Postagens

Nisso se mostra, de resto, a distância que em geral separa o mundo burguês da ruína trágica. A tragicidade imanente ao primeiro não encontra abrigo na morte, mas na própria vida. Peter Szondi, Teoria do Drama Moderno , p. 39.

Filme do Dia: Alter Egos (2004), Laurence Green

Imagem
Alter Egos (Canadá, 2004). Direção e Rot. Original: Laurence Green. Fotografia: Jay Ferguson. Montagem: Susan Martin. Documentário que, tendo como base a recente produção da animação Ryan , de Chris Landreth acompanha Ryan Larkin como pedinte em Montreal e Landreth divulgando seu filme em Mônaco ou apresentando de primeira mão seu filme para Larkin. O próprio filme de Landreth é exibido na íntegra nesse momento. Apesar de interessante, não há como não perceber que o filme tampouco deixa de se tornar invasivo com relação a Larkin. Ele próprio admite, ao final, que se encontra nervoso com a realização do filme e mal espera a hora que acabe. No limite, poderia ser questionada sua dimensão ética. Até que ponto o filme, bem mais que a animação de Landreth, não se tornaria voyeuristico e presa da própria trajetória pessoal de Larkin, auxiliado por entrevistas de umas poucas pessoas que conviveram com ele nos tempos áureos, deixando em segundo plano a própria criatividade fenome
Desde que tua imagem começou a se apagar de mim, vivi como que num eclipse. Nesses anos todos foi me causando mais e mais repulsa, até se tornar impossível amar uma criatura viva. Henrik Ibsen, John Gabriel Borkman , p. 9.

Filme do Dia: A Tara Maldita (1956), Mervin LeRoy

Imagem
A Tara Maldita ( The Bad Seed , EUA, 1956). Direção: Mervin LeRoy. Rot. Adaptado: John Lee Mahin, baseado na peça de Maxwell Anderson e no romance de William Marsh. Fotografia: Harold Rosson. Música: Alex North. Montagem: Warren Low. Dir. de arte: John Beckman. Cenografia: Ralph S. Hurst. Figurinos: Moss Mabry. Com: Nancy Kelly, Patty McCormack, Henry Jones, Eileen Heckart, Evelyn Varden, William Hopper, Paul Fix, Jesse White. Após se despedir do marido, Kenneth (Hopper), Christine se despede igualmente da filha Rhoda (McCormack) que vai para um passeio com crianças de sua escola. A morte de um garoto afogado, e o fato de sua filha ser a última a tê-lo visto vivo, assim como sua aparente indiferença ao fato, faz com que Christine começe a desconfiar da filha. Para aumentar sua tensão, ainda existem as teorias dos amigos sobre psicopatia infantil, a presença da mãe do garoto morto, Hortense (Heckart), alcoolizada, a ausência do marido e a descoberta,  através do pai, Richard

Auto-Retrato, cerca de 1435

Imagem
Leone Battista Alberti, dentre os mais amplamente disseminados talentos da Renascença. é celebrado por seus tratados sobre pintura, escultura e arquitetura. Ele também foi talentoso nos campos do direito, filosofia, matemática e ciências. Além de suas experimentações  com a pintura e a escultura, desenhou grandes igrejas nas cidades de Rimini e Mântua, no norte da Itália, cujos governantes ele aconselhava nas artes. Também serviu como consultor arquitetônico para o papa Nicolau V. Este bronze é provavelmente fundido a partir de um molde de cera numa forma e desenho inspirada nas obras esculpidas na gema pelos antigos romanos. O lenço dobrado ao redor do pescoço evoca a roupagem clássica. Os cabelos cortados rentes podem ser associados tanto com o estilo romano quanto o em voga por volta de meados do século XV. Seus tufos macios lembram a juba do homônimo de Alberti, o leão (Leone). Suas linhas claras e continuadas, cabeça orgulhosamente erguida e olhar distante trazem à caracteri

Richie Havens - Freedom at Woodstock 1969 (HD)

Imagem

Filme do Dia: O Sol Tornará a Brilhar (1961), Daniel Petrie

Imagem
O Sol Tornará a Brilhar ( A Raisin in the Sun , EUA, 1961). Direção: Donald Petrie. Rot. Adaptado: Lorraine Hansberry, adaptado de sua própria peça. Fotografia: Charles Lawton Jr. Música: Laurence Rosenthal. Montagem: William A. Lyon & Paul Weatherwax. Dir. de arte: Carl Anderson. Cenografia: Louis Diage. Com: Sidney Poitier, Claudia McNeil, Ruby Dee, Diana Sands, Ivan Dixon, John Fiedler, Louis Gossett Jr., Stephen Perry, Roy Glenn. A família Younger começa a se desestruturar por completo com a chegada de um cheque de dez mil dólares para a matriarca, Lena (McNeil). Vivem juntos no mesmo teto, o sonhador filho Walter Lee (Poitier), motorista de uma família grã-fina, sua esposa Ruth (Dee), grávida do segundo filho, a irmã de Walter, Beneatha (Sands), estudante universitária que sonha ser médica e o filho de Walter e Ruth, Travis (Perry). Quando o dinheiro chega, Lena ignora os sonhos do filho de montar um negócio com bebidas e dá entrada em  uma casa no nome do neto, T

Filme do Dia: Diabólicos Sedutores (1970), Harold Prince

Imagem
Diabólicos Sedutores ( Something for Everyone , EUA, 1970). Direção: Harold Prince. Rot. Adaptado: Hugh Wheeler, baseado no romance The Cook , de Harry Kressing. Fotografia: Walter Lassally. Música: John Kander. Montagem: Ralph Rosenblum. Dir. de arte: Otto Pischinger. Figurinos: Florence Klotz. Com: Michael York, Angela Lansbury, Anthony Higgins, Heidelinde Weis, Jane Carr, Eva Maria Meineke, John Gill, Wolfried Lier. Konrad (York) é um astuto e ambicioso jovem recém-chegado a Bavária. Logo que percebe a atração da jovem rica Anneliese (Weis),  torna-se motorista para levar sua família a um piquenique, somente com o intuito de se aproximar dela. Rapidamente emprega-se no castelo da mais tradicional família da região, sob o comando da matriarca e viúva Condessa Herthe von Ornstein (Lansbury). Em pouco tempo ele seduz seu filho Helmuth (Higgins) e também é motivo de desejo da sua filha Lotte (Carr). Percebendo como as finanças da família vão mal, arquiteta uma glamorosa festa

Enquete: Qual livro você está lendo?

Tenho imensa curiosidade sobre o que as pessoas leem...então pensei em indagar dos colegas do Dihitt, independente das diferenças ideológicas e/ou políticas ou quem quiser participar, qual livro ou livros que estão lendo no momento. E se quiserem comentar um pouco sobre o que trata o mesmo, fiquem à vontade.

Filme do Dia: O Fantasma de Frankenstein (1942), Erle C. Kenton

Imagem
O Fantasma de Frankenstein ( The Ghost of Frankenstein , EUA, 1942). Direção: Erle C. Kenton. Rot. Original: Scott Darling, a partir do argumento de Eric Taylor. Fotografia: Elwood Bredell & Milton R. Krasner. Música: Hans J. Salter. Montagem:  Ted J. Kent. Direção de arte: Jack Otterson. Cenografia: Russell A. Gaussman. Figurinos:  Vera West. Com: Lon Chaney Jr., Cedrick Hardwicke, Ralph Bellamy, Lionel Atwill, Bela Lugosi, Evelyn Ankers, Janet Ann Gallow, Barton Yarborough. Ygor (Lugosi) ressuscita a criatura (Chaney Jr.) e o leva até o castelo do filho de seu criador, Ludwig (Hardwicke). Enquanto esse se encontra obcecado em reviver o monstro a partir de um cérebro de uma pessoa conhecida por seu bom caráter, o Dr. Kettering (Yarbourough), Ygor e o maléfico Dr. Bohmer (Atwill), possuem planos distintos. Eles transferem o cérebro do próprio Ygor para o monstro. Enquanto isso, toda a cidade se encontra revoltada com o desaparecimento de uma garota do povoado (Gallow), por que