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Filme do Dia: Amor, Plástico e Barulho (2013), Renata Pinheiro

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Amor, Plástico e Barulho (Brasil, 2013). Direção: Renata Pinheiro. Rot. Original: Renata Pinheiro & Sérgio Oliveira. Fotografia: Fernando Locket. Música: Yuri Queiroga & DJ Dolores. Montagem: Eva Randolph. Dir. de arte e Cenografia: Dani Vilela. Figurinos: Joana Gatis. Com: Maeve Jinkings, Nash Laila, Rodrigo Garcia, Samuel Vieira, Leo Pyrata, Dedesso, Everton Gomes, Jennyfer Caldas, Paulo Michelotto. Uma jovem dançarina, Shelly (Laila) e aspirante a cantora e uma cantora experiente, Jaqueline (Jinkings), que mesmo tendo emplacado alguns sucessos, depara-se com o declínio. Longa de estreia da realizadora não parece ter conseguido um bom resultado final, em grande parte por conta da falta de orientação da sua própria trama e pela inconsistência de suas pretensões voltadas a demonstrar o quão efêmero é o sucesso, verdadeira máquina a triturar sonhos e aspirações das duas mulheres que, ao final, não possuem mais que a amizade uma da outra. O próprio filme, no entanto, parec

Filme do Dia: Alabama 2000 Light Years from Home (1969), Wim Wenders

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A labama: 2000 Light Years from Home (Al. Ocidental, 1969). Direção e Rot. Original: Wim Wenders. Fotografia: Robby Müller. Montagem: Wim Wenders. Com: Christian Thiele, King Ampal, Christian Friedel, Werner Schroeter, Peter Kaiser, Paul Lys. Um dos primeiros curtas do realizador, em sua fase experimental, onde são as canções anglo-saxãs (Hendrix e Stones sobretudo) e a temporalidade dos planos que acabam se sobrepondo a qualquer pretensão narrativa mais convencional, seja em termos de cinema autoral europeu, em termos dos filmes do Jovem Cinema Alemão a la Kluge ou do cinema norte-americano contemporâneo. Praticamente destituído de diálogos, o filme apresenta uma montagem igualmente descontínua e uma aproximação grandemente opaca do evento entre gangsters (um dos gêneros mais recorrentes a serem reapropriados pela leva europeia pós-60, de Godard a Fassbinde r). Um motorista a quem foi confiado um crime paga, assim como seus amigos, por não o ter cometido. Seu estilo, no entanto

Filme do Dia: O Mercador de Almas (1958), Martin Ritt

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    O Mercador de Almas ( The Long Hot Summer , EUA, 1958). Direção: Martin Ritt. Rot. Adaptado: William Faulkner, Irving Ravetch & Harriet Frank jr., baseado nos contos  Barn Burning ,  The Spotted Horses  e no romance  The Hamlet , de Faulkner.  Fotografia: Joseph LaShelle. Música: Alex North. Montagem: Louis R. Loeffler. Dir. de arte: Maurice Ransford & Lyle R. Wheeler. Cenografia: Eli Benneche & Walter M. Scott. Figurinos: Adele Palmer. Com: Paul Newman, Joanne Woodward, Anthony Franciosa, Orson Welles, Lee Remick , Angela Lansbury, Richard Anderson, George Dunn.               As jovens e ricas Clara (Woodward) e Eula (Remick) Varner dão carona a um jovem desconhecido na estrada, Ben Quick (Newman), recém-foragido do Massachussets, onde foi suspeito de atear fogo em propriedade de um fazendeiro local. Quick decide trabalhar para a família que controla as maiores riquezas do local e logo descobre ser os mesmos Varner. Admitido, demonstra rápido seu tino para os

The Film Handbook#8: Marcel Carné

Marcel Carné Nascimento: 18/08/1909 , Paris, França Morte : 31/10/1996 , Clamart, Haute-des-Seine, França Carreira : 1929-76 No final dos anos 30 e idos de 40, os filmes de Marcel Carné deram eloquente expressão a um estado de espírito de fatalismo e pessimismo romântico. Após a guerra, entretanto, sua carreira foi uma triste sombra de si próprio. Após trabalhar brevemente como crítico de cinema, Carné foi assistente tanto de René Clair  quanto de Jacques Feyder; foi a esposa do último, a atriz Françoise Rosay, que foi a mais entusiasta da estreia do próprio Carné, Jenny , interpretando a personagem-título, dona de uma boate cujo amante se apaixona por sua filha. Uma colaboração mais frutífera, no entanto, foi com o poeta e escritor Jacques Prévert, cujo roteiro para o filme atipicamente efervescente Família Exótica [ Drole du Drame ] >1 , dizia respeito a uma série de crimes absurdos cometidos em uma Londres evocada surrealmente por personagens excêntricos, brilhantemente in

Filme do Dia: Na Mira da Morte (1968), Peter Bogdanovich

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Na Mira da Morte ( Targets , EUA, 1968). Direção: Peter Bogdanovich. Rot. Original: Peter Bogdanovich & Polly Platt sob argumento de ambos. Fotografia: Lázslo Kovács. Montagem: Peter Bogdanovich. Dir. de arte e Figurinos: Polly Platt. Com: Tim O`Kelly, Boris Karloff, Peter Bogdanovich, Nancy Hsueh, James Brown, Mary Jackson, Tanya Morgan, Sandy Baron. Byron Orlock (Karloff), astro veterano do cinema de terror, decide abandonar o cinema para o terror do roteirista-diretor Sammy Michaels (Bogdanovich). Enquanto isso, um jovem que vem se armando e treinando tiro a muito tempo, Bobby Thompson ( O´ Kelly) mata seus pais e sua esposa, sobe em um tanque de gasolina e atinge várias pessoas que passavam em seus carros e se dirige para o drive-in onde um filme com Orlock será exibido e o ator se encontra presente, onde faz novas vítimas. Bogdanovich faz questão de ressaltar uma Los Angeles horrenda repleta de carros e de um feio e impessoal concreto pelos olhos de um veterano  eviden

Krzysztof Komeda : Main Title (Lullaby)

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Filme do Dia: O Declínio do Império Americano (1986), Denys Arcand

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O Declínio do Império Americano ( Le Déclin de L’Empire Américain , Canadá, 1986). Direção e Rot. Original: Denys Arcand. Fotografia: Guy Dufaux. Música: François Dompierre. Montagem: Monique Fortier. Dir. de arte: Gaudeline Sauriol. Figurinos: Denis Sperdouklis. Com: Dominique Michel, Dorothée Berryman, Louise Portal, Pierre Curzi, Rémy Girard, Yves Jacques, Geneviève Rioux, Daniel Brière, Gabriel Arcand.            Quatro professores universitários de história discutem suas experiências com mulheres em uma casa de campo, enquanto preparam um jantar. Eles são Rémy (Girard), casado mas incorrigível mulherengo, o solteirão Pierre (Curzi), grande amigo seu, mulherengo, mas sem ter família constituída, Claude (Jacques), homossexual que sai a caça quando sente o desejo e Alain (Brière), jovem e inexperiente professor assistente. Enquanto isso, em uma academia de ginástica, as mulheres que são suas convidadas, praticam musculação e falam dos homens. São elas: Dominique (Michel), esposa
If every full realized story, however we define that familiar but conceptually elusive entity, is a kind of allegory, points to a moral, or endows events, whether real or imaginary, with a significance that they do not possess as a mere sequence, then it seems possible to conclude that every historical narrative has as its latent or manifest purpose the desire to moralize the events of which it traces. Hayden White, The Content of the Form , p. 14

Filme do Dia: O Grande Elias (1950), Arthur Duarte

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O Grande Elias (Portugal, 1950). Direção: Arthur Duarte. Rot. Original: Fernando Fragoso & Joao Bastos sob argumento de Jacques Compannez. Fotografia: Aquilino Mendes.  Música: Jaime Mendes. Montagem: Perdigão Queiroga. Cenografia: Frederico Jorge.  Com: António Silva, Cremilda de Oliveira, Milú, Francisco Ribeiro, Maria Olguin, Licínio Sena, Estevão Amarante, Humberto Madeira. Pai de família (Amarante) se vê no aperto quando sua irmã aristocrata, Adriana (Oliveira), decide visitá-lo inesperadamente. Ele havia inventado, com o auxílio do amigo Elias (Silva), uma série de mentiras sobre si próprio com relação a riqueza e a existência de mais filhos do que sua filha única, Ana Maria (Milú), assim como tampouco dissera que a mulher o havia abandonado. Em poucas horas ele forja a existência de dois filhos gêmeos encarnados pelo namorado da filha (ambos vividos por Ribeiro, nos créditos Ribeirinho), uma mulher (Olguin), um palacete arranjado por uma semana pelo amigo Elias, que se
But it is only the state which first presents subject-matter that is not only adapted to the prose of History, but involves the production of such history in the very progress of its own being. Hegel, Lições Sobre a Filosofia da História  apud Hayden White, The Content of the Form , p. 12

Filme do Dia: Ainda Resta uma Esperança (1962), John Schlesinger

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Ainda Resta uma Esperança ( A Kind of Loving , Reino Unido, 1962). Direção: John Schlesinger. Rot. Adaptado: Willis Hall & Keith Waterhouse, baseado no romance de Stan Barstow. Fotografia: Denys N. Coop. Música: Ron Grainer. Montagem: Roger Cherrill. Dir. de arte: Ray Simm. Cenografia: Maurice Fowler. Figurinos: Laura Nightingale. Com: Alan Bates, June Ritchie, Thora Hird, Bert Palmer, Malcolm Patton, Gwen Nelson, Pat Keen, David Mahlowe.                   Filho de pais proletários,  Vic Brown (Bates), que tenta melhorar de vida em um escritório, se envolve com uma garota que trabalha na mesma empresa, Ingrid (Ritchie). Ingrid engravida e Vic se sente pressionado a casar. Eles abandonam o trabalho e a cidade para irem morar com a mãe de Ingrid (Hird). Em pouco tempo a situação, já tensa, se torna insuportável para Vic, que arruma suas coisas e parte da casa. Ingrid o busca para tentar uma reconciliação.        Bates encarna um angry young man que, mesmo tão irascível qu

Elton John - Skyline Pigeon (Edinburgh 1976)

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Filme do Dia: A Colecionadora (1967), Eric Rohmer

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A Colecionadora ( La Collectionneuse , França/Itália, 1967). Direção: Eric Rohmer. Rot. Original: Patrick Bauchau, Haydée Politoff, Daniel Pommereulle & Eric Rohmer. Fotografia: Néstor Almendros. Música: Blossom Toes & Giorgio Gomeslky. Montagem: Jacquie Raynal. Com: Patrick Bauchau, Haydée Politoff, Daniel Pommreulle, Alain Jouffroy, Mijanou Bardot, Annik Morice, Dennis Berry, Seymour Hertzberg, Néstor Almendros.             Adrien (Bouchau) é um jovem que decide viver distante do trabalho após um período de dez anos trabalhando. Ele vai viver como um semi-ermitão na província, na companhia do amigo pintor Daniel (Pommereulle). A presença do amigo não o incomoda, já que ambos compartilham uma filosofia de vida semelhante. A situação muda de figura com a chegada da jovem, atraente e promíscua Haydée (Politoff), que eles classificam como “colecionadora” de homens. Inicialmente ajustada ao ritmo de vida dos dois, Haydée logo se destacará por sua liberdade frente aos padrões

The Beatles You Really Got A Hold On Me Jan 1969

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What scares the human race more than any other thing...the dark. Why? Because the dark has a life of its own. Personagem de Assim Estava Escrito / The Bad and the Beautiful citado por Kim Newman, Cat People , p.49.

Filme do Dia: A Star Athlete (1937), Hiroshi Shimizu

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A Star Athlete ( Hanagata Senshu, Japão, 1937). Direção: Hiroshi Shimizu. Rot. Original: Masao Arata & Tobei Kujiwara. Fotografia: Suketaro Inokai. Com: Shuji Sano, Shinichi Himori, Toshiaki Konoe, Chishu Ryu, Kenji Oyama, Yoshiko Tsoubouchi, Bakudankozo, Fujiyo Nagafune. Num colégio preparatório para o exército, Seki (Sano) é considerado o mais invejado atleta, ainda que sua falta de disciplina incomode o companheiro Tani (Ryu). Um grupo grande parte em marcha por dois dias pelo campo. Na estalagem, onde uma das crianças adoeceu por conta de uma fruta que Seki lhe ofereceu, este sofre publicamente uma censura moral por parte do chefe do grupo (Oyama) e de uma humilhação física imposta por Tani. Ele as aceita sem orgulho ou mágoa. Shimizu, considerado um cineasta mais tipicamente japonês que propriamente universal, está longe de possuir o mesmo estilo marcante de seus contemporâneos Ozu ou Mizoguchi . É curioso enquanto este filme, de evidente conotação de propaganda, acaba
What we wish to call mythic narrative is under no obligation to keep the two orders of events, real and imaginary, distinct from one another. Narrative becomes a problem only when we wish to give to real events the form of story. Hayden White, The Content of the Form , p. 3-4
The film history not only challenges traditional History, but helps return us to a kind of ground zero, a sense that we can never really know the past, but can only continually play with, reconfigure and try to make meaning out of the traces it has left behind. Robert A. Rosenstone, History on Film/Film on History , p. 186.

Filme do Dia: O Fora-da-Lei e Sua Mulher (1918), Victor Sjöstrom

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O Fora-da-Lei e sua Mulher ( Berg-Ejvind och hans Hustru , Suécia, 1918). Direção: Victor Sjöström.  Rot. Adaptado: Victor Sjoström & Sam Ask, baseado na peça de Jóhann Sigurjónsson. Fotografia: Julius Jaenzon. Dir. de arte: Axel Esbensen. Com: Victor Sjöström, Edith Erastoff, John Eckman, Jenny Tschernichin-Larsson, Arthur Rolén, Nils Ahrén, William Larsson. Islândia, meados do século XVIII. Evjind (Sjöström) é uma ladrão de ovelhas que, flagrado por um pastor, Arnes (Eckman), é encaminhando para conseguir emprego junto a fazendeira viúva Halla (Erastoff), cujo pretendente, Bjorn (Ahren), era o proprietário das ovelhas que Evjind havia tentado roubar e, ao saber do fato, tenta desmascará-lo diante da esposa, no dia da celebração da união de ambos. Evijind admite tudo a Halla e a convida a partir junto com ele para uma difícil vida de clandestinidade nas montanhas. Lá vivem felizes e sozinhos, com a filha, durante 5 anos, até o surgimento inesperado de Arnes, que passa a viver

Think of Love Laura-Christopher Cross.wmv

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