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Filme do Dia: Manizales City (1925), Félix R.Restrepo

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Manizales City (Colômbia, 1925). Direção: Félix R. Restrepo. Parecendo similar a uma compilação de pequenos filmes de atualidades, esse filme sobre a cidade de Manizales não difere muito do que esses traziam então em termos de suposto interesse a ser filmado: rituais cívicos, festivos e marcados pela presença dos nomes no poder. Compartilhando de muitas das estratégias visuais que eram comuns desde a época das primeiras vistas e “panoramas” como as panorâmicas que varrem o espaço que se pretende descrever pela esquerda ou direita, assim como os inevitáveis olhares curiosos que se posicionam diante da câmera, e que são de indivíduos das mais diversas idades, categorias profissionais, sexos, classes sociais, o filme apresenta cenas de curiosidades como o carnaval, “pitorescas” como a rica arquitetura dos prédios mais importantes ou ainda as touradas em chave completamente vinculada a matriz europeia (ou seja, espanhola), na qual toureiros vestidos à caráter são aplaudidos pelas d

Filme do Dia: Two-Lip Time (1926), Otto Mesmer

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Two- Lip Time (EUA, 1926). Direção: Otto Mesmer. Nesse episódio Felix, perseguindo um rato, acaba entrando em um navio e segue para a Holanda. Lá se apaixona a primeira vista por uma garota que vê da escotilha. Para além da graça do desenho e do carisma do personagem, um dos destaques é a própria paixão representada de forma sexualizada, com o gato beijando a garota na boca a certo momento e não apenas como objeto de devoção ou de estimação como seria de se supor na produção de animação posterior. Numa Holanda que só existe moinhos e personagens vestidos em trajes típicos, o galanteador Felix – que retira uma parte de sua própria cabeça para cumprimentar sua paixão -  curiosamente trata por vezes seu objeto de paixão como mera criança que é, passando o dedo em seu queixo no gesto de “bilu-bilu” típico ao que é feito aos bebês. A forma com que Felix cumprimenta a garota, assim como a sequencia de maresia do herói – aliás bastante extensa para os padrões da animação comercial poste

Filme do Dia: Agora ou Nunca (2002), Mike Leigh

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Agora ou Nunca ( All or Nothing , Reino Unido/França, 2002). Direção e Rot. Original: Mike Leigh. Fotografia: Dick Pope. Música: Andrew Dickson. Montagem: Lesley Walker. Dir. de arte: Eve Stewart & Tom Read. Figurinos: Jacqueline Durran. Com: Timothy Spall, Lesley Manville, Alison Garland, James Corden, Ruth Sheen, Marion Bailey, Paul Jesson, Sam Kelly, Helen Coker, Gary McDonald.        Uma família proletária e seu cotidiano repleto de desesperança. Phil (Spall) é motorista de táxi que não consegue acordar cedo e vive recebendo calotes dos passageiros. Sua mulher Penny (Manville), ressente-se da situação medíocre em que vive a família e vive às turras com o filho Rory (Corden), que não trabalha ou estuda. Rachel (Garland), a filha, desempenha com certo estoicismo a dura rotina de ser enfermeira de uma instituição para idosos inválidos. A situação tampouco é animadora no círculo de relações do casal. A vizinha Maureen (Sheen) é mãe solteira da jovem Donna (Coker), que se e

The Film Handbook#74: Jack Arnold

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Jack Arnold Nascimento: 14/10/1916, New Haven, Connecticut, EUA Morte: 17/03/1991, Woodland Hills, Califórnia, EUA Carreira  (como diretor): 1950-1984 Nos anos 50, os filmes baratos de ficção-científica diziam respeito, em grande parte, a alegorias sobre a Guerra Fria: alienígenas invasores que ameaçavam o padrão de vida americano eram brutal e inquestionavelmente destruídos. Nessa atmosfera de ardente paranóia, Jack Arnold frequentemente injetou uma incomum poesia. Veterano ator e realizador de documentários institucionais para o governo e indústrias, Arnold chamou a atenção pela primeira vez com Veio do Espaço / It Came from Outer Space > 1 . Filmado em 3-D a partir de um conto de Ray Bradbury, o filme diz respeito a um vilarejo remoto cuja população é continuamente substituída por similares alienígenas. Mesmo que prejudicado por suas interpretações grosseiras, o filme se beneficiou da utilização melancólica de suas locações no deserto. De forma semelhante, em  O Monstro da
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A burguesia foi obrigada a liquidar suas pretensões puramente intelectuais em um período em que os prazeres de pensar provavelmente envolviam riscos imediatos para os interesses econômicos. Bertolt Brecht

Filme do Dia: Gemma Bovery - A Vida Imita a Arte (2014), Anne Fontaine

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Gemma Bovery - A Vida Imita a Arte ( Gemma Bovery , França, 2014). Direção: Anne Fontaine. Rot. Adaptado: Pascal Bonitzer & Anne Fontaine, a partir do romance em quadrinhos de Posy Simmonds. Fotografia: Christophe Beaucarne. Música: Bruno Colais. Montagem: Annette Dutertre. Dir. de arte: Arnaud de Moleron. Figurinos: Pascaline Chavanne. Com:  Fabrice Luchini, Gemma Arterton, Jason Flemyng, Niels Schneider, Mel Raido, Elsa Zylberstein, Pip Torrens, Kacey Mottet Klein, Edith Scob. Aficcionado pelo romance de Flaubert, Madame Bovary, Martin Joubert (Luchini), homem casado de meia-idade vê chegar ao lado de sua casa um casal de ingleses, a bela e inquieta Gemma Bovery (Arterton) e seu marido, Charles (Flemyng).  Martin começa a fantasiar que ele poderia ser uma válvula de escape para o que ele identifica ser, tal como no romance, uma situação de tédio por parte de Gemma em relação a seu casamento. Porém Gemma passa a se relacionar torridamente é com o belo e jovem Hervé (Schneid

Filme do Dia: Teu Nome é Mulher (1957), Vincente Minnelli

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T eu Nome é Mulher ( Designing Woman , EUA, 1957). Direção: Vincente Minnelli. Rot. Original: George Wells. Fotografia: John Alton . Música: André Previn. Montagem: Adrienne Fazan. Dir. de arte: E. Preston Ames &  William A. Horning. Cenografia: Henry Grace & Edwin B. Willis. Figurinos: Helen Rose. Com: Gregory Peck,  Lauren Bacall, Dolores Gray, Sam Levene,  Tom Helmore,  Mickey Shaughnessy,  Jesse White,  Chuck Connors,  Edward Platt.          Mike Hagen (Peck) é um cro nista esportivo que acompanha de perto o mundo do boxe, quando não se encontra bebâdo. Após acordar de uma farra homérica, descobre que lhe restaram pouco mais de 30 dólares dos mais de mil que tinha consigo na noite anterior. Ele é abordado pela figurinista Marilla (Bacall), que não apenas sente-se atraída por ele, como se encontra com mais de 700 dólares que ele lhe entregara na noite anterior. Como ambos se recusam a ficar com  o dinheiro, Mike sugere que passem alguns dias de férias, longe de tudo