(...) George Henry Lewis specifically dismissed the idea of romantic genius as something utterly special and apart: it was not that genius differed from common humanity in suffering more, it differed only in being able to give that suffering greater expression (...). Art was not to be separated off from the full range of common, contemporary life. Philip Davis, The Victorians , p. 213.
Postagens
Cannes festival ready for shut-eye after Winter Sleep wins Palme d'Or
- Gerar link
- Outros aplicativos
Por
cid vasconcelos
-
The Cannes film festival has awarded its top honour to the film many tipped as winner before it even started. The rest of the jury's picks, however, were less predictable My kingdom may be small but at least I'm the king," boasts the despised landlord at the heart of Nuri Bilge Ceylan's Turkish drama Winter Sleep . In crowning the film with the all-important Palme d'Or award, the Cannes film festival laid on a coronation which suggested that the kingdom may be growing. "This is a great surprise for me," said the 55-year-old Ceylan, who has been a favourite of the Cannes selectors since his acclaimed drama Uzak took the 2002 jury prize. "This year is the 100th year of Turkish cinema and that is a good coincidence, I think." Winter Sleep is the first Turkish film to win the Palme since Yilmaz Guney's political saga Yol, back in 1982. On accepting the award, Ceylan dedicated his prize to the "young people" caught up
Filme do Dia: O Caminho das Nuvens (2003), Vicente Amorim
- Gerar link
- Outros aplicativos
Por
cid vasconcelos
-
O Caminho das Nuvens (Brasil , 2003). Direção: Vicente Amorim. Rot. Original: David França Mendes. Fotografia: Gustavo Hadba. Música: André Abujamra. Montagem: Pedro Amorim. Dir. de arte: Jean-Louis Leblanc. Romão (Moura) é um homem paraíbano que viaja da Paraíba para o Juazeiro de bicicleta com a família e de lá para o Rio de Janeiro, onde espera conseguir um emprego de mil reais. No caminho enfrenta diversas adversidades como a rebeldia do filho adolescente Antônio (Lacerda) e conta com a improvisação da esposa Rosa (Abreu) e de um filho menor, cantando canções célebres de Roberto Carlos, para conseguir alguns trocados. Com um padrão visual e de interpretação dos atores próximo das incursões de Walter Salles sobre o imaginário nordestino em filmes como Central do Brasil e Abril Despedaçado , faltando, no entanto, o toque reflexivo a partir das próprias imagens peculiar à estética dos filmes de Salles. Aqui, conta-se uma história e não muito mais que iss
Gorillaz - 19-2000
- Gerar link
- Outros aplicativos
Por
cid vasconcelos
-
A cinematográfica crise da Cinemateca Brasileira
- Gerar link
- Outros aplicativos
Por
cid vasconcelos
-
Um relatório da Controladora-Geral da União revela os bastidores da crise que ameaça paralisar as atividades do mais importante órgão de preservação audiovisual do país Kindle in Share 5 Ilustração: Farrell Diretor executivo da Cinemateca Brasileira desde setembro de 2002, Carlos Magalhães estava na sede da instituição, na Vila Mariana, quando recebeu um telefonema do recém-empossado secretário do Audiovisual, Leopoldo Nunes. O novo secretário queria cancelar sua primeira reunião com Magalhães, agendada para o mesmo dia em Brasília, e comunicar que a ministra da Cultura, Marta Suplicy, havia perdido a confiança nele. A exoneração, em janeiro deste ano, daria início a uma crise político-administrativa para a qual ainda não há uma solução satisfatória. Fundada em 1956 e responsável por preservar e difundir o acervo audiovisual do país, a Cinemateca é a guard