Postagens

Filme do Dia: O Jogo da Guerra (1965), Peter Watkins

Imagem
O Jogo da Guerra ( The War Game , Reino Unido, 1965). Direção e Rot. Original: Peter Watkins. Fotografia: Peter Bartlett & Peter Suschitzky. Montagem: Michael Bradsell. Figurinos: Vanessa Clarke. Talvez esse média-metragem se torne única e exclusivamente interessante aos olhos de quase meio-século após sua produção menos por seu impacto original das cenas que apresenta um hipotético ataque nuclear contra o Reino Unido e nem muito menos do modo que tal hipotético ataque é reconstituído, hoje pífias recordações que se tornam um tanto toscas e que geraria outros produtos na mesma linha pelo realizador, tal como Punishment Park . De fato, ele se torna interessante apenas pela questão conceitual de como enquadrá-lo. Ficção? Documentário? Mesmo tendo ganho o Oscar de documentário da categoria, o que suscitaria uma revisão nas regras do prêmio tal a polêmica que gerou, o filme é encenado do início ao final. Porém, mesmo encenado ele não apresenta nenhuma linha dramática a ser seg

The James Gang- Woman

Imagem

Filme do Dia: Fogo e Desejo (1996), Deepa Mehta

Imagem
Fogo e Desejo ( Fire , Canadá/Índia, 1996). Direção: Deepa Mehta. Rot. Original: Deepa Mehta. Fotografia: Giles Nuttgens. Música: A.R. Rahman. Montagem: Barry Farrell. Dir. de arte: Aradhana Seth Com: Nandita Das, Shabana Azmi,  Jaaved Jaaffery,  Kulbhushan Kharbanda,  Kushal Rekhi, Ranjit Chowdhry,  Alice Poon.         Em Nova Delhi, Sita (Das), jovem recém-casada, sente-se desconfortável com a indiferença do marido, Jatin (Jaaffery). Dono de uma videolocadora, ele apenas dá atenção a sua amante, a chinesa Julie (Poon), que sonha em ser estrela de cinema em Hong Kong. Após se casarem, ambos ocidentalizados,  passam a viver juntamente com o irmão de Jatin, Ashok (Kharbanda), extremamente religioso, e que fez a escolha por viver fraternalmente com a esposa, Radha (Azmi), formando um casal mais tradicional. Também vivem na casa a matriarca Biji (Rekhi), velha senhora semi-inválida após um derrame, que vela para que os valores tradicionais sejam cumpridos e Mundu (Chowdhry), criado

Filme do Dia: Lola (1981), Rainer Werner Fassbinder

Imagem
Lola (Alemanha, 1981). Direção: Rainer Werner Fassbinder. Rot. Original: Rainer Werner Fassbinder , Pea Frölich & Peter Märthesheimer. Fotografia: Xaver Schwarzenbergr. Música: Freddy Quinn & Peer Raben. Montagem: Juliane Lorenz & Rainer W.Fassbinder. Dir. de arte: Rolf Zehetbauer & Helmut Gassner. Figurinos: Barbara Baum & Egon Strasser. Com: Barbara Sukowa, Armin Müeller-Stahl, Mario Adorf, Karin Baal, Peer Raben, Matthias Fuchs, Udo Kier, Harry Baer, Helga Feddersen, Y Sa Lo, Günther Kaufmann, Rosel Zech. Von Bohm (Müeller-Stahl) provoca um sobressalto na pequena cidade alemã onde vai trabalhar, avaliando os projetos na prefeitura. O empreiteiro Schukert (Adorf) e o prefeito (Raben) são alguns dos corruptos que temem modificações em seus planos de construção de um prédio. Porém, em pouco tempo eles percebem que apesar de seu aspecto moderno, Von Bohm não interferirá no processo. Sua atração por Lola (Sukowa), prostituta que se faz passar por boa moça, ameniz
Imagem

Filme do Dia: Trem Noturno (1959), Jerzy Kawalerowicz

Imagem
Trem Noturno ( Pociag , Polônia, 1959). Direção: Jerzy Kawalerowicz. Rot. Original: Jerzy Kawalerowicz & Jerzy Lutowksi. Fotografia: Jan Laskowski. Música: Andrezej Trzaskowski. Montagem: Wieslawa Otocka & Aurelia Rut. Dir. de arte: Ryszard Potocki. Figurinos: Michelle Zahorska. Com: Zbigniev Cybulski, Lucyna Winnicka, Leon Niemczyk, Teresa Szmigielówna, Ignacy Machowski, Zygmunt Zintel.           Homem (Cybulski) embarca em um trem e passa a dividir sua cabine forçosamente com uma jovem que se recusa a sair. A jovem,  Marta (Wilamowski) passa por problemas afetivos. As tramas de uma viagem cotidiana para o litoral tornam-se diferenciadas quando Stachek, que divide a cabine com Marta, é acusado de ter matado a própria esposa, notícia que causara furor em alguns dos passageiros do trem. Marta, no entanto, que sente-se  emocionalmente envolvida por Stachek, consegue desviar a atenção dos guardas para um personagem fictício, que já teria abandonado o trem. O verdadeiro ass
Imagem
They were a new race, these men and women of the movies, said a writer in the 1920s. They were a people dedicated more completely to the body, to beauty and health, than any the world had seen before. (...) They lived unspritual lives, said a visiting European intellectual, lives devoted to the senses. Hollywood possessed no theater, no good bookshops, no museums, no art galleries, no institutions of traditional high culture. They played golf at their country clubs and tennis on their private courts. They swam in their pools or at the beachside colony in Santa Monica. They ate and drank, they listened to the radio, they danced, they flirted. They had a wonderful time. Robert Sklar, "Movie-Made America", pp. 77.