antônio Magalhães. Fotografia: Gilberto Otero. Música: Jaceguay Lins. Montagem: Raimundo Higino. Dir. de arte e Figurinos: Júlio Paraty. Com: Paulo Villaça, Odete Lara, Ana Maria Miranda, Luiz Antônio Magalhães, Nuno Leal Maia, Carlos Alberto Ricelli, Nildo Parente, Lígia Diniz, Maria Theresa Freire, José Kléber, Gabriel Archanjo. Anos 30. Numa fazenda em uma ilha em que foram morar se afastando do Rio de Janeiro, encontra-se uma família em dificuldades econômicas. O dono da casa, Otávio (Villaça), Norma (Lara), Ana (Miranda) e Mário (Magalhães). Otávio contrata um novo empregado, Álvaro (Ricelli), que se torna amante de Ana, para os ciúmes de Mário, assim como igualmente é seduzido por Otávio. A família recebe a visita de uma prima, Sônia (Freire), que após ter uma noite de amor com Otávio, é violentada e morta por um empregado da fazenda, aparent

Filme do Dia: Nina (2013), Elisa Fuksas

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N ina (Itália, 2013). Direção: Elisa Fuksas. Rot. Original: Elisa Fuksas & Valia Santella. Fotografia: Michelle D’Attanasio. Montagem: Eleonora Cao & Natalie Cristiani. Dir. de arte: Carmine Guarino. Figurinos: Grazia Colombini. Com: Diana Fleri, Luca Marinelli, Ernesto Mahieux, Luigi Cattani, Marina Rocco, Andrea Bosca, Claudio Della Seta. Nina (Fleri) é uma jovem ainda nem mesmo balzaquina, que já tem consciência de sua estranheza com relação ao mundo “normal”. Ela passa alguns dias no apartamento de um amigo, para tomar conta de seu cão depressivo e seu hamster. Aos poucos surge uma amizade com o garoto solitário Ettore (Catani), que se encontra bem consciente das peculiaridades de Nina. Ela estuda caligrafia japonesa com o Professor De Luca (Mahieux), dá lições de canto a uma garota (Rocco) e se envolve emocionalmente com um músico, Fabrizio (Marinelli). Há uma sensibilidade evidente na forma como o filme expõe seu personagem, na contracorrente dos cacoetes maneiris

Filme do Dia: Os Idiotas (1998), Lars von Trier

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O s Idiotas ( Idioterne , Dinamarca/Suécia/França/Itália/Holanda, 1998). Direção:   Lars von Trier. Rot. Original:   Lars von Trier. Fotografia: Casper Holm,   Jesper Jargil, Kristoffer Nyholm &   Lars von Trier. Montagem: Molly Marlene Stensgård. Com: Bodil Jørgensen, Jens Albinus, Anne Louise Hassing, Troels Lyby, Nikolaj Lie Kaas, Henrik Prip, Luis Mesonero, Louise Mieritz, Knud Romer Jorgensen, Anne-Grethe Bjarup Riis, Paprika Steen, Erik Wedersøe, Michael Moritzen, Anders Hove.              Um grupo de amigos, cujo líder é Stoffer (Albinus), decidem passar a viver pondo para fora o idiota que vive em cada um deles. Assim, Stoffer finge-se de débil mental em um restaurante, para o constrangimento de convidados e empregados. Quando sai do restaurante, leva consigo Karen (Jorgensen), que lá se encontrava almoçando. Porém todos se desmancham em gargalhadas quando pegam um táxi, para o susto de Karen, que dorme com o grupo. Aos poucos, Karen se inicia nos princípios do g